XK-3 e XK-System da Hammond Suzuki

    Autor Mensagem
    Boechat
    Veterano
    # fev/05


    Bem, sou novo aqui no fórum e achei-o muito interessante.
    Mas vamos ao que interessa.
    Sou tecladista apaixonado pelo som do antigo (bem, pre-histórico se considerar minha idade: 18 anos) Hammond B3 (claro ligado a uma boa Leslie).
    Já toquei em dois simuladores (em lojas), o Nord Clavia Electro 73 e o Roland VR-760, os dois que achei de sons fantásticos somado ao fato de possuírem bons sons de pianos acústicos e elétricos vintage.
    Porém, ao navegar na net recentemente, descobri um "clone B3" que realmente chamou minha atenção: o Hammond-Suzuki XK-3.
    Imagino que seja um teclado animal, por, além de ser um Hammond completo: dois sets de 9 drawbars cada, para dois manuais, e um set de 2 drawbars, pro pedal, (porém ele tem só um manual) todos os controles de percussion, vibrato e chorus, teclas de cores invertidas (uma oitava) que funcionam com pre-sets como o original, teclas tipo "waterfalls" e uma simulação leslie; o bicho tem um pré amplificador valvulado! Perfeito prum overdrive verdadeiro!
    Mas mesmo assim estava preferindo o Roland VR-760, pela versatilidade (e pelo fato de terem drawbars verdadeiros, que o Electro não possui, e acho que o visual e o feeling, pelo menos no caso de clones Hammond, são tão importantes quanto o som).
    Até que entrei no site da Hammond Suzuki Norte Americana (www.hammondorganco.com) e vi um complemento perfeito pro XK-3 o XK-System.
    Quem nunca viu, vale a pena entrar no site pra dar uma olhada!! (http://www.hammondorganco.com/product_set4.htm) Mas pra quem tá com preguiça, ou precisa de um incentivo, vou descrevê-lo, um manual extra, também com as teclas de cores invertidas (uma oitava, 12 teclas de C(dó) a B(si), com os tons em preto e os semi-tons em branco, ao contrário de qualquer teclado ou piano normal), portanto 73 teclas, 61 funcionais; pedaleira de 25 notas (duas oitavas), um móvel de madeira desmontável, e portanto potrátil, para segurar tudo isso (que lembra MUITO o antigo C3, com uns painéis afixados, e lembra um pouco o B3, sem os paineis) e um banco de madeira... se me permitem dizer, complemento "do caralho"!!!!!
    Tem-se um B3 perfeito é portátil!!! Imagine chegar para um show e começar a montar um Hammond (com movel de maneira!) tirando partes dele do seu carro! Um Hammond de visual incrível!
    Isso sinceramente mudou completamente minha opção! Esqueci completamente o VR-760, e sinceramente posso comprar um módulo pra ligar no segundo teclado do Hammond pra sons de piano e synths que precisar. Um teclado perfeito!
    Mandei um email pra Hammond Suzuki do Brasil (www.hammond.com.br) e me disseram que o XK-System, completo com o XK-3, sairá (em Maio) por R$14.700,00 aproximadamente. Bem caro, mas mais ou menos o mesmo preço de um B3 usado sem leslie (se você achar!), e esse é portátil com dois manuais e "simulated" leslie, acho que prum músico de estrada (que não sou, mas pretendo ser) é perfeito! E bem mais barato que um "New B3" (também da Hammond-Susuki) e de visual muito superior ao do "Novo B3 Portátil" (Hammond Suzuki).
    Aaahhh... pra quem tem fácil acesso aos Estados Unidos, ouvi falar (boatos na net) que o XK-System completo ficaria uns US$ 3.000,00... Mais barato que um Mini-Moog Voyeger, minha outra paixão e sonho.
    Agora, sinceramente, nunca toquei no XK-3 ou num B3 de verdade para comparar, então se pudessem me dar algumas opiniões ficaria agradecido. Se alguém quiser comentar sobre esse combo também fiquem a vontade.
    Porém caro demais pra mim, por enquanto.
    Enquanto isso eu sonho...
    Valeu galera!
    André Boëchat

    ROTTA
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    André.

    Posso lhe garantir que compartilhamos a paixão pelo Hammond. Nunca toquei em um B3, mas já vi demonstração dele. Tenho boas referências sobre a qualidade do XK-3 e até mesmo dos Roland VK.

    Além disso, existem alguns bons softsynths para emulação dos órgãos Hammond. Testei o Native Instruments B4 e é muito bom.

    Não sei se ajudei muito... :-) Afinal, você parece estar bastante interessado no visual e no feeling do equipamento, além dos timbres.

    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Complementando o que escrevi acima, fiz uma busca aqui neste fórum e achei algumas coisas que possam lhe interessar:

    Demos do Hammond XK-3

    Tópico geral sobre Hammond

    Guia para montar sons de Hammond no sintetizador

    Além disso, neste link você terá uma comparação (com MP3s) entre o Korg CX3, o Hammond XK-3, Nord Electro e o Native Instruments B4. Vale a pena ouvir.

    Abraços.

    Ric
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Boechat,
    Vi um workshop do XK-3 no final de 2004. fiquei muito impressionado! Mesmo porque este Não é um Clone!!!! e Sim um órgão Hammond Mesmo. Só que moderno. Ele não é sampler e nem simulador, tem tonewheels e válvulas de verdade! Impressionante!!!!! Fica num patamar bastante diferente dos Nords, Korgs e Rolands....
    Quando ao System... eu não sabia. Liguei para a Hammond e eles me deram as características e parece ser um B3 mesmo!
    O Preço não é barato, mas nem chega perto dos B3 que vendem por ai, que em muitas vezes estão em péssimo estado... passando dos R$30 mil!!!
    Boa Sorte
    Falou!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tá fora do ar a página ou é só aqui?? Fucei, e só consegui ler alguma coisa sobre no site da Speakeasy (www.speakeasyvintagemusic.com). Mas lá só rolou algo mais superficial. Não entendi como funciona o lance do segundo manual. É ligado em MIDI com o outro, já vem atachado a ele, como é o esquema??

    Ah, e pra galera que curte som vintage, fica aí a dica pra visitar essa página, especializada em reformar, dar assistência técnica, fabricar acessórios (como pre amps) e principalmentye, tornar portateis os monstros como o Hammond e o Fender Rhodes. Cuidado pra não babar no teclado do computador.

    Abs a todos.

    Ric
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising, Dá uma olhada no site da Hammond-Brasil www.hammond.com.br clica no B-3 Kit.
    O conjunto fica igual ao b3! Estou louco pra ver isso de perto.

    Falou.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vixxi, cara, certeza?? É o que tá na pagina inicial ali?? É só text, não é link. E o hammondorganco ainda ta fora aqui...

    Abs.

    Ric
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising,
    Acabei de verificar e a hammondorganco esta funcionando pra mim... e o link na página inicial da Hammond-Brasil esta funconando tb....
    ....internet dá estas coisas as vezes....
    Tenata acessar e conta oque achou.... Eu curti a idéia.....

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Opa, hoje rolou!! Coisa de loco... Mas como tudo da Hammond, pra poucos... Em todo caso, curti a idéia de vc comprar só o que precisar. Só não vi ali como funciona o segundo manual ligado ao primeiro... Midi maybe??

    gustavocp
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Revivendo o tópico...

    Alguém sabe como funciona aquele Lower do Xk-system?
    É mesmo pro Xk-3 ou será que qualquer teclado com Midi consegue utilizar ele?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a XK-3 e XK-System da Hammond Suzuki