Método de Estudo de Piano

Autor Mensagem
Estudante eterno
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pleyel, luissm e Artref

Por favor, continuem com este tópico!
Eu como iniciante infelizmente não tenho nada a contribuir com vocês, mas tenho muito a aprender!
Sempre fui interessadíssimo em adquirir todo e qualquer conhecimento que contribua para minha evolução. Seja apenas no instrumento ou musicalmente. E conhecer os melhores métodos para piano para cada objetivo com certeza se encaixa nisto!

Pleyel
Veterano
# mar/15
· votar


Estudante eterno
Blz meu amigo, você toca piano?
O que eu puder te ajudar estou a disposição.

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


enquanto que a galera do piano pouco se movimenta

É uma pena, mas o unico topico que vejo "andando" por aqui é o de ajuda na compra de teclado/piano...
Bom, ia começar a fazer aula de piano, mas rolou uns contratempos e não deu. Para não ficar parado comecei a estudar por conta em cima do Alfred's Adult All in One tem uns 4 meses.

Estudante eterno
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pleyel

Muito obrigado!
Comecei a exatamente 3 semanas. Antes eu estudei guitarra, e passei para as teclas pela vantagem que oferecem na hora de compor...

Tenho ouvido falar tanto bem quanto mal (em proporções parecidas) dos métodos mais tradicionais como Hanon por exemplo. Existe algum método que seja unânime entre os pianistas para o estudo técnica e independência?

Artref
Veterano
# mar/15
· votar


Sou muito a favor de ter um tópico fixo de piano. Gosto de ajudar sempre que posso, aprendo também. Hoje tentei fazer escalas como se fosse guitarrista, hauhauhaua

Existe algum método que seja unânime entre os pianistas para o estudo técnica e independência?
Seria fácil se um só método resolvesse todos nossos problemas, ou se houvesse um remédio só que curasse todas as doenças do mundo, rs. Não tem. Pra cada questão, há algo mais indicado. Mas se seguir o caminho deixado pelos grandes gênios - como Bach, Mozart, Chopin, Beethoven - com certeza você vai aprender muito.

luissm
Veterano
# mar/15
· votar


Boas,

Como referi anteriormente, estou a trabalhar na independência das mãos.

Depois de ter visto há uns tempos este vídeo (em baixo), procurei o Mikrokosmos de Bela Bartok para estudar.

Depois de ler a introdução, percebo que Bela Bartok não recomenda a prática de todas as músicas do livro, pois segundo ele, tem várias músicas para o desenvolvimento da mesma técnica. A minha dúvida é; então quais as músicas que devemos estudar? Se alguém já fez este estudo, pf dê uma dica.

Como já dou uns toques, as primeiras músicas do volume 1, parecem-me demasiado iniciáticas e julgo desnecessário perder tempo com elas, pelo menos para mim não tem qualquer dificuldade. Posso avançar para algo mais difícil ou estou a perder algumas técnicas subliminares :)?

Aproveito para deixar um link das partituras e um estudo sobre Técnica Pianística com base no Mikrokosmos.

O fórum não permite colocar anexos pois não? É que tenho muito material que poderia interessar a todos que se encontram neste nível.

Deixo ainda algo que por brincadeira há uns tempos, resolveu o meu problema de leitura da mão esquerda (Clave de Fá). Por incrível que pareça a brincar com a vontade da fazer um score alto acabei por fixar de forma definitiva as notas em menos de uma hora, quando antes andava com cábulas.

Bons estudos.

Mikrokosmos - Bela Bartok

Jogo Clave de Fá

Estudo de aplicação da técnica pianística de Richerme (1996) ao Mikrokosmos de Bártok 1




Daniel_tecladista15
Membro Novato
# mar/15
· votar


luissm
Czerny tem alguns etudes interessantes para o aprimoramento da mão esquerda e fluência independente das mãos. Se eu não estiver enganado os Opus 399 e 718 se destinam a isso.

Pleyel
Veterano
# mar/15
· votar


Galera essa questão de método de estudo será uma eterna discussão, se são bons ou ruins.
Pelo pouco que ja aprendi, cada método tem a sua função dentro da formação da técnica pianística.
Muitos falam mal por exemplo do Hanon, dizendo que tal livro traz problemas como tendinite ou coisas do gênero.
O que muitos não vêem é que o problema nesse quesito não é o método e sim a postura do pianista.
A primeira coisa que se faz em um estudo serio de piano é atentar para a postura ao piano, pois a longo prazo as lesões são quase certas em caso de desatenção.
Portanto recomendo o hanon para quem quer melhorar a mecanica e a musculatura dos dedos.
O lado negativo ao meu ver do hanon é ser muito repetitivo e enfadonho.
Com relação ao Czerny acho menos polêmico que o hanon.. Este metodo é bastante interessante pois explora diversas técnicas e possuem exercícios em todas as tonalidades.
Utilizou bastante para treinar minha leitura a primeira vista.
Alem disso acho interessante fazer escalas todos os dias.

Abraços a todos.

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Então, um camarada vai começar a estudar piano por conta e veio me perguntar como ele começaria a estudar. Falei para ele arranjar um professor e ele retrucou falando que a rotina dele é meio bagunçada (e é msm) e não tem como ter um horário/dia fixo pra aula.
Depois falei do metodo que uso, que é ingles e ele me perguntou se tinha algo parecido em portugues e ai me perdi hauhauahuahuaa
Então, tem alguma coisa que vcs recomendem que seja uma mescla de teoria, musicas para iniciantes com linguagem simples?
Ou ele vai ter que partir pra Hanon, Czerny e escalas?

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# mar/15
· votar


Xeper
Ele já tem algum conhecimento de música, leitura, ou é "zerado"???!!!

Artref
Veterano
# mar/15
· votar


ele retrucou falando que a rotina dele é meio bagunçada (e é msm) e não tem como ter um horário/dia fixo pra aula.

Eu tenho aluno que faz aula cada semana num horário. Fale que ele já está começando tudo errado, e que assim vai aprender errado, pode pegar vícios, ou vai demorar 20x mais do que se tivesse um bom professor. O iniciante, além de não saber tocar, não sabe ouvir, e é aí que mora outro problema.

Caramba, o cara não quer investir um puto de dinheiro pra aprender, é brincadeira.

Xeper
Veterano
# mar/15 · Editado por: Xeper
· votar


Daniel_tecladista15

Ele já tem algum conhecimento de música, leitura, ou é "zerado"???!!!

Tem alguns anos tocando baixo... em teoria musical não é zerado, sabe bem até.
Leitura é zerado e nem sabe achar um Dó no teclado.

Artref


Eu tenho aluno que faz aula cada semana num horário. Fale que ele já está começando tudo errado, e que assim vai aprender errado, pode pegar vícios, ou vai demorar 20x mais do que se tivesse um bom professor. O iniciante, além de não saber tocar, não sabe ouvir, e é aí que mora outro problema.

Caramba, o cara não quer investir um puto de dinheiro pra aprender, é brincadeira.


Não é bem isso, ele já tinha tentado achar professor, mas teria que ser a noite (depois das 20h) e com dia variavel. Ai não conseguiu e largou de mão.

---------------------------------------------------------------------- --------

Bom, então é isso? Sem professor sem chance de começar?

Estudante eterno
Membro Novato
# mar/15
· votar


Xeper

Eu trabalho bastante, bom pelo menos eu considero. De segunda a sexta das 7:00 as 18:00 e mais um "plantão" trabalhando em casa no domingo.
Para dar certo eu fazia aulas avulsas, ou seja, em cada semana eu ligava para marcar um horário que ficasse bom pro meu professor e pra mim.
Acho que o seu amigo não faz ideia de como é importante ter um professor, e investir na formação dele, se você fizer ele entender acho que ele dará um jeito de fazer aulas regularmente.

Mas supondo que ele realmente não consiga....Meu professor de piano usa um sistema que eu gosto bastante ( eu sou iniciante) ele usa hinos. O primeiro foi bem simples, com a abertura em quinta (tônica, quinta e tônica) na mão esquerda e a tríade na mão direita. Na segunda canção ele incluiu um pequeno arranjo em certo trecho da música e o uso do pedal de sustain, e assim vai, em cada canção entra um elemento novo.

Você pode simplesmente mostrar a ele como se monta os acordes e passar canções pra ele. E é claro, passar a parte disto as escalas e montagem de acordes também.

Abraços!

Pleyel
Veterano
# mar/15 · Editado por: Pleyel
· votar




Eu tenho aluno que faz aula cada semana num horário. Fale que ele já está começando tudo errado, e que assim vai aprender errado, pode pegar vícios, ou vai demorar 20x mais do que se tivesse um bom professor. O iniciante, além de não saber tocar, não sabe ouvir, e é aí que mora outro problema.

Caramba, o cara não quer investir um puto de dinheiro pra aprender, é brincadeira.

Concordo plenamente... Se as pessoas soubessem a diferença que faz um professor na formação musical, principalmente de um pianista tentariam buscar com mais frequência.
Para tudo se dá um jeito, ou o piano não é tão importante assim para valer o esforço? É isso que tem que ser posto na balança. Será que quero mesmo aprender a tocar piano?
O caminho é longo, lento, e árduo com professor auxiliando as dificuldades particulares do aluno, imagina o cara tentando sozinho?
O máximo que vai conseguir é aprender algumas musicas simples, mas o "fino" do piano, não mesmo.
Quando dizemos essas coisas não é para desestimular a pessoa, mas sim para dar a real, é ser sincero.
Ai depois de algum tempo estudando com professor, caso se torne impossível continuar as aulas, pelo menos já aprendeu o elementar do instrumento e já tem uma trilha para seguir, sem pelo menos se machucar.


Abraço galera.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Método de Estudo de Piano