campo harmônico

Autor Mensagem
Frankz
Veterano
# out/04


opa, galera, alguém pode me enviar algum material sobre campo harmônico? ou me dar um link onde posso ler a respeito?

xicozo@gmail.com

Frankz
Veterano
# out/04
· votar


assim, se alguem puder/quiser falar algo bem simples a respeito aqui também está bem vindo... tipo o conceito de campo harmonico, com exemplos básicos na escala de C mesmo...
eu sou autodidata sabe, daí alguns amigos me aconselharam aprender campo harmônico pq ia me ajudar muito.
abraços

yanni540
Veterano
# out/04
· votar


Frankz
O que é campo harmônico ?
O Campo harmônico são aqueles acordes que naturalmente são aplicados na música de acordo com sua tonalidade.
Este campo obedece uma regra de percepção cujos acordes receberam nomes para que pudessemos teclar uma mesma música em qualquer tom.
Um campo harmonico natural possi:
Tônica(T), Dominante(D), Sub Dominante(S), Relativa da Tônica (RT), Relativa da Dominante (RD) e Relativa da Sub Dominante(RS).

Imaginemos a Tonalidade de Dó Maior, e pegamos sua escala harmonica:
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré...
Contamos a partir da primeira nota os Graus, como:
1o, 2o, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, ... (Lê-se primeira, segunda, terça, quarta, ...)
A partir destas duas colocações, montamos os acordes possíveis dentro da Tonalidade que abaixo segue, contendo o Campo harmônico Naturais de Dó Maior.

Dó Maior:

C, Dm, Em, F, G, Am,
Temos então :
Tônica : C - A partir do 1o Grau
Dominante : G - A partir do 5o Grau
Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau

Veja também algumas outras tonalidades.
Si bemol Maior:
Escala: Sib, Do, Re, Mib, Fa, Sol, Lab

Campo: Bb, Cm, Dm, Eb, F, Gm

La Maior:
Escala: La, Si, Do#, Re, Mi, Fa#, Sol#

Campo: A, Bm, C#m, D, E, F#m

Sol Maior:
Escala: Sol, La, Si, Do, Re, Mi, Fa#

Campo: G, Am, Bm, C, D, Em