Roland G70 & Yamaha PSR-3000

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# fev/05 · Editado por: Theo22


Olá, sou novo por aqui, esse é o meu primeiro assunto, pensar que não sabia onde iniciar um tópico... bom, mais agora descobrir e vou mandar bala, pois tenho um grande problema, escrevo bastante!

Bom, gostatia de ouvir de todos os músicos tecladistas, que tem um bom conhecimento de música ou nem tanto, opinião em relação aos novos lancamentos Yamaha, como o PSR-3000, relação de custo/benefício, qualidade/recurso.

Andei pesquisando e cheguei a conclusão que o PSR-3000 é um Arranger Workstation muito completo, muitos recursos, alguns timbres com tecnologia de ponta...

Agora falando da Roland. Ela lançou o EXR-7, com uma faixa de preço de R$4,800, porém achei que falta recursos nele. Acho que o G-70 é ótimo, porém muito caro, mas não conheço muito.

Quem usa Roland sabe falar muito bem da marca; então compensa trocar um PSR-1100 futuramente em algum Roland? Lembrando que a Roland vem com novidades pra 2005, assim eu espero.

Sempre gostei dos sons da Roland, tem padrão profissional, um som pesado, com ótimas baterias, o que a Yamaha tem que melhorar...

Agora está certo que o PSR-3000 tem instrumentos de cordas samplados, fazendo parte de sua grade de timbres, porém não têm recursos de samples, o usuário não pode samplar, salvo o recurso de voz.

Os pianos, violinos Live, os sax, trompetes sweet, as guitars mega ou cool, fazem do PSR-3000, um teclado com ótimos timbres.

A Roland tem timbres desse padrão, digo, do padrão das voices mega da Yamaha? Pois quando ouvimos demos de guitars do PRS-3000, são tantos detalhes nos intrumentos de cordas, que ficamos na dúvida se é um teclado que está produzindo aquele som. Muito muito bom mesmo.

Espero ver a participação de muitos por aqui, conto muito com a opinião de outros músicos, pois de nada adiantaria um forum sem opniões.

Até mais,

Equipamento - PSR-1100 YAMAHA/PC-Sound Blaster live
Músico - há 5 anos
Conhecimentos - teclado, programação, crio arranjos, solos.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Só um detalhe o PSR3000 não pode ser comparado com um G70, pois o G70 é superior. Agora sobre o EXR-7, o PSR3000 é melhor. Em outra oportnidades deixarei detalhes!!!!!
Um abraço!!!!!

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Sobre o EXR7, eu posso falar:
O novo mecanismo de teclas Roland permite que você possa variar entre delicadas nuanças até passagens rápidas. O novo modo PIANO CHORD reconhece acordes ao longo das 76 teclas do EXR-7, sem que você tenha que mudar seu jeito de tocar tendo que dividir o teclado (split), ideal para performances de piano com acompanhamento.

O EXR-7 aumenta ainda mais a qualidade da linha EXR incluindo um novo piano acústico estéreo e 20 novos Super Tones. Esses instrumentos foram sampleados minuciosamente e reproduzem com perfeição os sons Attack Flute, Blow Alto Sax, Harmônica Hand, Jazz Guitar, French Musette e outros. Adicionalmente a função Music Assistant está presente no EXR-7. Graças aos novos sons, os mais de 100 estilos do EXR-7 possuem peso e definição, você vai se sentir acompanhado por uma verdadeira banda.

O EXR-7 é um teclado completo, com diversos sons, ritmos e uma série de funções. Mas isso não dificulta em nada a vida do tecladista. Com botões dedicados para selecionar Tones e Music Styles, o EXR-7 prima pela praticidade do músico. O controlador D-Beam, exclusivo dos equipamentos Roland, proporciona mais expressividade ao músico. O músico também poderá salvar suas programações nas 100 Memórias de Usuário.

O EXR-7 também possui um avançado sistema de amplificação, com 20W RMS que reproduzem com fidelidade todos os timbres, independente das freqüências de cada um. Isso é possível graças às novas tecnologias de áudio Roland como Digital Bass Enhancer e Bass Reflex System.

- 76 teclas sensitivas com novo mecanismo de teclado Roland, proporcionando respostas precisas para delicadas nuances ou passagens rápidas

- 510 Tones, 20 Kits de Bateria e 20 novos Super Tones

- Memória FLASH de 1.5MB permitindo armazenar ritmos e arquivos MIDI

- 100 Memórias de Usuário

- Sequencer de 16 pistas com recurso MINUS ONE para reprodução de arquivos MIDI

- Mais de 100 Music Styles, desde ritmos tradicionais aos mais contemporâneos

- Controlador D-Beam para incrementar sua performance

- Design moderno e botões dedicados para escolha de Tones e Music Styles

- Avançado sistema de amplificação com o sistema Bass Reflex e Digital Bass Enhancer para dar mais peso e definição aos sons e ritmos

- Recurso V-LINK* incorporado para interação de áudio e vídeo

- Disk Drive embutido além de porta USB que permite carregar novos ritmos e MIDI files do computador para a Memória FLASH do EXR-7

*V-LINK necessita do EDIROL DV-7PR Digital Video Workstation com software 1.50 ou mais atual, ou P-1 Foto/Áudio/Midi Player (equipamentos vendidos separadamente)

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Sobre o G70 posso falar:
ROLAND G70 - Descrição site www.roland.com.br[/i]

G-70 - Giga Workstation

A Roland apresenta finalmente o sucessor do VA-76. Descendente de uma famosa série de teclados, o novo G-70 é um concentrado da melhor tecnologia digital da Roland, tendo sido empregues na sua concepção todos os recursos e pericia.

• O gerador de som do G-70 utiliza um rapidissimo CPU para fornecer arranjos músicais complexos e uma elevada polifonia de 128 vozes e 6 partes (sons) simultâneas para perfomance em tempo real. Desta forma o G-70 satisfaz até o músico mais exigente. Para não comprometer a satisfação musical, a Roland equipou o G-70 com uma enorme memória Wave - neste momento a maior num teclado da Roland – 192MB, fornecendo assim 1596 Tones e 48 Drum Kits. No seu vasto leque de sons G-70 inclui o som de piano "The Grand X" que deriva do seu sintetizador profissional Fantom X e sons de acordeão baseados no V-ACCORDIAN. Para maximizar o seu potêncial como teclado profissional o G-70 possui a capacidade de instalação de expanções da série SRX aumentando o leque de sons á disposição do músico.
• Para os amantes dos antigos orgãos, o G-70 possui a função de simulação das barras de harmónicos. Esta simulação, possivel graças á tecnologia Virtual Tone Wheel utilizada na série VK, utiliza drawbars virtuais animados a 3D no visor que estão ligados a 9 sliders localizados por baixo do mesmo. Estes sliders servem igualmente ser programados para servir outras funções. Neste modo o G-70 utiliza efeitos especialmente dedicados tais como Rotary, Overdrive, Tremolo etc.
• Na secção de acompanhamento o G-70 possui novos 279 Styles (estilos) completamente novos. Cada estilo possui 4 Intros (entradas), 4 Variations (variações), 4 Endings (finais) e 6 Fill-In (passagens) duplicando o conteúdo da série VA e utilizando todo o potencial da sua fonte sonora. Muitos destes Styles foram gravados ao vivo por músicos de estúdio profissionais para obter arranjos de topo. As funções Cover, com 72 tipos e Make-Up Tools foram retiradas da série DisCover 5 e permitem alterar instantâneamente qualquer uma das partes dos arranjos dos Styles ou das Songs. Apenas com estas duas funções é possivel obter imediatamente centenas de variações do Styles.
• A maior inovação da secção de arranjos é a nova tecnologia "Adaptive Chord Voicing" (ACV). Esta tecnologia é baseada na produção inteligente e em tempo-real de cada uma das partes do acompanhamento. Cada instrumento do Style efectua transições suaves de cada vez que se muda de acorde em vez de saltar para o inicio do arranjo (esta tecnologia está em fase de registo de patente).
• O G-70 está equipado com um visor a cores sensivel ao toque. Cada acção efectuada no visor é confirmada com um clique para facilitar a confirmação e facilitar a operação. O visor permite também visualizar a pauta das músicas em MIDI File assim como os acordes e letras da mesmas – função Score Display. É possivel também visualizar a função Score Display num televisor ou monitor externos utilizando a sua saída de video.
• Como memoria interna o G-70 possui 50MB (Solid State Disk) o que dará para armazenar cerca de 1000 MIDI Files. A memória é expansivel utilizando a porta para PC Card o que permite utilizar diversos tipos de cartões de memória (Compact Flash, Memory Stick, Smart Media, e Microdrive, com o respectivo adaptador) com até 2GB de capacidade.
• O G-70 possui 7 secções de efeitos independentes, incluindo secções dedicadas para Harmonic Bars, Harmonist, e para a entrada de audio externa.
• Também retirada do DisCover 5 foi a função Vocal Harmonist. Com 90 presets esta secção produz não só efeitos de côro como possui ainda as funções de Auto Pitch Correct (afinação automática) e Vocoder.
• A função Music Assistant incluí na sua base de dados informação sobre algumas centenas de músicas conhecidas. Basta selecionar a música e o G-70 fica automáticamente configurado com o Style, Tones, Tempo e efeitos para a tocar correctamente. Podemos ainda adicionar a nossa própria informação á base de dados do Music Assistant.
• O sequenciador de 16 pistas (para Song) e compositor de estilos de 8 pistas (para os Styles) incluiem o modo de edição Microscope para uma edição precisa e detalhada.
• Num teclado com uma mémoria tão elevada torna-se essencial a existencia de uma função de procura. Esta está presente sob a forma da função Find que permite chamar rápidamente User Programs, Styles ou Songs.
• Finalmente o G-70 esta equipado com uma porta USB para uma fácil troca de informações com um PC ou Mac.
_____________________________________________________________

Descrição, pesquisas pessoais: ROLAND G70

Descendente de uma famosa série de teclados, o G-70 é um concentrado da melhor tecnologia digital da Roland. Seu gerador de som utiliza um rapidíssimo CPU que fornece arranjos musicais complexos, uma elevada polifonia de 128 vozes, além de 6 partes (sons) simultâneas para performance em tempo real. Desta forma o G-70 satisfaz até o músico mais exigente. Possui uma enorme memória Wave com 192MB, oferecendo assim 1596 Tones e 48 Drum Kits. Para maximizar o seu potencial como teclado profissional, o G-70 possui a capacidade de instalação de expansões da série SRX, aumentando o leque de sons à disposição do músico.

- Sucessor do VA-76

- Polifonia: 128 vozes

- 76 Teclas Pro-Action: com aftertouch

- Memória de 192 MB WAVE ROM

- ToneWheel (modulação) Virtual: derivada do Órgão VK

- ACV (Adaptive Chord Voicing)

- SRX Expansivo

- DigiScore e Lyrics/Chord: à mostra no visor LCD

- 9 Multi-funções de Sliders

- Simulação das Barras de Harmônicos: para os amantes dos antigos órgãos. Esta simulação, possível graças à tecnologia Virtual Tone Wheel utilizada na série VK, utiliza drawbars virtuais animados em 3D no visor que estão ligados a 9 sliders localizados por baixo do mesmo. Neste modo, o G-70 utiliza efeitos especialmente dedicados, tais como Rotary, Overdrive, Tremolo, etc.

- Inclui o som de piano "The Grand X", que deriva do sintetizador profissional Fantom X

- Sons de Acordeon: baseados no V-ACCORDIAN

- 279 Estilos Completamente Novos: cada estilo possui 4 Intros (entradas), 4 Variations (variações), 4 Endings (finais) e 6 Fill-In (passagens) duplicando o conteúdo da série VA e utilizando todo o potencial da sua fonte sonora. Muitos destes Styles foram gravados ao vivo por músicos de estúdio profissionais para obter arranjos de topo. As funções Cover, com 72 tipos e Make-Up Tools foram retiradas da série DisCover 5 e permitem alterar instantaneamente qualquer uma das partes dos arranjos dos Styles ou das Songs (canções). Apenas com estas duas funções é possível obter imediatamente centenas de variações do Styles. Possui total de 285 estilos em 12 famílias.

- Nova Tecnologia "Adaptive Chord Voicing" (ACV): esta tecnologia é baseada na produção inteligente (e em tempo-real) de cada uma das partes do acompanhamento. Cada instrumento do Style efetua transições suaves a cada vez que se muda de acorde, ao invés de saltar para o inicio do arranjo (esta tecnologia está em fase de registro de patente).

- Visor Colorido Sensível ao Toque: cada ação efetuada no visor é confirmada com um clique para facilitar a confirmação e a operação. O visor permite também visualizar a pauta das músicas em MIDI File, assim como os acordes e letras da mesmas – função Score Display. É possível também visualizar a função Score Display num televisor ou monitor externo utilizando a sua saída de vídeo.

- Memória Interna (Solid State Disk): 50MB, oferecendo cerca de 1000 MIDI Files para armazenamento. A memória é expansível, utilizando a porta para PC Card que permite utilizar diversos tipos de cartões de memória (Compact Flash, Memory Stick, Smart Media, e Microdrive, com o respectivo adaptador) com até 2GB de capacidade.

- 7 Sessões de Efeitos Independentes: incluindo sessões dedicadas para Harmonic Bars, Harmonist, e para a entrada de áudio externo.

- Função Vocal Harmonist: também retirada do DisCover 5, possui com 90 presets. Esta sessão produz efeitos de coro, além de possuir ainda as funções de Auto Pitch Correct (afinação automática) e Vocoder.

- Função Music Assistant: inclui na sua base de dados informação sobre algumas centenas de músicas conhecidas. Basta selecionar a música e o G-70 fica automaticamente configurado com o Style Tones. Podemos ainda adicionar a nossa própria informação à base de dados do Music Assistant.

- Seqüenciador de 16 Pistas e Compositor de Estilos de 8 Pistas: inclui o modo de edição Microscope, para uma edição precisa e detalhada.

- Num teclado com uma memória tão elevada, torna-se essencial a existência de uma função de procura. E ela está presente sob a forma da função Find, que permite chamar rapidamente User Programs, Styles ou Songs.

- Porta USB: para uma fácil troca de informações com um PC ou Mac.

Para maiores informações, acesse o link em Flash de demonstração interativa do teclado em: http://www.rolandiberia.com/gca/index.php?id=29#

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


E sobre o PSR3000....
YAMAHA PSR 3000

De tempos em tempos alguns equipamentos nascem para revolucionar a maneira com que o músico trabalha com a tecnologia embutida em seus instrumentos. Esses equipamentos ficam marcados na história do desenvolvimento da indústria musical de uma forma única e mesmo depois de décadas de seu lançamento ainda são perseguidos por músicos colecionadores ou por novatos curiosos em descobrir porque tal teclado, como o lendário Yamaha DX7, por exemplo, possui tal sonoridade e, ainda,é tão famoso por isso.

O divisor de águas desta época é o novíssimo Yamaha PSR 3000. Sua chegada ao Brasil está trazendo uma nova era no armazenamento de dados como arquivos MIDI, styles ou outras informações. Com isso o teclado está aposentando o reino dos disquetes de 3 ½ polegadas e apresentando o Smart Media. Ou seja, a partir desse teclado, não serão mais utilizados drives de disquetes, sendo toda a comunicação de dados feita com o teclado a partir de uma porta USB conectando-o diretamente ao computador.

Não se desespere caro amigo leitor que possui dezenas de disquetes com seus estilos Yamaha ou com as músicas MIDI da revista Playmusic! Você não irá perder nada disso, fique tranquilo. Basta copiar seus disquetes para um computador que possui conexão USB e, a seguir, conectar o teclado e transferir tudo para um cartão Smart Media que pode comportar até 128 Mb de informações. As vantagens disso são imensas, pois você não precisará trocar disquetes quando mudar seu repertório em seus shows ou então não precisará usar dezenas de disquetes para ter todos os styles que precisa, pois tudo isso estará armazenado dentro de um único cartão de memória que estará sempre conectado ao seu teclado, com tudo pronto e disponível para funcionar imediatamente, ao simples toque de seus dedos!

Mas e para aqueles amigos que estão interessados em adquirir esse novíssimo equipamento e não possuem computador ou acham muito difícil utilizar essas tecnologias? Assim poderão evoluir para um equipamento muito superior do que os PSR anteriores usufruindo totalmente desta maravilhosa tecnologia dos cartões Smart Media. Mas o que traz esse teclado de tantas novidades assim para ser um novo marco na história da indústria musical? Vamos descobrir agora.

ANALISANDO O PSR-3000

O que chama imediatamente a atenção ao ligar o PSR-3000 é seu enorme visor colorido de 320 x 240 pontos LCD mostrando todas as informações necessárias para o usuário. Com um visor colorido fica muito mais fácil e nítido ler as informações necessárias como nome das voices e dos styles utilizados além de outros detalhes que são sempre úteis durante a performance do músico ao vivo. O painel do teclado lembra bastante o PSR-2100 mas com um detalhe sobre a operação dos botões de INTRO e ENDING, que antes eram escolhidos no visor e agora existem 3 botões para cada uma das 3 possibilidades de introduções e finais possíveis para cada style. Falando sobre eles, existem 240 Styles de fábrica dentro do teclado, divididos em 217 Pro Styles e 23 Session Styles, além é claro dos styles de usuário que podem ficar armazenados dentro do próprio teclado num espaço exclusivo, assim como o próprio PSR 2100 já fazia.

O Yamaha PSR-3000 traz 829 Voices separadas em 323 Voices internas de alta qualidade, com alguns timbres derivados do próprio TYROS, além de 480 Voices no padrão XG e 17 Kits de bateria. A grande novidade desse teclado é a generosa polifonia de 128 notas que permitirá tocar junto de um arquivo MIDI com excepcional qualidade de áudio usando texturas sonoras complexas como Strings + Voices, sem “comer” nenhuma nota, um problema comum para teclados com uma polifonia inferior a 64 vozes.
O teclado possui uma categoria de vozes chamada de MEGA Voices com sons sampleados em altíssima qualidade e detalhes somente encontrados em grande sintetizadores como por exemplo, nos sons de guitarra, inúmeras nuances de como as cordas do instrumentos são tocadas, sons dos dedos deslizando sobre as cordas, harmônicos, tudo isso disponível nos timbres : Steel Guitar, Hi String Guitar, 12 String Guitar, Clean Guitar, Overdrive, Distortion, Acoustic Bass, Finger Bass, Pick Bass e Fretless Bass. A seguir, a família de sons conhecida como SWEET! Voices traz excelentes timbres também de Violin, Mandolin, Flugel Horn, Oboe, Harmonica, Tenor, Alto & Soprano Sax, Flute, Pan Flute, Clarinet, Trumpet, Trombone, Muted Trumpet. Logo depois, também com uma ótima qualidade aparecem os COOL! e os Live! Voices que são muito bons e devem ser experimentados logo que o amigo leitor tiver a oportunidade de ter nas mãos um teclado desses. Não posso esquecer também do Virtual Drawbars, um excelente simulador de timbres de órgão, colocando o PSR-3000 no patamar de um dos melhores simuladores de Hammond do mercado, principalmente pelo preço do teclado, extremamente justo pela incrível quantidade de recursos que ele está oferecendo.

Com todos esses 240 Styles e essa grande quantidade de excelentes Voices separadas nas famílias MEGA, SWEET!, COOL! e LIVE!, além da polifonia de 128 vozes, o teclado já estaria um grande passo na frente da concorrência, mas a Yamaha não parou por aí e acrescentou o mesmo VOCALIST que existe no modelo PSR 2100, com muitos parâmetros para ajuste do timbre da sua voz no Equalizador de 3 bandas, além de um excelente Compressor e um Noise Gate, ajustes para efeitos como Reverb, Chorus e Delay, e uma polifonia de 3 vozes para criar os arranjos vocais dentro do arquivo MIDI, ou ao vivo, baseado nos acordes tocados no teclado tanto pela mão esquerda ou pela mão direita, com 61 variações possíveis origianis de fábrica e mais 10 ajustes do usuário.

Falando sobre os efeitos, o teclado possui uma enorme quantidade de Reverbs ( 35 Preset e mais 3 User ), Chorus ( 30 Presets + 3 users ) um efeito onde podemos escolher o que quisermos chamado DSP 1 que possui 183 tipos e mais 3 memórias para gravar os ajustes do usuário e ainda os DSPs 2, 3 e 4 com 106 tipos diferentes e 10 memórias USER para seus próprios ajustes, permitindo um controle total dos parâmetros dos efeitos, personalizando totalmente seu equipamento. Além de todos esses efeitos, o teclado possui um equalizador MASTER de 5 bandas que atua sobre a saída geral do áudio e ainda um equalizador de 2 bandas sobre todas as partes do teclado ( que são 28 ao todo ) como as Voices R!, R2, Left, as partes de acompanhamento, as pistas do sequencer e os Multi Pads.

Com Voices, Styles, Vocalist e efeitos para tudo isso, além de um enorme visor colorido para mostrar todas as informações e um slot para inserir um cartão SMART MEDIA, capaz de armazenar até 128 Mbytes de informações, o que mais seria necessário nesse teclado, que praticamente já possui tudo o que sempre o mais ávido tecladista procurava? A resposta é conectividade. O Yamaha PSR-3000 possui 2 portas USB, uma para ligar diretamente no computador e trabalhar como um módulo de sons MIDI ou para transferir dados diretamente entre o teclado, o computador e o cartão de memória, um recurso que já acompanhava o PSR 2100 e a outra porta USB, chamada USB To Device, a grande novidade que permite conectar um Hard Disk ou um CD-Rom externos em padrão USB apenas conectando um simples cabo, tornando praticamente infinita as possibilidades de expansão de memória e recursos deste teclado. E, para os saudosistas do bom e velho disquete de 3 ½ polegadas, aqui vai uma ótima notíca. Pode ser conectado um drive de disquetes via a porta USB, com isso, todos os disquetes que não poderiam ser mais usados diretamente no teclado, agora podem! Para o pessoal que adora cantar lendo as letras no visor do teclado, aqui está uma excelente novidade deste teclado, uma saída de vídeo que permite que a tela de Lyrics seja mostrada numa televisão padrão NTSC ou PAL, por exemplo, com isso, a opção de tornar esse teclado como um karaokê com músico ao vivo é possível também. O monitor de TV poderá mostrar apenas as letras das músicas ( função Lyrics ) ou então fazer um espelho do visor inteiro do teclado. O teclado também consegue ler diretamente os arquivos salvos em formato *.KAR uma extensão muito comum de arquivos MIDI com letra para Karaokê existentes na Internet. O sequencer do PSR 3000 tem capacidade para até 35000 notas e lê praticamente todos os tipos de arquivos MIDI, salvos nos formatos 0, 1, KAR, Tune 1000, além do recurso Next Song, que permite fazer uma fila de músicas.

O teclado ainda permite a conexão de 2 pedais, sendo que um deles normalmente é usado para Sustain e o outro é programável entre as inúmeras opções disponíveis. Possui as tradicionais conexões MIDI In e Out, entrada de microfone para o Vocalist e saída de áudio estéreo, além dos fones de ouvido. Os alto-falantes do teclado tocam 12 Watts cada um deles e possuem woofers de 12 cm e um tweeter de 4 cm. O peso total do teclado é bem reduzido, com apenas 12 Kgs distribuidos num teclado com apenas 973 x 399 x 167 mm de tamanho. Não esqueçam da fonte que, assim como a série PSR 2000 / 2100, esse teclado necessita da PA-300, uma excelente fonte de alimentação para poder fazer funcionar todos os recursos do equipamento na sua total plenitude.

CONCLUSÕES

Se houvesse um prêmio parecido com o OSCAR para teclados o Yamaha PSR 3000 com certeza levaria o título por inúmeros detalhes, mas o maior deles é o custo-benefício. Nunca antes qualquer outra empresa de teclados ousou colocar tantos excelentes recursos de uma só vez num único equipamento, sem precisar de placas opcionais, cartões extra e expansões que nunca apareciam no Brasil, ou quando apareciam eram mais caras do que o equipamento em si. Com um teclado assim, o amigo leitor poderá se dedicar anos e anos tanto ao aprendizado do equipamento como ao prazer de tocar um instrumento com excelentes recursos e que irá proporcionar uma enorme satisfação.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


CONTINUAÇÃO DO PSR3000...

...Parabéns à Yamaha por lançar um equipamento assim, por disponibilizar o equipamento rapidamente no Brasil e por trazer mais uma grande opção aos músicos que ultimamente
_____________________________________________________________

Comentário da revista Teclas e Som.

YAMAHA PSR 3000
Descendente de uma tradicional e sólida família de arranjadores, o PSR 3000 é o mais novo modelo da linha, voltado ao profissional de eventos. Com recursos que auxiliam e enriquecem a performance, antes encontrados apenas em equipamentos mais caros, é uma boa opção de compra. A interatividade e a conectividade são os grandes destaques do instrumento, que reúne facilidade de operação e ótimos resultados.

DESIGN
O Yamaha PSR 3000 tem design arrojado. A combinação de prata, cinza e preto confere ao modelo um atrativo a mais. Sem grandes novidades em relação aos modelos anteriores (PSR 1100 e PSR 2100), o painel apresenta os recursos mais usados em performances próximos ao tecladista, deixando as funções básicas mais distantes, no alto. Seguindo a tendência mais moderna e lógica da disposição de elementos, a linha de botões imediatamente superior ao teclado contém os controles de estilo, do lado esquerdo, e de memórias de registração e OTS
(One Touch Setting) do lado direito.

Dispostos de maneira a proporcionar fácil visualização e com luzes indicativas de acionamento, permitem ao usuário um rápido reconhecimento dos elementos empregados.
À esquerda do amplo display central, rodeado de botões de função, estão situados os controles de escolha de estilo, de canção, de transporte e os multi pads, além das funções transpose e tempo e o knob giratório de
volume geral. Do lado direito, ficam o acesso aos diferentes bancos de timbres e os controles de seleção de
partes polifônicas e oitava, além do dial.
_______________________________________________________________

Descrição pessoal de um propietário deste teclado.
PSR3000 por Vinícius Augusto

O PSR 3000 possui funções inovadoras para a linha. São 61 teclas com 128 notas de polifonia, LCD colorido, 829 timbres, 240 estilos de acompanhamento e muito mais. Entre suas funções, destaque para Vocal Harmony, Organ Flutes, Music Finder, Sound Creator, entre outros. Além disso, o PSR 3000 possui conectividade via MIDI, USB e Vídeo Out; Slot para Smartmedia, disquete e conexão USB para Disk Drive opcional. Seu banco de efeitos possui vários presets de Reverb, Chorus, DSP´s e efeitos para microfone, como Noise Gate e Compressor.

Explicando melhor... Principal novidade da linha PSR em 2004, este teclado possui 240 estilos além da possibilidade de criação de estilos do usuário. Possui também um seqüenciador de 16 pistas onde você pode gravar suas canções MIDI e armazená-las em Smart Mídia ou na memória interna (Flash Rom) de 1,5 MB, Pen drive, CDRW e etc. Com 332 timbres de painel, 480 timbres XG e mapas GM 2 com a possibilidade de tocar arquivos MIDI com mapas GS, o PSR 3000 surpreende até mesmo os músicos mais exigentes de estúdio, palco, shows, devido a sua alta qualidade interna e timbres realisticos de alta sonoridade auditiva, tendo destaques tabém a sua variedade de programação interna.

O teclado possui a tecnologia Mega Voice, samplers gravados em sistemas digitais de 24 bits, variados do mesmo sistema de gravação ao consagrado Motiff, que viabiliza sons altamente realísticos, que vão além dos timbres usuais. Com este recurso, é possível tocar strings com as cordas presas, efeitos de slide e ruídos característicos dos instrumentos acústicos, por exemplo.

O teclado tem os timbres funcionais retirados da linha S Yamaha, tendo inclusive um editor com ampla edição (Sound Creator), baseados em sistemas de edição identicos aos motiff, tendo uma comparação de sintese superior aos teclados consagrados da linha S Yamaha, e com funções de destaque para edição como: Toch Sense, Octave, Polifonia de timbragem mono ou poly, Portamento Time, Filter, Amplitude, LFO com sintese individual de PM0D - FM0D - AM0D, Sistemas de Filter com frequencias Bright e Harmonia individuais, EG com sintese individual de Attack - Decay - Reles - Ressonância, Vibrato com síntese individual de Depht - Speed - Delay, Edição de Reverbe Depht apartir do padrão que escolher, Edição de Chorus Depht apartir do padrão que escolher, DSP Defht e Sustain painel ativo pelo quantidade de efeito que queira em cada instrumento,DSP ativo e editado por paramentros de Categoria - Tipo - Variação - Value - etc, Equalização com frequencia ativa indidual de graves-agudos-medios para cada timbre de edição, tendo ainda destaque a equalização ativa por ganhos (gain).

A função Vocal Harmony é outros destaque do PSR-3000. Ele possui uma entrada para microfone (microfone não incluso) e cria harmonias vocais em tempo real enquanto você canta e toca músicas. Este recurso é realmente incrível e com ele é possível transformar seu teclado num verdadeiro karaokê, pois ele possibilita a leitura das letras e partituras no display LCD.

Você ainda pode criar timbres de órgãos e armazená-los em memória, através de Drawbares virtuais. Uma das principais novidades é a possibilidade de ligação direta na Internet através de um adaptador USB-LAN para um modem banda-larga e efetuar a transferência de dados musicais diretamente do site da Yamaha, ou então usando a mesma conexão USB para acessar dispositivos de armazenagem externos.

O teclado arranjador PSR 3000 proporciona uma série de novos recursos dedicados principalmente para o ensino, aperfeiçoamento musical ou até mesmo para profissionais de palco, banda, trabalhos solos, orquestras e estúdio. Com ele, você pode encontrar o estilo de acompanhamento perfeito para a execução da sua música preferida e também o timbre mais adequado.

O teclado PSR3000, conta ainda com um mixer interno para adicionar até dois instrumentos harmonicos via p10 pelo proprio teclado, como exemplo vc pode tocar seu teclado junto a uma guitarra externa e um baixo externo ligados ao proprio teclado. Fora isso, vc ainda tem uma pedaleira virtual para os timbres internos ou para ser usados em instrumentos externos ligados ao teclado, tendo como exemplo, vc liga uma guitarra no PSR3000, e pode colocar e configurar uma distorção, whawha, chorus e etc.

O PSR3000 tbm conta com duas entradas para pedais, que vc pode configurar para a função que desejar, desde um simples sustain, como uma virada de bateira, uma ativação midi, uma modulaçõa de timbre e etc.

O PSR3000 conta com um workstation estudio interno digital baseados nos melhores equipamentos do mercado, como exemplo, vc tem um compressor interno com varios parametros, noise gate, reverbe, delay, chorus, dsp, etc... Que podem ser usado tanto para os timbres, quanto para voz pelo canal de micorfone, ou para instrumentos externos ligados ao teclado.

- 61 Teclas com Sensibilidade ao toque (Initial Touch)
- Polifonia: 128 notas (máximo)
- Display: 320 x 240 QVGA colorido LCD
- Fonte de Som: AWM Stereo Sampling
- 829 Pré-ajustes: 332 Voices + 480 XG Voices + 17 Kits de Bateria
- Compatibilidade: GM2, XG e GS
- Reverb com 35 pré-ajustes e 3 programáveis
- Chorus com 30 pré-ajustes e 3 programáveis
- Efeitos DSP 1 com 183 pré-ajustes e 3 programáveis
- Efeitos DSP 2 – 4 com 106 pré-ajustes e 10 programáveis
- Vocal Harmony: 61 pré-ajustes e 10 programáveis (3 notas reais de polifonia máxima) ou 5 simuladas
- Efeitos MIC: Noise Gate, Compressor, chorus, reverbe, delay, e 3 bandas de EQ fixada ou 5 bands gerais.
- Harmony/Echo: 17 pré-ajustes
- Equalizador Master de 5 bandas com 5 pré-ajustes e 2 programáveis
- Part EQ de 2 bandas com 28 partes (R1, R2, Left, Style x 8, Song x 16, Multi Pads)
- Resposta Sensível ao Toque: Initial touch on/off
- Tempo: 5 ~500
- Master Tuning: 414.8 ~ 440Hz ~ 466.8
- Transpose: -12 ~ 0 ~ 12
- Oitava: -2, -1, 0, +1, +2
- Controles em Tempo Real: Pitch Bend e Modulation
- Auto Acompanhamento: 240 pré-ajustes em 11 categorias
- Rápido acesso à memória (8 Switches Banks + Freeze Function)
- Compatibilidade de Músicas Gravadas/Executadas: General MIDI 2 (SMF 0, 1) com Lyrics, XG, KAR, XF, Scorch, Tune 1000
- Tracks de gravação: 16 internos; 32 Tracks em computador através da conexão USB
- Capacidade de gravação: Aproximadamente 35.000 notas
- Saída de Vídeo: NTSC, PAL (Lyrics ou LCD)
- MIDI In/Out
- Porta USB
- Saídas: Fones; Linha (R, L / L+R)
- Entrada e Saída Auxiliar: Padrão RCA (R, L / L+R)
- Entrada Mic/Linha: Dynamic MIC (Imp. 250 ohm recomendada) Trim, Input Volume, Signal/Over Indicator
- Amplificador: 12W x 2
- Falantes: (12cm + 4cm) x 2
- Dimensões: 38-5/16" x 15-11/16" x 6-5/16" (973 x 399 x 167 mm)
- Peso: 11 kg

Se quiser conhecer um pouco mais sobre estes teclados, acesse o link abaixo e pegue o download do video ou do audio PSR3000 na lista q verá nos links abaixo:
*Video - http://www.yamaha-europe.com/yamaha_europe/uk/service/040_downloads/20 _downloads_multimedia/70_download_movies/index.php
*Audio - http://www.yamaha-europe.com/yamaha_europe/download/mp3/10_musical_ins truments/portable_keyboards/portatone_psr_series/PSR_3000/index.php?co untry=uk

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Theo22
Espero ter ajudado!!!!!
Tire suas conclusões... Só deixo um detalhe, apesar de o G70 ter tido um comentario mais resumido que o PSR3000, o G70 é melhor, pelo sentindo de ter mais teclas e trabalhar com Sampler e Variphraser!!!!!

Boa Sorte e Sucesso!!!!
Vinícius Augusto
(71)306.3246 - 8851.8480

www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
Central de arquivos: www.walla.com
Usuario: viniciusaugusto_show
Senha: arrocha

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Na minha opnião pessoal como usuario do PSR3000, ele será a melhor opção de compra, quem o tem não se arrepende, levando em conta que o G70 não possui nenhum tipo de sitema identico aos MVT Yamahas e q o G70 custa R$13000,00 enquanto q o PSR3000 custa em media R$6000,00!!!! ok?

Um abraço!!!!
Boa Sorte!!!!!

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


O forte da Roland nunca foram os arranjadores. Com o G70, criou um grande produto, mas com um preço absurdamente alto. De fato, quando o assunto é custo/benefício de arranjadores, a Yamaha é insuperável. O PSR3000 reúne em um único equipamento uma boa gama de recursos, por um preço decente. Acredito que é uma boa alternativa para quem procura um bom arranjador.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Marco Alan Rotta
Mas mesmo assim devemos concordar q o G70 não é tão caro pelas funções q ele tem e pela qualidade, eu acho q caro seria um Fanton ou um Tyros, pq basicamente o G70 tem algumas funções do Fanton, como o sampler de formas mais resumida e fora isso é um workstation arranjador de qualidade. Quem pode pagar num G70 não se arrepende, concorda?

Agora para quem procura um teclado mais acessivel e de qualidade, não existe outra opção a nivel do PSR3000, nesta media de preço o PSR3000 é o melhor!!!!

Boa Sorte e Sucesso!!!!

Theo22
Veterano
# fev/05
· votar


Olá, Em resposta ao Vinícius_Augusto
G70 custa R$13000,00 Nossa!

Obrigado pelas informações, mas o Variphraser do Roland G-70, do que se trata? O sampler eu sei muito bem... isso é um recurso e tanto. Sei que com isso vc pode ligar uma guitarra no teclado e gravar uma frase e depois editar e usar na música como acompanhamento, certo?

Agora o G70 ele tem timbre de alta qualidade? Vc sabe onde posso ouvir demos dele, pra que eu possa comparar?

Nossa, vc é um cara de sorte, usa o PSR-3000, eu fiquei muito feliz por ele, visor colorido, voices com qualidades, principalmente as guitarras distortion, pois eu estou cansado de fazer solos com as guitarras default do PSR-1100, mas ainda bem que tem o Sound Creator, assim eu melhorei muito a qualidade delas.

Aguardo a sua resposta mais uma vez,

ROTTA
Veterano
# fev/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Vinícius_Augusto

Quem pode pagar num G70 não se arrepende, concorda?

Claro. Assisti a uns demos (em vídeo) dele e nem dá para acreditar que faz tantas coisas. Mesmo assim, por aproximadamente (ou menos que) este preço eu ficaria com um Roland Fantom X8 ou com o Korg Triton Extreme, ambos ótimos equipamentos.

Em tempo, testei o PSR3000 há alguns meses e é muito bom. Se tivesse 76 teclas arrebentaria com o mercado.

Abraços.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Theo22
Valeu cara, se quiser escutar alguns trabalhos q fiz com o PSR3000, acesse minha central de arquivos particular.
Central de arquivos: www.walla.com
Usuario: viniciusaugusto_show
Senha: arrocha

Sobre o VariPhraser, é um sistema da Roland, aonde vc pode gravar um swing de guitarra em formato wave por exemplo, e depois jogar em cima de um um ritmo, porém o mesmo não pode ser gravado em MIDI, apenas só usado em execução ao vivo, Vc grava a amostra em wave pelo teclado com uma variação de atpe 60 segundos em C e depois pode tocar seu ritmo e acionar a amostra q ficará no multi pad do teclado. No geral é uma função pouco usado, pois não pode ser salva no midi!!!!!

Sobre o PSR3000, realmente ele é show de bola!!!!!
Na Made In Brasil, se vc for de Sp, vc pode compra ele a vista por até 5.800,00 reais, agora ´so no dinheiro viu? Eles tão com queima de estoque, aproveite se puder comprar, pois o proximo estoque eles falaram q vai sair por no minimo R$6200,00 pois a importadora não deu o mesmo desconto para compra em quantidade!!!!!

Boa Sorte para vc e sucesso!!!!
Lembrando que minha central de dowload, algumas musicas foram feitas com o PSR630, vc vai percerber quais são, mais as musicas de arrocha - axé - a pop dance do Grupo G2 e a musica instrumental de Sax, foram feitas com o PSR3000. O resto foi com o PSR630 q eu tive e/ou violão!!!!

Vinícius Augusto
(71)306.3246 - 8851.8480

www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Central de arquivos: www.walla.com
Usuario: viniciusaugusto_show
Senha: arrocha

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Marco Alan Rotta
Em tempo, testei o PSR3000 há alguns meses e é muito bom. Se tivesse 76 teclas arrebentaria com o mercado.
Concordo com vc, o maior vacilo da Yamaha foi ter colocado apenas 61 teclas no PSR3000.

Agora o Fanton eu ainda tow na duvida, ele não tem ritmo e nem o Estreme né? Pq a programação de Sampler do G70 é basicamente a mesma do Fanton, porém o G70 tbm é arranjador!!!!!

Um abraço!!!!!

ROTTA
Veterano
# fev/05
· votar


Na verdade o Fantom e o Triton não são arranjadores, e a única maneira de acompanhamentos neles é através de um MIDI da música (editado na forma de acompanhamento). O G70 tem, claro, pois é arranjador. No entanto, muitos dos recursos que o G70 compartilha com o Fantom são simplicados (são mais completos no Fantom), até porque um não tem a pretensão de substituir o outro.

Theo22
Veterano
# fev/05
· votar


Valeu pela dica, vou baixar algumas músicas e depois escrevo!

Nossa um PSR-3000 por R$5,800 está muito bom, quer dizer, barato mesmo é um Teclado Fatom X6 $1,698.00 nos USA!

Bom, pena que ainda tenho que trabalhar muito pra ter dinheiro pra trocar o PSR-1100 pelo PSR-3000. Acho que vai demorar uns 6 meses pra isso acontecer. Então estou tendo muito cuidado com o PSR-1100, manter o visor, teclas sem relado, pra não cair muito o preço na troca, sem falar que ele está com 6 meses de garatia da fábrica ainda.

Obrigado, e depois escrevo falando da música, mas só outro dia!

Theo22
Veterano
# fev/05
· votar


Marco Alan Rotta

Entrei no site da Roland e ouvir um demo do Fantom, Rock, nossa, cara que som, uma bateria praticamente real, isso falta nos teclados Yamaha!!!!

gustavorino
Veterano
# fev/05
· votar


no site www.rolandus.com logo na pagina principal aparece alguns videos aleatórios na direita... os mais interessantes são sobre o V-acordeon, sobre o V-synth e sobre o fantom(nao lembro o modelo)..

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Theo22
Entrei no site da Roland e ouvir um demo do Fantom, Rock, nossa, cara que som, uma bateria praticamente real, isso falta nos teclados Yamaha!!!!
Engano seu, não falta nada, com o PSR3000 vc vai se surpreender com timbres de harmonia, cordas, percussão, bateria e etc, mais q realistas!!!!
Boa Sorte e Sucesso!!!!!

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Uma pergunta só: Aquele modo Piano Chord não é a mesma coisa do modo de reconhecimento de acorde Full Keyboard, nos teclados como PSR-2100, PSR-3000?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Vinícius_Augusto
Uma pergunta só: Aquele modo Piano Chord não é a mesma coisa do modo de reconhecimento de acorde Full Keyboard, nos teclados como PSR-2100, PSR-3000?

é parecido, só que nesta função as notas reconhecem mais completas, ou seja, se o teclado reconhece um G7, mas na verdade é um G97, o piano chord supõe um nota parecida e reconhece com G97/G, como na vedade é só G97. Mas é a mesma coisa praticamente

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Mas eu acho que não fica muito bom, eu fui tentar tocar uma música assim, que eu sabia ela no piano e com acordes, coloquei o ritmo e as mudanças se baixo e acorde ficaram horríveis, isso acontece no EXR?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Em qualquer teclado isso ocorre, porém existem algumas manhas de sensibilidade q vc terá q aprender com a mão esqyerda para q a função funcione de maneira correta!!!! Pegando esta manhazinha vc tocará qualquer musica em acompanhamento e piano!!!!

Boa Sorte!!!!!

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Mas o que eu preciso fazer?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Vinícius_Augusto
Mas o que eu preciso fazer?

Esta sensibilidade vc só ganhara com tempo de estudo e dedicação, não adianta eu querer te explicar, é como vc colocar um sol maior na mão esquerda porém sair o som so do baixo q toquei, porém eu toco a nota inteira, é sensibilidade treinada, somente isso!!!!!

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Não entendi nada. Mas eu vou treinar!

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Tipo, vc toca um G7+/F# na mão esquerda, porém com sua sensibilidade o teclado irá reconhecer está nota pois vc vai tocar ela de forme q o som do piano, exceto a do baixo, não apareca.

Boa Sorte!!!!

fjbala
Veterano
# jan/06
· votar


comprei um roland exr7s e estou apanhando, se alguem conhece esse teclado me de algumas dicas, tipo como faço pra memorizar os timbres junto com os ritmos tipo assim pra que eu nao tenha que ficar procurando?nao sei se me fiz entender.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


hahahaha, puta merda, q suruba de control c control v.

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


fjbala

Recomendo que faça um comentário nos tópicos sobre este teclado. Duas sugestões:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/94662/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/95042/

Dificilmente alguém que tem o EXR-7 entrará neste tópico, que não relação direta com o modelo.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland G70 & Yamaha PSR-3000