Se vc fosse montar um estúdio, quais equipamentos vc usaria?

    Autor Mensagem
    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: ViniciusAugustoShow


    Aê galera, estou criando este tópico por um motivo lógico e direto.
    Todos nós músicos, principalmente os amigos tecladistas-pianistas, temos um sonhos de ter ou montar um estúdio de gravação própria.
    *Para quem já tem um estúdio, fale aqui os materias que vc tem atualmente e o que você desejaria ter para melhorar.
    *Para quem não tem um estúdio, fale aqui como seria o estúdio ideal para vc, citando:
    Instrumentos musicais(Guitarra, bateria, modulos, teclados, etc)
    Mesas de som e periféricos (compressor, reverb, etc)
    Sistema de gravação (Analogico, digital, protools, pista por pista, tempo real)
    Área de gravação e acustica (materias de revestimento, espaço, area e etc)
    Microfones, receivers, placas, amplificadores, headphones, monitores e etc.
    Instalação eletrica
    O q mais vc queira citar, seção livre para seu sonho ser pelo menos comentado aqui no fórum!!!!

    Quero ver a criatividade e o conhecimento da galera!!!!!
    Boa Sorte a todos e que este sonho, verdadeiramente unico de nós tecladistas, um dia se realize a todos ou a quase todos!!!!
    Até mais galera!!!!!

    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    www.viniciusaugusto.fotoflog.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
    55(0**71)306.3247 - 55(0**71)8851.8480

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu tenho um "quarto-estúdio" composto do meu teclado e de um PC AMD Duron 1.2 GHz c/ 256MB de RAM, 70GB de HD, gravador de CD 52x32x52x, Windows 2000, Sound Forge 7.0, ACID Pro 4.0 e Cakewalk Pro Audio 9.03. Só com isso já fiz muita coisa...

    sarpa
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Se eu tivesse condiçõe$ de montar um studio completamente analógico, com certeza o faria.
    Aliás, digamos que um studio análogo-digital. Não tendo apenas a presença do computador, mas sim, trabalhar com DAT, ADAT, fitas rolo, etc, etc... Sem dúvida, seria um studio e tanto.

    Mas como hoje em dia, a tecnologia e qualidade vão aumentando a cada minuto, temos que acompanhá-la.

    Pra se montar um studio, primeiro deve-se ter em mente o que você deseja trabalhar, se for só trabalho com MIDI, o studio requer uma configuração. Se for trabalhar com MIDI/Sampler, outra configuração. Se for trabalhar com áudio, outra configuração... e assim por diante.

    Se eu montasse um studio, iria montá-lo de forma que abordasse áudio (principalmente)/midi/samplers.
    É claro que pra se montar um studio, vai muito tempo e dinheiro. Não é de uma hora pra outra que se monta um studio. Cheguei até trabalhar uma planta de um prédio com minha família, onde seria construído um studio no 2º andar de um prédio aqui em Artur Nogueira, mas até hoje, isso não saiu do papel. Trabalhos com a banda, produções e principalmente o $$$ não ajudaram a termos tempo suficiente para pensar no studio, mas seria +/- assim:

    Seriam 3 salas, sendo uma maior para gravação de instrumentos acústicos (bateria/violões/guitarras) e todos os outros instrumentos que necessitam de microfone para captação.
    Um pequena sala "aquário" para gravação de voz.
    A terceira sala, seria uma sala de tamanho médio para mixagem, e onde ficaria toda a "maquinária" do studio.

    Todo o ambiente seria isolado acusticamente (aqui perto de minha cidade, há uma fábrica de espumas que fabrica o tipo de baterial para este fim). Também seria uma boa opção cobrir todas as paredes e o materia isolante com um TNT branco, para dar uma clareada no ambiente.
    A iluminação seria feira completamente por lampadas incandecentes, dessas comuns mesmo, pois as lampadas "brancas" (que trabalham com reator) possivelmente podem causar interferência em equipamentos eletrônicos e digitais.
    Áh, vale lembrar que estava no projeto todas as paredes serem duplas, ou seja, como se houvessem duas paredes separadas por cerca de 15cm uma da outra. Isso para melhor isolamento, para não ter problemas com a vizinhança.

    Os equipamentos do studio já estavam praticamente todos "em mãos". (os que possuem * é que faltavam ser comprados):
    - Computador Pentium IV com 2 HD's de 80Gb; 1Gb de RAM DDR PC400; Placa Mãe Asus P4S533; DVD-RW*;
    - Interface de Áudio/MIDI: M-Audio Delta1010 rack;*
    - Processadores de Efeito: - Yamaha Rev 500;
    - Zoom RFX-1000;
    - Microfones:
    - Para instrumentos eletro-acústicos: Shure SM57, Behringer Ultravoice XM8500;
    - Para voz: Behringer B2
    - Para Bateria e Percussão: Kit de Mic Drums da AKG.
    - Instrumentos:[b]:
    - Bateria: Pear Export configuração Original; Caixa Pinguin de Madeira; Set de pratos com Zildjan/Octagon/Sabian/Orion;
    - Violão: Takamine
    - Controlador: M-Audio Keystation*
    - [b]Mixer:
    Mixer Behringer MX1604A

    Bom, basicamente seria isso, lembrando que os ítens que não possuem um * na frente, eu já os possuo.

    Bom... acho que seria isso.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    wernegher
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bom galera, tenho um home studio em casa com o seguinte setup:

    01 teclado Korg Triton Le61 (excelente)
    01 Micro piano Kurzweil (módulo muito bom com os mesmos sons do SP88)
    01 par de monitores NS-10 Yamaha
    01 Mixer Behringer
    01 Power Mac G3 400Mhz, 40Gb HD, 1Gb Ram, Zip Drive
    01 Gravador de CD Sony SCSI
    01 Pentium III 866, 2hds (

    Uso Pro Tools Free (audio), Reason 2.5 (midi), Fruit Loops,
    Detalhe técnico: estou em fase de aquisição de uma placa de som descente. Estou usando o som on-board do MAC, que diga-se de passagem é de excelente qualidade. Muito melhor do que um monte de placas aí...

    Inclusive, estou pensando em abrir um Tópico "MAC x PC"...o que acham?

    Abraço a todos e paz !

    PopStar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    wernegher
    gostaria de escutar algumas gravações feitas pelo seu home estudio!!!!
    Quais os microfones q vc usa?

    envia umas 3 mp3, preferencialmente de ritmos diferentes , para meu e-mail: viniciusaugusto_show@walla.com

    Espero q possa me enviar, Boa sorte e sucesso!!!!!

    wernegher
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Foi mal galera,..faltou o complemento da configuração do Pentium

    ....2HDs (01 de 40Gb e outro de 20Gb), 512 Mb, ...uso para guardar meus soundfontos, VSTs e tb. uso para internet e coisas pessoais...

    Faltou também citar uma Interface Midi chamada MIDI TIME PIECE II, com 8 ins e 8 outs

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    wernegher
    gostaria de escutar algumas gravações feitas pelo seu home estudio!!!!
    Quais os microfones q vc usa?

    envia umas 3 mp3, preferencialmente de ritmos diferentes , para meu e-mail: viniciusaugusto_show@walla.com

    Espero q possa me enviar, Boa sorte e sucesso!!!!!

    wernegher
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vinicius...

    Ok amigo,..vou providenciar algumas demos e te envio depois.
    Sobre os mics, por uma questão simples de espaço físico, eu trabalho só com a parte instrumental no meu Home. Qto a voz, sax, percussão, ou batera "a vera", enfim,...tudo o que envolve mics e caso seja o desejo do cliente, eu tenho uma parceria com um stúdio aqui no RJ mesmo onde eu levo parte destes trabalhos para lá.

    Abraço a todos e paz !

    viniciusaugusto
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    wernegher
    me envia algo com voz!!!!!
    E preferencialmente gravado com midi, sei lá!!!!
    Envia o q quiser, mas com voz!!!!!

    wernegher
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    shiiii.....tentarei....rssss

    Torricelli
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    wernegher

    Será que vc pode me esclarecer uma dúvida???
    Estou querendo montar um mini-home-studio pra gravar com a minha banda e tenho um iMac G3 700 com o qual quero trabalhar. Como eu faço para conectar os instrumentos no Mac? com mixer digital? via usb/firewire? e pra gravar, tipo se eu tiver uma mesa com 8 canais, algum soft grava os 8 canais simultaneos?

    Desculpe o incomodo, mas eu to começando a planejar o m.h.s. e ainda estou boiando ... rs rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Se vc fosse montar um estúdio, quais equipamentos vc usaria?