TECLADO = ÓRGÃO = SINTETIZADOR?

Autor Mensagem
MAGRO DO BONFA
Veterano
# mai/03


Teclado é a mesma coisa que sintetizador e que órgão?

TOCO BATERA, Ñ SEI NADA SOBRE ISSO!!!

rpassaro
Veterano
# mai/03
· votar


eu também quero saber...

CIRO
Veterano
# mai/03
· votar


NÃO. TECLADO ELETRÔNICO SÃO AQUELES QUE TEM OS RITMOS E ACOMPANHAMENTOS. SINTETIZADOR É UM TECLADO QUE NÃO TEM ACOMPANHAMNETO, MAS QUE DISPÕE DE UMA GAMA DE TIMBRES(SONS) BEM MAIORES. ORGÃO É UM OUTRO INSTRUMENTO COM UM MECANISMO ELETRO-ARTESANAL, QUE DISPÕE DE ALGUMAS VALVULAS DENTRO DELE. AS VALVULAS FARAM COM QUE VOCÊ POSSA PERSONALIZAR O TIMBRE DO ORGÃO AUMENTANDO O TREMOLO, ROTRY ETC....

srvaughan
Veterano
# mai/03
· votar


Eu tb não manjo muito disso, mas eu acho q:

Teclado é igual a sintetizador, mas órgão é diferente dos dois...

Toddynho
Veterano
# mai/03
· votar


O teclado (pelo q eu sei) é um sintetizador mais pobre, mas (como o CIRO disse) com ritmos e acompanhamentos, órgão acho q naum tem nada a ver.

marciorjusto
Veterano
# mai/03
· votar


Muito interessante esse artigo sobre a diferenca entre um Sintetizador e um Orgao Eletronico

http://linobento.sites.uol.com.br/intro.html

SaintFerio
Veterano
# mai/03
· votar


Meu professor disse que eu preciso comprar um sintetizador pra mexer com sons e tal, criação e edição de sons, só que sintetizadores são caros hehehe! Vamos ver se da pra comprar um dia né...

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


:s :s órgão = sintetizador = piano??????????????????????? loool

Olha que de um para outro há uma diferença colossal!!!!!!

Para começar, nós organistas temos 3 pautas só por nossa conta, enquanto que os pianistas e tecladistas de sintetizadores apenas precisam de 2 no máximo.

Depois, há um pormenor muito pequenino que infelizmente, quase ninguém nota....:s simplesmente passa ao lado do senso comum, o que me dá imensa pena. :( Falo da pedaleira que o órgão possui que pode variar mas ainda só toquei peças nos de 2 oitavas......A pedaleira faz com que o órgão adquira um som mais cheio, mais bonito; nada a ver com o piano ou com um reles sintetizador....

A consola do órgão (local onde se encontram os registos - botões para ir mudando os timbres - e os "teclados") pode chegar aos 5 manuais (teclados) e esses manuais têm diferentes nomes, dependendo da posição onde se encontram na consola.

Depois há o órgão de tubos, normalmente pertence ás Igrejas por ser de grandes dimensões e não tranportável, em que o som ainda é mais cheio, favorecendo a arquitectura da Igreja para essa plenitude sonora. Por exemplo, nas Igrejas de cá dos Açores ainda só ouvi falar (já vi e dei um concerto num, mas desconheço os das outras ilhas) da existência dos Ibéricos, que não possuem pedaleira e cujo (único) manual está dividido em metades a nível dos registos; sendo os flautados (tipo de registos cujo timbre é mais agudo) pertencentes à metade utilizada pela mão direita, e os outros (os de palheta) são utilizados na metade em que a mão esquerda actua.

Enquanto o órgão é classificado em Aerofone Livre (vulgarmente conhecidos por "instrumentos de sopro"), o piano é classificado em cordofone ("instrumento de cordas"), porque a sua constituição interna (hás-de ter oportunidade de abrir um que seja de cauda e verificar que têm cordas...) faz que seja assim denominado.

O piano apenas possui 3 pedais que são usados apenas a nível de dinâmica (os do órgão funcionam como uma "terceira mão").

Já os sintetizadores (que as pessoas costumam muitas vezes chamá-los erradamente de órgãos e pianos...lool. A minha reacção não costuma ser lá muito positiva....:s) são apenas cópias imperfeitas de timbres que os instrumentos produzem. Enquanto que o órgão possui registos apenas de aerofones, o sintetizador abrange uma vasta gama de timbres similares aos dos cordofones, aerofones, ideofones (como o teu: bateria), membranofones, e de alguns electroacústicos (a classificação do sintetizador).

Se ainda tiveres alguma dúvida e eu puder esclarecer...tás à vontade! lool

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


olha desculpa eu ter falado do piano...É que normalmente as pessoas também confundem...Afinal estavas a falar do teclado....lool. Por acaso não sabia dessa diferença entre o sintetizador e o teclado....

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jun/06
· votar


Último envio:
14/mai/03 01:18

Vai ter bolo na festa de aniversário de três anos do tópico?? Ou vc é espirita e curte cutucar os mortos?? (aliá´s, que topicuzinho besta hein?? 15 segundos de google responderia a essa pergunta).

;)

Ah, e bem-vindo. hauha

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


http://linobento.sites.uol.com.br/intro.html

Por acaso... O artigo é mesmo interessante! Vim a saber de coisas que ainda não dei em Acústica...Perdoem-me a ignorância....:s Devia ter lido o resto do tópico antes de opinar....É que isto já não é a primeira vez que me acontece.....loooool

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Último envio:
14/mai/03 01:18

Vai ter bolo na festa de aniversário de três anos do tópico??


lool realmente Mr_mojo...renovação de mensagens nos tópicos precisa-se!Urgentemente!....lool

Allex Bessa
Veterano
# jun/06 · Editado por: Allex Bessa
· votar


Ao mais curto e grosso modo...

TECLADO = A simplesmente o jogo de teclas que compõe um compartimento de teclas porque até o seu micro tem um teclado.

ORGÃO = O orgão foi criado para se ter os instrumentos de uma orquestra nas mãos de um único músico executante de teclas acionado por tubo à vapor. Muitos variavam em números de "teclados" e no número de teclas dos pedais. Simulavam basicamente tuba, trombone, fagote, oboé, flautas e etc... No século passado foi criado o Hammond com base nessas características mas eletrônico ao invés de tubos e ao invés de dezenas de chaves apenas 9 drawbars por "teclado".

Sintetizador = Também pode ser acionado por teclas. Ele cria sons de forma sintética e não orgânica. Uma das criações mais fantásticas e ilimitadas do homem. Através de gerações de formas de onda vc pode criar sons de piano, cordas, sopros e percussões. Hoje com o auxílio dos samplers com amostras de som gravadas pode-se chegar ainda mais próximo ao real.

Porém... muitos instrumentos chamados de sintetizadores não sintetizam nada. É preciso tomar cuidado.

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


TECLADO = A simplesmente o jogo de teclas que compõe um compartimento de teclas porque até o seu micro tem um teclado.


foi essa a resposta que mederam quando fui tirar a carteira da OMB e eu disse quetocava teclado... o tiozinho dissse ou você toca orgão ou toca piano

Allex Bessa
Veterano
# jun/06
· votar


fernando tecladista

Pois é... além disso nós músicos podemos "tocar" a OMB de lá também !

Eu toco piano, orgão, sintetizador , cravo, espineta assim como vc também pode tocar. Eu odeio esse povinho da OMB.São todos cheios de gracinha.

Se vc toca teclado, provavelmente vc é um tecladista, e se é tecladista toca todos os instrumentos de teclas... seja bem ou mal, um instrumento ou outro ( graças aos novos cursos de PSR's da vida onde a mão esquerda fica atrofiada ) mas pode-se tocar qqr outro instrumento.
[]'s

_music_4_ever_
Veterano
# jul/06
· votar


Allex Bessa
Eu toco piano, orgão, sintetizador , cravo, espineta assim como vc também pode tocar. Eu odeio esse povinho da OMB.São todos cheios de gracinha.

Se vc toca teclado, provavelmente vc é um tecladista, e se é tecladista toca todos os instrumentos de teclas... seja bem ou mal, um instrumento ou outro


não é bem assim....Esses instrumentos tds ke vc referiu tem técnicas diferentes de serem tocados e se vc não toca com essas técnicas então não toca: arranha!!!! huahahahaha

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Se vc toca teclado, provavelmente vc é um tecladista, e se é tecladista toca todos os instrumentos de teclas... seja bem ou mal, um instrumento ou outro (2)

Concordo com o Allex. Eu arranho um pouco de Piano( tenho um antigão Brasil) Arranho um teclado( tenho 2) Arranho um acordeon( tenho uma Scandalli 120 baixos) Eu arranho uma Escaleta).

As técnicas para tocar esses instrumentos, são QUASE as mesmas.

storrecilha
Veterano
# jul/06 · Editado por: storrecilha
· votar


_music_4_ever_

ihhh eu queria aranhar assim tb...

Banda Tarkus
Orgão

Allex Bessa
Veterano
# jul/06 · Editado por: Allex Bessa
· votar


_music_4_ever_
Então se vc só toca o piano bem vc é um pianista.
Se vc só toca um orgão bem, então vc é um organista...

Se vc toca todos bem , então vc é um tecladista !

A técnica usada num minimoog é diferente da usada num Trinity Pro X , que é diferente da usada num Juno-D pois cada teclado tem uma característica de timbres e teclas completamente diferente.

Hj em dia qqr um que toque um teclado é entitulado de tecladista.
Hj em dia o termo tecladista virou sinônimo de músico que toca PSR da Yamaha e só ! Não querendo desmerecer ninguém mas acho que os músicos hj em dia deveriam levar suas técnicas muito além da máquina.
O músico não deve servir a máquina e sim o contrário.

Allex Bessa
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
Eu também aprendí a tocar no meu piano Brasil ouvindo Rick Wakeman e Yes. Tenho um carinho muito especial à música desses caras graças à isso.

storrecilha
Brigadím...hehehe

_music_4_ever_
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
As técnicas para tocar esses instrumentos, são QUASE as mesmas.

As técnicas são completamente diferentes! Veja só: num órgão, a dinâmica é mais difícil de ser conseguida do que num piano: há que ter uma técnicas específicas para que o som pareça soar mais forte ou mais fraco. Num piano, a dinâmica é proporcionada graças ao uso de pedais de uso dinâmico e dependendo da maneira como se carrega na tecla (mais suave: produz um som mais débil, mais forte: produz um som mais forte). Aliás, os antepassados do piano - o clavicórdio e o pianoforte- foram concebidos devido à frustação que os compositores e executantes do cravo tinham sobre este, já que não conseguia a dinâmica que as peças clássicas já exigiam. Ah, e é claro! As técnicas para o cravo são bem diferentes das dos outros instrumentos de teclas.

Allex Bessa
Então se vc só toca o piano bem vc é um pianista.
Se vc só toca um orgão bem, então vc é um organista...

Se vc toca todos bem , então vc é um tecladista !


Aqui o que está em causa não é o tocar bem, é o tocar com técnica. O executante ter de desenvolver técnica necessariamente. Um mau executante tem lá a técnica, só que mal desenvolvida ou mal desempenhada. E os que se dizem de "executantes" mas que não tem técnica, só arranham!

Até os amadores podem desenvolver essa técnica através da auto-didáctica. Desde que a tenham....

E quem toca teclados electrónicos em bandas de bailes para acompanhamento não precisa de muita técnica, aliás quase nenhuma.

fernando tecladista
Veterano
# jul/06
· votar


por isso é que eu gosto do johann sebastian bach tocava orgão, cravo, virginal, clavicordio...

escreveu um livro chamado em portugues de "o cravo bem temperado" mas até hoje gera duvidas se isso foi escrito especificamente pra cravo

não sei porque hoje se tem um certo bloqueio de "eu toco piano" / "você toca teclado" / "ele toca orgão"
sendo que em certas areas (esportes) não existe algo do tipo: eu sou nadador de "nado borboleta" ele é nadador de "nado costas"

----------------------------------------------------------------

_music_4_ever_
E quem toca teclados electrónicos em bandas de bailes para acompanhamento não precisa de muita técnica, aliás quase nenhuma.

primeiro defina o que é banda de baile, existe varios tipos de baile/estilos/repertorio/
segundo defina o que um tecladista de banda de baile faz ou "não faz"
terceiro, não generalize, tem muita banda boa com tecladista fudido

Allex Bessa
Veterano
# jul/06
· votar


_music_4_ever_
Conheço muito cravista que está há 10 anos estudando técnicas, formado em mil escolas e faculdades aqui e no exterior e arranha muito.

Isso é papo de aranha... se o cara tem o feeling consegue executar piano e cravo ao mesmo tempo ! Ou Orgão e cravo e seja lá o que for !!!

Vejo por aí muuuuiiiiiitoooo concertista arranhando... e as vezes penso... o que esse cara está fazendo aí ?

Quanto à bandas de baile... hj na maioria, as bandas de baile levam tudo gravado assim como nos grandes shows.
Mas tem muuito tecladista fodido perdido por essas bandas.

fernando tecladista
Esqueceu dos exemplos musicais do tipo.
Guitarrista que toca violão, craviola, sítara...
Saxofonista que toca Flauta e oboé
Baterista que toca vibrafone...
... e por aí vai !!!

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


_music_4_ever_

O que seria do Sivuca, sem seus instrumentos e suas técnicas

Ele só usa uma técnica, é a técnica do improviso e sem frescuras.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
O que seria do Sivuca, sem seus instrumentos e suas técnicas

Ele só usa uma técnica, é a técnica do improviso e sem frescuras.



falou tudo!

Blackus
Veterano
# jul/06
· votar


Teclado é uma parte de varios instrumentos, como o piano, o orgão, os sintetizadores e arranjadores e bla bla bla

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


falou tudo!

Blz!!!

Theo22
Veterano
# jul/06
· votar


USA
electronic keyboard and finished

Teclado eletrônico = PSR e a grande maioria dos teclados digitais do mercado.

Então ser tecladista é tocar teclado eletrônico, seja com ritimo, seja sintetizador ou worktation. Eu sou tecladista, tecladista é o cara mais versátil, q muitas vezes sua versatilidade acaba extrapolado no que queima seu filme.

Ser pianista é tocar só piano
Ser organista é tocar só orgão

E tocar os dois? Tecladista? Claro q não!

Theo22
Veterano
# jul/06
· votar


tópico aberto em 2003

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Tecladista é o cara que toca, arranha e engana qualquer instrumento que tenha tecla, o nome já diz tudo, tecladista.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TECLADO = ÓRGÃO = SINTETIZADOR?