Fenix TB4000D: uma avaliação (nem tanto) concisa

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05


    Olá, amigos tecladistas! Hoje eu vim aqui para fornecer-lhes todas as minhas opiniões sobre meu novo teclado: o Fenix TB4000D. Atenção, gravando...

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------

    1) TIMBRES

    No geral, os timbres do TB4000D são muito bons. Mas vou fazer uma análise mais detalhada dos grupos de timbres (considere uma escala de 0 a 100):

    a) Piano: 100
    Sem comentários!

    b) Chromatic Percussion: 95
    Sons bem limpos e cristalinos.

    c) Organ: 90
    Os sons são ótimos, mas bem que o teclado poderia ter um simulador de drawbars...

    d) Guitar: 95
    No geral, todos os timbres desse grupo são bons. O "Steel Guitar" merece destaque.

    e) Bass: 85
    Os "Slap Basses" e o "Synth Bass 2" poderiam ser melhores, mas os outros eu gostei bastante.

    f) Strings: 80
    Os timbres de "Violin", "Viola", "Cello" e "Contrabass" não me agradaram muito - aliás, nenhum timbre desses me agradou em nenhum teclado que eu tive. Mas os outros... Nossa!!!

    g) Ensemble: 90
    As vozes eu não achei muito legais, mas os "Strings" eu adorei, são timbres bem fortes e profundos nesse teclado. O "Orchestra Hit" é nota 1000!!!

    h) Brass: 95
    Legal... Esses são pra "sacudir a poeira", hehe :-P

    i) Reed: 90
    Bons timbres, bem expressivos e reais.

    j) Pipe: 90
    Idem.

    K) Synths (Lead, Pad, FX): 100
    Fenomenais!!!

    l) Ethnic: 95
    Muito bons!

    m) Percussive: 90
    Gostei, ataque muito bom.

    n) Sound Effects: 90
    Apesar de eu não usar muito esse tipo de timbre, gostei bastante...

    o) Sino (instrumentos típicos chineses): 100
    Nunca ouvi esses sons antes... Muito legal!

    p) Percussion (kits de percussão): 95
    Muito bons, eles têm um ataque forte e preciso. Andei reparando alguns pequenos erros de alocação das peças de bateria nas regiões mais "graves", mas nada que comprometa o teclado. Quando acessados via Cakewalk, aí tudo se resolve...

    q) Effects: 100
    Fantásticos! Dão de 10 a 0 nos do DGX-205...

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------

    2) RITMOS

    Baseando-se na mesma escala do item anterior:

    a) 8-Beat e 16-beat: 100
    Ótimos!

    b) Ballad: 90
    Muito bons!

    c) Dance: 95
    Excelentes... Quando os uso, me sinto um DJ, hehe :-P

    d) Disco: 90
    Bons ritmos. Dá pra animar uma festa :-)

    e) Rock & Jazz: 90
    Muito bons!

    f) Rhythm & Blues: 95
    Ótimos!

    g) Country: 85
    Apesar de eu não curtir muito country, eu achei esses ritmos legais...

    h) Latin: 85
    Gostei, os ritmos são bem próximos dos reais...

    i) Ballroom: 90
    Quando toquei esses ritmos, me senti como se estivesse tocando num baile de gala...

    j) Traditional: 90
    Bons ritmos...

    k) Waltz: 100
    Essas, sem comentários... Perfeitas para todas as ocasiões...

    l) Sino (ritmos típicos chineses): 100
    Muito interessantes...

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------

    3) RECURSOS

    a) Sequencer: 100
    Um dos melhores e mais fáceis sequencers que eu já vi... Ele pode ser usado de duas formas: "One Track Recording", que é gravar tocando com ritmo na mão esquerda e melodia na direita, e "Multi-Track", que habilita 16 pistas para gravação.

    b) Armazenamento: 100
    O TB4000D armazena músicas em disquetes de uma forma muito fácil e intuitiva - basta colocar o disquete no drive, gravar a sua música no sequencer e, quando terminar a gravação, sua música já estará no disquete...

    c) MIDI: 95
    O teclado trabalha muito bem com MIDI - só não descobri ainda os endereços MSB/LSB dos timbres "Sino" e de outros, e também não descobri como desativar o Local... Mas isso vem com o tempo...

    d) Memórias de painel: 100, com louvor!
    O teclado possui 4 bancos de 5 memórias cada, cujo conteúdo permanece intacto - mesmo com o teclado desligado. Isso é muito importante para quem toca ao vivo...

    e) Ajustes do som (Volume, Octave, Dual, Split, etc.): 95
    Como existem várias teclas "+/-" espalhadas pelo painel, às vezes eu me confundia - mas bastou ler o manual para que isso se resolvesse...

    f) Touch Response: 100
    Esse teclado possui as teclas ligeiramente mais altas e um pouco mais pesadas que as convencionais. Isso ajuda muito na expressividade.

    g) Ritmos: 95
    Observe o item anterior, com a avaliação dos grupos rítmicos. Pena que não tem como carregar novos ritmos de disquetes, ou mesmo da Internet, mas os que vêm de fábrica são muito bons, na minha opinião...

    h) Efeitos (reverb, chorus): 95
    Embora em menor número (8 reverb, 8 chorus), eles são fenomenais... Dão uma profundidade imensa aos timbres...

    i) Qualidade de som: 100
    Caracas... Botei no volume máximo e toda a minha rua ouviu o instrumento, hehe :-P Creio que a potência seja de uns 45W PMPO, sem exageros...

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------

    CONCLUSÃO

    O Fenix TB4000D é a opção mais econômica em teclado arranjador profissional que eu conheço (sim, ele É um teclado profissional). Ele custa algo em torno de R$ 1.600,00 - uma grande oportunidade para aqueles músicos que saem por aí com teclados "à la Hering" por não terem dinheiro para comprar um instrumento decente...

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    Muito completa sua avaliação.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    ;-)

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    E a MP3?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Primeiro tenho que conseguir um cabo novo para gravar, mas assim que eu conseguir, com certeza vocês poderão ouvir uns mp3 do teclado...

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Sai semana que vem?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É bem provável...

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    Pra que Up?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    É que eu vi o tópico lááááá embaixo...

    FINALMENTE!!! Gravei uma música com o teclado. É uma versão meio tosca daquela música "Children", do Robert Miles (conhecem?)...

    http://geocities.yahoo.com.br/ec_music_maker/children.zip

    (compactado por razões técnicas)

    Francesco BR
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano[b][/b]

    Vc poderia listar os ritmos latinos pra mim. É que tenho muito interesse nesses ritmos, principalmente os brasileiros. Esse é um ponto fundamental pra eu escolher pro um modelo de teclado. Obrigado

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Francesco BR
    77: Brazilian Samba
    78: Bossa Nova
    79: Pop Bossa
    80: Tijuana
    81: Disco Latin
    82: Mambo
    83: Salsa
    84: Beguine
    85: Gypsy Rhumba
    86: Rhumba Flamenca
    88: Reggae
    94: Tango
    95: Paso Doble
    96: Samba
    97: Cha Cha Cha
    98: Rhumba

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    Cara, eu estou achando que esse Fênix é um plagio do PSR-2000. Para comçar, tudo o que você falou tem no PSR-2100, com o mesmo nome!
    Aquela Demo que você mandou tem a introdução igual a do Ritmo "Euro Trance", do 2100. Claro que a do PSR-2100 é mais "enfeitada" e se aqui posso dizer, com mais qualidade. Sem subestimar, mas é.


    Esquisito, não?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Eles são quase iguais... A diferença maior é que o PSR-2000 custa uns R$ 2.000,00 a mais :-P

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    Mas a "estrutura" do som e da "caixa" é a mesma (quase, nada tão assim, mas é). Eu acho muito errado isso!

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Os componentes usados pela Yamaha e pela Fenix são praticamente os mesmos. É por isso que os teclados parecem iguais - mas cada um é um...

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    Você acabou de me ouvir no MSN. São iguais!

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    São iguais, mas não tem ritmos chineses, hehe :-P Tô brincando :-P
    Eu sei, eles são praticamente iguais, tanto na aparência quanto nos timbres e ritmos... A diferença é que o meu Fenix tem só aquilo que eu realmente preciso para trabalhar, já os PSR-2000/2100 são verdadeiros "computadores musicais", tá ligado?! ;-)

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    Tô plugado aqui na tomada.

    Eu sei.. só não acho legal isso...

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Nem eu acho legal, mas como eu não tinha como arcar com R$ 5.000,00 num PSR-2000/1500, então vai esse mesmo...
    Na verdade, eu queria um outro Technics, mas a linha KN não existe mais :-(

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mano_a_mano
    E usado? No mercado livre está cheio!

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    De Technics, não... Só importando da Alemanha, aí sai caro demais :-(

    eribas
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    TENHO UM TB4000D, REALMENTE OS TIMBRES SÃO ÓTIMOS, MAS VOCES PODERIAM ME INFORMAR SE HÁ ALGUM TECLADO COM RITMOS BRASILEIROS E A MESMA QUALIDADE POR UM PREÇO TÃO BOM QUANTO A DO FENIX. NEM QUE SEJA NO MERCADO LIVRE.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eribas
    Roland Alpha Jr
    Roland EM-7B
    Yamaha PSR-B50

    aí estão algumas sugestões

    Ah! Tem um outro Fenix, o TB6150, que tem uns 10 ritmos brasileiros na memória. Dá uma olhada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fenix TB4000D: uma avaliação (nem tanto) concisa