Inúmeras maneiras de tocar um teclado

    Autor Mensagem
    alemaopolaco
    Veterano
    # dez/04


    Galera...descobri que existem muitas maneiras de tocar teclado:

    1) Partitura nas duas mãos
    2) Partitura na mão direita, acordes na mão esquerda(o tecladista pode usar o auto-acompanhamento, ou arpejar ou mesmo fazer o ritmo com a mão esquerda)
    3) Acordes em ambas as mãos(só para acompanhamento, estilo popular)
    4) Partitura na mão direita, acordes com as duas mãos, podendo arpejar com a esquerda e a direita desde que não ultrapasse o solo)
    5) Acordes com as duas mãos, misturando pequenos trechos de melodia através das escalas...

    Alguém conhece mais alguma maneira de tocar ? Ô instrumento versátil!!! Cada um toca de seu jeito!!! Embora eu goste de qualquer coisa que saia som... eu AMO o meu teclado risos

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    po !! por isso que todo tecladista tem q saber tocar piano !! tem gente que só sabe fazer acordes na mao esquerda e melodia na direita !! aqui na minha cidade quase todas as escolas ensinam assim ! eu sei tocar de todos os jeitos, melodia no direita, e vou arpejando, fazendo meus arranjos na mão esquerda, tocando estilo piano popular, etc.. vc faz u q vc quise !!

    alemaopolaco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Nos conservatórios geralmente se ensina a tocar melodia na direita e acorde na esquerda. Na minha igreja muitos tocam somente com acordes. Meu irmão, toca por acordes e escalas, então ele consegue tocar tanto solando(casamentos por exemplo) quanto acompanhando. Eu toco um pouquinho de cada coisa(mas bem pouquinho mesmo :-(.
    Acho que todas as formas descritas acima são válidas, o importante é soar bem ao seu ouvido e principalmente ao dos outros risos
    Embora praticamente sejam cinco técnicas muito diversas(é quase como estudar cinco instrumentos diferentes) eu pretendo me desenvolver em todas.

    Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    alemaopolaco

    Acho que o negócio é bem por ae mesmo, é bom fazer um pouco de cada coisa, e fazer bem feito.

    tom_jobim
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tem a daquela que é a fundamental na mão esquerda fazendo o baixo e o acorde na mão direita

    Eu estou frustrado com o metodo de os acordes nas duas mãos não consigo quem puder me ajudar! Fica muito sujo o som eu tento fazer aquela ginga de bossa e fica ruim, uso o sustein e fica ruim alguem me explique melhor como funciona isso?

    REX CARROLL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    tom_jobim
    Vc tá fazendo a mão esquerda como?
    O melhor é com o acorde aberto, vou dar um exemplo:
    Acorde C:
    dó sol só (arpejado de preferencia)
    ou vc pode até fazê só oitavado com a mão esquerda fica melhor do que com acorde na minha opinião.

    REX CARROLL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    corrigindo:
    Acorde C:
    dó sol dó (arpejado de preferência)

    alemaopolaco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Concordo com o Rex. Acordes em ambas as mãos(ainda mais se tiver com som de piano fica horrível... embola tudo).
    Suaviza um pouco executar a mão esquerda na segunda oitava e a mão direita na quarta oitava... mas aí é pra quem gosta.
    Gosto também de quando uso timbres de órgão, o baixo continua na primeira oitava mas o acorde eu executo na terceira. Fica mais bacana do que usar tudo na segunda oitava(com o timbre de órgão)

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Aí, pra galera que tem dificulades dependendo do estilo vou dar algumas dicas:
    1- primeiro conheça muito bem seu instrumento; se vc consegue tocar de olhos fechados vc nunca vai precisar ficar balançando a cabeça de um lado pro outro...
    2- tenha muitos recursos a seu favor, como: gosto e interesse por musicas que são mais dificeis(irão te tornar um ótimo músico), domínio de partitura, saiba todos os acordes (4,9,7,6,11,13,5,etc)...
    3- comece a pegar musicas com as mãos cruzadas (os punhos em X), fazendo o que seria na mão esquerda com a direita e vice-versa...
    4- pratique técnicas para fazer a base e o solo com a mesma mão(em strings, synths, piano, etc fica muito bonito, além de dar uma preenchida no som,pois vai dar um ar de dueto)...
    5- ao tocar em piano, não faça nunca o ACORDE dar o ritmo, e sim o arpejo. Com o acorde dando o ritmo, o grave VAI SAIR EMBOLADO (como o REX exemplificou, o "dó sol dó" seria mais indicado quando se quer dar um ataque, como se estivesse entrando uma distorção...), por isso não crie vicios de ficar "batendo com a mão esquerda como se tivesse batendo em um tambor...
    6- Use e abuse de efeitos, improvisações, subidas e descidas de escalas e técnicas de duetos que vc fará sucesso com certeza.

    Sou de MG, professor de teclado da ART MUSIC, se alguem precisar de uma mãozinha é só me contatar, terei o maior parzer em ajudar andregontijomatos@bol.com.br
    VALEU!!!

    kzartdf
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: kzartdf
    · votar


    André Henrique Gontijo Matos
    ai André, me amarrei nas dicas... principalmente da "mãos cruzadas", nunca tinha pensado nessa maneira. Já que vc está disposto a ajudar, tenho dificuldade com certas escalas, tem como vc me mandar as d jazz e blues, e a melhor forma d praticá-las?

    Um abraço...
    meu e-mail é: kzartdf@yahoo.com.br

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu todas escalas de blues, mas não sei onde estão... Já faz a maior data que não vejo elas... As de jazz eu não tenho, o estilo não me agrada muito, mas respeito os musicos do ramo. Eu invisto mais em MPB e Heavy melódico, mas a maioria e na "orelha" ou melhor, de ouvido, com exceção daqueles acordes cabulosos da MPB, pq é meio foda pegar de ouvido... Vou ver se consigo as escalas, vou custar a achar no meio das bagunças, mas vou procura, prometo... Abraço!!!

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Foi mal, quase me esqueci de falar sobre como praticá-las. Na minha opinião a melhor forma de praticá-las é usar todas as notas da escala, sozinho, sem ligar ritmos no teclado e praticar subidas e descidas cada vez mais rápidas e ousadas, depois apaga a luz que você terá a maior facilidade para improvisar e fazer bonito em seus shows, leva tempo , mas funciona...

    alemaopolaco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Você é professor de teclado. Ensina a tocar por partitura ou popular(campo harmônico + escalas) etc. etc. ?

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ensino tudo... desde a posição das notas até partitura, campo harmônico, escalas, exercícios para agilidade, harmonia e improvisação, técnicas de dueto, enfim tudo...

    kzartdf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    André Henrique Gontijo Matos
    valeu mermo! eu tbm curto mais musica brasileira: MPB e rock nacional, quero aprender melhor essas escalas para adquirir maior conhecimento. sei q a música brasileira é riquissima, por isso a valorizo.

    alemaopolaco
    pra complementar minha participação, e aproveitando a deixa do André, considero super importante estudar os diversos ritmos que a nossa música brasileira oferece. para cada ritmo uma nova maneira de se tocar, n acham?

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    É isso aí... Os músicos brasileiros tem um lugar de grande destaque por entre músicos do mundo inteiro, talvez pela grande diversidade de estilos aqui no Brasil. O négocio é ser eclético mas nunca se esquecer da qualidade do que você vem tocando ou ouvindo, porque aqui no Brasil, assim como bons músicos, tb tem músicos péssimos e que fazem sucesso talvez pelas letras ou pelos ritmos das bandas que tocam. Eu particularmente odeio CPM22, os caras tocam muito mal(com exceção do batera). Qualquer guitarrista ou baixista com 2 meses de aula que não conseguir tocar CPM pode trocar de professor, agora pra cantar que nem aquele cara é só colocar uma batata na boca e um pregador de roupa no nariz.

    Isso até me animou a criar um tópico só pra falar mal de bandas famosas com péssimos músicos, demorô...

    I am Gustavo
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Uma pergunta , quem toca teclado com partitura , é obrigatório usar o ritmo(acompanhamento) para tocar ?! Outra coisa já vi dois tipos de partituras o que tem a clave de SOL em cima e a de FÁ em baixo e o que tem a clave de SOL e os acordes em cima.Na partitura que tem clave de fá e sol não usam ritmos(acompanhamento), mas na partitura que tem a clave de sol e os acordes em cima usam acompanhamento da bateria no teclado , POR QUE ?!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    I am Gustavo
    é obrigatório usar o ritmo(acompanhamento) para tocar ?
    não
    mas tirando as firulas de usar baixo, guitarra violão metais e etc... do acompanhamento o uso somente da bateria pode ser interessante pra você tocar no tempo certo sem acelerar ou ir parando no meio da música, mesma ideia de se usar metronomo

    partituras o que tem a clave de SOL em cima e a de FÁ em baixo
    geralmente é coira pra piano e geralmente a linha de cima é da mão direita e a de baixo da mão esquerda as duas lendo e tocando o que está escrito nas duas ao mesmo tempo


    e o que tem a clave de SOL e os acordes em cima
    como você é iniciante o professor vai te colocar usando os ritmos automáticos, fazer o acorde parado na esquerda e o teclado soltando a franga
    depois o interessante e você aprender a usar esses acordes pra criar alguma coisa para a mão esquerda algum padrão de notas enquanto toca a clave de sol

    como você é membro novato, só pra te dar um toque, coloca a pergunta em um tópico só que ele vem pro inicio da pagina, não precisar colar a pergunta em vários, ,se colocar em dois vira as dois, ai um comenta em um outro em outro e o assunto fica perdido

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    ola a tds
    estou aqui nos foruns do cifra mais uma vez rsrss
    gente quem poder e quiser me ajudar com umas dicas ficarei muito grato
    na verdade eu preciso saber uma coisa?
    Estou começando a tocar teclado de uma forma que o som nao fica horrivel
    como ja escrevi aqui outras vezes , eu entendo um pouco sobre harmonia ,sobre teoria musical e em breve vou começar a tocar na minha igreja acompanhando um baterista e um guitarrista
    Resumindo, o que eu preciso saber e se o que eu estou fazendo pode ser aceito ou se é algo muito bizarro
    Estou tocando alguns hinos da harpa cristã mais só toco usando acordes nas duas maos (na mao esquerda acordes abertos e na direita as inversões (para nao precisar dar aqueles saltos de um acorde pro outro) estou começando a ler partituras por isso me surgiu essa duvida posso tocar assim no começo ou isso nao existe ?
    ou ha alguma regra severa que proiba isso?
    obg a tds

    soruji
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    diegoalmeidaat

    Meu amigo, na realidade quem vai ditar as regras é o seu ouvido. Se soar de forma agradável, e não chocar com o outro instrumento de harmonia (como você falou que toca com um guitarrista), então está tudo certo.
    Outro ponto importante, é que você falou que não quer ficar dando saltos entre um acorde e outro. Perfeito! A preocupação em encadear os acordes (manter as mãos próximas de um acorde pra outro), é um princípio muito valioso pra se desenvolver bem uma harmonia.
    Uma pergunta: Você toca com um instrumento harmônico e a bateria, certo? Não há nenhum baixista na banda?

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: diegoalmeidaat
    · votar


    Ola soruji

    Cara ja fazem 6 meses desde que fiz essa pergunta e desde d q vc me deu essa resposta
    Hoje eu ja sei um pouco mais sobre teclado rsrs
    Infelizmente nao pude estudar esses seis meses , fiquei tres meses sem teclado e voutei a estudar agora
    respondendo a sua pergunta na banda da minha igreja aind ahj nao tem baixista!
    só o guitarrista e baterista nem podemos chamar d banda rsrs
    futuramente estarei por la
    queria saber o motivo de sua pergunta a respeito do baixista
    Tem haver com o baixo no teclado ?
    se for ja adianto q ainda tenho muita dificuldade
    com a mao esquerda (cordenação motora ) e ritmo entao esquece sou tao ritmado quanto passos de bebê

    soruji
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Olá diegoalmeidaat

    Sei como é essa correria. O importante é que você conseguiu voltar. Só não pode abandonar a música. hehe.
    Eu perguntei mais por questão de distribuir as funções mesmo. O baixo tem um papel importante na marcação do andamento da música, em conjunto com o baterista.
    Dá pra fazer som tranquilamente com uma guitarra/violão e uma bateria. Assim como dá pra fazer som só com o piano. A diferença é que tudo vai estar concentrado em um número menor de pessoas. Se com um baixista, você não teria que se preocupar com a pulsação da música, sem um baixista, agora vai.

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ola soruji!
    vdd nao podemos desistir da musica rss
    quanto ao baixista
    la na banda eles estao tentando arrumar um baixista !
    enquanto isso nao acontece rsrs
    vu me virando ja que nao toco tao bem assim

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inúmeras maneiras de tocar um teclado