Problema com cabo MIDI.

    Autor Mensagem
    ericopfusco
    Veterano
    # mai/05


    Olá a todos, eu queria pedir uma ajuda por causa do meu cabo MIDI, eu comprei ele faz tempo, mas eu nunca usei ele, pois nunca consegui usa-lo, e volto a tentar usar ele novamente. Mas não consigo, eu simplesmente conecto o cabo MIDI no meu teclado e no computador mas não dá nenhum sinal de vida em nenhuma programa (Encore, Goldwave, etc..) eu tocando e aparecendo no computador.

    Alguém poderia me ajudar dizendo a configuração que deve ser feita e como deve ligar o cabo MIDI no teclado e no computador. Um passo-a-passo praticamente.

    Meu teclado é um Yamaha B-20.

    emanuel macedo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    alguns cabos midi vendido por ai são tremendas ganbiarras.
    pois tal cabos não contei o circuito ótico ....
    verefique isto.
    todo cabo precisa ter o circuito eletrônico para conectar a placa de som ao teclado
    alguns cabos têm ate led indicador de in/out , sua placa de som tem que está configurada para a porta externa midi. quando a porta esta interna, o som sai
    nas caixas do PC porem com o som muito ruim quando se toca qualquer senquencia midi

    ericopfusco
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    emanuel macedo, obrigado pela resposta.

    Então, o meu cabo MIDI não parece ser nenhuma gambiarra, se for, é uma gambiarra muito bem feita, heuheue... tem duas entradas pro teclado, e uma pro PC, tudo tranquilo, já me disseram que o cabo IN liga na OUT do teclado, e vice-versa, e já me disseram também que é IN/IN e OUT/OUT, não tenho certeza qual é o certo...

    Mas já testei das duas formas e não deu certo, creio que o problema seja na configuração no computador.

    diegocipriani
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ericopfusco

    independete de ser gambiarra e ter circuito de isolação óptica, se o cabo
    não estava com nenhum curto ele teria que funcionar...

    agora se o cabo não tinha isolação óptica e você trocou e colocou
    IN/IN OUT/OUT QUE NÃO É CERTO você pode até ter queimado
    ou o circuito do pc ou do teclado, mas isso é uma ipótese...

    pense bem, saida de dados do teclado (OUT) entra no computador, então, (IN)... OUT do teclado no IN do pc, e vice versa...

    Esses programas precisam usar a entrada correta, geralmente MPU-401
    olhe se essa entrada esta selecionada como entrada MIDI...
    Depois veja se o canal dos dois é o mesmo, veja no manual do teclado como selecionar o canal midi, etc...

    e por ultimo veja se não há outra placa com midi, a própria placa mãe
    ou uma segunda placa de som no micro, e se os drivers estão
    instalados e funcionando corretamente.

    Sobre seu cabo midi, observe se ele tem dois leds, geralmente verde e vermelho, ligue o cabo somente no teclado, ligue o teclado e toque
    alguma coisa, se der mecha na roda de expressão, e veja se a luz
    verde acende ( ou qualquer uma ) isso ja é um bom sinal de que
    não é problema no cabo

    ja se alguma das luzes ficar acessa constantemente quando você
    colocar o cabo no computador pode ser o cabo flat que liga
    a placa mãe a saida midi esta invertido, mas nem sempre...

    []´s
    Diego

    music10
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: music10
    · votar


    editado

    Theo22
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ericopfusco
    É realmente pode está queimado ou a entrada Midi - Joys do PC, ou teclado ou problema no cabo, existe essas possibilidades.

    Tente configurar primeiro a porta midi do PC, como o amigo diegocipriani explicou. Mas eu uso por exemplo, uso a porta MIDI da Sound Blaster, por eu ter uma placa dessas.
    Desejo boa sorte, e problemas assim são chatos, mas com calma tudo se consegue.

    Carlos Artur Muller
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Olá galera.... eu queria pedir uma ajuda por causa do meu cabo MIDI, eu o adqueri a algum tempo mas nunca consegui fazer funcionar, e agora estou necessitando fazer ele funciona.Já tentei conectar no meu teclado 01w/fd-Korg e também no Psr 630, mas nem sinal.Tenho um cabo midi que tem led indicador de in/out e o sonar, encore e o programa scultor que veio no disquete do cabo midi. Já testei o cabo em outro micro e nada, também mandei um técnico de em eletrônica testar e está tudo certo. Já mexi em todas as configurações de entrada midi

    Alguém poderia me ajudar dizendo o devo fazer?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    no meu caso nunca deu certo, uma vez pq a placa era generica, então comprei uma sond blaster, depois não deu em nada, configurei pra tudo quanto é jeito que mandava e nada, comprei outro dispositivo e nada, a luz do OUT ficava ligada o tempo todo, até deu pau na placa do meu teclado

    só fiquei feliz quando comprei um dispositivo midi para USB, é mais caro mas funcionou na primeira :)

    Gabriel Henrique Laudino
    Veterano
    # set/05
    · votar


    meu cabo mid, soltou as soldas de dentro. a conexão co cabo com a plaquinha, alguem tem cabo da Hayonik???? por favor!!!!!! tem as cores e os nºs mas num sei qual cor com qual nº!!!por favor!!!

    alguém com cabo de mid da Hayonik, entre em contato. e-mail:glaudino@hotmail.com. Por favor!!!!

    Akira TGC
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Tenho o mesm problema apresnetado nesse tópico, e não to conseguindo resolve nem a pau! Eu conecto os cabos direitinhos, porta de Joistick, e In no Mid Out do teclado e vice versa... Meu teclado eh um PSR E 303 e no manual vem dizendo algo sobre PC MODE... bem com o PC MODE OFF o led verde acende conforme eu aperto alguma tecla, em PC MODE 1 o led verde fika piscando sozinho, no Modo PC MODE 2 ele fica aceso constante... o led vermelho nao da nem sinal de vida, e nos programas q eu to usando eles nao detectam nada no input... axo o PC nao esta detectando o teclado... a entrada de joistick ta boa pq eu ja colokei um joistick ali e funfo legal... o cabo ta novinho, mas nao sei oq fazer... Alguma Ajuda ?

    mano_a_mano
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Akira TGC
    Deixe o teclado ajustado em "PC Mode 1" mesmo. O "PC Mode 2" é para uso com o Digital Music Notebook, um software da Yamaha para treinamento musical. Veja se selecionou o dispositivo "MPU-401" para uso com MIDI no programa que você está utilizando, ou aquele dispositivo MIDI da sua placa de som, se não houver nenhum com esse nome.

    Akira TGC
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    mano_a_mano
    Valew mesm! Ma so problema ainda persiste...

    Bem eu tove um avanço aki... a midi estava desabilitada no setup da BIOS, bem ja habilitei, e agora eu consigo colokar MPU-401 como input, nos programas eu coloko MPU-401 como input e Microsoft GS WaveTable como OutPut, mas nada ainda.. quando eu coloko o MPu como Output eu consigo fazer comunicação PC pro teclado, o teclado ateh toka umas musikinhas em formato .mid rsrs mas nada ainda do om do teclado sair no PC... o q fazer ?

    Camposs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu estou com o mesmo problema.
    O meu teclado é um PSE e 303, e o programa não detecta meu teclado.
    Alguem ai pode me ajudar ?

    Akira TGC
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Camposs
    Acho que a solução vai ser meter a mão no bolso e comprar um Interface USB rsrsrs

    Camposs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Akira, eu tenho o Cabo Interface Midi USB.
    Agora eu consegui ligar direitinho, até consegui escrever no encore as partituras baseadas pelo teclado.
    Porém eu não consegui uma coisa.
    Queria q o som do teclado saisse no computador.
    É possivel ?
    Como eu faço isso ?

    som
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Se o teclado tem MIDI por USB não precisa de nenhum cabo MIDI, ou cabo USB MIDI, nada disso. O meu teclado tem USB e o uso-o ligado ao computador através de um cabo USB comum (desses que custam 5 ou 6 reais).

    Quanto ao midi tradicional, uma vez comprei um no Mercado Livre por trinta reais e não funcionou. Levei numa loja aqui da minha cidade e o sujeito me disse que o cabo era uma porcaria, etc, etc... comprei um lá na loja por 90,00 reais (paguei caro), mas pelo menos funcionou.

    Lembro que tive configurar e ativar o MPU-401 também na tela de configurações (aperte DEL quanto o computador estiver iniciando, não me lembro bem, creio ser isso).

    som
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Camposs

    você quer gravar? é isso?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    até consegui escrever no encore as partituras baseadas pelo teclado
    Queria q o som do teclado saisse no computador

    se está aceitado as notas pra gravar a partitura então o pc reconheceu o dispositivo
    se está usando o encore tem que ir lá no midi setup e colocar no midi out a mesma porta que está no midi in

    mas o som do teclado vai sair no teclado

    para o som sair nas caixinhas vai ter que ligar a saida de audio do teclado no line in da placa de som

    Pinto Iago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bom Dia

    É possivel fazer que o som do vst ( M1 Korg ) que está sendo controlado pelo teclado ( Juno Di ) saia além da caixa de som do PC ? Tentar colocar ele pra sair em um caixa de som , o até mesmo no teclado ?

    Estou usando uma interface USB/MIDI da Roland .

    Obrigado .

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pinto Iago
    Não é possível, o som sempre irá sair pela placa de som do seu PC, com a saída desta placa, aí sim você pode direcionar para um combo, cubo, microsystem o que quiser

    Sair som pelo próprio teclado nunca, o Di não tem entrada de audio, ele apenas controla, simplesmente faz o papel de mouse e teclado

    Pinto Iago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano
    Como eu faço pra fazer o som da placa do PC sair em uma caixa/cubo ? Sem que o som fique avacalhado/distorcido ?

    Pinto Iago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    Como eu faço pra ligar a placa do PC em algum cubo ? Que cabo eu uso ? O som fica distorcido ?

    Vlew

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pinto Iago
    A saída de som do PC normalmente é Stereo P2, portanto vai precisar de um cabo em Y, onde uma ponta é P2 e as outras duas é P10 ou RCA depende do equipamento que tiver aí

    Se ligar um cabo stereo em uma conexão mono, fica este distorcido, avacalhado que diz, o mais comum é encontrar o Y P2/RCA, e até recomendo incluir mais 2 adaptadores RCA/P10, assim fica com um cabo bem versátil

    Até

    Pinto Iago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    Muito Obrigado !!!

    carlos tiso
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Pessoal, por favor , estou com um problema que não tinha e de repente apareceu. Tenho um Mac pro , uma impact twin(TC eletrônics) e um teclado kursweil. Uso para fazer uns arranjos no LOGIC e tocar usando o MAIN STAGE.
    De repente, o sinal do teclado não mais entrou na interface. Ligo tudo direitinho como sempre liguei , com os cabos in/out do teclado no in/out da interface e nada. Da interface para o Mac uso o cabo firewire. A informa;cao do timbre usado a partir do Maine stage, chega ate a impact twin quando toco no teclado virtual do Main stage, porque ouço pelo headphone plugado nela. Mas quando toco no Kursweill não sai nada e nem aparece o sinal do VU no software (main stage) , sinal de que o audio não esta indo, não é?
    O que pode ser? Ja tentei tudo.
    Por favor , se alguém puder me dar uma dica de como resolver isso , ficarei grato e um abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com cabo MIDI.