Escalas e Modos

Autor Mensagem
dBrgs
Veterano
# fev/05


Eu estou criando este tópico para que nós possamos postar todas as escalas que conhecemos reunidas num só tópico, para facilitar a busca e evitar repetições.

Desde já agradeço a todos que já deram sua contribuição postando escalas e modos nos outros tópicos relacionados, e que estarei postando nesse tópico.

Para simplificar e evitar repetição de escalas, é melhor que coloquemos todos no tom de Dó (C) ou em Graus Romanos, colocando também a sua nomeação (uma ou mais, se souberem).

Valeu pessoal!

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Vou começar colocando então as 7 escalas diatônicas da família da Escala Maior.

C - D - E - F - G - A - B - C --> Modo Jônio (Escala Maior)
C - D - Eb - F - G - A - Bb - C --> Modo Dórico
C - Db - Eb - F - G - Ab - Bb - C --> Modo Frígio
C - D - E - F# - G - A - B - C --> Modo Lídio
C - D - E - F - G - A - Bb - C --> Modo Mixolídio
C - D - Eb - F - G - Ab - Bb - C --> Modo Eólio (Escala Menor (Natural))
C - Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C --> Modo Lócrio

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Escalas da Família da Escala Menor Melódica:

C - D - Eb - F - G - A - B - C --> Modo Dórico (n7) --> Escala Menor Melódica (ou Escala Havaiana)
C - Db - Eb - F - G - A - Bb - C --> Modo Dórico (b2) ou Modo Frígio (n6) --> Escala Javanesa
C - D - E - F# - G# - A - B - C --> Modo Lídio Aumentado
C - D - E - F# - G - A - Bb - C --> Modo Lídio Dominante ou Lídio (b7 ou Mixolídio (#4) --> Escala Sobretonal ou Escala Nordestina
C - D - E - F - G - Ab - Bb - C --> Modo Mixolídio (b6) --> Escala Hindu
C - D - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C --> Modo Lócrio Menor
C - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - C --> Modo Super Lócrio --> Escala Alterada

* Lembrando que podem ter outros nomes, mas conheço estes só.

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Escalas da família da Escala Menor Harmônica:

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C --> Modo Eólio (n7) --> Escala Menor Harmônica
C - Db - Eb - F - Gb - A - Bb - C --> Modo Lócrio (n6)
C - D - E - F - G# - A - B - C --> Modo Jônio Aumentado
C - D - Eb - F# - G - A - Bb - C --> Modo Dórico (#4) --> Escala Menor Romana ou Escala Tunisiana
C - Db - E - F - G - Ab - Bb - C --> Modo Frígio Maior --> Escala Espanhola ou Escala Judaica
C - D# - E - F# - G - A - B - C --> Modo Lídio (#2)
C - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bbb - C --> Modo Ultra Lócrio --> Escala Diminuta Harmônica

roggerss
Veterano
# fev/05
· votar


poderia também arrumar um jeito sobre aplicações de escalas sobre acordes, acho que é a maior dúvida, quando se fala em quartas evitadas, etc...

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Algumas Escalas:

5 notas:
C - D - E - G - A - C --> Pentatônica Maior
C - Eb - F - G - Bb - C --> Pentatônica Menor
C - D - F - G - Bb - C --> Escala Egípcia
C - Db - F - G - Ab - C --> Escala Japonesa ou Kumoi
C - Db - Eb - G - Ab - C --> Escala Balinesa
C - D - Eb - G - Ab - C --> Escala Hirajoshi
C - Db - F - Gb - Bb - C --> Escala Iwato

C - Eb - F - F# - G - Bb - C --> Escala Penta Blues

Simétricas:
C - D# - E - G - Ab - B - C --> Escala Aumentada (modo I)
C - Db - E - F - G# - A - C --> Escala Aumentada (Modo II)
C - D - Eb - F - Gb - Ab - A - B - C --> Escala Diminuta
C - Db - Eb - E - F# - G - A - Bb - C --> Escala Dom Dim
C - D - E - F# - G# - A# - C --> Escala de Tons Inteiros
(Todas as notas) --> Escala Cromática

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Roggerss

É bom mesmo, quanto à sonoridade eu não sei explicar, mas quanto à formação da tétrade harmonizada em terças, eu postei uma explicação no tópico sobre Harmonia, dá uma olhada lá.
Espero ter-lhe ajudado. Valeu!

SmdCarvalho
Veterano
# fev/05
· votar


Valeu cara! mas nâo seria mais simples de entender se vc escrevesse os intervalos ao invés das notas? EX: T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7b - T , ( escala menor natural ) onde T é a tonica , assim pode-se aplicar essa regra para todos os tons, fazendo o mesmo com todas as escalas. Fica a sugestão. Um abraço.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Muito bom este topico, vou pedir a algum moderador pra coloca-lo no stick depois

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Tá certo então. Vou passar em graus e vou colocar também o acorde que é formado no I grau da escala, para improvisar sobre.

Família da Escala Maior:

Modo Jônio (Escala Maior): ------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - T ----------> I7M
Modo Dórico: ---------------------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m - T ---------> Im7
Modo Frígio: ----------------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T ------> Im7
Modo Lídio: -----------------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6 - 7M - T ---------> I7M
Modo Mixolídio --------------------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7m - T ----------> I7
Modo Eólio (Escala Menor) -------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T -------> Im7
Modo Lócrio -----------------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5b - 6b - 7m - T ----> Im7(b5)

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Família da Menor Melódica:

Modo Dórico (n7) (Escala Menor Melódica): ----> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7M - T ----------> Im7M
Modo Dórico (b2) (Escala Javanesa): -----------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m - T ---------> Im7
Modo Lídio Aumentado: --------------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5# - 6 - 7M - T ---------> I7M+
Modo Lídio Dominante (Escala Sobretonal): ----> T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6 - 7m - T ---------> I7
Modo Mixolídio (b6) (Escala Hindu) --------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6b - 7m - T ---------> I7
Modo Lócrio Menor --------------------------------> T - 2 - 3b - 4 - 5b - 6b - 7m - T ---------> Im7(b5)
Modo Super Lócrio (Escala Alterada) ------------> T - 2b - 3b - 4b - 5b - 6b - 7m - T ------> Im7(b5) (ou I7(b5))

* Lembrando que os acordes de base podem ser alterados, valendo a criatividade de cada um. Coloquei aqueles que se formam na harmonização em terças.

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Família da Menor Harmônica:

Modo Eólio (n7) (Escala Menor Harmônica): ----> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7M - T ----------> Im7M
Modo Lócrio (n6) ----------------------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5b - 6 - 7m - T ---------> Im7(b5)
Modo Jônio Aumentado: --------------------------> T - 2 - 3 - 4 - 5# - 6 - 7M - T ---------> I7M+
Modo Dórico (#4) (Escala Menor Romana): ----> T - 2 - 3b - 4# - 5 - 6 - 7m - T ----------> Im7
Modo Frígio Maior (Escala Espanhola) -----------> T - 2b - 3 - 4 - 5 - 6b - 7m - T ----------> I7
Modo Lídio (#2) -----------------------------------> T - 2# - 3 - 4# - 5 - 6 - 7M - T ----------> I7M
Modo Ultra Lócrio (Escala Diminuta Harmônica) --> T - 2b - 3b - 4b - 5b - 6b - 7d - T -----> Iº

* Obs: As Sétimas (7) são representadas como:
7M --> Sétima Maior
7m --> Sétima Menor
7d --> Sétima Diminuta

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Mais escalas...

Pentatônicas:
* Estas eu não colocarei acorde pq não sei mesmo. Podem ser usadas no meio de uma música, então depende do acorde que estava sendo usado na escala de 7 notas, podendo as vezes ficar dissonante, mas fica bom.

Pentatônica Maior -------------> T - 2 - 3 - 5 - 6 - T
Pentatônica Menor ------------> T - 3b - 4 - 5 - 7m - T
Escala Egípcia -----------------> T - 2 - 4 - 5 - 7m - T
Escala Japonesa ou Kumoi ---> T - 2b - 4 - 5 - 6b - T
Escala Balinesa ----------------> T - 2b - 3b - 5 - 6b - T
Escala Hirajoshi ----------------> T - 2 - 3b - 5 - 6b - T
Escala Iwato -------------------> T - 2b - 4 - 5b - 7m - T

Penta Blues --------------------> T - 3b - 4 - 4# - 5 - 7m - T


Simétricas:

Escala Aumentada (Modo I) ------------> T - 2# - 3 - 5 - 5# - 7M - T -------------> I+
Escala Aumentada (Modo II) -----------> T - 2b - 3 - 4 - 5# - 6 - T ---------------> I+
Escala Diminuta -------------------------> T - 2 - 3b - 4 - 5b - 6b - 6 - 7M - T ----> Iº
Escala Dom Dim -------------------------> T - 2b - 3b - 3 - #4 - 5 - 6 - 7m - T ---> I7
Escala de Tons Inteiros -----------------> T - 2 - 3 - #4 - #5 - #6 - T -------------> I7+ *
Escala Cromática ------------------------> (todas as notas)

* O acorde I7+ é o acorde Aumentado com Sétima Menor.
O acorde I7M é o acorde Maior com Sétima Maior, so pra não confundir.
É porque antigamente se usava o I7+ para representar o que hoje é o I7M.

Bico
Veterano
# fev/05
· votar


Eu preciso do modo EASY, ou VERY EASY, pra zerar esse treco.

Por aqueles livros do Almir Chediak (harmonia e improvisação) eu consigo aprender teoria sem maiores problemas?
É q meu irmão tem os dois volumes. Comecei a folhear um, e achei meio sem linearidade... Aí deixei de lado, hehe. Mas vou tentar de novo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05
· votar


alguem poderia colocar neste mesmo tópico o modo certo de digitação de escalas pra cada escala??

tipo... todas as escalas maiores e seus respectivos dedos e todas as escalas menores e seus respectivos dedos...

pq tipo... eu aprendi assim pra todas as escalas: 1 2 3 1 2 3 4 5 para mão direita... e 1 2 3 4 5 3 4 5 para a esquerda... mas então me disseram q existe um sequencia pra cada escala maior e menor...

e mais uma coisa: como eu faço pra dar continuidade numa escala com mais de 8 notas... tipo... dobrando uma escala (que vai ficar com 16 notas) por exemplo, eu uso quais dedos pra dar continuidad a ela??? tipo:

1 2 3 1 2 3 4 1 2 3 4 2 3 4 5? é assim????

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Jonathas Lacerda

Uma grande parte das escalas pode-se fazer naquele jeito que vc falou, e é assim mesmo. Mas o problema é que em alguns tons, como F# e outros, e também em algumas escalas com alterações, fica difícil usar esse sistema. Eu não sei quais os dedos certos para cada escala, se alguém souber, pode postar ae.
Eu tento sempre fazer de várias maneiras uma escala até achar um jeito que fique mais mecânico, automático ou ágil. É isso ae.
Espero ter ajudado.

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Aqui vão mais algumas escalas.

Escalas da família da Escala Maior Napolitana:
(Vou colocar apenas 6 porque a última é meio esquisita, mas se quizerem, podem ir achando os modos relativos da E.M.Napolitana que irão achá-la)

Escala Maior Napolitana ----------> C - Db - Eb - F - G - A - B - C --->
---> Im7M -------------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6 - 7M - T.
(A tétrade formada é menor mas o nome da escala é Maior mesmo)

Escala de Tons Inteiros com 7M -> C - D - E - F# - G# - A# - B - C --->
---> I7M+ -------------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5# - 6# - 7M - T.

Modo Lídio Aumentado (b7) ------> C - D - E - F# - G# - A - Bb - C --->
---> I7+ ---------------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5# - 6 - 7m - T.

Modo Lídio Menor -----------------> C - D - E - F# - G - Ab - Bb - C --->
---> I7 -----------------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6b - 7m - T.

Modo Lócrio Maior (Escala Árabe) ---> C - D - E - F - Gb - Ab - Bb - C --->
---> I7(b5) ----------------------------> T - 2 - 3 - 4 - 5b - 6b - 7m - T.

Modo Lócrio Menor (b4) --------------> C - D - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - C --->
---> Im7(b5) --------------------------> T - 2 - 3b - 4b - 5b - 6b - 7m - T.

Essas escalas tem uma sonoridade parecida com a de tons inteiros porque dentro delas tem mesmo a escala simétrica, só que com mais uma nota, gerando um cromatismo.

Ae pessoal, podem postar suas escalas também, se alguém inventou um nome para uma escala, coloque aqui e diga porque vc colocou tal nome. E se conhecerem outras escalas (pode ser de 6 notas, 5, 8, etc...) podem postar também, para que possamos fazer uma grande Central de Escalas e Modos. Valeu galera!

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05
· votar


ei galera... conversando com um dos caras do fórum, o Eliseu, vulgo mano_a_mano (vulgo?? AHUAHSUAHSUAHSHASUAHSuAHsu), pedi a ele umas dicas sobre digitação de escalas (na verdad eh dedilhado, mas todo mundo quer ser guitarrista agora, neh???? eheheh) dai ele me deu uns toques sobre a tal digitação para um monte de escalas... como ele foi me dizendo pelo messenger, eu estou editando a parada e vou colocar numa linguagem mais fácil... vcs querem q eu coloque neste mesmo tópico, ou que eu faça um tópico novo??????????

dBrgs
Veterano
# fev/05
· votar


Jonathas Lacerda

Pode colocar aqui mesmo, afinal, faz parte das escalas.
A colaboração de todos é importante.

dBrgs
Veterano
# mar/05
· votar


E ae pessoal.

Vou postar sobre o campo harmônico das escalas que eu já citei, e como algumas escalas achando seus modos geraram mais 6 escalas, o campo harmônico será o mesmo, mas partindo de outro grau. Então postarei por "famílias".

É importante saber o campo harmônico das escalas para se obter com mais precisão a sonoridade característica de cada uma delas, apoiada sobre o acorde.

Escala Maior:
I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7(b5)
(Exemplo: Em Dó : C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
Em Mi : E7M - F#m7 - G#m7 - A7M - B7 - C#m7 - D#m7(b5))


Escala Menor Melódica:
Im7M - IIm7 - III7M+ - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)

Escala Menor Harmônica:
Im7M - IIm7(b5) - III7M+ - IVm7 - V7 - VI7M - VIIº
---> Alternativos: IIº , IVm7(b5) , VIm7M. ... veja o tópico Harmonia.

Escala Maior Napolitana:
Im7M - II7M+ - III7+ - IV7 - V7(b5) - VIm7(b5) - VII????
---> Pode-se usar: VII7+

dBrgs
Veterano
# mar/05
· votar


Dae gente do Forum

Lá vai mais uma escalas...

Família da Escala Maior Harmônica:

Fórmula das Escalas:
Escala Maior Harmônica ------------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6b - 7M - T
Modo Dórico (b5) -------------------------> T - 2 - 3b - 4 - 5b - 6 - 7m - T
Escala Indiana (ou indígena (??)) -------> T - 2b - 3b - 4b - 5 - 6b - 7m - T
Modo Lídio Diminuto ----------------------> T - 2 - 3b - 4# - 5 - 6 - 7M - T
Escala Cigana (uma das...) --------------> T - 2b - 3 - 4 - 5 - 6 - 7m - T
Modo Lídio Aumentado (#2) -------------> T - 2# - 3 - 4# - 5# - 6 - 7M - T
Modo Lócrio (bb7) ------------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5b - 6b - 7d - T

Campo Harmônico:
I7M - IIm7(b5) - IIIm7 - IVm7M - V7 - VI7M+ - VIIº

Essas escalas são inversas das escalas da família da menor harmônica, e por isso pode ter uma sonoridade parecida. Assim como a menor harmônica tem os graus V e VI maiores (Ex.: G - Ab), a maior harmônica tem os graus III e IV menores (Ex.: Em - Fm) que tem uma sonoridade bem harmônica mesmo.

---------------------------------------------------------------------- --------------
Aqui vai então um desafio para todos do fórum:

- Citar nomes de músicas de bandas que tenham em algum trecho uma ou mais escalas diferentes, e cite-os aqui neste tópico para que todos possam encontrar e ouvir essas músicas para aprender mais sobre a aplicação dessas escalas.

Valeu!

Frankz
Veterano
# mar/05
· votar


Bom... ja que to de passagem... a música Fullmoon do Sonata Arctica usa a escala menor de Lá Bemol... e no solo usa a harmônica menor de Lá Bemol (que é só aumentar a 7ª).

bom foi a única música que me veio à cabeça agora... falow ae! =)

victorigbatista
Veterano
# jun/05
· votar


Vou começar colocando então as 7 escalas diatônicas da família da Escala Maior.

C - D - E - F - G - A - B - C --> Modo Jônio (Escala Maior)
C - D - Eb - F - G - A - Bb - C --> Modo Dórico
C - Db - Eb - F - G - Ab - Bb - C --> Modo Frígio
C - D - E - F# - G - A - B - C --> Modo Lídio
C - D - E - F - G - A - Bb - C --> Modo Mixolídio
C - D - Eb - F - G - Ab - Bb - C --> Modo Eólio (Escala Menor (Natural))
C - Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C --> Modo Lócrio


to com uma duvida, aondi na parte pratica eu posso usar essas escalas?

victorigbatista
Veterano
# jun/05
· votar


?????

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jun/05
· votar


Pessoal,a idéia foi boa,MAS!........

Além dessas escalas e modos ninguem usarem,vocês jogam no ar sem

explicar o porque,sem explicar uma regra,Um novato no assunto não vai entender bolufas.

Vamos postar e principalmente explicar para não criar dúvidas,Ok.

victorigbatista
Veterano
# jun/05
· votar


é mesmo, expliquem-se

korg01w
Veterano
# fev/07
· votar


e ae galera achei legal retomar esse topico que parece que se perdeu aqui no forum. Vamos dar continuidade a ele, quem por gentileza puder explicar as duvidas, estará fazendo um grande favor a toda a galera do forum. Abraços à todos...

leandro rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar


korg01w

Se vc usar a Busca, com certeza vai achar ESCALAS e MODOS

alexandre bastos
Veterano
# ago/09
· votar


ola a todos estive pesquisando muito sobre o assunto e fiz algumas análises e na minha opinião o modo lidio menor deve ter a seguinte formação: F 2/9 3m #4 5J 6 7M, fora isso na minha modesta opinião a escala para a ser um Mixolidio #4 b6 ou Lídio b7b13 mas é claro uma questão de opinião, pois analiticamente falando uma escala para ser menor tem que ter obrigatóriamente a terça menor

alexandre bastos
Veterano
# ago/09
· votar


ola a todos estive pesquisando muito sobre o assunto e fiz algumas análises e na minha opinião o modo lidio menor deve ter a seguinte formação: F 2/9 3m #4 5J 6 7M, fora isso na minha modesta opinião a escala para a ser um Mixolidio #4 b6 ou Lídio b7b13 mas é claro uma questão de opinião, pois analiticamente falando uma escala para ser menor tem que ter obrigatóriamente a terça menor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas e Modos