Dica para novatos - formação de acordes

Autor Mensagem
Carioca_2005
Veterano
# fev/05
· votar


Débora Daniluski

Uma das coisas que mas ouvi na vida é que música se toca com sentimento. Para obtermos solos agradáveis entre os acordes é preciso sentir a musica e verificar se cabe este ou aquele arpejo; é questão de prática mesmo.
Outra coisa que aprendi é aproximar os acordes....fica bem bonito também, principalmente entre a segunda e terceira oitava. Como fazemos o baixo na esquerda, com a direita complementa-se a Tríade. Com isso também facilita os acordes com 7ª, 9ª e etc...

No mais é estudar e praticar...tem muita coisa boa na Internet e o Livro Harmonia e Improvisação do Almir Chediak também é uma grande ajuda.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Débora Daniluski
Veterano
# fev/05
· votar


Carioca_2005
Obrigada pela dica!
Vou me esforçar ainda mais!!!
Flw!

Mayara Silva
Veterano
# abr/05
· votar


Gnt!!! alguem please!!!! Pode me ajuda...
A minha duvida eh a seguinte...
Se vc tem um acorde q vem acompanhado de (11)....O q qr dize??
Q eu troco a terca, ou quarta da fundamental por ql???

José Ferreira Netto
Veterano
# abr/05
· votar


Pessoal!
Jamais use + para representar acordes maiores... segundo o saudoso Almir Chediak e outros como Wilson Curia é errado, porque o + significa aumentado...
Digamos o acorde C7+ é Dó maior c/ quinta aumentada e sétima (Dó-Mi-Sol#-Sib). O correto é C7M - Dó com sétima maior (Dó-Mi-Sol-Si).
Quando houver mais que uma dissonante, o correto mesmo é colocar entre parenteses, ex: C7+ = CAum(7M) (Aum significa Aumentado), o sinal de + caiu em desuso.
Outros exemplos:
D65+ use D6(#5), ou seja, no lugar do +, use # antes do grau a ser aumentado.
M = use quando o grau for maior. Lembrando que nas escalas maiores o 7 grau sempre é maior (porque a distância entre ele e a 5 é de 2 tons), mas quando grafamos C7 quer dizer que esse 7º grau é o menor (Sib).
Há uma tendência muito grande em mudar essa grafia, que seria C(7b).

Qualquer dúvida... me escrevam... minha especialidade é a teoria musical .

Abraços

SANDRO PIETRO
Veterano
# mai/05
· votar


José Fereira Netto

A minha dificuldade é memorizar rápido o acorde invertido da mão direita,Faço acorde s abertos na mão esquerda,na hora de usar os acordes na mão direita eu demoro prá pensar como seria o acorde invertido ,tem como exercitar ou decorar os acordes da mão direita,Deu prá voce entender?,grato

carlos ael maia
Veterano
# jun/05
· votar


queria saber se da para manda para o meu email varios arpejos para teclado

bielmaga
Veterano
# fev/12
· votar


Só uma coisa, existe sétima, sétima menor, sétima aumentada e sétima diminuta? pq eu vi um cara formando acordes e o D7 era igual ao ré maior com sétima menor que o alemaopolaco fez. desculpem a ignorância, sou novato, não entendi isso!

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


bielmaga
Sim existe a 7 Maior e a menor, e pode ser aumentada, que vai coincidir com a Oitava e pode ter a diminuita, que vai coincidir com a Sexta Maior, sendo chamada de Sétima Dobrada bemol

Normalmente sem indicação, a 7 usada é a menor

Para a sétima Maior, usa-se um +
Para o diminuto e aumentado, fica subentendido se tratar dos respectivos acordes

bielmaga
Veterano
# fev/12
· votar


Agora entendi,,, mtu obrigado!

bielmaga
Veterano
# fev/12
· votar


Como se formam os acordes com sustenidos e bemois? Alguem poderia dar um exemplo?

LeandroP
Moderador
# fev/12
· votar


bielmaga
Como se formam os acordes com sustenidos e bemois? Alguem poderia dar um exemplo?

Todo acorde tem sua origem em uma ou mais escalas. Os acidentes, sustenidos e bemóis, são os que estão dispostos na escala de origem.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


bielmaga
exatamente da mesma maneira que os naturais (sem acidentes bemois ou sustenidos), não muda nada o fato deles terem esta característica

Por favor leia o titulo do tópico: Dica para novatos - formação de acordes, se ler desde o começo as explicações do alemãopolaco tenho certeza que vai montar qualquer tríade (acordes de 3 notas)

bielmaga
Veterano
# fev/12
· votar


Ja peguei todas as dicas, e ja arrumei tudo junto, agora é só estudar... Mtu obrigado!

Shadad
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Para a sétima Maior, usa-se um +

Geralmente, naquelas revistinhas populares de cifras, a 7ª maior é representada como 7+.

Mas, pelo que eu aprendi, essa grafia está equivocada do ponto de vista teórico, pois o sinal "+" significa aug (augmented ou aumentado). Assim sendo: (7+) = 7 aumentada = oitava.

Lembro que quando eu estava iniciando em harmonia eu via cifras (principalmente em revistas populares) do tipo: C7+9 ou C7-9 ou C7+5+9+.

Considero esse tipo de grafia confusa, pois chega um momento em que não sabemos para que nota os sinais de "+" ou "-" estão servindo. se é para a 5ª, 7ª, 9ª, 13ª...

Para mim o jeito menos confuso de grafar a 7ª maior seria: 7M! Talvez por eu ter estudado dessa forma, formalmente.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Shadad
Concordo com você..., mas os teoricos não chegam ao consenso e lançam um conjunto de regras padrão e universal para notação

Atualmente estou unsando o Maj, ou o /\ que é mais fácil, o M tambem, mas sempre dou de cara com o + hehe

bielmaga
Veterano
# fev/12
· votar


Isso é verdade, se eu não tivesse visto o post de vcs estaria me matando aqui pra descobrir a diferença dessas sétimas, obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dica para novatos - formação de acordes