ProTools

    Autor Mensagem
    MarceloANP
    Veterano
    # mai/05


    Pessoal, eu ouvi uma história a respeito do ProTools. Me disseram que o ProTools só funciona se vc tiver equipamentos (hardware) da DigiDesign (mesma distribuidora do ProTools). Por exemplo, tem que ter uma Digi 002.

    Alguém sabe se isso é verdade?

    Valeu.
    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    MarceloANP
    Alguém sabe se isso é verdade?

    A DigiDesign, fabricante do ProTools só vende pacotes de hardware E software (juntos, de forma complementar). Obviamente que circulam cópias piratas destes softwares, que propiciam praticamente tudo que você pode imaginar com relação a produção de áudio.

    O produto original, no entanto, mesmo em séries mais simples, destinadas ao público amador e pequenos projetos (séries Pro Tools LE e M-Powered Systems), o produto é hardware+software.

    Em contrapartida, os sistemas ICON e VENUE são destinados a grandes projetos e estúdios. Uma das séries mais populares é a HD, cujo preço médio (fora do Brasil) gira em torno dos US$ 10 mil.

    Dê uma navegada pelo site oficial linkado acima e isto ficará mais claro.
    Abraços.

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ProTools só funciona se vc tiver equipamentos (hardware)
    O pro tools completo e usado por profissionais, necessita de boas placas para funcionarem, placas especificas e geralmente são montados em interface mac.

    O que acontece é q foram lançados pro tools para usuarios domesticos, porem nao com o intuito de trabalhos profissionais, e sim como uma demonstração da interface do programa, pois o programa original, feito para seu usado com interfaces de harwares especificos, possui mais de 50% de funções a mais do que a ver~sao de avalicação para windows!!!!

    MarceloANP
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu pessoal, então pelo que entendi posso pegar uma versão pirata do ProTools e trabalhar normalmente, independente do hardware que eu tenho.

    Agora estou com algumas outras dúvidas, vejam se podem me ajudar:

    Estou querendo comprar uns equipamentos (mixers, placa de som). A minha primeira dúvida é com relação aos Mixers Digitais. O que um Mixer Digital oferece a mais do que um Mixer Analógico?

    Segundo: estou vendo algumas opções para montar meu home-studio. Eu vi por exemplo o mixer da Yamaha, Yamaha 01X mLAN Mixing Studio. Esse mixer (que vem com um software, mas não lembro qual) permite conexão FireWire ao computador. Pelo que entendi, com esse mixer eu posso conectar meus instrumentos nele, e depois conectar apenas um cabo para o computador, e mesmo assim ter cada instrumento separado em uma pista diferente. Ou seja, pelo que entendi, não preciso de uma placa de som cheia de entradas, e nem de uma outra mesa de som. Estou certo?

    Uma outra opção que eu imagino é: comprar uma mesa de som (analógica mesmo), mas que tenha uma saída para cada entrada. E comprar também uma placa de som com várias entradas (M-Audio Delta 1010LT PCI Digital Audio System), assim eu posso ligar cada saída da mesa de som na entrada da placa de som. Com isso também consigo gravar vários instrumentos em pistas separadas, certo?


    Qual seria a melhor opção? Alguém tem dicas?

    Obrigado.
    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    MarceloANP
    Valeu pessoal, então pelo que entendi posso pegar uma versão pirata do ProTools e trabalhar normalmente, independente do hardware que eu tenho.

    Tirando o fato de que é ilegal, você pode, sim. :-)
    No entanto, seria como "usar uma Ferrari em estrada de terra esburacada", entende?

    Esse mixer (que vem com um software, mas não lembro qual) permite conexão FireWire ao computador.

    Esta é uma grande vantagem, pois o padrão Firewire (também chamado de IEEE 1394) é extremamente rápido, chegando a taxas de transferência de dados de 400Mbps, na média. Foi desenvolvido pela Apple. A alternativa seria o padrão USB 2.0, que atinge a mesma velocidade. Em tempo, quando se trabalha com áudio é imprescindível que o hardware atinja taxas altas como estas.

    Ou seja, pelo que entendi, não preciso de uma placa de som cheia de entradas, e nem de uma outra mesa de som. Estou certo?

    Não vi as especificações do produto, mas deve ser isto sim. Interfaces USB/Firewire tem estas características. Certa vez orçei um equipamento parecido, para MIDI e áudio, da Behringer, uma marca bastante conceituada.

    Qual seria a melhor opção? Alguém tem dicas?

    Acredito que, para um home studio, o melhor seja a interface USB/Firewire.

    Abraços.

    MusiRio
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    E o proTools free?

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    proTools free?
    é só uma demonstração, nenhum protools possui todas as funções se não possuir o hardware certo para funcionar!!!!

    MarceloANP
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mas quais as grandes diferenças/vantagens dos Mixers digitais sobre os analógicos?

    ROTTA
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    MarceloANP
    Mas quais as grandes diferenças/vantagens dos Mixers digitais sobre os analógicos?

    A principal, a favor dos digitais, é uma integração mais próxima com sistemas informatizados.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original