Faculdade de música. Vale a pena?

Autor Mensagem
André 2005
Veterano
# jan/05


E aí galera, chegou a hora de escolher o que fazer da vida, que profissão seguir...
Tô em dúvida se vale a pena fazer faculadade de música, tipo: licenciatura ou bacharelado em piano.
Estou com medo de passar uns quatro anos na faculdade e depois não conseguir aquele retorno financeiro.
Eu tenho em mente de que um bom profissional nunca vai ficar parado, sem serviço, sempre vai ter alguém procurando o teu trabalho.
É isso ae, se tem alguém aí que já fez, ou tem alguma opinião sobre o assunto, por favor me ajude a esclarecer essa dúvida.

Valeuuu!!!!

mano_a_mano
Veterano
# jan/05
· votar


Eu estive cursando Bacharelado em Música - Habilitação: Composição de 2002 até o ano passado na UFRGS. Como eu estava com a agenda muito cheia, tive que trancar a matrícula, mas este ano eu pretendo voltar, porém, com outro curso: Licenciatura em Educação Artistica - Habilitação: Música. Fazer faculdade de Música te dá muitos conhecimentos avançados, é muito importante fazer...

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Se você quer fazer música como profissão, talvez seja mais difícil. Mas mesmo assim eu o encorajo! Eu vou fazer Regência, Composição e Piano clássico.

Outra coisa...licenciatura é só pra dar aula, bacharelado é pra se tornar expert!

Aliás, você toca piano (piano mesmo) a quanto tempo?

Juliano de Oliveira
Veterano
# jan/05
· votar


André 2005
Antes de decidir prestar vestibular pra música, eu tinha o mesmo medo que vc.Será que vai valer a pena?
Bem...com as pessoas que estive conversando, que fazem ou já fizeram faculdade de música, a resposta foi unânime: Música erudita ou instrumental no Brasil não vira nada.O que vale a pena é a recompensa de estar fazendo o que gosta e saber que é bom nisso.
Prestei faculdade aqui em Ribeirão Preto(onde moro) só estou esperando o resultado, que saírá dia 5/2.Minha esperança é me dedicar ao máximo ao piano e procurar sair do Brasil, através dos poucos concursos que existem por aí.
É muito difícil obter reconhecimento, principalmente em se tratando de música erudita, mas eu acho que a perseverança vale mais.
André 2005
Faça o seu vestibular, mas esteja com o pé no chão, isto é, ñ pense que depois de formado, as oportunidades vão bater na sua porta pra vc aproveitá-la quando quiser.

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Juliano de Oliveira
Boa sorte aê com o resultado!

Mister Kill
Veterano
# fev/05
· votar


na minha opinião naum adianta muito naum... mais depende do que vc quer se especializar.... eh algo complicado

adnz
Veterano
# fev/05
· votar


Eu tenho alguma ideia na cabeca nao sei se vai funciona, mas talvez de:
Eu comecei com teclado faz pouco, entao ano que vem eu procuro comecar a tocar piano, vou ter 15 anos, aí talvez eu faça faculdade pra alguma coisa de computador que eu gosto, e continuo no piano, daí talvez um poco depois eu faço faculdade de música :], eu teria uns bons anos de piano, mas eu nao sei quantos anos sao precisos e o que eles pedem pra faculdade, é mto dificil entra? alguem me responde :]

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


André 2005
eu tb to com a maior duvida quanto a faculdade, mas todo campo é concorrido e difícil, o negócio é escolhe o que tu gosta e trabalhar pra ser bom!

adnz
Tb to pensando em faze facul de música depois que eu termina minha engenharia =] , só que não queria piano, prefiro violão...

_Ale
Veterano
# fev/05
· votar


tbm toco teclado a um tempo e queria sim fazer faculdade de musica mas onde moro o curso é muto ruim então se eu fizer pretendo sair da minha cidade, mas antes vou fazer algo mais pé no chão eu axo pq realmente o musico aqui no brasil não é valorisado como devia, pretendo fazer uma faculdade de computação q é algo q tbm gosto muito e aí mais tarde quero sim fazer facul de musica e levar uma carreira considerável....bom cara, essa é a minha ipinião né, mas tudo depende da sorte tbm né...eu o aconselho q se essa é sua vontade realmente vá em frente mas como já falaram anteriormente aí não viaje muito em seus sonhos, tenha sempre um "plano B" e o pé no chão...sucesso pra ti garoto!
ateh mais falowww

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


André 2005

Cara, se é o que tu quer, então vai em frente. É melhor ser um músico mal remunerado e feliz, do que um engenheiro com grana e frustrado. O futuro só Deus sabe....

kzartdf
Veterano
# fev/05
· votar


É melhor ser um músico mal remunerado e feliz, do que um engenheiro com grana e frustrado
eu tbm acho! Aliás, eu acredito que música só vale a pena se for por prazer. esse negócio de fazer faculdade de música pensando em dinheiro é furada. Oq mais existe nesse mundo são músicos bons. Alguns, alguns dão sorte.
Olha o KLB por exemplo, acho q nenhum deles tem 2º grau, mas tem um pai "cheio da grana" que patrocinou o começo deles... tbm não tocam nada, mas tem grana!

Musica tem q ser por prazer e não por dinheiro! agora se der dinheiro, melhor ainda...

Abraços!

ROTTA
Veterano
# fev/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Trabalho em uma Universidade que oferece o curso de Artes em várias habilitações (dentre elas a Licenciatura em Música) e posso colaborar com minha opinião.

Antes de falar do curso, acho que o fundamental (fazendo eco aos comentários anteriores) é buscar uma profissão que lhe agrade, livre de questões comerciais. É comum vermos jovens ingressando no ensino superior por pressão dos pais ou para "ganhar dinheiro". Ledo engano.

Além disso, não esqueça de que ainda existe uma grande discriminação com carreiras não triviais (como Química, Física, Música, Matemática, etc) que geralmente não são amplamente reconhecidas pela comunidade como atividades profissionais. Isto acontece com Música e só posso aconselhar que desconsiderem totalmente.

Ao pensar nas habilitações dos cursos, tenha em mente que a licenciatura forma professores, então prepare-se para muita prática de ensino e didática. Já o bacharelado forma um profissional mais técnico (talvez nem seja esta a melhor palavra), o que não significa que ele saiba menos que o licenciado, mas sim que terá foco numa carreira fora das salas de aula. Claro que na vida real estas questões acabam misturando-se totalmente.

Confundi ou ajudei?! :D

Abraços.

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


e o que eles pedem pra faculdade, é mto dificil entra? alguem me responde :]
Aqui no Rio é muito difícil entrar. Por exemplo, na UFRJ no vest 2004 eles abriram 2 vagas pra Harpa. Só houve 1 candidato para essas 2 vagas.

Pela lógica, ele entraria tranquilamente. Mas não houve nenhum classificado pro curso de Harpa, pois esse candidato não passou no THE (Teste de Habilidade Específica). Não adianta, só passa quem passar no THE. E a UFRJ nem é a mais difícil de entrar do Rio...

E eles também exigem que você tem 2 anos, no mínimo, de ensino de música comprovados. Normalmente esse é o padrão pros conservatórios.

Vou copiar do site da UFRJ o trecho que fala sobre o THE:
Os candidatos aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música deverão fazer o Teste de Habilidade Específica (THE), pelo serão avaliadas a interpretação e a representação de sons e propriedades musicais.

O THE é aplicado pelos próprios professores da Escola de Música e consta de uma prova teórico-prática; uma prova de emissão (solfejo e leitura rítmica a uma voz); uma prova de percepção com grafia ao piano (reconhecimento auditivo); e uma prova de conhecimentos teóricos (notação musical, acordes, intervalos, tonalidades e modulação a tons vizinhos).

E é difícil...eles são muito fdp's com essa prova.

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


entao ano que vem eu procuro comecar a tocar piano
Começa no piano o mais cedo possível. Você vai aprender tudo o que aprendia com o teclado e muito mais.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Faculdade de música. Vale a pena?

Tudo q possa transformar um sonho, talvés no futuro em real, vale a pena.
Se é isso q vc quer e vc acredita em vc, vai valer não só a pena, como tbm preenchurá seu ego.
Agora fique com os pés no chão, pois o mercado musical é muito dificil, injusto e existem algumas barreiras q possam lhe prejudircar, tipo, o sucesso de hj, pode ser o esquecimento de amanhã!!!!
Seiga seus sonhos, mas matenha os pés no chão!!!!
Beleza?

Boa Sorte e Sucesso para vc!!!!

adnz
Veterano
# fev/05
· votar


Ken Himura
eu nao tenho como pratica piano em casa, pq meu teclado n tem sensitividade, entao eu vo espera ano que vem pra te um teclado melhor, com tudo que o piano tem.. ou sera que nao importa tanto a sensitividade do piano?

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


adnz
Eu não tenho piano em casa também...e treino num Casio CTK-451

hehehehe...isso não é desculpa. Mas agora eu tô sentindo a necessidade de um teclado maior...pretendo comprar ou um teclado full-lenght ou um Fritz Dobbert.

A sensibilidade importa muito, mas primeiro você têm ter agilidade e controle das mãos...

adnz
Veterano
# fev/05
· votar


Ken Himura
é que eu fico indeciso, eu acho melhor espera pra compra um teclado melhor, até isso fazer aula de teclado pra ih pegando alguma coisa, e nao entra sem nada no piano, mas é q fica foda, eu realmente nao sei agora

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Pessoal,

DESCULPE POR RESSUSCITAR O TÓPICO!!!

Achei esse tópico bem de acordo com minha dúvida..

Esses comentários aí em cima são de 2005 (época que ainda não era obrigatório o ensino de música nas escolas), porém agora quero respostas atualizadas: Vale a pena fazer licenciatura em música?

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


and92272
Se você pretende dar aulas em escolas (seja normais ou cursinhos de música) sim, vale a pena. É necessário, até. É um mercado em expansão, com a obrigatoriedade do ensino de música agora.

Porém, é vida de professor né. Todo mundo sabe o que os professores enfrentam hoje em dia.

Maestron
Veterano
# out/11
· votar


Se você quer de fato ser professor de música, se voce gosta de ensinar, se você gosta de criança, então vá em frente.

Se quer apenas se aperfeiçoar no seu instrumento, Faça um "curso superior" do seu instrumento. Se quer trabalhar com produção, estúdio, eu indicaria composição e regência, apesar de ser um curso mais voltado para composição de música orquestral.

Você pode muito bem seguir a carreira musical sem ingressar numa "faculdade", mas um diploma nessa área te abrirá mais portas, o colocará em contato com músicos muito bons e o deixará a par, teoricamente, de tudo o que voce faz na prática, o que acho importantíssimo.

Mas antes tenha certeza se é isso o que você quer. Vida de professor é difícil (apesar de ter melhorado e segue melhorando), vida de músico também é difícil... O importante é trabalhar com prazer, para isso é importante ter plena consciência do que você pretende fazer.

Boa sorte, qualquer coisa pode perguntar, pois sou professor de música formado na área.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Como as coisas mudam né pessoal?! Olha só a diferença de respostas:

2005: "na minha opinião naum adianta muito naum... mais depende do que vc quer se especializar.... eh algo complicado"

2011: "Se você pretende dar aulas em escolas (seja normais ou cursinhos de música) sim, vale a pena".

Nosso cenário está mudando! \o/

Maestron,

1) Eu gosto MUITO de ensinar e pretendo DE VERDADE fazer licenciatura, mas não pra dar aulas em escolas do governo, mas sim com uma escola minha mesmo (tipo como autônomo).
O que vc pode me dizer sobre isso?


2) Vc disse: "Você pode muito bem seguir a carreira musical sem ingressar numa "faculdade""...

Então me diga as possibilidades por favor! Tenho 16 anos e TODA a informação pra mim está sendo bem-vinda.

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Maestron
Bom, alternativa à Regência ou Composição pra quem quer mexer com estúdio é Música e Tecnologia (alguns lugares chamam de Produção Musical). São cursos bons também.

Maestron
Veterano
# out/11
· votar


and92272

1) Eu gosto MUITO de ensinar e pretendo DE VERDADE fazer licenciatura, mas não pra dar aulas em escolas do governo, mas sim com uma escola minha mesmo (tipo como autônomo).
O que vc pode me dizer sobre isso?


Bom, então quanto mais você puder se especializar, quem sabe até um mestrado em educação, tudo isso contará muito muito a favor. E como pretende ser autônomo, voce terá que estudar uma "matéria" a mais, "administração de empresas"... rsssss... Mas é sério, conheço gente que abriu escola e não é fácil, portanto esteja preparado tanto como professor quanto como empresário.

2) Vc disse: "Você pode muito bem seguir a carreira musical sem ingressar numa "faculdade""...

Então me diga as possibilidades por favor! Tenho 16 anos e TODA a informação pra mim está sendo bem-vinda.

Há grandes músicos que tocam de ouvido, não sabem sequer o que é uma clave de sol e mesmo assim arrasam, são verdadeiros mestres. Você pode ser assim também, tocar em banda, trabalhar em estúdio, com produção ou pode seguir outra carreira e ter a música como hobby, a escolha é sua.

Mas como disse que quer trabalhar com educação é ser proprietário de uma escola, acho indispensável a formação universitária, nesse caso, quanto mais formação melhor, mais retorno. Ou então você entra no negócio como empresário e contrata um profissional de educação para fazer o trabalho didático. Entende?

Maestron
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura

Bom, alternativa à Regência ou Composição pra quem quer mexer com estúdio é Música e Tecnologia (alguns lugares chamam de Produção Musical). São cursos bons também.


É verdade, tem razão, a sua sugestão vai contar bem melhor pra quem quer mexer como estúdio...

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Nossa, parece que ninguém escapa da bendita administração hein! kkk

Realmente, está me ajudandi muito aqui.

Agora quanto ao vestibular (irei fazer na Unicamp): Será que consigo entrar lá no próximo vestibular que vai ter em 2012?

Eu vou entrar em contato com um cara formado lá pra ele me ajudar a me preparar, mas de qualquer forma, é complicado conseguir entrar lá pois são DOIS vestibulares né: Um de conhecimentos técnicos (aptidão) e o outro de matérias de escola... O que vc acha disso?

and92272
Veterano
# out/11
· votar


??

Maestron
Veterano
# out/11
· votar


and92272

Sou a favor dos dois testes para entrar na Unicamp. Aqui na UFBA, onde fiz vestibular pra Composição e Regência, também é assim.

Isso assusta os calouros, os deixa apreensivos, mas é exatamente isso que mantém a qualidade das universidades, pois só entra quem está realmente preparado para estudar música. Conheço uma universidade que não precisa de teste de aptidão... Qualquer pobre coitado entra lá e isso faz com que o nível da universidade seja sofrível, os calouros começam do zero e quando se formam não sabem muito mais do que quando entraram. Quando tem o teste de aptidão, que exige muitos conhecimentos específicos, o nível é muito mais adiantado, isso é crucial para manter a qualidade do ensino.

Já as provas com a matéria da escola, esse sim poderia ser até abolido, mas sou a favor que eles sejam mantidos, pois se o músico e o professor de música já é (sempre foi, desde Mozart e Beethoven) tão sem prestígio na sociedade, imagine se eles forem dispensados de saber química e física.. Serão considerados uns vagabundos.

Por isso, pela qualidade dos alunos, para que só entre os selecionados e se mantenha o nível de ensino nas universidades, sou a favor da manutenção das provas. Essa é a minha opinião.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Será que consigo entrar lá no próximo ano? hehehe

Estou estudando. O problema é que se eu não passar no vestibular do ano que vem, fica difícil pois aí só no outro ano poderei tentar de novo e vai demorar ainda mais pra mim se formar...

neto souza
Veterano
# out/11
· votar


Boa tarde pessoal!
Fazer faculdade de musica vale a pena sim, começei neste ano e não me arrependo, já estudava em conservatório de música porém ví a necessidade de fazer um curso superior, mesmo porque eu ainda não possuia um. trabalho na área técnica em saúde , com o meu envolvimento na música vejo a possibilidade de em um futuro próximo me tornar um prof. , ainda mais agora com a expansão do mercado musical nas escolas. Não sei se acontecerá, mas se for da vontade de Deus , qd isto acontecer já estarei qualificado. Temos a oportunidade de estar proximo de grandes músicos, (no meu caso , até mestres e doutores) e isto nos incentiva a estudar mais , não tenho nada contra quem aprendeu sozinho, eu também comecei assim, mas mesmo aquele músico "que arrasa" precisa buscar o conhecimento teórico, pois muitos bons acabam ficando sem mercado, é como a história do dentista prático que existia antigamente , hoje quem não for habilitado não exerce a função.
Abraço pessoal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de música. Vale a pena?