Eu odeio teoria...

Autor Mensagem
Zara
Veterano
# dez/04


ieiaiayeaeae rapaziada
Quero opiniões. Eu toco teclado ja tem moh cara e nunca fui adepta às teorias, soh ao autodidatismo. As poucas coisinhas q eu sei de teoricas vêm de bater papo com outros instrumentistas. Sera q isso vai fazer falta na minha vida? Alguem ja passou stress por isso ou eu posso continuar levando tudo no feeling e numa boa?
Baleu ae =D

Garota Foda
Veterano
# dez/04
· votar


eu acho q vc devia desistir se naum tiver paciencia...
pelo menos vc sabe algo.
eu nem sei teoria

kzartdf
Veterano
# dez/04
· votar


teoria realmente é foda! até hoje eu n sei merda nenhuma. mas ai vai a diga da galera que toca comigo: quando vc menos esperar vc vai precisar! uma vez me chamaram pra tocar num casamento onde a noiva exigia que fosse tocada a tal marcha nupcial. Eu n sabia quase nada sobre partitura (até hoje acho q na sei) mas como o R$ era bom baixei a partitura na net e passei uma semana toda as 24h tentando aprender a bendita da música. Moral da história: Nunca desperdice a oportunidade de aprender um pouco mais. já dizia o mestre: ninguém nunca sabe o bastante para que não possa aprender um pouco mais...

fora isso, EU ACHO TEORIA MUSICAL UM SACO!

Garota Foda
Veterano
# dez/04
· votar


se eu naum for tocar nada eu num quero nem pensar em aprender isso

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


kzartdf
realmente... mas num rolava vc ter tirado a marcha no ouvidão bruto mesmo??? ta doido, me po pra le akelas bolinhas na pauta, eu piro.

Motoko
Veterano
# dez/04
· votar


Zara
depende... se vc pretende levar a musica como uma profissaum ou usar para algo alem de lazer a teoria eh importante... se naum, vc soh qr curtir, pode ficar sem a teoria... mas se vc fizer vai aprender muita coisa q vc nem imagina (algumas bm inuteis!!!)

kzartdf
Veterano
# dez/04
· votar


Motoko
bem lembrado: algumas coisas bem inuteis
acho q é por isso que muita gente detesta teoria. mas concordo contigo q pra quem quer levar musica a sério uma hora (cedo ou tarde) vai precisar...

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


kzartdf
bem tarde, eu espero.
No baixo meu grande exemplo é o Baixista do Focus. Há rumore de que o Richard Wright do Floyd eh autodidata! o.O

Motoko
Grrr.. suspeitei desde o principio...
Q triste

Tarara_Leo
Veterano
# dez/04
· votar


eu gosto de teoria,, fico curioso para saber de onde veio as notas DO RE MI FA SO.. etc... meu professor deve me odiar te tanta pergunta ushaoiusa

kzartdf
Veterano
# dez/04
· votar


Zara
sorria! enquando esse dia n chega voce vai poder manter seus cabelos na cor natural. depois, pode comprar muita tinta para pintar os branquinhos. mas falando sério, a teoria (aliada a prática e somada com um bom professor) me ajudou muito a aperfeiçoar a maneira de tocar.

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


uahuahuahuah, isso é... soh que não eh pra kem ker, eh pra kem pode!
paciencia inexiste aki

Fernando Tomitao
Veterano
# dez/04
· votar


Enviado: 21/dez/04 01:00
Quote

kzartdf
bem tarde, eu espero.
No baixo meu grande exemplo é o Baixista do Focus. Há rumore de que o Richard Wright do Floyd eh autodidata! o.O

Motoko
Grrr.. suspeitei desde o principio...

FERNANDO TOMITAO
eheheheh foda
Q trist


ricardo471
Veterano
# dez/04
· votar


A teoria deixa de ser chata quando passa a ser útil.
Quando vc passar a sentir maior necessidade da teoria vai querer aprender...

fathertime
Veterano
# dez/04
· votar


É só colocar a teoria na prática que fica mais fácil de gostar da teoria!!

Ao invés de ficar apenas lendo, ficar lendo e tocando o que você está aprendendo!!

gustavorino
Veterano
# dez/04
· votar


TEORIA EH TUDO!!!!
ehehe..
ou vcs acham que beethoven, bach, e chopin aprenderam a tocar de ouvido?
e os bons tecladistas?
pelo menos rick wakeman e o Jordan Rudess eu sei q comecaram com piano clássico!

João Júnior
Veterano
# dez/04 · Editado por: João Júnior
· votar


Bom, deixa eu me meter. Eu vou escrever muito mas vale a pena ler até o fim:

Eu toco teclado a 7 anos e pouco (eu tenho 18 anos e vocês?), e por muito tempo toquei só de ouvido, é muito bom, pois como a música foi feita para ser ouvida, todo bom músico que se preze deve ter um bom ouvido.
Eu fico irado quando vejo nas escolas de música, na primeira aula, um professor ensinado partitura a um aluno sem antes desenvolver o seu ouvido musical. O cara só toca por partitura, se der um vento e a partitura cair ele não saber tocar mais nada... É uma porcaria...

Por outro lado, teoria é muito importante, principalmente na hora de harmonizar, reharmonizar e fazer os arranjos. Você pode até criar alguns arranjos e harmonias de ouvido, mas se souber teoria fica muito mais fácil e você ganha muito tempo (até mesmo na hora de pegar músicas de ouvido, pois você já conhece a linha harmônica e antes da nota ser tocada, você já sente que ela vai ser tocada).

Conclusão: desenvolva seu ouvido mas não esqueça da teoria. Um bom curso de HARMONIA FUNCIONAL ajuda muito. Meu professor de harmonia funcional tem o ouvido absoluto (se ele escutar qualquer som, mesmo que seja um ruido de porta, ele diz que nota é), mas nem por isso dispensou o aprendizado da teoria (Mozart tinha o ouvido absoluto).

Teoria se torna chato se você não aplicar ela à prática. Acontece que quando se vê teoria se associa a música erudita, música chata. Mas não é! Tente aplicar nas músicas tudo o que você aprender, dessa forma a teoria se torna mais interessante. Teoria pode (e deve) ser aplicada em qualquer tipo de música: rock, salsa, axé, pagode, forró, etc...
Não importa qual o estilo que você toca, a teoria serve pra ele também1

Espero ter ajudado (desculpe ter escrevido tanto...). Falowz!!!

ancestralnet@yahoo.com.br
(me escrevam!!!)

gustavorino
Veterano
# dez/04
· votar


EH isso ae.. vc falou tudo João Júnior
teoria eh um saco mesmo.. mas a teoria eh boa por que eh a mesma para todos intrumentos inclusive bateria.. "jah vi baterista lendo partitura" .. e se a pessoa consegue aplicar a teoria .. com o tempo ela vai desenvolver o ouvido musical!

mas tem um detalhe... eh complicado tentar criar um ouvido musical numa criança de 9 anos que comecou a fazer aulas de piano.. ! primeiro que ela nao vai ter cabeca pra isso.. o que parece obvio pra nos... pra eles pode ser mto complicado..!! isso vem com o tempo e com a convivencia com o instrumento! e me corrijam se eu estiver errado!

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


João Júnior
nossa ou... unanimidade entao, vou acabar tendo q me submeter à teoria, mas valeu pela dica!
gustavorino
oie, tipo vc disse: eh complicado tentar criar um ouvido musical numa criança de 9 anos , isso depende de muita coisa... se a criança tem o dom principalmente. E criar ouvido musical, sei la, a pessoa tem q nascer com isso eu acho...
Eu comecei a tocar com 5 anos de idade, e de ouvido, e até hj mantenho isso... to com 19. Depois de tanto tempo sem conhecer muito teoria, eu parei pra pensar: sera q faz falta mesmo? Porque a unica coisa q me levou a tocar um sonzinho até audível foi o excesso de feeling, mais nada... sou uma topeira em outros assuntos de teclado.

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# dez/04
· votar


Ô galera, não é por nada, mas música é teoria...
Um músico que não sabe teoria dificilmente vai se sobressair, pq se você algum dia precisar mostrar serviço para dar aulas, entrar numa banda famosa ou simplesmente para manter o ego, você vai ver a importância do conhecimento prático e teórico andando juntos e de mãos dadas.
Eu tenho +ou- 13 anos de música e digo, há diferença pro cara que sabe todas as escalas, partitura, campos harmônicos, etc. Isoo acaba sendo visível até para o público, pois o cara que sabe terá total segurança na hora de improvisar aquelas subidas e descidas mais cabulosas...
Hoje sou reconhecido como tecladista na minha cidade e região, mas isso é fruto de um trabalho sério. Sou autodidata, tenho grande conhecimento teórico e muita prática e digo:só pratica e ser autodidata não é nada se não tiver teoria, vai sempre estar faltando algo. Sou professor de teclado na ART MUSIC, toco freelancer com várias bandas legais e tenho um trio que tocamos em barzinhos;sem teoria não seria o que sou...

Resumindo: se você é do tipo que não estuda teoria você estará sempre com um pé na lama e outro na bosta... (desculpem o exagero,mas é isso!)

André Henrique Gontijo Matos - professor da ART MUSIC

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# dez/04
· votar


Concordo com Zara, ouvido não é coisa que se crie, se nasce...

Gustavorino
Vai ver você consegue um bom ouvido pra essa criança de 9 anos numa fila de transplantes... (brincadeira)

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


André Henrique Gontijo Matos
Vai ver você consegue um bom ouvido pra essa criança de 9 anos numa fila de transplantes... (brincadeira)
haahaahahahahahahahahahahahahahahahahah

André, acho q não eh assim tb não... altos caras famosíssimos não sabem teoria. O guitarrista Lanny Gordin, por exemplo... se não me engano Hermeto Pascoal tb nao sabe... pode ate ser q eles aprenderam alguma coisa depois de velhos.
Me corrijam se estiver errada, isso foi o q me disseram

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Zara
Poxa, vc armou uma comigo em? Criou um topico com meu nome!!!!
Pela 1° vez alguem consegue me deixar sem graça virtualmente!!!! rsrsrsrs

Muito obrigado!!!! Fiquei sem palavras!!! Te Desejo Sorte e felicidades!!!!!
Só não vou escrever nada no topico q vc criou, pq não tenho palavras e fiquei com vergonha!!!! rsrsrsrsr

Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo especial para vc e para todos do forum!!!!
Boa Sorte!!!!

São os votos de: Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


viniciusaugusto
Hehehe, armei não! Mas ou, é que vc sempre deseja sorte pra nos, e eu vi q só eu q desejei sorte pra vc... aí é paia, o povo nem tchum... fica com vergonha não =D e posta algo la no topico.

Pra vc tb Vinicius, tudibão, Otimo Natal, Excelente ano novo e continue um expert no assunto de PSR's, q vc vai ta ajudando mto a galera do forum.

Pianist
Veterano
# dez/04
· votar


Garota Foda
Zara
...

Tipo é a base da musica a teoria...
Mas tipo da pra tocar sem saber ler aquelas: "BOLINHAS PRETAS"!
Mas tipo assim tem coisa que você não vai conseguir fazer pois vai achar que não tem logica e so vai entender quando aprender a ler aquelas velhas: "BOLINHAS PRETA"!

Bem gente é isso...

Falow,
Caio César.
OPOST

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


Pianist
ahuhauha... q noticia ruim ou!
ah nao, num tem ninguém aki q defende o auto didatismo?

kzartdf
Veterano
# dez/04
· votar


Zara
vc assiste o programa do jô de vez em quando? lá sempre aparecem uns músicos autodidatas bons prakralho. só q tem uma coisa interesante neles: a maioria cria uma nova forma de música, ou seja, a sua teoria. n dá pra fugir das bolinhas pretas. a n ser q vc crie uma forma pessoal de tocar...

Abraços!!!

felipe_tecladista2005
Veterano
# dez/04
· votar


Aê galera, se a moeda tem dois lados, a música tb e mesmo que detestamos teoria, essa é uma cruz que temos que carregar em amor à MÚSICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lembrando que se não tiver os ouvidos 100% absolutos...
Já era!!!!!!!!!!!!!!

heheheheheheheheheheheheh

Zara
Veterano
# dez/04
· votar


kzartdf
sou fã do Jo e do Sexteto! O Bira por exemplo era autodidata e depois ele pegou algumas paradas... vamos ver até onde eu chego so com pratica!

felipe_tecladista2005
modéstia a parte, amigo... ouvido é a unica coisa q eu tenho de 100% heheh

osnipso
Veterano
# abr/05
· votar


Zara
ah nao, num tem ninguém aki q defende o auto didatismo?

Você está confundindo as estações, cara amiga!
Autodidatismo = aprender sem professor.

O que não significa não aprender teoria! Aliás, a maioria dos músicos autodidatas acaba aprendendo teoria sozinho, por necessidade, mas aprende.

Na minha humilde opinião, músico que não sabe teoria é mais ou menos como um cirurgião que não estudou medicina. Ele pode até saber fazer a operação, direitinho, mas quem conhece anatomia mesmo e sabe o que está fazendo é o cara que estudou...

No mais, você deitaria numa mesa de cirurgia sabendo que o cara que vai te operar não sabe anatomia, ou seja, a "teoria" do negócio? (risos)
Meio drástico, lógico, mas só para você ver como quando a gente tira o assunto fora do campo musical começa a soar absurdo...

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/05
· votar


depende da teoria que estamos falando!

aliás é qual??? tudo??? Harmonia, escalas, notação musical, contraponto???

eu gosto de harmonia e escalas... contraponto num eh meu forte e eu odeio partitura!!! sei ler beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem vagarosamente, visto q não pratico... mas sei como se lê! soh a pratica leva a perfeição, neh???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu odeio teoria...