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      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      campo harmônico

      Autor Mensagem
      Frankz
      Veterano
      # out/04


      opa, galera, alguém pode me enviar algum material sobre campo harmônico? ou me dar um link onde posso ler a respeito?

      xicozo@gmail.com

      Frankz
      Veterano
      # out/04
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      assim, se alguem puder/quiser falar algo bem simples a respeito aqui também está bem vindo... tipo o conceito de campo harmonico, com exemplos básicos na escala de C mesmo...
      eu sou autodidata sabe, daí alguns amigos me aconselharam aprender campo harmônico pq ia me ajudar muito.
      abraços

      yanni540
      Veterano
      # out/04
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      Frankz
      O que é campo harmônico ?
      O Campo harmônico são aqueles acordes que naturalmente são aplicados na música de acordo com sua tonalidade.
      Este campo obedece uma regra de percepção cujos acordes receberam nomes para que pudessemos teclar uma mesma música em qualquer tom.
      Um campo harmonico natural possi:
      Tônica(T), Dominante(D), Sub Dominante(S), Relativa da Tônica (RT), Relativa da Dominante (RD) e Relativa da Sub Dominante(RS).

      Imaginemos a Tonalidade de Dó Maior, e pegamos sua escala harmonica:
      Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré...
      Contamos a partir da primeira nota os Graus, como:
      1o, 2o, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, ... (Lê-se primeira, segunda, terça, quarta, ...)
      A partir destas duas colocações, montamos os acordes possíveis dentro da Tonalidade que abaixo segue, contendo o Campo harmônico Naturais de Dó Maior.

      Dó Maior:

      C, Dm, Em, F, G, Am,
      Temos então :
      Tônica : C - A partir do 1o Grau
      Dominante : G - A partir do 5o Grau
      Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
      Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
      Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
      Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau

      Veja também algumas outras tonalidades.
      Si bemol Maior:
      Escala: Sib, Do, Re, Mib, Fa, Sol, Lab

      Campo: Bb, Cm, Dm, Eb, F, Gm

      La Maior:
      Escala: La, Si, Do#, Re, Mi, Fa#, Sol#

      Campo: A, Bm, C#m, D, E, F#m

      Sol Maior:
      Escala: Sol, La, Si, Do, Re, Mi, Fa#

      Campo: G, Am, Bm, C, D, Em

      Tente agora montar o campo harmônico das seguintes Tonalidades:
      Mi Maior:
      Escala: Mi, Fa#, Sol#, La, Si, Do#, Re#

      Mi Bemol Maior:
      Escala: Mib, Fa, Sol, Lab, Sib, Do, Re

      Bons estudos !

      MusiRio
      Veterano
      # out/04 · Editado por: MusiRio
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      yanni540
      Legal esse toque...
      Tb sou autodidata.
      Comecei tocando violao,, depois comprei um piano acustico e agora estou tb no sinth..Acho que toco legal, levo em qualquer tom, mas....
      Nao possuo um "acervo" grande de acordes. o que quero dizer e que toco as musicas com os acordes basicos.. sinto agora que falta algo mais,, nao digo dissonancia, mas uma nota a mais num acorde para enriquecer.. Nao sei se soube me explicar...

      thiago leonardo albuquerque
      Veterano
      # out/04
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      Campo Harmonico DICA
      primeiro acorde sempre maior EX (DO maior)
      segundo acorde sempre menor (RE menor)
      terceiro acorde sempre menor (MI menor)
      quarto acorde sempre maior (FA maior)
      quinto acorde sempre maior (sol maior) OBS - este e´o acorde mais importante(grau 5)
      sexto acorde sempre menor (la menor)
      setimo acorde sempre diminuto (si diminuto)

      isso e´so o basico ... so pra ter uma ideia.... depois transponha pra todos os tons e acresente as setimas. Valeu

      Frankz
      Veterano
      # out/04
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      yanni540 cara pelo que eu entendi... o campo harmônico de uma nota... é a sua escala com excessão da sétima, estou correto?
      daí o campo de mi maior seria E, F#, G#, A, B, C#

      tipo... o que seria uma "nota maior" ?
      eu sei o que é um acorde, maior e menor.. que é a diferença de 1 semitom na terça (terceira, sei la)
      mas uma NOTA maior? seria relativo às oitavas do teclado/piano?

      thiago leonardo albuquerque cara num consegui entender muita coisa... essa linguagem de maior e menor eu não entendo mto, mas... pq o acorde de Sol maior é o mais importante?
      e o que significa diminuto?

      abraços

      Frankz
      Veterano
      # out/04
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      não deixem meu topico sumir... :( respondam por favor =)
      eu sei mais de prática do que teoria... tenho uma boa clave de sol... uma clave de fá teimosa e não muito ágil... se me dão algo para tocar, eu toco sabe... só que eu quero começar a compor... não fazendo músicas inteiras, mas fazer linhas de teclado...e meus amigos me disseram que conhecimento em campo harmônico me ajudaria.
      alguém responde ae ;)
      abraços

      Marco_Uber_Alles
      Veterano
      # nov/04
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      Eu tenho uma pergunta aqui!

      Na escala de Mi Maior o Dó é #, certo? Quando for montar o campo harmônico dessa tonalidade, o Dó vai ser # também ou a tônica eu deixo a nota natural? Entendem?

      José Ferreira Netto
      Veterano
      # nov/04
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      Mandem suas dúvidas por e-mail.
      Esclareço todas.
      Sou tecladista autodidata mas fiz até o 3o ano de piano clássico (parei porque sofri um acidente, mas vou retornar em breve)
      No meu site (www.clickmusical.mus.br) eu explico esses conceitos!

      Aguardo

      netto@clickmusical.mus.br

      Luc
      Veterano
      # nov/04
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      Olá, Frankz. Sei que você é auto-didata, e tal, mas se você quer realmente aprender campo harmônico, você poderia começar dando uma olhada nos artigos do próprio Cifra Club (aonde está hospedado este fórum através do qual nos falamos). Eles são breves, mas esclarecem bastante. Uma dica: a melhor maneira de aprender algo é indo do MAIS UNIVERSAL para o MAIS PARTICULAR. Ou seja, antes de aprender a separar as sílabas, você tem que aprender quais são as letras do alfabeto. Só assim algo que você aprenda vai fazer sentido. Se eu te disser: "poesia pode ser considerada como sendo um anacronismo, uma vez que a conotação prática desta é intangível no cotidiano (Einzensberg)", você pode, talvez não entender nada. Mas se você já tiver um feedback a respeito dos termos usados, estiver familiarizado com estruturações mais complexas das frases, etc., você vai não só entender, como, provavelmente formar um opinião a respeito. Então, meu, se você tiver que aprender algumas coisas fáceis e chatas, porém importantes para entender as difíceis e interessantes, é o melhor que você faz. De qualquer forma: se você for até a página principal do cifra club (clicando lá em cimão, no desenho da guitarrinha), você vai ver, no lado esquerdo, descendo um pouco a página, você vai ver escrito TEORIA. Em "curso on-line", há explicações teóricas importantes, apesar de ter bastante coisa a respeito de guitarra (e você está falando de teclado); mesmo assim vale uma olhada. Ainda na parte TEORIA você vai encontrar as sessões "escalas", "acordes", e "cromatismo". Uma boa idéia é copiar os textos para o microsoft word, ou qualquer programa de contrução de textos, ler, separar o que te interessa, imprimir, e estudar. Nota: não são artigos estritamente a respeito de campo harmônico, mas são artigos que farão com que você compreenda muito mais a definição, o uso, o bom uso dos campos harmônicos, assim como te ajudarão a trabalhar melhor em cima deles, do seu próprio jeito (vc diz em uma mensagem anterior que quer compor, ao menos linhas de teclado). Então tá aí. É chato ter que estudar quando se é auto-didata, mas acredite, você ganha um tempo precioso. E considere aulas de teoria musical. Não é vergonha um auto-didata procurar aulas. A gente nunca pára de aprender, e as pessoas que sabem mais do que a gente, na maioria das vezes, podem nos ensinar muito mais do que se agíssemos sempre por conta própria. Afinal de contas, é o que a gente está fazendo aqui, no fórum, não é ? Aprendendo uns com os outros.

      Abraço,

      Luc

      Negah
      Membro Novato
      # set/13
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      Oi Pessoal

      estou com duvidas

      Bom ja toco violão ah uns anos 3 a 4 anos mas eu tenho dificuldades nos TOM quando alguém fala toca tal musica no tom de Sol ai eu fico perdida

      gostaria de saber se tem como me passar uma tabela com alguns TONS por favor agradeço muito a ajuda de vocês Preciso por favor

      e-mail: alineestrelinha_@hotmail.com
      Agradeço

      PianistaMeioTecladista
      Membro Novato
      # set/13
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      Negah
      Um exercício bom e que funcionou bem pra mim é sempre tirar as músicas por graus e não por notas. Daí você sabendo de cor todos os graus de todas as tonalidades vc tira a música e pode tocar em qualquer tonalidade. Tira de ouvido, faz analise harmônica, classifica os graus, daí depois fica mais fácil.

      waltercruz
      Veterano
      # set/13
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      PianistaMeioTecladista
      Eu faço isso meio que institivamente. (Mas sei lá, transpor a música de um Dm pra um Abm as vezes fode tudo! ehhee)

      Negah
      Membro Novato
      # set/13
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      PianistaMeioTecladista:
      como assim por Graus ? em teoria não sei muito :/

      mas conheço as notas Maiores e menores # e Bb

      Negah
      Membro Novato
      # set/13
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      como assim por Graus ? em teoria não sei muito :/

      mas conheço as notas Maiores e menores # e Bb

      fernando tecladista
      Veterano
      # set/13
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      Negah
      como assim por Graus ?

      então talvez seja melhor você estudar a teoria de algumas coisas mais simples antes de partir pra essa parte
      começar estudando intervalos e formação de escalas e campo harmonico, pra depois você jogar tudo isso na panela e desenvolver essa parte de acompanhamento
      não é só decorar a escala, mas sim entender como ela funciona, por que o o fa é fá# em um escala de SOLM coisas assim

      mas só pra dar um exemplo
      cada nota em uma escala é classificada em grau em ordem crescente
      então a primeira nota de uma escala é o Iº grau a segunda nota o IIº grau....
      então
      se a música está em DÓ maior o Iº grau é dó, o IV grau é fá e o V grau é sol
      mas se você tocar
      se a música está em FA maior o Iº grau é fá o IV é SIb e o V é Dó
      a nota fá no tom de dó tem a mesma importância da nota Sib no tom de fá

      sse não entendeu patavina do que eu disse então precisa ler um pouco mais sobre o que comentei acima

      PianistaMeioTecladista
      Membro Novato
      # set/13 · Editado por: PianistaMeioTecladista
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      waltercruz
      Não pois é hoje em dia eu também tenho isso instintivo mas foi assim que eu aprendi rsrsrs. Hoje em dia quando eu tiro as músicas eu nem preciso de instrumento mais, só ouço e tiro por graus, depois eu descubro a tonalidade rsrsrsrs.

      Negah
      Se liga nessa imagem aqui, tem que ter isso decorado.

      Edit: Campo harmônico maior aqui

      Negah
      Membro Novato
      # set/13
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      Obrigado pessoal

      MesterBlues
      Veterano
      # set/13
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      Eh mto facil kra...

      é so vc gravar os graus:

      Campo Harmonico MAIOR:
      IM | IIm | IIIm | IVM | VM | VIm | VIIm(5b)

      Campo Harmonico MENOR:
      Im IIm(5b) IIIM(5#) IVm VM VIM VII m(5b)

      O campo é dividor por graus representados em numeros romanos:

      I == 1º grau
      II == 2º grau
      III == 3º grau
      IV == 4º grau
      V == 5º grau
      VI == 6º grau
      VII == 7º grau

      sako ??

      Apartir disso e tendo em mente conhecimentos das escalas maiores e menores é possivel montar nosso primeiro campo harmonico :)

      CAMPO HARMONICO DE DO MAIOR:

      I IIm IIIm IV V VI VII
      C7M | Dm7 | Em7 | F9 | G7 | Am | Bm(5b)7

      è so isso ae lek!


      Se vc estiver interessado em ingressar na harmonia, recomendo esses metódos:

      Harmonia e Improvisação - Almir Chediak volume 1
      Harmonia - Ian Guest volume 1


      Qualquer duvida me add no skype: linick.britto q agente esclaresse lah...


      Ass: Linick Britto - Pianista amador e baixista - 14 anos de idade, rs.

      PianistaMeioTecladista
      Membro Novato
      # set/13
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      MesterBlues
      VIIm(5b)
      Na verdade o certo é VIIº.
      Sucesso.

      MesterBlues
      Veterano
      # set/13
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      PianistaMeioTecladista, da no mesmo, rs.

      Qualquer acorde menor com 5ª bemolizada equivale ao acorde diminuto.

      PianistaMeioTecladista
      Membro Novato
      # set/13
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      MesterBlues
      Eu sei mas é mais funcional e didático dizer que é diminuto. Pra que escrever C#m5b se você pode escrever C#º? Isso mata qualquer leitura a primeira vista e confunde o aluno.

      little_wolf
      Veterano
      # set/13
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      PianistaMeioTecladista

      Na EMB, nas aulas de teoria em que os professores são meio rígidos com essa questão de notação e nomenclatura, eles dizem que tecnicamente um acorde de tríade não é um acorde diminuto. O aumentado vale, mas o diminuto não. Eles insistem na notação, embora mais trabalhosa, VIIm(b5) porque só são considerados meio-diminutos e diminutos os acordes de tétrades, sendo o meio-diminuto (ø) 5ªd e 7ªm e o diminuto 5ªd e 7ªd.

      O acorde de tríade eles chamam de "acorde de quinta diminuta". Eles falam que pode-se até usar a notação ° pra tríades pra facilitar, mas que na teoria, VIIm(b5) é diferente de VIIº.

      Ken Himura
      Veterano
      # set/13
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      PianistaMeioTecladista
      Não gostei muito dessa imagem do campo harmônico menor não, mistura sustenido e bemol na mesma escala, fica bagunçado... e, uma observação, ela não é o campo da menor natural (que não é usada em harmonização tonal), mas da menor harmônica.

      MesterBlues
      little_wolf
      PianistaMeioTecladista
      O acorde de tríade eles chamam de "acorde de quinta diminuta". Eles falam que pode-se até usar a notação ° pra tríades pra facilitar, mas que na teoria, VIIm(b5) é diferente de VIIº.

      Exatamente. A razão disso é que um acorde realmente diminuto (uma tétrade construída apenas com empilhamento de terças menores) é um acorde ambíguo - ele é o mesmo para várias tonalidades, coisa que um acorde "meio-diminuto" não é, por causa da 7a menor. Essa ambiguidade é que dá a possibilidade de exploração de modulações diretas para tons mais distantes, usando o acorde diminuto como acorde comum de dominante.

      Dá pra expandir essa discussão para teorias mais avançadas (teoria dos conjuntos, teoria neo-riemaniana, classes intervalares etc), mas acho que isso foge o escopo deste fórum.

      Negah
      Membro Novato
      # set/13
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      uma duvida pois me confundi

      como eu faço pra mudar o tom de Sol
      para o tom de la ?

      tem alguma regra ? se poder me indicar vídeos aulas eu agradeço preciso de uma ajuda ....

      Negah
      Membro Novato
      # set/13
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      uma duvida pois me confundi

      como eu faço pra mudar o tom de Sol
      para o tom de la ?

      tem alguma regra ? se poder me indicar vídeos aulas eu agradeço preciso de uma ajuda ....

      ckavernoso
      Membro
      # set/13
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      Marco_Uber_Alles
      Isso mesmo. O acorde será conforme a nota na escala. No caso, será um C#m.

      Mi maior:
      Escala-
      E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.

      Campo Harmônico-
      E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º.

      ckavernoso
      Membro
      # set/13
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      Marco_Uber_Alles
      Isso mesmo. O acorde será conforme a nota na escala. No caso, será um C#m.

      Mi maior:
      Escala-
      E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.

      Campo Harmônico-
      E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º.

      ckavernoso
      Membro
      # set/13
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      Marco_Uber_Alles
      Isso mesmo. O acorde será conforme a nota na escala. No caso, será um C#m.

      Mi maior:
      Escala-
      E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.

      Campo Harmônico-
      E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º.

      Marco_Uber_Alles
      Isso mesmo. O acorde será conforme a nota na escala. No caso, será um C#m.

      Mi maior:
      Escala-
      E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.

      Campo Harmônico-
      E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º.

      ckavernoso
      Membro
      # set/13
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      Marco_Uber_Alles
      Isso mesmo. O acorde será conforme a nota na escala. No caso, será um C#m.

      Mi maior:
      Escala-
      E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.

      Campo Harmônico-
      E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º.

      Marco_Uber_Alles
      Isso mesmo. O acorde será conforme a nota na escala. No caso, será um C#m.

      Mi maior:
      Escala-
      E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.

      Campo Harmônico-
      E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º.

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