Mais dicas: combinações de sons em teclados arranjadores e workstations

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# fev/05


Graças ao sucesso do meu tópico anterior, agora vou publicar mais um na linha, dessa vez com dicas de combinações de sons (Dual/Split) que você pode usar com o seu teclado. Os valores entre parênteses são sugestões de níveis de volume apropriados, para uma melhor sonoridade (escala de 0 a 127).


1) Grand Piano (127) + Slow Strings (90)

Nesta combinação, o Slow Strings tem a função de dar mais sustentação ao Grand Piano (embora a maior parte dos teclados atuais tenha um bom som de piano, este geralmente se parece muito curto em sua duração). Evite colocar os dois instrumentos no volume máximo, pois o som fica muito "brega"...
_____________________________________________________________

2) Bright Piano (127) + Grand Piano (100)

Esta é uma combinação para salsa, merengue, mambo e outros ritmos latinos. Para que a sonoridade fique característica, o Bright Piano deve ser ajustado uma oitava abaixo, e o Grand Piano uma oitava acima. Além da música latina em geral, esta combinação pode ser também utilizada se você for tocar a "Song for Guy" do Elton John, por exemplo.
_____________________________________________________________

3) Grand Piano (127) + Vibraphone (100)

Use esta combinação e sinta a diferença...
_____________________________________________________________

4) Grand Piano (127) + Jazz Flute (100)

Esta é uma combinação boa para muitos estilos, principalmente jazz. Eu sugeri-a após ter ouvido uma das músicas de demonstração de um (pasmem!) PSR-500 e ter achado as duas vozes da melodia interessantes (em tempo: essa música de demonstração era um be-bop). Experimente e tire suas próprias conclusões...
_____________________________________________________________

5) Harpsichord (127) + Harpsichord (127)

Se você deseja tocar músicas barrocas (principalmente Bach) com o típico som de cravo acoplado, esta é uma combinação perfeita... Coloque o segundo Harpsichord uma oitava acima para que o som seja característico. E, para um realismo ainda maior, adicione um reverb e afine o teclado em 427,3 Hz.

OBS.: Hoje, a maioria dos instrumentos usa uma escala de -100 a 100 para afinação, sendo: o valor -100 a freqüência de 427,3Hz; o valor 0 a freqüência de 440Hz; e o valor 100 a freqüência de 452,9Hz. Há exceções. como os teclados mais antigos da Yamaha, os instrumentos da Technics e alguns outros, que usam a real escala de afinação, em Hertz.
_____________________________________________________________

6) Electric Piano (127) + Chorus Guitar (60)

Se você ouviu a introdução daquela famosa música do Billy Joel (leia-se "Just the Way You Are"), sabe do que eu estou falando...

NOTA: Alguns instrumentos ajustam os sons de guitarra uma oitava abaixo automaticamente. Nesta combinação é recomendável colocar os dois instrumentos na mesma oitava - e um bom efeito de Chorus cai bem...
_____________________________________________________________

7) Trumpet (127) + Choir (115)

Para lembrar de Ray Conniff...
_____________________________________________________________

8) Brass (127) + Strings (120) - mão direita
Octave Strings (127) + Timpani (127) - mão esquerda

Esta combinação é a minha preferida... Ela é muito útil para se fazer um som glorioso, triunfal, impactante, enfim, são muitos os adjetivos... É como se você tivesse uma verdadeira "orquestra" no seu teclado. Mas lembre-se que os tímpanos não podem estar sempre presentes, caso contrário, o som perde sua característica. Use os tímpanos com moderação... mas com força.
_____________________________________________________________

9) Bright Piano (127) + Grand Piano (100) - mão direita
Acoustic Bass (127) - mão esquerda

Que tal um trio de jazz no seu teclado? Use esta combinação juntamente com um ritmo de Swing, Jazz, etc. e solte o Gonzalo Rubalcaba que existe dentro de você...
_____________________________________________________________

10) Choir Pad (127) + Tubular Bells (110) - mão direita
Fantasia Pad* (127) + Chamber Strings (120) - mão direita

Essa é para o Natal...

* Este som pode ter nomes diferentes conforme o instrumento: Fantasy Pad, Fantasia, New Age Pad, etc.
_____________________________________________________________

Se você tem mais alguma sugestão e quiser compartilhá-la, fique à vontade...

iGospel
Veterano
# fev/05
· votar


Eu acho que no meu teclado atual(psr520) não tem como aumentar ou diminuir o volume do dual, é tudo o mesmo volume. :/

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
Você pode sim ajustar o volume do dual, procure no menu "Overall" ;-)

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
E aí, já chegou o Fenix?

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


mano_a_mano
Cria um topico geral q possa abrangir os dois topicos q vc criou, e vc coloca tudo q vc escreveu neste topico e no outro topico, de forma q agebnte pessa aos moderados q coloquem no topo do topico, pois ambos os topicos é de grande ultilidade para nós tecladistas!!!!!!

[]'s

Vinícius Augusto

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Gutto
Vou tentar... Eu deixei aberto para quem tenha outras sugestões, aí é só me avisar para que eu coloque...

iGospel
Veterano
# fev/05
· votar


mano_a_mano
Obrigado, vou tentar fazer os ajustes aqui.

Quanto ao teclado, ainda não chegou..os caras estão demorando pra entregar. Já fiz uma reclamação..provavelmente segunda recebo uma resposta. :/

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
Não se preocupe, às vezes demora mesmo...

iGospel
Veterano
# fev/05
· votar


Chegou!!!

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
PARABÉNS!!!! :-D

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
E aí? Conta mais...

iGospel
Veterano
# fev/05
· votar


Amanhã eu conto..agora to indo pra igreja....fui!!! :D

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


Pow...eu só discordo do dual de Cravo. Quando vc engorda o cravo, ele perde a sua leveza, que a sua maior característica. E, no barroco, principalmente Bach, em algumas peças, o cravo era "gordo" pq eram 2 cravos. Mesmo assim, eu sou contra o dual de cravos.

Seria mais interessante (e barroco) que trocásse um cravo dali por um órgão (principalmente o Pipe) com 30% a menos de volume. Aí daria pra tocar quase todas as peças de cravo de Bach sem ter que chamar um amigo seu pra tocar junto.

Jonatas_Beque
Veterano
# fev/05 · Editado por: Jonatas_Beque
· votar


mano_a_mano
8) Brass (127) + Strings (120) - mão direita
Octave Strings (127) + Timpani (127) - mão esquerda

Esta combinação é a minha preferida... Ela é muito útil para se fazer um som glorioso, triunfal, impactante, enfim, são muitos os adjetivos... É como se você tivesse uma verdadeira "orquestra" no seu teclado. Mas lembre-se que os tímpanos não podem estar sempre presentes, caso contrário, o som perde sua característica. Use os tímpanos com moderação... mas com força.


Vc já viu o som "Tutti", da classe "STRINGS" do PSR-3000? Junta tudo isso q vc falou, só que em um timbre só.
E mais.........se vc pressionar as teclas da mão esquerda com força (Tecla F2 pra baixo), vc tem ainda os pratos de orquestra.

Jonatas Beque
jonatasbeque@hotmail.com

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Jonatas_Beque
Interessante...

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Ken Himura
Eu fiz essa combinação de dois cravos após ouvir o Prelúdio e Fuga em Mib Maior do Cravo Bem Temperado Vol. I de J. S. Bach, tocado por uma cravista européia (da qual não me lembro o nome), e achei a mistura de sons interessante de minha parte... Mas isso é uma questão de gosto. Quanto à sua combinação de órgão e cravo, eu testei aqui, e funcionou legal :-) Está anotada sua sugestão...

fathertime
Veterano
# fev/05
· votar


parabéns por mais um tópico legal mano a mano!!!!!!

fathertime
Veterano
# fev/05
· votar


tenho um teclado yamaha com esse dual voice. Vou testar estas combinações e postar algumas que eu achar interessante.

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


fathertime
Valeu pelos elogios :-) Qual o modelo do seu teclado?

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


Excelentes combinações, mano_a_mano.
Abraços.

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Marco Alan Rotta
:-)

waltinhoarruda
Veterano
# jul/05
· votar


pessoal não sei se estou no chat certo.mais estou com um pequeno grande problema,meu controlador ficou exposto a poeira e esta com bastante mancha preta.gostaria de saber se ah algum produto ao qual posso limpar ele sem danificar,pois já tentei com um pano umido,por favor se algue´m souber me ajude .abraço!!!

Raphael cox
Veterano
# jul/05
· votar


mano_a_mano
gostei do topico ...ajudou bastante..valeu

mano_a_mano
Veterano
# jul/05
· votar


waltinhoarruda
Um pano macio umedecido com água é o suficiente. Evite usar produtos como álcool, thinner ou benzina, pois podem prejudicar ainda mais o aparelho.

Raphael cox
Valeu :-)

JeffersonX
Veterano
# abr/08
· votar


Eu sei, eu sei... Ressuscitei um tópico de 2005, mas acho que esse tópico é muito interessante e deve ser enriquecido.

Essa combinação orquestral que o mano a mano postou parece ser muito interessante. Vi essa semana um vídeo de um cara tocando músicas do Star Wars em um Korg Triton Pro com uma combinação muito semelhante a essa. Ficou show demais!!

Outro detalhe interessante que pode ser adicionado é mais uma camada com Choir mais alta que o String+Brass, com volumes mais baixos. Esse mesmo cara que citei fez isso na O Fortuna de Carmina Burana. Cara, é de cair o queixo.

Ken Himura
Veterano
# abr/08 · Editado por: Ken Himura
· votar


Já que é pra ressucitar, vamos colocar mais timbres maneiros!

Vou colocar 4 que são muito usados pela galera hoje em dia:

Dream Theater
Learning to Live - Intro (muito parecido - o original era um pad do Roland do Moore com mais attack)
Flauta: vol 127, attack entre 60 a 95% +
Pizzicatto strings: vol entre 80 e 100, uma oitava acima.

Metropolis pt.1 - Intro
Roland Fantom: A partir da linha S, tem um timbre muito tesão pra essa parte - bright pad NeuroDrone (número 104 eu acho). Dêem uma procurada.

Outros teclados:
Flauta pan (vol 75) + Algum pad suave (tipo o midi "Metallic" - vol 120). Há vários meios de construir esse pad, eu tenho feito assim com freqüência. E aumentar um pouco o valor de sustain dá uma impressão boa.

Angra
Carry on
Brass (vol 95) + Strings (100). Todos os efeitinhos que aparecem dá pra cobrir com isso

Angels and Demons
Sawtooth : cutoff por volta de 50%, attack uns 40%. + Strings (vol 50)

Testem aê!

JeffersonX
Veterano
# abr/08
· votar


Ken Himura
Fala fii! Fiz aqui. Ficaram show demais!! Uma coisa que notei no Juno D que ao invés de colocar Flauta Pan + Pad suave, ficou muito próximo do original colocar Str Spiccato e Strings. E pra completar, um efeito Phase com a resonância um pouquinho só aumentada. Cara, ficou muito show aqui.

Jefferson_CE
Veterano
# abr/08 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Gosto muito da combinação Grand Piano (100) + Octave Guitar (70) no meu... ehhh... hmmm...PSR-520... (vergonha)

JeffersonX
Veterano
# abr/08 · Editado por: JeffersonX
· votar


Essa é pra quem tem o Juno D e gostaria muito de ter o aclamado Film Octaves da Roland. É muito simples construir esse timbre.

Pegue o StringSect1 e configure em modo dual. Você vai observar que o volume vai estar mais deslocado pra um dos pacthes. Configure para ficar igual. No primeiro Dry Strings, coloque o Coarse para +12 (desloque-o uma oitava acima). Configure o ataque dos 2 Dry Strings pra +8. Agora é só tocar pra sentir como ficou. Eu montei através das demos do Film Octaves do JV 2080. Achei muito parecido.

Felip
Veterano
# jul/09
· votar


Achei este tópico aqui esquecido desde abril de 2008, mas acho que o mesmo é de bastante utilidade para o tecladista, sem prazo de validade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais dicas: combinações de sons em teclados arranjadores e workstations