Tudo sobre Teoria !

Autor Mensagem
TCD
Veterano
# abr/05
· votar


Alguém tem alguma teoria sobre jazz para teclado ? Pro favor entre em contato. Obrigado

PRINCIPAL
Veterano
# abr/05
· votar


LEANDRO RODRIGUES

SERÁ QUE VOCE TEM ALGUM EXERCICIOS PARA EXERCITAR A MÃO ESQUERDA?NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER ACORDES ABERTOS COM A MÃO ESQUERDA E AO MESMO TEMPO ACORDES INVERTIDOS COM A DIREITA,SÓ CONSIGO ACORDES QUE NÃO SEJA INVERTIDOS ,ALGUEM PODERIA ME AJUDAR,POR FAVOR MUITISSIMO GRATO

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


TCD
procura na central de downloads ou use a busca

PRINCIPAL
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO

VOCE PODERIA ME INFORMAR PORQUE O MEU NOME ESTÁ SEMPRE SAINDO DESTE FORUM?,SEMPRE QUANDO EU VOU ACESSAR ESSE FORUM,ELE SEMPRE ACUSA:VOCE NÃO ESTÁ CADASTRADO NESSE FORUM,AÍ FICO TENTANDO ME CADASTRAR E NÁO CONSIGO,ESSE MEU NOME PRINCIPAL JÁ É O OITAVO NOME ,PORQUE ISSO ACONTECE MUITO OBRIGADO

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


PRINCIPAL
podem estar pensando que você é multi-usuário (é proibido ter 2 nicks sobre o mesmo ip)... mas eu não posso fazer nada, a não ser indicar ESTE TÓPICO para que você entre em contato com os moderadores do fórum... quais eram seus outros nicks? ou o mais conhecido?

leandro rodrigues
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO

EU SOU O PRINCIPAL,VOLTEI COM O MEU PRIMEIRO NOME,EXPLIQUE MELHOR,EU NÃO POSSO PARTICIPAR DOS ASSUNTOS QUE EU QUISER?EXPLIQUE MELHOR ,MUITO OBRIGADO,MEU EMAIL É:LEANDROPISSAIA@HOTMAIL.COM

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


leandro rodrigues
pode participar dos assuntos que quiser, o que não pode é ter dois cadastros (nicks) seus...
em caso de dúvidas sobre essa regra:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/74105/

leandro rodrigues
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO

VALEU PELA EXPLICAÇÃO,MUITISSIMO OBRIGADO

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


de nada

Larisce Lauton
Veterano
# abr/05
· votar


O ÚNICO EXERCÍCIO QUE SEI PARA A MÃO ESQUERDA É ABRIR BEM OS ESPAÇOS ENTRE OS DEDOS, FORÇANDO COM A MÃO DIREITA ATÉ DOER UM POUQUINHO. PRATIQUE COMO UM HÁBITO RUIM, TIPO ESTRALAR OS DEDOS OU ROER AS UNHAS; AÍ VAI FUNCIONAR. CONSIGO ESTICAR OS DEDOS DA MÃO ESQUERDA CERCA DE 180° DO POLEGAR AO MÍNIMO, E ATINGIR O ESPAÇO ENTRE 10 NOTAS NATURAIS.

Zara
Veterano
# abr/05
· votar


Larisce Lauton
Eu tb. Mas nao precisei fazer exercício não, será que se eu espaçar bem meus dedos eu consigo dar um 360°?
haha

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


LARISCE LAUTON

EU CONSEGUI DAR 378º,FOI DIFICIL,MAS CONSEGUI,É SÓ TREINAR

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


LARISCE LAUTON

O EXERCICIOS QUE ESTÃO PEDINDO NÃO É EXERCICIOS COM A MÃO PARA ESTICA-LOS E SIM EXERCICIOS TEORICOS DE ACORDES ETÇ

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


ALGUEM PODERIA ME AJUDAR?SE EU ESTIVER ACOMPANHANDO UMA MUSICA QUALQUER NO TOM DE RÉ MENOR,QUAIS SERIAM OS ACIDENTES QUE EU VOU USAR!E SE EU STIVER NO TOM DE MI MAIOR ,QUAIS SERIAM OS ACIDENTES QUE EU VOU USAR?,ALGUEM PODERIA ME AJUDAR,AGRADEÇO MUITO-OBRIGADO

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


por favor pessoa, caps lock ligado dificulta a leitura, principalmente para futuros míopes como eu...

GODOFREDO
na armadura de clave de uma música em ré menor temos apenas o sí bemol, e em uma música em mi maior teremos fá, do, sol e ré com sustenidos... vc já tem alguma experiencia com teclas? se for iniciante talvez fosse melhor seguir esses acidentes mesmo, mas se for um pouco mais experiente aí vai uma dica: isso não significa que você deve ficar preso à essas notas na hora de um improviso, nada impede de usar as outras notas, um dó bemol ocasionalmente cai bem em uma música em ré menor... experimente...

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO

AGRADEÇO SUA EXPLICAÇÃO,GOSTARIA DE SABER ,PORQUE NO RÉ MENOR TEMOS O SI BEMOL E NO MI MAIOR USA-SE F-C-G-R SUSTENIDOS,GOSTARIA DE SABER ESSA REGRA,ABRAÇOS

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


GODOFREDO
quando vi sua pergunta pensei logo nas armaduras de clave e
os ciclo de quita e quarta, que são o que determinam os
acidentes que te disse, é um atalho para saber os acidentes
de cada tonalidade se fossemos usar a escala natural.
Agora o "porque" desses acidentes está na teoria das
escalas, que é o principio como eu disse: então é o
seguinte, a escala natural maior tem a seguinte configuração
de intervalos: T-T-St-T-T-T-St de tônica à tônica (onde
T=Tom e St=Semi-tom e tônica é a principal nota da escala,
ex.: tônica de ré = ré) ... e é o que determina as notas
dessa mesma escala (nunca se esquecendo de que estamos
falando da escala natural maior)


por ex.: Vamos montar a Escala Natural Maior de Mi então veremos seus acidentes:

Intervalos: T T St T T T St
Notas: Mi --- Fá# --- Sol# ---- Lá --- Si --- Do# --- Ré# ---- Mi

Os intervalos entre as notas é que caracterizam uma escala e
determinam seus acidentes.

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


A escala natural menor possui a seguinte configuração de intervalos:
T-St-T-T-St-T-T

portanto ae vai a de ré menor:

Intervalos: T St T T St T T
Notas: ré --- Mi ---- Fá --- Sol --- La ---- Si(b) --- Do --- Ré

.

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


me corrijam ae pessoal se eu estiver errado ae pessoal, mas acho que é mais ou menos isso, tb tou tentando achar um jeito de falar sobre as "relativas menores", depois eu posto ae pra facilitar...

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO

MANDA VÊ AS RELATIVAS MENORES ,GRATO

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


GODOFREDO
é mais ou menos o seguinte: Já reparou que as escalas naturais de do maior e lá menor compartilham dos mesmos acidentes? Pois é, lá é a relativa menor de dó, para encontar a relativa menor de uma escala maior basta olhar para as tônicas e contar 1tom e meio pra baixo da tônica da escala menor que você terá a tônica da escala menor, ambas serão compostas das mesmas notas porém em posições diferentes.
Ex.:
Mi maior - 1 tom e meio = Do# menor
ambas escalas naturais possuem as mesmas notas (compartilham dos mesmos acidentes) porém em posições diferentes.

Bem simples, não?


Pessoal
To dando uma de professor aqui (hehe) mas não tenho muita prática nisso, e como sei que tem bastante gente fera nos assuto aqui peço que não percam a oportunidade de me corrigir se for necessário, serei grato! =]

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO
NÃO EXISTE UM GABARITO OU UMA REGRINHA PARA ESSES ACIDENTES,TODA HORA QUE VOU TOCAR UMA MUSICA QUE TENHA ALGUM ACIDENTE SUSTENIDO OU BEMOL,VOU TER QUE CONTAR TOM-SEMI-TOM.............ABRAÇOS

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


GODOFREDO
existe

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


vou tentar explicar...

Jaum_Paulo
Veterano
# abr/05
· votar


achei uma pag. que tem alguma coisa sobre na internet (valeu google hehe):
http://vidanovamusic.com/tmusical.asp?codaula=269

...seguindo aquele raciocínio, teremos o seguinte:

O ciclo de quintas nos leva a uma sequencia de acidentes,
para os sustenidos a seguinte sequencia: Fa-Do-Sol-Re-La-Mi-Si
e para os bemóis a seguinte sequencia: Si-Mi-La-Re-Sol-Do-Fa
é nesta ordem que eles devem ser colocados na armadura de clave.

Sendo que, a armadura de clave é um dos fatores que pode determinar a tonalidade de uma música:

Com sustenidos - Nas armaduras de clave com sustenidos (#) dos tons maiores, a tônica está um semitom acima do último sustenido.

Com bemois - Nas armaduras de clave com bemois (b) dos tons maiores, a tônica corresponde ao penúltimo bemol. De forma mais prática, pode-se contar uma quarta abaixo do último bemol.

( http://www.opcaogospel.com.br/music/cursoonline/aula.asp?id=11 )

Montando a armadura de clave para a tonalidade que você quiser rapidamente você tera os acidentes para essa mesma!

GODOFREDO
Veterano
# abr/05
· votar


JAUM_PAULO

CARO AMIGO,VALEU MESMO,ESSE SITE É 1000,MUITISSIMO GRATO

OKAWA
Veterano
# abr/05
· votar


ALGUEM PODERIA ME AJUDAR?AGRADECERIA MUITO,EXISTE ALGUM CURSO BASICO DE TEORIA,EXERCICIOS,ACORDES........GRÁTIS PELA INTERNET,CURSO ON LINE?QUEM PODERIA ME AJUDAR?

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


GODOFREDO
Escreva em minúsculas

OKAWA
Veterano
# abr/05
· votar


Caro amigo jaum_paulo,não sou mais o godofredo,sou o okawa,eu estou sempre saindo do forum,voce sabe porque,dura 2 dias depois meu nome sai do forum,eles alegam voce não tem permisão de usar o forum,aí não consigo entrar mais,o porque disso,caro amigo

OKAWA
Veterano
# abr/05
· votar


MAGGIE

escrever em minúsculas porque?voce tem algum recado para o godofredo?obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre Teoria !