Tô de equipamento novo (Alesis QS 6.1) - review e primeiras impressões.

Autor Mensagem
Mr_Mojo_Rising
Veterano
# dez/04


Fala galera,

Que tal se a gente começasse a colocar aqui reviews e impressões de euipamentos recém adquiridos em nosso set up??

Acho que seria uma iniciativa legal, e ajudaria em futuras decisões de compra dos outros membros do fórum.

Assim sendo, começo eu com o que pude perceber do Alesis QS 6.1 que está comigo há uma semana:

Preço pago: 2000 reais usado em 6 vezes, com transporte e manual original incluídos. Fiquei satisfeito com este preço, na média do mercado, e condições ótimas oferecidas pela loja.

Facilidade de uso: Tudo ali na mão, acesso aos presets facílimo, nem precisa da memória user em muitos casos. Quanto à editabilidade ainda não me aprofundei neste quesito. Mas td indica que também seja fácil.

Timbragem: Toco numa banda de Rock anos 70 e blues, portanto, preciso de variedade em timbres de hammond, pianos elétricos e acústicos. Entre programs (os timbres propriamente ditos) e mixes (as combinações de timbres), achei tudo o que quero ali, e mais um pouco. Os sliders facilitam muito também para edição em tempo real, sendo endereçáveis pelo usuário. Em alguns casos, simulam até as drawbars de um órgão hammond. Maravilhoso, dou nota 11 neste quesito. Quanto aos outros presets, apenas dei uma passeada por eles, mas me pareceram de alta qualidade também, atendendo desde a galera da música eletrônica até quem curte progressivo (ótimas simulações de mellotron ali também).

Meus presets favoritos:

Grit Organ: timbre de hammond com distorção leve, apenas uma sujeirinha que dá peso ao som, mas que o mantém definido. Essencial para Rock´n Roll, percebe-se todos os harmônicos ali.

ABC Drawbars: Timbre de órgão que permite o controle das drawbars pelos sliders. Timbre limpo, mas mesmo assim pesado. Ideal para blues.

Rayz Roadz: Inspirado no Stage Piano Fender Rhodes 73, tem peso e definição na medida. Conforme o ataque, a nota sai rasgada, distorcida ou suave, angelical, como instrumento real. Peca um pouco nos agudos, mas controla-se velocidade de trêmolo, reverb e overdrive nos sliders, com uma boa equalização deve ficar próximo da perfeição.

True Stereo: O carro chefe da Alesis, o famoso timbre de piano acústico stereo sampleado do clássico borsendorfer de cauda. Sem palavras, toca-se tudo com esse som, de Lynyrd Skynyrd a Bethoven.

Fora isso, o teclado é bem compacto, de construção sólida com corpo em metal e teclas semi-pesadas de ótima qualidade. Tem aftertouch, sensibilidade e todos os features de teclados que custam o dobro do preço dele. Efeitos na sua maioria são bons, com destaque para a simulação de leslie.

Concluindo, posso dizer que até agora fiquei bem satisfeito. A prova de fogo vai ser hoje à noite, no primeiro show que farei com ele.

Prometo que conto como foi a reação dele no palco. Mas até agora, RECOMENDO com R maiúsculo pra todo mundo, em especial para quem toca em bandas de Rock, Pop, Jazz e Blues.

É isso aí galera, se curtiram a idéia, sigam o exemplo com os seus instrumentos recém adquiridos... hehehe... Estou aberto pra quem quiser saber mais coisas sobre o instrumento (que estiverem a meu alcance, é claro).

Abraços a todos.

Robson Luís
Veterano
# dez/04
· votar


Concordo inteiramente. Conheço o QS7 e é igualmente excelente. Os sliders ajudam muito. A linha QS* tem uma programação bastante flexível e é possível obter timbres fantásticos, apesar de que os presets de fábrica são 100% utilizáveis e de ótima qualidade.

Abraços.

sarpa
Veterano
# dez/04
· votar


Mr_Mojo_Rising, legal... já estava por dentro dessa sua nova aquisição. Pode ter certeza que tu pegou uma máquina, e que no show de hoje, com o equipamento que estará lá, ele vai falar BEM em alto e bom som, sem dúvida.

Espero que ele possa suprir suas necessidades de palco/banda/studio. Agora, só faltam as teclas pesadas, hein? (hehehe).



Eu também estou de equipamento novo. Na verdade, faz menos de um mês que adquiri meu tão procurado Roland XP-30.
Consegui por um preço muito bom, e num estado simplesmente de novo! Sem nenhum detalhe, risco ou arranhão. Nem na parte inferior do teclado, não existe nenhum risco.

Primeiras Impressões:
Nos três primeiros dias, eu fiquei pasmo. Não consegui fazer simplesmente NADA com o XP30. Com o tempo fui descobrindo onde encontrar os presets e tudo mais.
Fiz um "Reset Factory" pra ele voltar todas as configurações de fábrica, e comecei me aprofundar nas programações de performances. (que era o que eu mais estava precisando)

Programação e Operação ao vivo:
Depois que você aprende a programar uma vez, não se esquece mais. Agora sim, achei a programação muito fácil e intuitiva.
Ainda não vi, para performance ao vivo, teclado melhor que esse. Ele possui 8x2 botões logo abaixo do visor, ou seja, em cada performance você pode programar 16 patches. Então, quando uma performance está devidamente programada, você tem o painel principal do teclado todo dedicado à performance, com os timbres que você escolheu.
Tenho uma performance chamada "Pop/Rock", onde nela, todos os timbres que eu uso para tocar os "pop/rock's" em minha banda, ficam nos botões dedicados, logo abaixo do painel.

Timbragem:
Estou gostando muito da timbragem do teclado. O timbre de acordeon (que sou bem exigente quanto à isso) é um dos melhores que eu já ouvi. Gostei muito mesmo.
Todos nós sabemos que, uma Leslie de um Hammond B3, por exemplo, ao girar provuca um deslocamento de ar, ruidos e uma série de outros "detalhes" que dão característica ao timbre de um Hammond numa Leslie.
No Roland XP-30, tem um timbre chamado "B3 Filth" (ou algo parecido) que, através dos sliders, você pode até controlar o nível de "chiado" produzido pela Leslei ao rodar, como se estivesse afastando ou colocando o microfone mais perto da Leslei. Achei muito interessante!
Alguns presets de organ, você pode controlar através dos sliders algo meio parecido com as drawbars... como uma espécie de equalização em tempo real. Mas são poucos os que oferecem essa possibilidade. E claro, Rotação de Leslie, overdrive e vários outros parâmetros podem ser controlados em tempo real através dos sliders.
Gostei também dos pianos elétricos (que eu uso MUITO). Tem um Rhodes com um efeito tremolo que eu praticamente me apaixonei pelo timbre. Ele tem um certo overdrive na velocidade, e pode ser controlado a velocidade e intensidade do tremolo através dos sliders.
Os timbres de metais (brass) também são MUITO bons. Timrbres de strings da placa "Orchestral" são maravilhosos, os pianos acústicos são de dar água na boca, enfim um sintetizador excelente.
Áh, pra quem gosta de música eletrônica, também iria se divertir, pois os timbres de synhts, pads e leads são muito interessantes. Existem também alguns loops de música eletrônica, grooves etc que vem da placa "Techno Colection".

As teclas, foram as melhores 61 teclas que eu já toquei. Não sei por que, mas são difrentes de todas as outras leves que já testei. Não tem tanto peso (claro, são leves, né?! hehe) mas parecem ser mais encorpadas... Meio complicado de explicar.
Possui aftertouch que também é muito interessante, e pode ser programado para qualquer efeito. Áh, o aftertouch também é sensível à pressão. Se você acioná-lo com uma certa pressão, é diferente o efeito de que se você tivesse acionado de outra forma.

É um equipamento pequeno, leve, fácil de se transportar. Se encaixa bem em qualquer setup, sem dúvida.
Ainda vem com um software para edição dos timbres e programas, ou melhor, edição completa do sintetizador, mas eu ainda não usei. Fiz toda a programação "na unha" mesmo.

Em relação à programação e edição dos timbres (que eu ainda não me aprofundei muito) aparenta ser bem fácil e intuitiva. Mas tem que entender um pouco de síntese.

Bom, minhas primeiras impressões foram estas.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

Tarara_Leo
Veterano
# dez/04
· votar


Quando vc pagou nesse XP-30 ? Dentro de 1 semana pretendo comprar meu ROLAND RS-70, e faço uma analise dele !! vou pagar 3400 (dando meu teclado como parte) 4400 no total !! quanto vc pagou no seu SARPA ? Sera que se eu pegar um XP-30 vou sair em vantagem quanto ao RS-70 ? Quero um que tenha controles em tempo reias, timbres otimos de STRINGS,LEADS,e Piano !! orgao nao uso muito, mas se for bom melhor !! conhece o rs-70 sarpa ? os timbres dele comaparado ao xp-30 sao superiores ou inferiores ?

sarpa
Veterano
# dez/04
· votar


Tarara_Leo, conheço o Roland RS-70 sim. Logo quando a roland lançou este sint. eu fui testá-lo.
Seus timbres não me surpreenderam muito não (mas não há nada que não possa ser programado e mexido, né?).
Na época em que eu o testei, ele custava R$5200,00 e com toda certeza, não valia o que se pedia, pois ele não tem nada demais.
São timbres bons sim, da nova linha XV, etc... mas eu ainda fico com o XP, pela vantagem de expansão dos timbres através de placas e tudo mais.
Também gostei mais das teclas do XP (mas isso é opinião pessoal de cada um, né?!).
R$4400,00 por um RS-70? Digamos que ele esteja no preço de mercado, mas eu não pagaria isso por ele não. E se você não precisa de sequencer, pegue o RS-50 ou ainda, o novo Juno-D, que é um sintetizador "entry level" bom, e com um preço bem acessível. Nesse Juno-D aRoland mandou bem, é claro, teve que consertar as burradas nos valores dos RS-50/70.

O meu XP-30, não dá ora se definir um valor exato que eu paguei por ele... Eu fiz uns "rolos" lá na GangUsados com o meu antigo Roland E-600 e peguei o XP-30, usado somente em studio. Sem nenhum arranhão.
Mas creio que ele tenha saído por uns R$3800,00 até R$4000,00 não mais que isso.

Particularmente, pegando qualquer equipamento da linha XP (excluindo XP10 e XP50) eu creio que você sairia em vantagem em relação a qualquer outro Roland RS, sem sombra de dúvidas, principalmente pela possibilidade de expandí-lo.

Em relação à timbragem, com o que você está exigindo o XP-30 tem timbres muito bons!!! Sem dúvida! Outra possibilidade, é o Yamaha S-03 que virou uma "febre" agora, também possui timbres muito bons, mas aí, você já não teria mais os controles em tempo real.

Em relação ao meu setup, ainda estou esperando chegar o Privia PX-300 aqui na loja. Ele já saiu da fábrica, e está "nas mãos" da transportadora, mas ainda não deu as caras (ou as teclas) por aqui. Já está com quase duas semanas de atraso. Mas o meu, já está garantido. Na verdade, os dois Privias que chegarão aqui na loja entre essa e a próxima semana, já estão vendidos.

Um grande abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# dez/04
· votar


Aí galera, conforme o prometido, minhas impressões pós show do QS.

Facilidade de uso: como o previsto, foi baba achar os timbres e editá-los em real time pelos sliders.

Timbragem: Hammonds perfeitos em todas as suas variações, os sons ricos em harmônicos fizeram com que os órgãos aparecessem muito bem no meio do mix sem que se precisasse dar um ganho exagerado de volume. Overdrive e leslie fizeram muito bem os seus papéis. Recebi cumprimentos dos caras da minha banda e de pessoas da platéia pelos timbres de hammond e pela performance neles. Bem legal essa parte.
Pena que não posso dizer isso em relação aos pianos acústicos e EPs. Esses vão precisar de um pouco de edição para aparecerem no meio dos outros instrumentos.

É isso galera, se lembrar de mais coisas coloco ae. Se alguém quiser saber mais de algo ou souber de dicas de equalização e de fazer os sosns de piano do QS aparecerem, me dê um toque.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# dez/04
· votar


Mais novidades no mundo dos hammonds do QS: mais um show e tudo indo cada vez melhor. Quarta feira agora temos um show acustico. Vamnos ver como os pianos vão se comportar com um pouco mais de temopo deidicado a equalização.

Tarara_Leo
Veterano
# dez/04
· votar


sarpa

Ae sarpa ! peguei o RS-70 mesmo !! nao achei nenhum XP para pegar, procurei o XP80 aqui e achei 2 caras que tinham mas nenhum queria vender, e tava valendo 6500, achei caro ! o RS-70 achei um ótimo teclado, perto do meu antigo PSR 630 os timbres são excelentes, gostei, mas nao posso falar mto pois nao conheço os timbres dos XPs, tem controle em tempo real e paguei 4000 no total, 3000 pq pegaram o me psr. Mas peguei o 70 pois uso o sequencer ! nao gostei pq nao tem aftertouch eheheh, as teclas dele eu gostei tbm, e eu uso mais pra tocar em casa sabe, musicas classicas, populares e brinca tbm, entao pra mim ta mto bom ele !! tbm nao queria teclas pesadas ou semi pesadas, enfim, o teclado me agradou bastante ! estou aprendendo a mexer ainda,, sons de piano eu adorei, leads tbm,, strings sao bons, mas nao me surprendeu, os de orgao tbm, mas pro q uso estou feliz !!

Tarara_Leo
Veterano
# dez/04
· votar


sarpa, vc tem msn ?

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Mr_Mojo_Rising

Parabens pela compra do seu teclado!!!!
Espero q curta bastante e te desejo Boa Sorte!!!!

sarpa
Veterano
# dez/04
· votar


Tarara_Leo, tenho sim.

Segue aí o endereço: juninhosarpa@bol.com.br (não recebo e-mails, só MSN).

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

guismarquesrj
Veterano
# dez/04
· votar


Eaí pessoal minha vez de falar um pouquinho também :)

O problema que eu acho que muita gente acaba sentindo na hora de definir um setup perfeito é se decidir por um "tipo" perfeito, que se adapte melhor a propria personalidade. Um som mais "espacial" dos synth's nord lead, ou então os moogs... E os lindos timbres Kurzweil de piano?... quem sabe então um simulador de Hammond (VR-760, XK2)? O problema é esse, a gente fica confuso na hora de decidir o que, e creio que esta é a tarefa mais árdua, pois dinheiro a gente vai juntando até conseguir completar o setup! Agora, o que comprar é que é o difícil ;)

Eu sempre toquei piano e etc, mas comecei a tocar numa banda de rock e logo necessitei de um teclado. Pesquisei um pouco e comprei o Alpha-1 da Roland. Ótimo teclado para iniciantes, bem fácil de se operar, manual em português e etc...

Aí começa o problema. Você vai evoluindo, vai se caracterizando de uma forma mais "hammond" mas ao msmo tempo mais "rhodes" e ao mesmo tempo mais "synths"... Onde achar tudo isso? Comprar 5 teclados de R$8000,00 cada é que não vai rolar neh...

Dilema... To aqui vendo o que faço da vida... de repente me aparece um show hoje! Fui tocar Eric Clapton no Bar do Tom aqui no Rio de Janeiro. Pra que neh... toquei num P-60 da Yamaha... O timbre de piano lindo, só perde pra mim pros SP's!

Aí entra o problema: COMO eu vou tocar organ num P-60?! Teclas hammer-action mas que tão BEM LONGE de serem pesadas como de piano, pq piano mermo, tipo o meu Niendorf cansa a mão dps de um tempo! Baita sonzeira neh...

Vou nos sites pesquisar os preços (foxtrot) e axei o P-60 por R$3400 e uns quebrados... Aí vejo o SP76 do lado por R$2700 e uns quebrados! Vou vender meu Alpha-1 espero que por uns R$2700,00 (o que é bem caro)... a grana ta curta... to indo pra Inglaterra começo do ano que vem...

Olha o problema! Isso sem falar q eu pensava no VR-760 pcausa do hammond... mas o piano dele deixa a desejar e TECLAS LEVES NAO!

Realmente vou ser sincero: se definir num setup perfeito é impossível!

No final de tudo acho que vou acabar é investindo um pouco mais e ficando com um SP88, que as teclas são pesadas (tanto quanto as do P-60... e olha q eu toquei EM UM HOJE!)... Depois com o tempo eu junto dinheiro e compro um synth com alguam simulação de Hammond, como esse Alesis Q6 aí da vida! (risos)

Agora é rezar pra ganhar na mega-sena e poder montar tudo... vamos la que o primeiro vai ser o SP88... Deus é pai ;)

Um grande abraço,

Gui

(monólogo rox =D huahau)

guismarquesrj
Veterano
# dez/04
· votar


Ah, quase me esqueço... Além do SP88 estou com o Privia 300x entalado aqui na garganta... Juninho desgramado, fica me pondo idéia na cabeça e me mostrando coisa boa nova :D hahahah isso que dá :D

Abraços,

Gui

Arquiteto
Veterano
# dez/04
· votar


Mr_Mojo_Rising, como você faz a adição de timbres neste teclado ?! MIDI ?! USB ?! Floppy ?!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# dez/04
· votar


guismarquesrj,

Lembrando que o QS 6 não é um simulador de hammond, é um ROM com sons de hammond muito bons. Mas enfim, vc estaria muito bem servido com um Privia da Casio para os pianos e um QS6 para os hammonds, por volta de 4 mil reais vc teria um set up e tanto.

Arquiteto,

Por enquanto ainda não tive tempo de mexer nessa parte não. mas tenho vontade e assim que mexer, te aviso.

[]´s.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


onde posso encontrar demos dos alesis?

rogrm
Veterano
# jan/05
· votar


Pessoal, alguém sabe qual programa eu uso para editar sons no computador e passá-los para o qs6?

korg1000
Veterano
# jan/05
· votar


Mr_Mojo_Rising, possuo um Alesis qs6.2. Os timbres sao praticamentes os mesmos do seu, mas tenho uma duvida:
no som de hammond q vc disse (q deve ser o grit organ), vc mudou alguma coisa?
E o slide, qual vc mexe em tempo real? o de envelope?

Valeu

korg1000
Veterano
# jan/05
· votar


Vamos trocar dicas do teclado, pq vc eh o unico q achei q tem o qs e se dispoe a falar sobre ele, hehehe
meu email eh korg1000@bol.com.br

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


Esse Alesis QS 6.1 é muito bala mesmo, eu toquei em um antes de ontem e curti muito os timbres de harmonia e piano dele!!!! Gostei mesmo!!!!

Boa Sorte galera!!!!

Vinícius Augusto

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


korg1000,
<br>
<br>Isso, geralmente o de envelope, pra tirar um pouquinho do brilho dele quando tô solando. Faço isso também com o Distortion Organ 3 (dos mixes). Fica muito bom.
<br>
<br>Mas no geral, não sigo regras não. Modifico os sons em tempo real até eles agradarem os meus ouvidos.
<br>
<br>Sabe de dicas pra engordar os EP´s nos agudos?? Com exceção do Hard Rhodes e de um outro, todos eles são magrinhos demais nos agudos. Na base, po, massa, pesadões e tal. Mas na hora dos solos ou de lickzinhos no meio da musica é o problema.
<br>

<br>
<br>Valeu?? Abs.
<br>
<br>PS: Continuo apaixonado pelo True Stereo Piano... hehehe

Tarara_Leo
Veterano
# jan/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

tem alguma coisa gravada dele ?
onde acho demos desse teclado ?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/05
· votar


Não tenho nada gravado por enquanto não. Mas com um search no Google ce acha coisas tranquilo cara.

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


Putz, o cara tirou minha ordem do forum!!!!!
eu reacerto de novo!!!! hehehehehe

korg1000
Veterano
# jan/05
· votar


Kra, nos EPs nao mexi ainda, mas consegui mexer numa guitarra, a FacePlantr, tirei um pouco do reverb e mais algumas coisinha, ficou tezao pra solo. Se quiser mando os parametros.
E na minha pagina (www.keyboardpage.cjb.net) em dicas de teclados coloquei alguns timbres q achei massa (nao contando os mix, que sinceramente nao uso, pois preciso de troca de som rapidos, e eles levam um ou dois segundos pra trocar, dependendo do timbre).

Mas vamos continuar em contato, que um vai ajudar o outro, heheh.
Outra coisa, vc conseguiu ligar algum pedal nele pra mudar os timbres, tipo o Jordan Rudess?
Valeu

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


comparando o Alesis Qs6. alguma coisa ou o Yamaha S03 é mais máquina?

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Olá grande Mojo! Como é q funciona as 16 partes do seu QS6.1? Vc já deu uma fuçada nisso?? Me da um toque aí depois!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


korg1000, muda esse nick rapaz!! rs

Então, dei umas brincadas com um wah wah nele, e ficou do caralho... Os outros efeitos mais comuns, tipo overdrive e chorus, achei desnecessário, a seção de efeitos dos QS é do caralho, nem precisa de pedais extras (o drive dele inclusive foi elogiado pelo guitarrista da minha banda, que é um "ser" analógico até o talo... já viu guitarrista elogiando drive de teclado?? pois é... aconteceu.. rsrs)...

alissonc,

O Alesis QS6, com seus pros e contras é equivalente ao S03... Do 6.1 pra cima ja muda de figura, sons melhores, edição em tempo real, etc...

pequena Zara sumida,

Vi isso não.... Ainda to sem o tempo que eu queria ter pra fuçar nele decentemente, assim que conseguir vejo isso no manual e te aviso...

YEP??

wernegher
Veterano
# fev/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

Fala meu amigo ! Realmente o QS 6 é 10, e além do mais é leve né....bom pra carregar e tal.

Parabéns e sucesso !!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# fev/05
· votar


Opa!! Levíssimo!! Rrrrrecomendo!! hehehehe

Ah, não posso deixar de registrar: vi a discussão naquele tópico do PSR2100 e só posso te dizer: deixa quieto que não vale a pena cara... Como diria o artista de "segundo escalão" Bob Dylan, "some things never change"... rsrs

Abraço, se usar msn me adicione aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tô de equipamento novo (Alesis QS 6.1) - review e primeiras impressões.