Escalas e Modos

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# jun/13
· votar


Desenterrando o tópico:


E ai gente, boa noite. Estou aqui no MI (Musician's Institute) fazendo um Summer Shot de guitarra e o Allen Hinds me deu um bolo numa aula particular, fiquei bem triste e pá. Curto muito Fusion, é o que eu quero tocar e tal, e essa aula era essencial. Bom, o cara que o substituiu ja tinha me dado uma aula e me ajudou muito e tal, e dessa vez ele disse que esses dois caras ( Henderson e o Hinds) usam muito o lídio dominante, contudo eu não entendi muito bem como eles usam essa escala, que nada mais é que o quarto grau da menor melódica.

Eles continuam pensando no formato alterado? Exemplo

G#7alt - Seria sua "tonica" e você simplesmente toca a menor melódica meio tom para frente (Am mel). Essa seria a forma tradicional que eu chamei de formato alterado.

Eles pensam nesse lidio como o 4º grau disso e tocam nesse exemplo que eu dei um D lidio dominante (4º grau do A)

Ou eles tocam esse lidio nesse caso como um G#lidio dominante?

Se não for nenhuma dessas formas, como eles aplicam essa escala em uma harmonia.

Valeu, Abraço

Filippo14
Veterano
# jun/13
· votar


Eu sei que o tópico é de teclado, mas a ideia vale para todos os instrumentos musicais, ninguem sabe como me dar uma ajuda não?

MateusKiedis
Veterano
# jan/20
· votar


Boa tarde, estou tentando tirar uma música que tem uma progressão de notas que nunca vi, alguém poderia me dar uma luz? descobri essas notas já na escala usada.

C - C# - E - G - A# - C# - E - G - G#

Obrigado!

Ken Himura
Veterano
# fev/20
· votar


MateusKiedis
Pelo que você disse aí, pode ser Dó frígio dominante, mas tem que ver o contexto.

guitar_joker
Membro Novato
# fev/20
· votar


Uma boa maneira de memorizar é a seguinte:
° temos a escala maior natural e a menor natural
° a escala maior natural gera os modos gregos [jônio ao lócrio]
° a escala menor natural [também 6º grau da maior natural] gera os modos gregos com alterações
Como temos escalas maiores e menores, quando formamos os modos podemos pensar:
° graus I, IV e V da escala maior geram os modos maiores
° graus II, III, VI e VII da escala maior geram os modos menores
A partir da escala menor natural, formamos as escalas melódica e harmônica:
° menor melódica: menor natural com 6ª maior e 7ª maior;
° menor harmônica: menor natural com 7ª maior;
E as escalas menores gerarão seus modos também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas e Modos