Jarre Laboratory

    Autor Mensagem
    Wilmar Morari Junior
    Veterano
    # set/04


    Uma palavra para definir o filho de Maurice Jarre: GÊNIO.

    Ultimamente relegado a um segundo plano na cena eletrônica, e não sem parte por culpa sua (Metamorphoses e Geometry of Love são ruins de doer), Jean-Michel Jarre, sem dúvida, foi um dos grandes inovadores no uso do sintetizador e outros aparatos eletrônicos. Não só pela música em si, que como bem se sabe, mas, especialmente, pela timbragem dos seus brinquedos, e aqui cabe um aparte:
    Que me desculpem os radicais, mas nunca me interessei pelos virtuosismos de Mr. Wakeman & Cia - aliás, destes eu salvo o Rick Wright e o Jon Lord, se bem que o último não é um "sintetista", mas o hammondgod em pessoa -. A verdade é que o resto dos tecladistas parecia não sair daqueles solos inermináveis com o "BZJIIIUUUU...BZJIUUUUUUU..." de seus moogs (ok, ok, podem atirar as pedras).

    Tá bom, quando Jarre deu as caras com Oxygene, Kraftwerk, Vangelis, Tangerine Dream, Mike Oldfield (porque não?) já estavam na área, fazendo as suas doideiras, mas foi Oxygene, com o theremim logo no início, sem dúvida, que expandiu os horizontes da música eletrônica, com frases hipnóticas, clima etéreo, até assombrado. E os timbres, os efeitos, a atmosfera!! O laboratório do Dr. Frankstein!

    Muitos podem chamar o francês de megalomaníaco com aqueles concertos que ele fez pelo mundo a fora. Outros podem dizer que ele não tocava ao vivo, ou que a harpa laser era pura balela (tá aí o D-Beam da Roland). Ainda podem dizer que os discos do cara são tudo a mesma coisa, minimalistas (nada a ver com Phillip Glass), que são músicas de elevador (lounge?? Mudou o nome e agora é chique). E eu concordo com todos estes, em parte. E nem por isso eu vejo demérito no cara. Vejo personalidade.

    Depois veio Equinoxe (10 por basicamente melhorar Oxygene: que teclado faz a melodia da parte 5????), Magnetic Fields, Concerts in China, Zoolook (1000 pelo uso de samplers), Rendez-Vous... o resto é história.

    Cara, eu curto e acho legal. Acho que faltava alguém falando do cara neste espaço. Se você quiser dar a sua opinião, o tópico é pra isso mesmo.

    Mas que seria bom uma Roland, Korg, Clavia ou Quasimidi da vida lançar um sint com aquela coleção de timbres, seria!

    Raphael Romero Barbosa
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Raphael Romero Barbosa
    · votar


    Wilmar,
    realmente bom o seu comentário. Caso se interesse, temos um fã-clube de Jarre no Brasil (site: www.jarrefan.com.br e para se associar: http://www.jarrefan.com.br/inscricao1.asp).

    Abraços,
    Raphael

    Videomaker
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Aqui no Brasil, está à venda uma biografia não oficial feita com autorização da AERO PRODUÇÕES, que é a produtora do JARRE.

    O Livro se Chama: "O HOMEM QUE FAZ A LUZ DANÇAR".

    Que conta a história do JEAN MICHEL JARRE.


    Ele está a venda no site do escritor:

    www.renatomundt.com

    riceira
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Wilmar Morari Junior

    O cara levou + de 1 ano para ter 1 única resposta ao seu tópico e agora quase 3 anos para novo comentário... Já até sei o porquê: talvez os fãs de Vangelis, Tangerine Dream, Mike Oldfield não gostaram do comentário... ah, claro: os fãs do "virtuose" e sem sal Mr. Wakeman... Quem é fã de Vangelis e TD põe JMJ num degrau abaixo com certeza afinal o francês tem uma meia dúzia de álbuns no topo do progressivo, enquanto o grego e o grupo alemão produziram infinitamente mais...
    Da minha parte gosto de todos: Vangelis, TD, JMJ e até Kraftwerk... mas do Mr. Wakeman sinceramente não há como gostar, lamento.

    Videomaker
    Veterano
    # out/14
    · votar


    riceira
    O cara levou + de 1 ano para ter 1 única resposta ao seu tópico

    E agora, héim...!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......


    riceira
    mas do Mr. Wakeman sinceramente não há como gostar, lamento.

    Eu assisti o Wakeman no fantástico nos anos 80, mas quando vi o Jarre no teclado circular, eu começei o gosto pelo mundo das teclas....!!! :-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jarre Laboratory