Mais de uma teclado no palco...

    Autor Mensagem
    _Ale
    Veterano
    # fev/05


    Aew galera criei esse topico pra tentar aprender algo mais sobre ter mais de um teclado no palco e qual as vantagens disso...a maioria dos tecladistas q vi tocar tinha 2, 3 ou ateh 4 teclado mas mas apesar de alguma coisas q ja sei gostaria q me ajudassem nisso...vlw

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Geralmente, um teclado está configurado com uma certa combinação de timbres, e outro com outra, e assim vai... Isso é uma mão na roda, pois não é necessário ficar trocando registros enquanto toca... Eu sei por mim, que sempre uso 2 ou mais no palco (já cheguei a usar 5)...

    mazza
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu gosta de trabalhar com dois teclados porque em um deles eu deixo programado só os timbres de piano e órgão, e no outro os timbres de metais, cordas, etc., fica mais fácil de não errar apertando um botão e entrando um timbre completamente estranho... tipo um brass no lugar de string... o que não quer dizer que não se erre quando se toca ao vivo, mas ajuda...

    sarpa
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    _Ale, além disse tem o motivo das teclas. Por exemplo, imagine que o tecladista usa 3 timbres básicos: pianos, organs hammond e synths.
    Então, para os timbres de piano ele possui um piano digital com 88 teclas pesadas. Para os timbres de hammond, utiliza um teclado com 76 teclas do tipo waterfall, que são mais recomendada para os organs, pois facilitam os glissandos e "licks" mais rápidos.
    Para os synths, um sintetizador com 61 teclas...

    Além do mais, muitos trabalham com racks de efeitos e módulos, e por isso precisam de alguns controladores, mas, por exemplo, no caso do uso de um Kurzweil K2600s já dispensa o uso de outros controladores, pois ele é perfeito para se trabalhar "midiado" à outros equipamentos.

    Outro motivo de tantos equipamentos num palco, é a exigência do músico em relação aos timbres. Vamos supor, um sintetizador consegue até emular com quase perfeição o timbre de um MOOG, mas não é a mesma coisa que ter "o" MOOG no palco, ou seja, o tecladista leva o teclado autêntico.

    Em meu setup atual, trabalho com 2 equipamentos.
    - Rhodes VK-1000 para timbres de Rhodes e Organs
    - Roland XP-30 para todos os outros timbres e pianos acústicos
    No caso dos timbres de piano, utilizo o VK-1000 controlando o XP-30 por causa das teclas. O VK possui 76 teclas e o XP 61.

    Esperando ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    V. Augusto
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    sarpa
    O único teclado de 76 teclas waterfall (queda d'água, por que? ) é o VR-760, certo? Ou tem mais?

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu já usei o piano digital Yamaha CP-80 como controlador de um Roland SC-880. Eu gosto desse CP-80 pela mecânica de suas 88 teclas.

    Inês Regina
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Sarpa[b][/b]

    me fala mais um poko deste VK 1000... os órgãos dele saum legais? quanto custa em média um destes?

    Abraço
    Inês Regina

    DRAYCON
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    E quanto a disposição dos teclados no palco? Tipo, não tenho experiência com show, só com apresentações de escolas e tal. Mas sei que quando eu fizer shows com a banda que estou formando, vou ter uns 3 teclados, talvez, para a performance, e posteriormente, talvez até um controlador. Então gostaria de saber tipo, como fazer pra não ficar encoberto pelos teclados (pq eu gostaria de aparecer bem), se é melhor teclados rodeando o músico ou um encima do outro, e como se desviar dos teclados pra fazer uma performance legal só com o controlador. É isso, valeu

    sarpa
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello, em relação ao sistema waterfall, são vários os equipamentos que possuem este mecanismo. São melhores para simulações de organ, assim como as teclas do Hammond B3.


    Inês Regina, quanto ao VK-1000, posso garantir que fiquei 100% satisfeito com a timbragem de orgam. Um equipamento muito fácil de se operar. Possui 13 drawbars, efeito de leslie MUIIITO bom. As teclas também, são perfeitas para simulação de orgam.
    Possui ainda memory card para salvar suas configurações e adicionar novos timbres ao equipamento. Ainda possui alguns presets de pianos elétricos e synths.
    É também um excelente controlador, com 2 zonas midi, ou seja, você pode tranquilamente controlar 2 equipamentos ao mesmo tempo, tendo o VK-1000 como seu teclado "master.
    O único inconveniente é o tamanho e peso dele. Ele chega à pesar quase 30kg. Uma parte do seu gabinete é de madeira... Quase que precisa ser carregado por duas pessoas, pois ele é BEM maior que qualquer outro teclado de 76 teclas...

    Esperando ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Alex Staropoli
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu uso tres teclados, na banda que eu toco, (os teclados são da banda), Ts - 12, Korg 01, e um M-1

    GarotoDasMeiasRoxas
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    tipo, quanto a disposição deles depende... depende quantos, se pode se rodear deles, assim +-:
    __
    | V |

    tipo o V é vc e o que tá em volta são os teclados... se for dois se pode por um sobre o otro (que é o que eu faço)

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    A disposição dos teclados não tem regras. Eu prefiro em L quando toco com mais de um teclado, mas veja como vc se adapta melhor. Acho q um em cima do outro ou um teclado fica muito longe do outro, ou perto demais, não dá pra controlare os qque tão embaixo. A não ser q ele seja q nem o VK do Sarpa, q tem aquela parte especifica pra colocar o outro.

    wernegher
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: wernegher
    · votar


    No último trabalho que participei - gravação ao vivo - toquei sentado e utilizei 2 dois Tritons LE61 numa estante Stay (um sobre o outro, óbvio..rss) e um deles estava ligado (MIDI) a um módulo Kurzweil, que estava ao lado juntamente com um mixer de 10 canais (este, apenas para melhor controle dos volumes).

    Quanto a disposição dos teclados, vai depender do tamanho do palco, espaço disponível pro tecladista, quantidade de instrumentos que você ira usar...e etc..
    Na hora de montar o seu "set-up", deve-se levar em conta os itens ditos anteriormente e também: seu conforto, se você vai tocar em pé ou sentado, praticidade no controle dos Pedais (sustain e volume, se for o caso), agilidade na mudança dos timbres (se for o caso), se você vai utilizar um mixer, se o monitoramento vai ser via "in-ear" ou phones, ou via ampli, pois isso consumiria mais espaço...e etc...

    Abraço !

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    A minha disposição é a seguinte:
    __
    // V \\

    Sendo o "V" eu e os traços são os teclados (nesse caso, 5 teclados)

    Dill Maestro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    cara uma estante Stay com o XP80 encima e o N364 embaixo, e uma x com o D-70, é o ideal para mim, fico virado completamente para o palco para que o publico veja o que faço e vibro as musicas olhando de lado para o publico, veja um show do Elton john, e Little Richards e vai entender como é.
    Fui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais de uma teclado no palco...