Faculdade de música. Vale a pena?

Autor Mensagem
Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


Gente eu faço música e digo pra vcs, se for pra ser professor esqueça vida boa!!!! O meu objetivo é ser produtor musical, abrir um estúdio, já até comecei um curso técnico de áudio!!! Dar aula é muito bom, eu mesmo adoro, mais aqui na minha família todo mundo é professor, e é um saco dá conta do filho dos outros, e aturar pai e mãe... A não ser que vc queira ser professor de Universidade...

and92272
Veterano
# fev/12
· votar


Essa foi uma opinião, mas e quanto ao que me professor disse sobre a aula de música ser uma opção?

and92272
Veterano
# fev/12
· votar


??

and92272
Veterano
# dez/12
· votar


Pessoal, eu aqui novamente.. hehe

Eu estive pensando...

Uma pessoa que se forma em licenciatura em música, é habilitado para dar aulas...

Mas ele não é reconhecido profissionalmente para trabalhar em estúdios também?

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


and92272
A aula deve ser parte do currículo normal, não-optativa. Mas, na prática...

Uma pessoa que se forma em licenciatura em música, é habilitado para dar aulas... mas ele não é reconhecido profissionalmente para trabalhar em estúdios também?

Claro que sim, desde que saiba operar. Pra trabalhar em estúdio (e em vários ramos da música), não se precisa de diploma - e sim do know-how. O curso de licenciatura em música é o que costumo chamar de "all-around", pode te colocar em qualquer campo de atuação no meio musical, mas você vai precisar correr muito por fora pra complementar sua formação (cursos, aulas particulares e por aí).

Eu recomendo mais isso hoje em dia porque o curso é mais tranquilo de levar e você pode se dedicar integralmente ao que quer, com uma aula mais voltada a você (aula particular). Pra ser compositor, regente e instrumentista é a melhor coisa - desde que você tenha bons contatos para arrumar aulas com craques.

LV
Membro Novato
# set/14
· votar


Li o tópico inteiro e reparei que todos que fazem não se arrependem mas que é difícil ter ânimo pra entrar e tal. Meu sonho é trabalhar com algo que tenha a música no meio, acabo o meu ensino médio esse ano e já pesquisei sobre psicologia, enfermagem, medicina, educação física entre outros cursos mas nenhum desses eu fico feliz só de ler sobre, "acho que entenderam" mas sempre tem o porém sobre mercado, salário, etc. Eu moro no interioooor do rj e precisaria lagar tudo pra tentar a UFRJ mas essa é a única profissão que eu largaria realmente tudo pra seguir mas tenho medo de ser um frustrado dando aula pra ganhar 1000 reias sei lá.

avatar 2
Veterano
# set/14
· votar


ser professor neste pais é ser um sofredor pois salario de professor é muito baixo

freitas_silva
Veterano
# set/14
· votar


Primeiramente existem dois tipos de graduação em música mais populares no Brasil: bacharelado e licenciatura. Além de vários outros cursos que não são exclusivamente de música, mas tem música no meio como cinema e outros.
Você tem que buscar um curso que tenha uma identidade compatível com o que almeja no futuro. Eu por exemplo, faço música licenciatura na UFC mas não quero dar aula na educação básica e sim no nível superior, onde os salários são bem melhores.
Não é o curso que determina quem você vai ser, mas sim você mesmo, até porque o leque de opções é grande.

pianoid
Veterano
# set/14
· votar


retorno financeiro como músico kkkkk

artistas no Brasil são mendigos. músicos, poetas, pintores... ganhariam mais grana fazendo malabarismo no semáforo ou fazendo funk social e boçal. Ou então, sendo realmente excepcionais e indo pra America ou Europa, onde ainda há algum público...

e faculdade de música é o nome atual para os velhos conservatórios, que cuidavam de conservar em formol o que anteriormente era música viva...

abs

engMaciel
Membro Novato
# set/14
· votar


Bom, se serve como dica, um amigo meu, músico, fez medicina e depois se especializou em musicoterapia!

demian e eduardo
Membro Novato
# mai/15
· votar


revivendo aqui galera.

vocês conhecem alguma faculdade para fazer musica a distancia?

fernando tecladista
Veterano
# mai/15
· votar


demian e eduardo

Unimes mas e só licenciatura

Unincor licenciatura + instrumento

Sérgio Lage
Membro Novato
# jan/16
· votar


Sempre quis fazer Licenciatura em Música, porém não tinha dinheiro para o curso. Acabei ingressando em Administração, trabalhando na área e concluído o curso. Agora formado com mais estabilidade, resolvi iniciar o curso de Licenciatura em Música, meu objetivo é trabalhar com produção e educação musical. Para quem se formou na área, como está o mercado? Estão satisfeitos? Boa sorte a todos!

freitas_silva
Veterano
# jan/16
· votar


Para começar, só queria lembra que produção e educação musical são mundos completamente diferentes e suas áreas de atuação são muito diversas, ainda mais se levar em consideração a geografia, então fica muito difícil criar um parâmetro de comparação. Mas vamos tentar.

Um curso de licenciatura em música não te habilita como produtor (acho que você já deve saber disso), nem muito menos como um exímio músico (é isso mesmo!). Essa modalidade de curso se baseia basicamente em 3 eixos (técnico, estético e pedagógico), diferente de um bacharelado que tem um aprofundamento muito maior na técnica, visando a proficiência no instrumento.

A educação musical no Brasil ainda está muito incerta. Até aos anos 80 a música estava na escola de forma muito modesta. Nos anos 90 resolveram juntar todas as artes numa disciplina só. E agora em 2008/2009 acharam por bem tornar a música uma disciplina independente.

A música hoje é "obrigatória" na escola, mas o ministério da educação esqueceu de investir em formação e informação. É só pegar os PCNs da vida... Na parte de música o material é fraquíssimo! Além disso existem poucas pós focadas em educação musical aqui no Brasil, isso aliado a baixos salários dos professores... mas nem vou entrar nisso, pois já é outra discussão.

Não posso deixar de reconhecer que a educação musical está em acensão, mas ainda precisará de vários anos para amadurecer. Fazer uma licenciatura em música hoje, é assumir o compromisso de prover essa maturação e inclui trabalhar numa estrutura ainda meio desorganizada, mas que tem todo o potencial para crescer.

Fugindo do viés da escola pública, temos também as escolas de música particulares, que tanto formam "profissionais da música". Mas é importante salientar o quanto formamos profissionais PARA a música e não PELA música. É imprescindível que ensinemos a nossos alunos o valor da música e a relação intima que que existe entre os dois (música e músico). Mais de que um arte, um conhecimento estético, a música faz parte da vida, está misturada à sociedade.

Quando estamos dentro do carro viajando, ligamos o som. Quando vamos sair pra comer/beber, preferimos um local que tenha música ao vivo. Quando estamos no escritório, trabalhando sozinho, colocamos uma música pra alegrar o ambiente. A música está em todos os lugares. Viver é conviver com a música!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de música. Vale a pena?