Relação entre RMS e PMPO

    Autor Mensagem
    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/05


    Relação entre RMS e PMPO

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Finalmente o RMS eh 8 vezes menor q o PMPO ou eh 4 vezes?
    Quem intende isso?
    Existe uma escala padrao de variaçao entre eles ???

    Zara
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ThyagoAmaral
    Cara, esse negócio de PMPO não existe. É uma medida comercial que o povo inventou pra iludir o consumidor. Qdo vc fala:

    "Nossa, tenho um aparelho de som de 1600w PMPO! Ta dooooido potentaço!"

    Da na mesma de vc falar:

    "Tenho um aparelho de som de 200w. Que bosta hein?"
    As pessoas são meio que enganadas com essa historia de PMPO. Então sempre converta as unidades.
    A meu ver, PMPO nem deveria ser uma unidade de medida de som. Decibel, Watt e RMS sim. Entonces, pra finalizar:

    1w RMS = 8w PMPO

    Belê? =P

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sim senhora... qual o teu msn???
    :)
    eh eu sei disso... mais eh q tem um tal de potencia real potencia musical e potencia nominal qual a diferença ???

    Pianist
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ThyagoAmaral
    Cara é mais ou menos assim:

    RMS é o IMPACTO que vai ter o som

    PMPO é a distância que ele alacança!

    Ex: As vezes você ta perto de um som e fica sentindo a pancada dele... Daí vc anda 100m e n escuta mais o som...(EX de RMS)

    Ex: As vezes você ta perto de um som e ouve perfeitamente... Daí vc anda 100m e continua ouvindo direitinho...(EX de PMPO)

    Não tem nada a ve isso de falar que o RMS é 8 ou 4 vezes mais forte, pois são coisas diferentes...

    Falow,
    Caio César.

    Pianist
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Zara
    Eu discordo de uma coisa!
    1w RMS = 8w PMPO

    Tipo as pessoas são sim enganadas com esse tal PMPO mas, é diferente sim...
    Bem é o que eu acho... Eu toco com uma banda e convivo muito com isso...

    Tipo, um ex:

    Agente tem caixa de som que é so PMPO e outras que é só RMS!
    Umas agente usa pra expalhar o som e outras para impacto!

    Falow,
    Caio César.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ThyagoAmaral
    Esquece a potência PMPO. Não há NENHUM padrão. É apenas uma coisa inventada. Jogada de marketing. Ao invés da empresa dizer que tal equipamento tem 10 Watts RMS, por exemplo, que seria pouco, ela diz que tem 1000 PMPO pra impressionar. É como aqueles preços: R$ 1.999,00, por exemplo. O nosso cérebro vai "ler" como algo que custa mil e alguma coisa, quando na verdade é 2000!

    PMPO é pura besteira. Nem leve em conta. Cada um põe o que quiser. NÃO há um padrão.

    Zara
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Zara
    · votar


    ThyagoAmaral
    Well, como os próprios nomes das potências indicam:

    RMS = Root Mean Square (é a potência média)
    PMPO = Peak Maximum Power - ou Potencia Máxima Para Otários hauhau, brincadeira... (é a potência máxima que um aparelho alcança e tal).

    OU SEJA:
    PMPO é o volume máximo que o som alcança.
    RMS é o máximo que o som alcança sem distorcer.
    Eu acho que esses dois tipos de potencia são a mesma coisa, então não tem uma fórmula básica pra determinar esses valores. Tem aparelhos que vêm especificando que têm 1600w PMPO de potência, sendo que na realidade tem apenas uns 160w RMS... De acordo com o volume e tal, q vc for aumentar no aparelho, são dadas essas potências. Essa parte eu não entendo direito, pq depende dum bilhão de coisas... os falantes, potenciometro... ehaiheaih.
    É mais ou menos isso =P

    Pianist
    Eu costumo converter - mesmo sabendo q eh errado, mas soh pra ter uma noção da potencia - 1w RMS em 8w PMPO. Mas isso não é certo, fazer esse tipo de conversão pra medir praticamente a mesma potencia...

    Eh isso ae, aquele abraço.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    PMPO NÃO EXISTE!

    leo_vieira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bem, peco desculpas desde jah se naum conseguir tirar totalmente a duvida de vcs... mas vou tentar pelo menos...
    Eu faco producao fonografica na estacio (RJ), e na aula de eletronica o prof comentou sobre a diferenca entre o RMS e o PMPO, mas... minhas anotacoes naum estao mto boas e depois de 4 dias de feriado... naum ha como confiar na memoria ehehe.
    Tanto o RMS qto o PMPO, sao medidas para potencia sonora... a diferenca entre eles eh q um eh real e o outro naum. Resumindo, a diferenca fisica entre eles eh q dentro de um grafico (tipo aquele q vcs veem no sound forge ou aqueles q seu prof de fisica desenha na aula de fisica do som ou coisa assim) de amplitude por tempo (amplitude do som e tempo msm... segundos e talz) vc, pra ter essas medidas de potencia, tem q fazer uma media da amplitude geral... tipo, como transformar uma coisa alternada em uniforme... algo q vc possa medir... a diferenca esta ai... o PMPO pega os picos da amplitude e o RMS faz uma media da amplitude geral...
    Agora pra clarear... eu sei q vcs naum entenderam nada... ateh pq eu expliquei mto mal... vou resumir pra nos leigos... Pensem junto comigo, um som fica no max o tempo todo? naum normalmente... por isso se medir pelos picos eh uma coisa ficiticia... por esse motivo naum se deve confiar nas medidas em PMPO, um exemplo simples... se vc grava algo sussurando no mic e depois dah um berro... o PMPO vai se basear no berro pra dar a medida final, naum no sussurro.... jah o rms naum... ele vai fazer uma media ENTRE o sussurro e o berro... e vai provavelmente achar algo um pouco acima do sussurro.... por isso eh mais confiavel, na verdade... eh o real msm.
    Bem galera... eu sei q naum fui mto claro, mas tentei... vou deixar meu e-mail pra qm quiser entrar em contato e talz... pra conversar sobre musica ou qualquer coisa msm

    leo_vieira@click21.com.br

    Vlw, ateh mais

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    leo_vieira
    mais claro que isso nem Michael Jackson! valeu pela explicação, antes achava que era inventado, mas até que tem lógica... pero, continua sendo estratégia de marketing eu acho...

    Pianist
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Zara
    Blz... =)

    Falow,
    Caio César.

    leo_vieira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Jaum_Paulo, naum kra... naum acha naum.. SOH eh jogada de marketing, como falaram mais em cima... foi uma jogada criada pelos vendedores de sons e amplificadores pra justamente vender mais do q as fabricas q vendiam produtos q tinham a potencia em RMS, pq todo mundo pensava q era a msm coisa... logo o PMPO era logicamente mais potente... dai.. todo mundo comprava os aparelhos q tinham medidas em PMPO, mas naum tem nada a ver.... tem uma outra medida americana tb.. mas eu me esqueci.... mas tipo, eh soh jogada de marketing tb....

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O PMPO deveria ser 8x porem multiplicam ainda por 1,4142 e arredondam para cima!

    Padre Quevedo
    PMPO NON EXSISTE!!!!

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    leo_vieira
    realmente...

    kzartdf
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    1w RMS = 8w PMPO
    negativo! o equivalente de uma potência em PMPO varia de uma marca para outra se transformada em RMS. Já peguei alguns aparelhos de som onde cada RMS valia até 13 PMPO, ou seja, uma marca que calculava a 8x, o som de 50 RMS tinha 400 PMPO. Já outra marca, que usava 13x, a mesma potencia de 50 RMS do som tinha 650 PMPO.

    É complicado...
    continua sendo estratégia de marketing, eu acho...
    eu tbm...

    Marco Buranelo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Entao comprar um Home theater de 5000 Watts em PMPO e 60 Watts em RMS seria besteira?! Sera q a qualidade do som vai ser boa em um quarto com medidas de 2,5 x 3 x 3 m (L x A x P)?
    Obrigado, aguardo respostas.
    O Home Theater que quero é este:

    http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=0512 602&linha=ET&Setor=HOME

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Marco Buranelo
    Não sei se é vantagem, não, o que vc espera do aparelho?

    Marco Buranelo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ah, eu espero um som de boa qualidade, pelo menos bem melhor que o som da televisao, apenas para ver filmes em DVD com uma qualidade de som boa.

    Marco Buranelo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sera que com esse Home Theater ficaria boa a qualidade de som para ver alguns filmes no quarto com medidas de 2,5 x 3 x 3 m (L x A x P)?

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Marco Buranelo
    Melhor que a TV, com certeza, mas ele é um pouco caro pela qualidade que não é nada "audiófila".
    Já pesquisou outros equipamentos?

    André Lima
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Potencia RMS não é potência média!! RMS é a Potência Real ou tecnicamente falando POTÊNCIA EFICAZ, que leva em conta a potência média, mais a parcela de potência para vencer a inércia, por exemplo, da bobina do altofalante. Resumindo. Um Altofalante alimentado com 50 Watts RMS irá emitir um impacto sonoro exatamente de 50 Watts (50 Joules/seg).
    PMPO é a potência medida entre o maior pico positivo e o menor pico negativo (toda a amplitude). Isto varia muito e não tem relação fixa com a RMS.

    Traduzindo.
    RMS é REAL!!! PMPO não diz nada !!!

    Marco Buranelo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ja sim, mas todos são muito caros para mim, vc recomenda algum bom com esse preço ou menor?

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Marco Buranelo
    Não que eu conheça pois faço meus próprios amplificadores. Gasto menos porém os meus não são 5.1 Digital.
    A idéia é ter um subwoofer de mais de 15 cm de autofalante, caixinhas satélites grandes e potência entre 20 e 50W RMS. Esqueça tudo que tiver PMPO. É Potência Média Para Otários.

    Marco Buranelo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ok, muito obrigado pelas dicas.

    emanuel macedo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    amplificadores e auto falantes
    a potencia depende de como se liga os auto falantes, o amplificador foi projetado para fornecer 100w em um autofalantes de 8 ohms . mais se vc ligar 2 autofantes e paralelo esta impedancia cai para 4 ohms e o amplificador agora que era 100w, fornece 200w mais isto eleva tambem o comsumo em geral. o outro modo de consequir mais potencia e uma rede de serie e paralelo, com 4 autofalantes de 100w= 4x100w=400w
    modo de ligação:
    os numeros representa os autos falantes
    (1) + (2) = 4 ohms ligação em paralelo ====== +
    < aqui ligar positivos com os negativos
    (3) + (4) = 4 ohms' '' '' '' ====== -

    agora temos 2 linha de 4 ohms em paralelo

    ligamos estas 2 linhas em serie e teremos os 4 autofantes em uma impedancia de 8 ohms mas com 400w de RMS

    as duas linhas paralela tem que obedecer positivo positivo ,negativo negativo
    a ligação em serie e positivo para o negativo

    baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    o amplificador foi projetado para fornecer 100w em um autofalantes de 8 ohms . mais se vc ligar 2 autofantes e paralelo esta impedancia cai para 4 ohms e o amplificador agora que era 100w, fornece 200w
    Nunca!!!
    Na prática a teoria é outra!

    emanuel macedo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    BARUCH
    já vi que vc anda meio mal informado a respeito de potencias, pois saiba que hoje no mercado exites potencias de ate 5000w trabalhando com a impendacia de 2 ohms. experimentes uma linha serie paralelo em um dos amplificadores que vc monta e cretique depois.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relação entre RMS e PMPO