Dicas 5: Interface MIDI 32 canais - como fazer

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: mano_a_mano


    Se você possui pelo menos 2 placas de som no seu computador e 2 instrumentos MIDI (podendo ser 2 teclados, 1 teclado e um módulo, etc.), você pode fazer com que sua interface MIDI pareça ter 32 canais. Veja como:


    1) Conecte o instrumento A na entrada de joystick da placa de som A. Faça o mesmo com o instrumento B e a placa de som B;

    2) Neste exemplo, vamos usar o Cakewalk para a configuração da nossa "interface-pseudo-32-canais". Clique no menu "Options" e em "MIDI Devices...";

    3) Este é o passo mais difícil, pois a nomenclatura varia de uma placa de som para outra. De qualquer forma, selecione as "MIDI in" e "MIDI out" (ou MPU-401 compatível, se assim for) de ambas as placas. No caso das "MIDI out", clique no botão "Move Selected Devices to Top", em seguida clique em OK;

    4) O "trabalho braçal" já foi feito. Agora, vamos fazer um teste: clique 2x em qualquer pista do Cakewalk (de preferência, na célula da coluna "Port"), selecione um dos dispositivos "MIDI out" previamente configurados em "Port", altere o "Channel" para 1 e escolha um "Patch" qualquer. Na pista sequinte, selecione O OUTRO dispositivo "MIDI out", altere o "Channel" também para 1 e escolha um "Patch" diferente da pista anterior;

    5) Grave uma seqüência em cada pista, depois coloque para tocar... BINGO! O canal 1 agora "toca 2 instrumentos ao meso tempo" ;-) Faça o mesmo com os outros canais e comprove: você acabou de construir uma interface MIDI 2x16 canais, isto é, "32 canais"...


    OBS. 1: Se você possui mais de 2 placas de som (o que é muito difícil para a maioria das pessoas, mas é possível) e mais de 2 instrumentos, sua interface pode ter 48, 64, 80 canais... Isto é, suas possibilidades de composição/produção aumentam consideravelmente...

    OBS. 2: Só é possível usar mais de uma placa de som em Windows 2000 ou XP. Se você possui Windows 98 ou Me, vai precisar fazer o upgrade do mesmo, pois esses sistemas não suportam mais de uma placa de som.

    Se você ficou com alguma dúvida, pergunte...

    wernegher
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Por falar nisso, to vendendo minha Interface Midi MIDITIME PIECE II, com 8 ins\8outs...a quem interessar possa...

    Robson Luís
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mano_a_mano
    OBS. 2: Só é possível usar mais de uma placa de som em Windows 2000 ou XP. Se você possui Windows 98 ou Me, vai precisar fazer o upgrade do mesmo, pois esses sistemas não suportam mais de uma placa de som.

    Depende muito da configuração. Já usei uma máquina com Win95 e Win98, com 3 (três) placas de som:
    1) SoundBlaster AWE32
    2) SoundBlaster AWE64
    3) Roland RAP-10

    As 3 funcionavam perfeitamente juntas durante um bom tempo, cada uma usando uma configuração diferente (IRQs e endereços distintos), é claro. Depois refiz meu setup e esta configuração foi desfeita.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Robson Luís
    Eu já tentei instalar mais de uma placa de som em Windows 98SE, mas não tive sucesso. Uso o Windows 2000 especialmente para que eu possa trabalhar com minhas Sound Blaster Live! 5.1, Crystal SoundFusion e SiS7018...

    Robson Luís
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mano_a_mano
    Eu já tentei instalar mais de uma placa de som em Windows 98SE, mas não tive sucesso. Uso o Windows 2000 especialmente para que eu possa trabalhar com minhas Sound Blaster Live! 5.1, Crystal SoundFusion e SiS7018...

    Usando 3 placas, tinha uns probleminhas quanto ao número de dispositivos MIDI, pois o Win95/98 só aceitava no máximo 11 devices MIDI (bug da MicroSoft). Talvez aí fosse a fonte de problemas. Limitando os devices para 11, tudo funcionava perfeitamente.

    Mas agora, também só uso o Win2k e outra configuração totalmente diferente..
    O Win2k é muito melhor que o Win98.
    Estou tentando "travar" o Win2k até hoje e ainda não consegui!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Robson Luís
    Estou tentando "travar" o Win2k até hoje e ainda não consegui!

    O Windows 2000 é simplesmente "duro de matar"...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas 5: Interface MIDI 32 canais - como fazer