Qual a vantagem de se ter um Controlador MIDI???

Autor Mensagem
_Ale
Veterano
# fev/05 · Editado por: _Ale


Aih galera, sempre to buscando aew novas informaçoes sobre teclados e suas tecnologias e tenho uma duvida...." Qual a verdadeira vantagem de se ter um controlador MIDI com um modulo MIDI, claro, do que ter um teclado "normal" digamos assim...???
E outra coisa...da pra se "conectar" um teclado "normal" ao invés de um moduilo no controlador pra, enfim, transpor timbres ao controlador???
alguém poderia tirar minhas duvidas....pq naum entendo mto esse negocio de MIDI direito aih... vlw por tudo qualquer otra informação sobre MIDI agradeço!!
E sobre os pedais p/ teclado, eu tenho ujm sustain...sei q existe pedal pra volume tbm...existe outro tipo de pedal pra teclado ou ateh mesmo outro tipo de sustain ou, sei lá, de volume mesmo??? e as marcas desses pedais influencia muito??? vlw de novo aew falow

_Ale
Veterano
# fev/05
· votar


ahh e otra coisa moçada....o que eh XG? axo q chama PAdrão XG neh o meu yamaha tem uns timbres q esta com essa colocação e outros q esta escrito panel...mas especificamente uns ta escrito PANEL VOICE e outros XG VOICES...qual a diferença? vlw de novo falow

Pianist
Veterano
# fev/05
· votar


_Ale
E sobre os pedais p/ teclado, eu tenho ujm sustain...sei q existe pedal pra volume tbm...existe outro tipo de pedal pra teclado ou ateh mesmo outro tipo de sustain ou, sei lá, de volume mesmo??? e as marcas desses pedais influencia muito?

Bem quanto a isso, existe pedais como o DP 8 da Roland que tem a funçaõ Switch, e Continuos, e também tem um dispositivo que funciona como um pedal de piano, ele é por pressão quanto mais forte pisa mais eles sustenta, mas isso é so pra teclados novos da Roland se n me engano!

Quanto a 1ª pergunta n sei... Acho que não vale a pena!

Quanto a 2ª espero uma resposta como vc!

Falow,
Caio César.
OPOST

Ps: Alguem me corrija se falei algo errado do sustain DP 8!

Pps: Alem do q eu disse sobre o sustain tb existe a diferença no preço hauhauhauauah...

Tarara_Leo
Veterano
# fev/05
· votar


ao inves de vc levar pilhas de telcoas no palco, vc leva um controlador, e pode ligar o controlador num PC, e ter timbres de varios teclados em um só, ao inves de levar 5 teclados diferentes ehehh...
e vc pode ligar um teclado normal no controlador sim, desde que tenha saida e entrada MID.

e pedais para teclado, eu conheço só pedal de SUSTAIN e de Expressao,,, mas tem gente que liga outros pedais de distoção, flander,, wah wah, pedais de guitarra no teclado, mas especialmente para teclado só conheço de expressao e sustain, pedais de sustain acho que a marca num influencia muit,, assim:

eu tinha um teclado yamaha e comprei um pedal ROLAND, mas tive que inverter a polaridade do pedal, senao ele ficava com a função dele inversa, alguns teclados invertem a função do pedal, mas o meu nao, entao fiz manualmente trocando os fios do pedal, e tem uns pedais de plasticos muito vagabundo,,, tenho um DP-8 da Roland.. e em alguns pianos digitais proprios, ele tem a capacidade de ver a força que vc apertou no pedal, como num piano de verdade

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05
· votar


tipo... pra maioria dos pedais, ele tem apenas um circuito de interruptor, nada de capacitor, transistor, ou qualquer componente eletronico a mais... então... pedal sustain eh tudo igual.. o q diferencia eh a durabilidad... comprar aqueles pedais que parecem com o de piano, por exemplo, eh legal pra quem toca sentado, pois dah uma moral de pianista... e duram mais, lógico... mas axo um absurdo cobrarem preços tão altos por algo que não tem nada de tecnologia...

faça a experiência... abra seu pedal e veja o q tem dentro....

sabe como era meu primeiro pedal????

eu peguei uma carcaça de Fonte de teclado, um botão de máquina ARCADE (daqueles tipo The King of Fighters AHUuahUAHAUHAUAH), e um cabo com uma ponta P10... liguei ele assim: A chave (botão) tem dois polos... o cabo tem dois fios, (mono), então liga cada fio em cada polo e pronto...

lembrando que eh sempre bom usar pedal... pra pegar a manha... se vc tah sem grana, faz ai o pedalzinho... q funciona...

(OBS) se seu teclado tem entrada de pedal diferente, compre um pedal de verdad... esta dica eh pra quem tem aqueles PSR 240, 260, 520, 550 e similares...

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


Qual a verdadeira vantagem de se ter um controlador MIDI com um modulo MIDI, claro, do que ter um teclado "normal" digamos assim...???
Flexibilidade e facilidade de transporte, além de ter ótimos timbres sem desembolsar muito dinheiro.
E outra coisa...da pra se "conectar" um teclado "normal" ao invés de um moduilo no controlador pra, enfim, transpor timbres ao controlador??? Normalmente, mas, como sempre, a saída de áudio não vai ser do controlador, e sim do teclado que está servindo de módulo, assim como o número de notas (polifonia).
E sobre os pedais p/ teclado, eu tenho ujm sustain...sei q existe pedal pra volume tbm...existe outro tipo de pedal pra teclado ou ateh mesmo outro tipo de sustain ou, sei lá, de volume mesmo??? e as marcas desses pedais influencia muito???
Hoje em dia, não existe essa de pedal "pra guitarra" ou pedal "pra teclado". Claro que alguns pedais são mais voltados para um ou outro instrumento, como o sustain e o una corda, que funcionam de jeito melhor para teclados com hammer action. Mas você pode usar qualquer pedal ou pedaleira no seu teclado, exceto as de baixo, que eu nunca vi ninguém usando...

Carlos Melo
Veterano
# mar/05
· votar


Isso quer dizer que eu posso usar uma ZOOM 505 no teclado por exemplo, e obter ótimos timbres de guitarra no meu teclado ?

ROTTA
Veterano
# mar/05
· votar


Carlos Melo
Isso quer dizer que eu posso usar uma ZOOM 505 no teclado por exemplo, e obter ótimos timbres de guitarra no meu teclado ?

Pode. Mas os timbres de guitarra do teclado tem que ser bons, pois uma pedaleira não faz milagres. Ela aplicará efeitos no som que você tocar, nada mais.

Abraços.

Jonatas_Beque
Veterano
# mar/05
· votar


Marco Alan Rotta
As mega-voices do PSR-3000 vão ficar um show numa pedaleira (a minha é uma ZOOM 707)......

Leandro Parisi
Veterano
# mar/09
· votar


Gente alguêm sabe se tem como eu usar um controlador ligado no meu PSR-640, assim fazendo com q o som saia no PSR mais q a sensividade do Controlador seja utilizada?
Obridago

dtplayer
Veterano
# mar/09
· votar


Na minha opinião, usando um controlador + Módulo pode-se otimizar ao máximo a questão de qualidade de teclas/ controles e timbres. Por exemplo: Compro um módulo do Nord Electro, mas quero 88 teclas de piano e um monte de controles em tempo real (coisas que o nord não tem), então compro, seu lá, um keystation 88 pro da M-audio e posso ter um nord com tecla de piano, sacou?

Leandro Parisi
Veterano
# mar/09
· votar


saquei, então qualquer controlador funciona com qualquer teclado ou tem q se algum tipo de compatibilidade?
Vlw pela ajuda!

tecladoprofusao
Veterano
# mar/09
· votar


Leandro Parisi
Se o teclado tiver entrada MIDI (e o PSR 640 tem), não tem problema. Qualquer controlador controla PSR sem problema nenhum.

Neto Inácio
Veterano
# jun/10
· votar


E aí moçada tudo bem? Bom,cansei de tocar com músicos problemáticos e nesse momento necessito de uma informação.
Quero encontrar um equipamento que me permita tocar só(sequenciador talvez) e que possa ser acionado via pedal de preferência instrumento por instrumento.

dclavier
Veterano
# jun/11
· votar


Galera, e posivel eu liga um behranger Umx 610 a um psr 700, e o son sai direto no psr ?

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


Sim mas fica absolutamente inutil: tudo que vc tocar nas teclas do PSR, tocará também os timbres tocados no controlador. Ou seja, vc ouvirá o mesmo timbre tocados nas duas teclas. E não há como separar.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Ou seja, vc ouvirá o mesmo timbre tocados nas duas teclas. E não há como separar.
Os PSR são mais flexíveis nisso... Se vc enviar pra um canal diferente, vc pode ter um timbre diferente. Eles, por deafult, funcinoam como multitimbrais. Eu fazia isso com o PSR 2100, como se fosse um "split turbinado" hehe.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Pessoal, dando uma de leigo agora:

O que é um controlador?

guibarcelos
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

se verem sua pergunta vao te dar uma bronca pra que você usa-se a busca pois tem vários topicos aborando sobre controladores.kkkk

mas vamos lá...
controladores sao como um controle(teclado)que não tem som algum(tem alguns que possuem pouquissimos) e vocÊ o utiliza para controlar módulos(um tecldo sem teclas apenas os timbres) ou VST s pelo PC, e tambem outros teclados.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


guibarcelos:

Vlw, eu apenas brinco com teclado.

GirMart
Veterano
# jun/12
· votar


Como funciona esses teclados controladores midi? Eles são conectados direto no pc? Via USB? Ou são plugados na interface? Seria legal alguém tirar essas dúvidas bem básicas!
Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


GirMart
Seria legal pesquisar no fórum, estas duvidas bem básicas respondemos todo dia...

Para o amigo Tiago Correia... mais um heim hehehe

Mas voltando...
controladores midi, são teclados que enviam comandos a uma fonte geradora de soms, pode ser outro teclado, um módulo ou instrumento virtual

Nao interessa o modo de conexão, sempre é midi... Por isso, basta USB e esta resolvido, mas isso é para os equipamentos mais novos, ainda existe o midi din, é igual ao USB, mas o conector é din de 5 pinos

interface pode ser de muitas coisas, mas a midi é ligada direto ao computador, e não a de audio

Pergunta mais aí, aproveita que estou sem sono

GirMart
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano

O complicado do fórum é as vezes a linguagem de difícil compreensão pra leigos, usei a busca mas não achei um resultado satisfatório, aí resolvi perguntar, valeu pela atenção.
Outra dúvida, entendi mais ou menos que os teclados PSR podem e não podem ao mesmo tempo ser usados como controladores midi, era algo relacionado ao timbre, como funciona isso?

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


GirMart
concordo...
até eu saber que tinha que baixar um programa para abrir um VSTi demorei dias, acho que até semanas... e isso só depois que perguntei...

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


GirMart
O seu Psr pode ser usado como controlador, desta maneira o som e os timbres sao gerados por um programa de computador e saem pela placa de som do computador, pode fazer os testes aí, pega um cabo USB de impressora e conecta o teclado ao seu computador, instala o driver da yamaha e começa com algum instrumento virtual

Os timbres internos continuam disponíveis e podem ser usados, mas saem agora pela saída de som do teclado

Mas é assim, você quer mecher em algo profissional, nao pode se intimidar com termos mais complicados... Infelizmente estou indo viajar hoje, volto segunda, se quiser fazemos isso aí funcionar, mas até lá leia o fórum, vai aumentando sua bagagem, o que quer, repito, já respondi bem mastigadinho mais de meia dúzia de vezes

Tears Of Fire
Se tivesse lido uma das minhas muitas explicações na época tinha resolvido seu problema em 1 dia... Já tenho uma extensa lista de colegas que obtiveram este êxito desta maneira, está tudo aí disponível é só se esforçar um pouquinho, ta vendo, voce conseguiu nao, e não é gratificante ver tudo funcionando, que superou este obstáculo ....

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
hiláriamente... acho que foi você mesmo que deu a resposta que eu precisava..
kkkkk

ogner
Veterano
# ago/12
· votar


UUUUUUUPPPPPPPPPPP Aqui!!!!!!!

Sem ser uma bateria eletronica, qual o melhro controlador midi pra controlar um Ezdrummer ( escrever a bateria ) por exemplo??

Um desse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435026324-m-audio-oxygen-25-3g- controlador-midi-_JM

ou de Pad mesmo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240628948-controlador-midi-rhit hm-production-nitrogen-16-teclas-usb-_JM

ou outra coisa??

.É pra controlar/fazer bateria usando VSTi a principio, mas se tiver algum que faça isso e mais alguma coisa no futuro e nao seja caro, podem indicar por favor...

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


puts... acho melhor o pad... eu ODEIO tocar bateria pelas teclas do teclado...

ogner
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire
Uhmm saquei...é importante serem "sensisitivos"?
Na hora que toco dependendo da intensidade, já é "lido" isso né??

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


ogner

Se for só pra sequenciar bateria, de preferência tocando, acho que o negócio seria uns pads de mesa, uma parada tipo essa daqui:

http://www.youtube.com/watch?v=kmNEiw0tldo

A versão mais atual dessa Yamaha é essa daqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431176542-bateria-eletrnica-yam aha-dd65-na-cheiro-de-musica-loja--_JM

Mas se você pesquisar de outras marcas, deve encontrar algo dentro do preço que você sugeriu ali pra outras paradas. (no caso dessa Yamaha ainda teria que comprar separados pedais pra controlar o bumbo e o chimbal).

Aqui um cara usando uma DD65 pra controlar o Ezdrummer:

http://www.youtube.com/watch?v=rDl6J29D1T4

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a vantagem de se ter um Controlador MIDI???