Tópicos Interativos sobre teclados - Autor: Eliseu Carvalho (mano_a_mano)

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_ViniciusAugusto
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# mar/05 · Editado por: _ViniciusAugusto


Em parceria com o amigo Eliseu Carvalho, estou aqui para organizar todos os tópicos criados pelo mesmo, com intuito de sermos mais prestativos aos interessados por qualidade e tecnologia musical.

DICAS PARA QUEM QUER COMPRAR UM TECLADO

1) Antes de mais nada: você está começando na carreira musical, já está há algum tempo na estrada, ou já é um profissional avançado? Isso pode ajudar muito...
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2) Se você está começando, procure um teclado que:
- tenha um som de piano satisfatório - é por aí que geralmente se começa a aprender;
- possua acompanhamento automático - assim você poderá começar sem susto;
- permita trabalhar com dois sons ao mesmo tempo (dual) - algumas músicas exigem esse recurso;
- seja fácil de operar;
- não seja muito caro - pois é a partir de um instrumento assim que você vai decidir se continua ou não.

SUGESTÕES: Yamaha PSR-190, Casio CTK-695, Roland E-38
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3) Se você já toca há algum tempo, procure um teclado que:
- possua um bom número de sons;
- permita carregar outros estilos além dos que já vêm com o instrumento;
- possa trabalhar com Dual e Split (separação de vozes entre as mãos);
- possua um número razoável de recursos como gravação, Panel Memory etc.;
- tenha uma boa relação custo/benefício.

SUGESTÕES: Yamaha PSR-550, Technics sx-KN920, Roland EM-50, Casio CTK-811EX, GEM PK7, Fenix TB6150
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4) Agora, se você é um profissional, procure um teclado que:
- tenha uma quantidade considerável de sons + variações - de preferência, que também suporte os protocolos XG ou GS;
- possua, pelo menos, 64 notas de polifonia;
- permita criar seus próprios estilos, com muitas possibilidades de edição;
- possa trabalhar com vários timbres ao mesmo tempo;
- tenha ou não acompanhamento - muitos profissionais os dispensam, por tocarem em bandas, por exemplo;
- possua sequencer com funções de edição;
- dentre outros recursos.

SUGESTÕES: Technics sx-KN5000, Yamaha PSR-3000, Roland G-1000, Korg i30, GEM SK76, Casio MZ-2000, Solton MS-100, Kawai Z-1000
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5) Mas, se o que você procura é um bom substituto para um piano acústico, mas não pode torrar fortunas em pianos digitais sofisticados, aí vão outras sugestões: Yamaha DGX-205, Kurzweil SP76, Roland EXR-7
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6) Se dinheiro não é o problema: Yamaha DGX-505, Kurzweil SP88x, Casio Privia PX-300
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7) Se você é um profissional que busca alta qualidade sonora e um grande número de recursos, então o seu teclado deve ser uma workstation. Aí vão algumas sugestões: Roland XP-60/80, Roland Fantom XA, vários modelos da Korg (incluindo 01/W, Trinity, Triton, Triton LE, Karma, dentre outros), Technics WSA1, Yamaha Tyros (workstation com acompanhamento automático), Kawai K5000W, Kurzweil K2600, etc.
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8) Se você toca em uma banda, o ideal é um sintetizador. Existem inúmeros modelos no mercado, mas aí tem algumas sugestões:

a) Analógicos ou de modelagem analógica (com edição dos sons em tempo real): Roland JP-8000, Alesis A6 Andromeda, Korg MS-2000, Kawai K5000S, Quasimidi Sirius, Clavia NordLead, etc.;

b) Digitais: Alesis QSx (6, 7, 8, 6.1, 7.1, 8.1, 6.2, 7.2, 8.2), Yamaha S03, Roland XP-30, Korg X5D, Korg N364/N264, Korg OASYS, etc.
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9) Mas, se o que você quer são mais sons, e não mais teclas (isto é, se você já possui um teclado), prefira um módulo sintetizador (que é como se fosse um teclado, porém sem as teclas). Exemplos: Roland JV (1010, 1080, 2080), Alesis QSR, Kawai K5000R, Korg X3R, Roland SC-880, Alesis NanoSynth, Kurzweil MicroPiano (módulo de piano digital), etc.
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10) Se você pretende trabalhar com computer music, existem vários sintetizadores em software no mercado (conhecidos como softsynths): Native Instruments FM7 (simulador de Yamaha DX7), Native Instruments ABSynth 3, Retro AS-1, etc. Estes podem funcionar como sintetizadores físicos (com uso de um teclado MIDI), e também com softwares seqüenciadores, como Cakewalk, Cubase, Logic, etc.
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11) Se o que você procura não se encaixa em nenhum dos itens acima, ou você não tem idéia de onde começar, pergunte ao autor Eliseu Carvalho ou ao colega Vinícius Augusto, ambos com contatos abaixo...

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Vinícius Augusto
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_ViniciusAugusto
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# mar/05
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Combinações de sons em teclados arranjadores e workstations

Graças ao sucesso do meu tópico anterior, agora vou publicar mais um na linha, dessa vez com dicas de combinações de sons (Dual/Split) que você pode usar com o seu teclado. Os valores entre parênteses são sugestões de níveis de volume apropriados, para uma melhor sonoridade (escala de 0 a 127).


1) Grand Piano (127) + Slow Strings (90)

Nesta combinação, o Slow Strings tem a função de dar mais sustentação ao Grand Piano (embora a maior parte dos teclados atuais tenha um bom som de piano, este geralmente se parece muito curto em sua duração). Evite colocar os dois instrumentos no volume máximo, pois o som fica muito "brega"...
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2) Bright Piano (127) + Grand Piano (100)

Esta é uma combinação para salsa, merengue, mambo e outros ritmos latinos. Para que a sonoridade fique característica, o Bright Piano deve ser ajustado uma oitava abaixo, e o Grand Piano uma oitava acima. Além da música latina em geral, esta combinação pode ser também utilizada se você for tocar a "Song for Guy" do Elton John, por exemplo.
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3) Grand Piano (127) + Vibraphone (100)

Use esta combinação e sinta a diferença...
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4) Grand Piano (127) + Jazz Flute (100)

Esta é uma combinação boa para muitos estilos, principalmente jazz. Eu sugeri-a após ter ouvido uma das músicas de demonstração de um (pasmem!) PSR-500 e ter achado as duas vozes da melodia interessantes (em tempo: essa música de demonstração era um be-bop). Experimente e tire suas próprias conclusões...
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5) Harpsichord (127) + Harpsichord (127)

Se você deseja tocar músicas barrocas (principalmente Bach) com o típico som de cravo acoplado, esta é uma combinação perfeita... Coloque o segundo Harpsichord uma oitava acima para que o som seja característico. E, para um realismo ainda maior, adicione um reverb e afine o teclado em 427,3 Hz.

OBS.: Hoje, a maioria dos instrumentos usa uma escala de -100 a 100 para afinação, sendo: o valor -100 a freqüência de 427,3Hz; o valor 0 a freqüência de 440Hz; e o valor 100 a freqüência de 452,9Hz. Há exceções. como os teclados mais antigos da Yamaha, os instrumentos da Technics e alguns outros, que usam a real escala de afinação, em Hertz.
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6) Electric Piano (127) + Chorus Guitar (60)

Se você ouviu a introdução daquela famosa música do Billy Joel (leia-se "Just the Way You Are"), sabe do que eu estou falando...

NOTA: Alguns instrumentos ajustam os sons de guitarra uma oitava abaixo automaticamente. Nesta combinação é recomendável colocar os dois instrumentos na mesma oitava - e um bom efeito de Chorus cai bem...
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7) Trumpet (127) + Choir (115)

Para lembrar de Ray Conniff...
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8) Brass (127) + Strings (120) - mão direita
Octave Strings (127) + Timpani (127) - mão esquerda

Esta combinação é a minha preferida... Ela é muito útil para se fazer um som glorioso, triunfal, impactante, enfim, são muitos os adjetivos... É como se você tivesse uma verdadeira "orquestra" no seu teclado. Mas lembre-se que os tímpanos não podem estar sempre presentes, caso contrário, o som perde sua característica. Use os tímpanos com moderação... mas com força.
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9) Bright Piano (127) + Grand Piano (100) - mão direita
Acoustic Bass (127) - mão esquerda

Que tal um trio de jazz no seu teclado? Use esta combinação juntamente com um ritmo de Swing, Jazz, etc. e solte o Gonzalo Rubalcaba que existe dentro de você...
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10) Choir Pad (127) + Tubular Bells (110) - mão direita
Fantasia Pad* (127) + Chamber Strings (120) - mão direita

Essa é para o Natal...

* Este som pode ter nomes diferentes conforme o instrumento: Fantasy Pad, Fantasia, New Age Pad, etc.
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Se você tem mais alguma sugestão e quiser compartilhá-la, fique à vontade... Qualquer duvida, entre em contato comigo ou com o amigo Vinícius Augusto.

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_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Como utilizar melhor os recursos do seu instrumento

Após uma longa pesquisa, descobri que muitos tecladistas (inclusive famosos) não exploram todos os recursos de seus instrumentos, até por uma questão de falta de tempo (e paciência). Alguns, inclusive, possuem instrumentos maravilhosos, mas não usam nem 5% do que eles oferecem.

"De nada adianta você ter uma Ferrari mas dirigi-la como se fosse um Fusca".

Então, aí vão algumas dicas para que você possa explorar melhor tudo o que o seu instrumento oferece, e abrir seus horizontes para novas possibilidades musicais...


1) Para começo de conversa: quantos timbres o seu teclado possui? Existem músicos que possuem instrumentos com mais de 1000 timbres diferentes, mas que usam apenas 2 ou 3, se usam. Procure experimentar todos os timbres (ou boa parte deles, se forem muitos), e também fazer a maior quantidade possível de combinações (vide o meu tópico anterior para algumas dicas) - às vezes, sem perceber, você conseguirá resultados impressionantes...
E se o seu teclado puder editar os sons? Melhor ainda... Faça-o... Crie sua própria identidade musical... Eu mesmo costumava fuçar nos timbres dos instrumentos e deixá-los com a minha cara...
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2) Você já parou para pensar na possibilidade de criar seus próprios ritmos? Hoje, boa parte dos teclados oferece a possibilidade de criação de ritmos do usuário, mas a grande maioria só usa os que vêm de fábrica (e ainda não são todos), ou, se avançam um pouco, pegam ritmos na Internet (nada contra isso, mas você pode mais...). Esqueça um pouco o Start/Stop do seu instrumento e olhe mais para o "Custom Style" ou "User Rhythm", e monte a sua própria "banda virtual", do jeito que você desejar... Sucesso garantido!
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3) Você possui sintetizador com controles analógicos (knobs)? Use-os! Sem mais palavras...
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4) E, quanto à interface MIDI oferecida pelo seu teclado? Aposto que muitos nem sequer se tocaram no assunto... Ou só usaram o "básico" (gravar as notas e tocar)... Se você conhece MIDI, sabe que é um protocolo muito versátil, que oferece muitas possibilidades de composição, assim como interação com outros instrumentos (ainda que de diferentes marcas), e também muitos recursos úteis, como os Controllers, o Aftertouch, o Program Change, o System Exclusive, etc.
Não tenha medo de usar os Controllers - afinal, são até 128 diferentes, dependendo do instrumento...
Seu teclado possui Aftertouch? Maravilha! Use-o e sinta a diferença...
E o System Exclusive? Aposto que você nem sequer pensou nisso, né? Seu instrumento pode fazer verdadeiras "loucuras" através do System Exclusive, pois ali estão mensagens que SÓ ELE pode executar... Dê mais expressividade às suas seqüências...
Em suma: Faça com que seus MIDI files não pareçam MIDI files... Impressione! :-)
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5) No painel do seu teclado deve ter uns 16 botões enfileirados, numerados de 1 a 16, ou então isso deve estar no visor. Você sabe do que se trata? Não? Do SEQUENCER, é claro! Faça sua música acontecer, ali mesmo, no Sequencer, sem precisar de computador para isso... Eu tenho certeza absoluta de que sua música vai ganhar muito mais expressividade se gravada em tempo real no Sequencer do seu instrumento do que "montada" em um programa de computador...
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6) Para as músicas de piano: não se limite a só escolher o timbre de Grand Piano e sair tocando... Você pode tornar esse som muito melhor! Adicione um Reverb, um Chorus, ou experimente editá-lo (se o seu teclado possui Sound Edit) para torná-lo um legítimo "Steinway", ou mesmo um "Bosendörfer", e até um "Fritz Dobbert"... Bom, isso quem decide é você... Mas faça com que seu teclado se torne um verdadeiro "pianão de cauda" compacto - isso conta pontos para um músico! Acredite no que eu estou dizendo...
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CONCLUSÃO: Muitas pessoas vão me perguntar: "Mas eu preciso de tudo isso para fazer sucesso?" A resposta é: Não. Você pode fazer sucesso usando apenas o básico, mas eu tenho certeza de que, se você experimentar ao menos uma destas dicas, seu sucesso irá aumentar consideravelmente...

Se você tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, elogio, declaração de amor (só mulheres, por favor, hehehe :-P), entre em contato comigo pelo e-mail: eliseu ponto carvalho arroba terra ponto com ponto br* ou pelo MSN: mano_a_mano arroba hotmail ponto com* - pode ter certeza de que vou esclarecer todas as suas dúvidas, mesmo que escabrosas...


* escrita modificada por questões de segurança.

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_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Para você que possui sampler...

... ou pelo menos se o seu teclado tiver capacidade de amostragem (exemplo: Korg Triton)...

LEMBRETE: eu não sou um grande especialista em samplers, só tive a oportunidade de usar um equipamento desses há 2 anos, e só durante um mês, fazendo um trabalho para a faculdade... Então eu não posso explicar com mais detalhes o que fazer, mas, mesmo assim, eu acho que estas 6 dicas lhe podem ser úteis...

1) Se você deseja mais realismo nos seus timbres: em vez de gravar apenas uma nota desse timbre para que seja tocado pelo sampler (há uma tendência de perda de fidelidade quando tocando em regiões mais agudas ou mais graves), grave várias diferentes, em diversas regiões. Esse é o conceito da amostragem AWM da Yamaha;

2) Para que seu sampler possa gravar uma quantidade superior de amostras digitais, adquira para ele uma unidade externa de armazenamento, como um ZIP Drive, um JAZ Drive, um gravador de CD ou de DVD-RW, etc. Para tanto, será necessário que esses componentes funcionem através de porta paralela, SCSI, ou mesmo USB - você pode ter a sorte de encontrar bons preços fazendo pesquisa em lojas especializadas;

3) Muitos samplers fornecem taxas de amostragem que pode variar de 22 a 96khz. Amostras com taxas mais altas possuem mais qualidade, mas ocupam muito espaço na memória. Já amostras com taxas menores ocupam bem menos espaço, porém sua qualidade fica prejudicada. Para manter uma boa relação tamanho/qualidade, utilize uma taxa entre 32 e 48kHz - taxas acima de 48kHz não são muito diferentes na qualidade de áudio, apenas são maiores;

4) O mesmo se diz quanto ao tamanho da amostra, que geralmente varia entre 8 e 64-bit. A amostra de 8-bit ocupa menos espaço, mas sua qualidade é inferior; as de 24-bit ou superiores proporcionam a melhor qualidade, mas ocupam um grande espaço na memória, além de não serem compatíveis com determinadas placas de som ou equipamentos de áudio, ou mesmo outros samplers. Um tamanho de amostra de 16-bit é o recomendável, uma vez que a relação tamanho/qualidade citada no item anterior é mantida;

5) Se você pretende gravar instrumentos acústicos (com exceção do piano) e voz solo, utilize amostragem em mono, já que esses são simples e não requerem muito trabalho (a menos que você queira um timbre super-realista, incluindo todos os harmônicos, glides, etc.). Já para gravar piano, conjunto de vozes, guitarra com processador de efeitos e outros instrumentos cuja forma de geração do som seja mais complexa, prefira amostragem em stereo - esses instrumentos, quando gravados em mono, costumam perder muito de sua fidelidade;

6) Para gravar efeitos sonoros, como, por exemplo, um copo se quebrando, um latido de cão, um miado de gato (dá-lhe SFX...), eu sugiro a seguinte configuração de amostragem: 22kHz, 16-bit, mono.

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_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Interface MIDI 32 canais - como fazer

Se você possui pelo menos 2 placas de som no seu computador e 2 instrumentos MIDI (podendo ser 2 teclados, 1 teclado e um módulo, etc.), você pode fazer com que sua interface MIDI pareça ter 32 canais. Veja como:


1) Conecte o instrumento A na entrada de joystick da placa de som A. Faça o mesmo com o instrumento B e a placa de som B;

2) Neste exemplo, vamos usar o Cakewalk para a configuração da nossa "interface-pseudo-32-canais". Clique no menu "Options" e em "MIDI Devices...";

3) Este é o passo mais difícil, pois a nomenclatura varia de uma placa de som para outra. De qualquer forma, selecione as "MIDI in" e "MIDI out" (ou MPU-401 compatível, se assim for) de ambas as placas. No caso das "MIDI out", clique no botão "Move Selected Devices to Top", em seguida clique em OK;

4) O "trabalho braçal" já foi feito. Agora, vamos fazer um teste: clique 2x em qualquer pista do Cakewalk (de preferência, na célula da coluna "Port"), selecione um dos dispositivos "MIDI out" previamente configurados em "Port", altere o "Channel" para 1 e escolha um "Patch" qualquer. Na pista sequinte, selecione O OUTRO dispositivo "MIDI out", altere o "Channel" também para 1 e escolha um "Patch" diferente da pista anterior;

5) Grave uma seqüência em cada pista, depois coloque para tocar... BINGO! O canal 1 agora "toca 2 instrumentos ao meso tempo" ;-) Faça o mesmo com os outros canais e comprove: você acabou de construir uma interface MIDI 2x16 canais, isto é, "32 canais"...


OBS. 1: Se você possui mais de 2 placas de som (o que é muito difícil para a maioria das pessoas, mas é possível) e mais de 2 instrumentos, sua interface pode ter 48, 64, 80 canais... Isto é, suas possibilidades de composição/produção aumentam consideravelmente...

OBS. 2: Só é possível usar mais de uma placa de som em Windows 2000 ou XP. Se você possui Windows 98 ou Me, vai precisar fazer o upgrade do mesmo, pois esses sistemas não suportam mais de uma placa de som.

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ASS: Eliseu Carvalho (mano_a_mano)
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Vinícius Augusto
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_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Aguardem, em breve, laçaremos uma apostila em formato PDF com dicas sobre sound forge, teclados, ritmos, midis, sonar e etc!!!!!!!

Boa Sorte e abraços a todos!!!!!!
ASS: Vinícius Augusto
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Eliseu Carvalho (mano_a_mano)
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Urubu Rei
Veterano
# mar/05
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Vinicius ladrão, responda logo meu questionamento. Cadê a musica da Discaradinha? Afinal, tu roubou ou nao as musicas que postou?

O povo quer saber.

wernegher
Veterano
# mar/05
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_ViniciusAugusto

Véio,..alguns destes posts que vc colocou aí já não estão em outros tópicos ? Não seria legal puxar apenas os links ?

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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wernegher
Véio,..alguns destes posts que vc colocou aí já não estão em outros tópicos ? Não seria legal puxar apenas os links ?

O intuito deste tópico, é a pedido do autor Eliseu, organizar todos os tópicos por ele criado em um único tópico!!!!!!! Resumindo, são dicas que seguem uma sequência, e as mesmas ficaram de melhor acesso em um unico tópico, assim como os próximos tópicos que o amigo Eliseu Carvalho criar, este tópico foi feito apenas como meio de organização dos tópicos de grande qualidade do amigo autor acima!!!!! Agora, percebo, q algo de qualidade feita por mim, parece q incomoda, tendo em vista q sugestões como esta sua, não acrescentaram em nada este tópico!!!!!!

Urubu Rei
Respeite os participantes deste tópico, q tem o unico intuito de ajudar a quem quer debater ou aprender algo nesta area, diferentemente dos tópicos inuteis que vc tem costume em participar, talvéz por tal cultura agressiva e de baixo nível a qual pertence!!!!!!!!!

dayse_sousa
Veterano
# mar/05
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Gostei dessa arrumação, parabens!

wernegher
Veterano
# mar/05
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_ViniciusAugusto

Eu acho que vc está com a sensibilidade a flor da pele amigo,.. Eu apenas lhe fiz uma pergunta. Tópicos existem para que possamos expressar nossas opiniões. A partir do momento que você criou um tópico, deve-se estar ciente de que opiniões divirgentes (e que nem foi o caso agora, pois eu apenas fiz uma pergunta) irão surgir.

Apenas isso. Sem discussões.

V. Augusto
Veterano
# mar/05
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dayse_sousa
Seu nome é Dayse de Aguiar Souza?

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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wernegher
Eu acho que vc está com a sensibilidade a flor da pele amigo,..
Talvéz por comentários falsos como os seus e de algumas outras pessoas, vc não seria nem digno de discordar de algo meu, evite falar comigo ou sobre mim q ganhará bem mais!!!! O mesmo aviso aos demais com comportamentos inferiores aos seus!!!!!!!!

dayse_sousa
Gostei dessa arrumação, parabens!
Muito grato, o autor tbm agradece!!!!!!

Urubu Rei
Veterano
# mar/05
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_ViniciusAugusto
vc não seria nem digno de discordar de algo meu

Vinicius, desde quando tu passou de "principe do arrocha" para rei do mundo?

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Urubu Rei
Vinicius, desde quando tu passou de "principe do arrocha" para rei do mundo?
Desde do momento q vc fala e fala um monte de merda, xinga, tenta denegrir os outros, os familiares dos outros e nunca se identifica, mas isso é justificavel, tendo em vista q és um pobre coitado medroso q só consegue debater as escondidas, pq até agor, não sei seu nome e nem seu telefone, se és homem de discutir de cara, mostre quem vc é!!!!! Pq fora isso, ta mostrando ser um grandes merda!!!!!!

Pelo menos eu não tenho medo de nada q faço ou falo, se alguém quiser tomar alguma atitude por algum comportamento não agradavel meu, todos sabem meu telefone, meu e-mail e o q quiserem de mim!!!!!

Não tenho medo de ninguém e de nada do que fiz, pena, pq um viado enrustido como vc, só fala as coisas atrás de um nick podre!!!!!!!

wernegher
Veterano
# mar/05
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_ViniciusAugusto

...talvez por comentários falsos como os seus...
...vc não seria nem digno de discordar de algo meu...
...evite falar comigo ou sobre mim q ganhará bem mais...

É..pelo visto, nada mudou mesmo. Você continua o mesmo. Só você é que não estão vendo que sua arrogância e prepotência conseguem ofuscar algum talento que você porventura tenha. É muito triste...

Mas vou seguir seu conselho, pode deixar...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
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wernegher
Eu acho que vc está com a sensibilidade a flor da pele amigo,..
Talvéz por comentários falsos como os seus e de algumas outras pessoas, vc não seria nem digno de discordar de algo meu, evite falar comigo ou sobre mim q ganhará bem mais!!!! O mesmo aviso aos demais com comportamentos inferiores aos seus!!!!!!!!


Porra, quer dizer que estão proibidas quaisquer discordâncias às suas opiniões?? Desde quando?? Qual o poder que vc tem pra isso cara?? Cite argumentos que provam que as afirmações do wernegher são falsas, não fique falando merdas soltas no ar. Faz tempo que vc pssou dos limites, mas essa foi foda. Tava quieto no meu canto, te ignorando, mas porra, isso me indignou demais cara. Presta atenção.

Isso aqui é um fórum cara, se vc tá aqui, esteja ciente que as pessoas vão concordar e discordar com vc. E quando discordarem, não saia atirando pedras. A impressão que passa é que vc já viu que ninguém mais (dos usuários antigos, os novos acho que ainda não se ligaram em quem realmente vc é) vai com a sua cara, que, como vc não tem nada a perder, sai xingando todo mundo.

Sinceramente, com a sua presença, isso aqui é um inferno. Se ligue a saia fora cara. Impossível ficar passivo a tanta barbaridade.

Pronto, poode me xingar e apelar como sempre.

sarpa
Veterano
# mar/05
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Se não houver discordâncias, não há fórum, não há debates, não há assuntos e o mais importânte, não há conclusão.

Mas para que corra tudo bem, e se chegue à uma "conclusão" de um determinado assunto, é necessario que as opiniões (desopiniões, discordâncias, etc, etc, etc) de cada usuário seja respeitada.

Perante o fórum, todos tem o mesmo direito de expor suas idéias, suas opiniões, com devido respeito, até mesmo consigo próprio, pois, no momento que você desrespeita um usuário do fórum, sendo também usuário dele, você automaticamente se desrespeita "por tabela".


Pra ficar mais fácil de entender:
Alguém quer saber sobre um sintetizar X em relação ao sintetizador Y, qual é melhor para o uso em studio (por exemplo). Se, somente um dos usuários estiver com a "rasão" da questão, a dúvida da pessoa não será resolvida, ou melhor, será resolvida momentaneamente, pois não há outras opiniões para uma melhor avaliação.
Agora, um usuário diz "eu acho que o X é melhor por tais motivos". Legal, depois vem outro usuário e faz a contraparte "eu já acho o Y melhor, pois pode ser usado assim, etc, etc, etc..."

Se este fórum fosse assim, pronto! Tudo resolvido. Mas ultimamente, quando há uma frase em algum post do tipo "eu discordo, acho que o Y é melhor pois tem esse recurso para studio", o usuário que argumentou sobre o X vem logo em seguinda "mas quem é você pra dizer que entende de Y? O X é muito melhor, é você que não entende nada de equipamentos... etc, etc, etc..." e assim, o papo vai longe.

Eu acho que, deveria sim haver discussões no fórum, mas com maturidade e profissionalismo, só assim poderemos acessá-lo todos os dias sem ficarmos abismados com algumas discussões que, por motivos tolos acabam tomando proporções inimagináveis.

Sou usuário do fórum de teclados à mais de 1 ano, e digo que, aprendi muita coisa aqui. Muita coisa mesmo. Mas, ultimamente, a única coisa que estou aprendendo aqui é novos insultos e novas palavras por meu repertório de "palavras para agressão".

Tá certo também errei, participei de algumas poucas discussões, mas sempre de forma passiva e, na maioria das vezes, em forma de diversão para dar uma "aliviada" no clima. Mas ultimamente, está sendo até "chato" acessar esse fórum, e ver um tópico com uma discussão infantil.

Lembrando, aqui no fórum, ninguém é mais que ninguém. Todos nós (aqui no fórum) somos somente usuários, sentados à frente do computador querendo retirar alguma informação útil ou ajudar alguém com alguma dúvida, portanto, comentários do tipo "você não é nada, perto do que eu sou" creio que não caiba aqui neste fórum. Ninguém precisa saber aqui o que você é ou deixa de ser.
Participo em outros fóruns com outros tecladistas, como o do "Trio Pop Bossa", tecladista que trabalha com Ivete Sangalo, Djavan, Shaman etc... (prestem atenção no nível dos artistas) e, até hoje, nunca ví um só comentários do tipo "você não é nada! Eu toco com o Shaman, e você? Com que banda famosa toca?".

Como eu disse, perante o fórum, todos nós somos iguais. Todos querendo aprender, ensinar, tirar dúvidas e tudo mais...


Peço desculpas pela extensão da mensagem. E já, de antemão, se alguém se sentir ofendido com meu post, pesso desculpas. Mas creio que não terá aqui ninguém ofendido com meu comentário, afinal, foi só um "desabafo" e todos nós aqui somos adultos o suficiente para entender quando o assunto é sério.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

Urubu Rei
Veterano
# mar/05
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Eu acho engraçado é que muita gente aqui desse fórum entende muito de música e já tocou com muita gente famosa. Ninguem fica dando carteirada por aqui.

Agora, um retardado toca umas musiquinhas muito chulés no interior da Bahia, ninguem NUNCA OUVIU FALAR do figura, a unica forma de conseguir musicas dele é por ele mesmo e acha que é melhor que todo mundo aqui.

E ainda nao quer ser esculachado. Tem mais é que barbarizar mesmo. Eu acho é pouco.

wernegher
Veterano
# mar/05
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sarpa

to contigo !

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


sarpa
meu pensamento tb é esse, cheguei a brigar bastante mas foi com esse ideal, não sei se deu pro pessoal perceber, peço desculpas pelo meu comportamento...

PS.: eu ainda daria destaque ao 9º parágrafo do seu texto...

ROTTA
Veterano
# mar/05
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sarpa

Sou usuário do fórum de teclados à mais de 1 ano, e digo que, aprendi muita coisa aqui. Muita coisa mesmo. Mas, ultimamente, a única coisa que estou aprendendo aqui é novos insultos e novas palavras por meu repertório de "palavras para agressão".

Estou há menos tempo, mas faço minhas as suas palavras. Minha proposta para melhorar isto está aqui.

Abraços.

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
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Apoiado, Marco Alan Rotta.

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05 · Editado por: _ViniciusAugusto
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Eu acho engraçado q ninguém sabe é porra nenhuma da minha vida e fica inventando história de q nunca trabalhei pra ninguém!!!!!!

Querem q eu repita sobre meu DRT de editor fonográfico?
Querem q eu repita sobre alguns CDS com meu nome como Adão Negro, Licor com Mel, Café com leite, Conexão Rasta, Pinel etc etc etc?

Querem q eu repita q eu não moro em Porto Seguro e sim em Salvador, e que eu não só sou conhecido lá, como tbm sou o autor e cantor da musica tema da cidade? A prova é concreta, entrem em qualquer sala de bate papo de porto seguro, tomem informações sobre arrocha e aparecendo alguém q conheça o ritmo de lá, pergunte sobre mim, q sempre terá alguém q me conhece. Outra coisa seria uma montagem perfeita as fotos de shows em Porto Seguro que estão em meu site, vcs pelo menos possuem alguma foto com um publico de no mínimo 3500 pessoas? Ah bando de babaca!!!

Querem q eu repita q eu não sou apenas um tecladista, como tbm sou baterista, violonista, gaitista, percussionista, pianista, técnico de estúdio, arranjador, cantor, programador, enquanto vcs são apenas aprendizes da vida?

Querem q eu repita q o sucesso não é para todos e sim para os mais inteligentes, graças a Deus o sucesso tem batido em minha porta?

Querem q eu repita q a inveja é o direcionamento principal de vcs, comprovadamente concluído, tendo em vista q em todo tópico q eu comento, tem uma porrada de gente querendo aparecer?

etc etc etc!!!!!!!

Eu falo mesmo!!!!!!!
Desses q tão aqui querendo aparecer, é um bando de vida e rebanho de filhos da puta mesmo q tem q aprender mais sobre musica, pois eu, mesmo tocando musicas como Descaradinha (Discaradinha), eu pelo menos sou bem procurado em Salvador, não como cantor e musico, e sim como arranjador e técnico de estúdio, fora isso já ganhei e citei as fontes aqui de vários prêmios musicais q obtive.

hahahahahaha Agora tem um aqui, q diz q até pro grammy foi indicado, mas não levou o prêmio e nem foi pra lá!!!!!! Isso sim é piada!!!!!!!! hahahahahh

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
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Pergunta: você gosta de alguém daqui ainda??

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Pergunta: você gosta de alguém daqui ainda??
Graças a Deus, a maioria dos participantes são educados e não perdem tempo com asneiras como as suas, eu me lembro de vários nomes como Jonathas Beque, Mano_a_mano, Áureo Galli, Leandro Panucci, Maggie, Abararil, yanni540, gustavorino, fathertime, pianist, Malokero, SoldierOfFear, GuitarHouse, etc etc etc.

Tem uma porrada de gente legal, este fórum não se resume a pobres de espírito como vc!!!!!!!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/05
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Tá bom. Era só pra confirmar até onde chegavam os teus problemas mentais.

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
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Mr_Mojo_Rising
Tá bom. Era só pra confirmar até onde chegavam os teus problemas mentais.
Um cara sem argumentos como vc fala mais besteira do que uma criança de dois anos!!!!! Aliás, pelo seu comentário, acho que uma criança de dois anos é mais inteligente, tendo em vista que tudo q vc sabe falar é (Doente mental, burro, vou falar pra meu pai, bate nele!!!!! Etc etc etc.).

Q pena, poderia ter argumentos mais convincentes, mais criativos e menos enjoados que estes!!!!!! Pq até agora, tem falado cada besteira, típico de pessoas que são vazias de mente!!!!!!

Tenho dó de ti, que ultimamente só está vindo de ré pra mim!!!!!!

Alexandre Souza
Veterano
# mar/05
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Graças a Deus, a maioria dos participantes são educados e não perdem tempo com asneiras como as suas, eu me lembro de vários nomes como Jonathas Beque, Mano_a_mano, Alexandre Souza, Áureo Galli, Leandro Panucci, Maggie, Abararil, yanni540, gustavorino, fathertime, pianist, Malokero, SoldierOfFear, GuitarHouse, etc etc etc.

Disponha :)

JediKnight
Veterano
# mar/05
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Ta comendo hein negão hahahaha

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