Notebook + Teclados

Autor Mensagem
TecladistaHud
Veterano
# set/04


E ae galera blz?
Sabado passado eu estava assitindo o altas horas e vi que o tecladista da Ivete Sangalo tinha um notebook do lado do seu teclado. No show gravado ao vivo da banda Resgate o tecladista (dudu borges) tmb tinha um notebook, e bem em cima do teclado.
Alguem sabe pra que serve esses notebooks? Pq se fosse somente pra ser usado pelo pessoal técnico do som, nao havia necessidade de estarem junto com os tecladista (q geralmente sao os produtores das bandas, como eh o caso do Resgate).
Ou sempre ouve a necessidade de um pc no palco com algum musico e agora, talvez, os notebooks estejam mais baratos e podem ser comprados? hehe
Valeu

sarpa
Veterano
# set/04
· votar


TecladistaHud os tecladistas utilizam os notebooks conectados aos teclados via MIDI, para utilização de sintetizadores virtuais, leitura de samples, transferência de configurações via pc/key, sequencer e muito mais...
Isso é chamado de "computer music".

Tendo um notebook acompanhando o setup, é uma coisa muito versátil, pois você pode ter qualquer timbre desejado a partir do notebook, bem como uma banda inteira!

Pode até rolar um joguinho de paciência...(hehehe).
Acredite, uma vez eu estava cantando com uma banda, onde o tecladista usava um Kurzweil K2600sx (igual ao do tecladista da Ivete Sangalo) dois notebooks.
Havia uma música em que o tecladista não tinha muito o que fazer na música, então, quando olhei pra ele, quase não consegui cantar: Ele estava jogando paciência em pleno palco! O cara é um comédia...

Mas enfim, a utilização de um notebook no setup, é quase que infinita!
Mas não é só ter o notebook. Você precisa ter uma boa interface MIDI, e uma boa placa de audio se pretende usar os sintetizadores virtuais.
Em alguns casos (praticamente na maioria deles) o notebook serve como um módulo ao tecladista.

Esperando ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog
www.musicalpoint.com.br

sarpa
Veterano
# set/04
· votar


Se quiser algumas dicas ou até mesmo algumas aulas relacionadas à "computer music", entre em contato com o amigo Fábio Salgado. Tenho certeza que ele poderá lhe ajudar.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog
www.musicalpoint.com.br

Rosalvo
Veterano
# set/04
· votar


TecladistaHud e sarpa

Gostaria inclusive de conhecer a opinião de vcs sobre uma tendência para o futuro (p/ o passado que ñ podia ser, he, he) sobre a utilização de Lap top e teclados em conjunto.

Me parece que o caminho vai por aí. Antes se podia levar uma banda no teclado (eu, como trompetista, era um dos primeiros a ser limado, quando a grana apertava), agora é possível levar um estúdio inteiro no Lap top. Os recursos são quase ilimitados. Se tudo der certo pretendo ter um set c/ 1 teclado (controller) e o Lap top.

Quem gosta do Jota Quest e é observador, percebeu que o tecladista usa um Lap top, que serve tem inúmeras funções. O que talvez, vcs não saibam que quem controla e "dispara" o Lap top é o baterista. Não é incrível?

Já ficar jogando paciência é demais, pelo menos é melhor do que dormir tocando, mas isso já é uma outra história . . .

No mais
Abraços
Bons Sons
Visitem: www.sousoul.com
Rosalvo

LuizPauloGS
Veterano
# set/04
· votar


Estou doido esperando pra comprar meu cabo MIDI... pra quem jah tem, vai aí umas dicas... o FruitLoops... mais conheçido hoje como FL Studio é um ótimo programa pra utilizar diferentes timbres para o teclado... conheçido como Soundfonts... eh muito chick... imagine... tocar num modernissimo KORG com um Yamaha PSR-B20 hehehe

Rosalvo
Veterano
# set/04
· votar


LuizPauloGS

Cara . . . valeu pela dica do FL Studio.
Se vc puder falar, digo, escrever mais, eu adoraria aprender.
Aliás, não é só vc Luiz, toda a galera tem grandes informações p/ passar.

Sintam o drama . . .
Se seu PC tem conexão midi/joystick, nem precisa ler o resto (mas mesmo assim vcs vão ler, hehehe).
Existe o cabo midi/joystick, mas como meu PC não tem essa entrada na placa de som, comprei um cabo serial host (liga na COM1) = R$44,00.
Aí . . . deu tudo errado, conflitos etc, enfim não consegui ligar = muita aporrinhação.
Daí comprei, 6ªf passada, uma interface USB/midi, a UX16 da Yamaha = R$ 234,00, cara pacas, pelo menos eu achei.
Liguei no PC e foi tranquilo, aquele papo de plug and play. Tudo bem que eu não sei usar direito, mas pelo menos tá funcionando.

Moral da história: às vezes o barato nem sai. A tendência são interfaces USB, firewire etc. A vantagem é que eu comprei minha e tomara que eu tenha feito a escolha certa!

Fica aqui o relato da minha aventura.
No mais
Abraços
Bons Sons
Rosalvo
Visitem: www.sousoul.com
rosalvo@brflash.com.br

LuizPauloGS
Veterano
# set/04
· votar


Aeee Rosalvo, eu encomendei meu cabo MIDI pela Internet... bem... sobre o cabo serial host kra... COM 1 não foi feita pra MIDI... agora, esse USB/midi, vc roda um programa pra usa ele neh?? (me responda se possível).
A vantagem sua é q USB é uma interface mais rapida... então você num vai ter problemas com delay (atraso) na hora de tocar.
Eu nunca usei cabo MIDI, eh a minha primeira vez tb, soh sei d alguns amigos q jah usaram, mais nunca vi usando tb.

Se tiver MSN ou ICQ me da um toque pra nois troca umas idéias ;)

Falow,
Luiz Paulo

Ken Himura
Veterano
# set/04
· votar


Pô galera, é muito legal mesmo esse lance de Laptop com Teclado....infinitas possibilidades nós temos

Eu uso o cabo Midi Serial...bom, nunca tive problema não...o delay só fica "evidente" quando o pc está rodando muitas coisas ao mesmo tempo...fora isso, parece que é simultâneo...

korg1000
Veterano
# set/04
· votar


Galera, ja tive experiencias usando computador.
Mas eu usava o GigaStudio. vcs nao acreditam a qualidade dos timbres que podem ser usados.
Fiz assim:
tinha um athlon xp 2000, com 512mb, hd de 60gb, placa de som da creative live mp3+ (como moro em foz, perto do py, montei esse meu pc por 1200 reais, hehehe, e o hd era usado).
Bom, eu tinha um psr530, e ligava no pc via cabo midi (paguei 54,00 numa loja de musica em foz mesmo).

Um timbre de piano Steinway&Sons (nao sei como escreve), .gig, por ex, tinha 1.8GB (gigabytes), pois eh gravado diretamente do piano, eh como se fosse um arquivo Wav mapeado em midi.

Eu possuia mais de 40gb de timbres, incluindo uma guitarra de 7 cordas (kra, que peso tinha essa guita, pois era gravada de uma guitarra steve vai signature, se nao me engano).

Lados bons da historia: timbres melhores que qualquer teclado que eu ja tenha visto (hammonds, pianos e guitarras reais, de verdade, hehehe).
-era em tempo real.

Lados ruins:
-funcionou uns tres meses sem me incomodar, dai minha placa mae queimou alguns capacitores, e o pc reiniciava direto. Achei que era pau do windows (formatei 50 vezes, no minimo) e nao adiantou. Desisti e perdi todos os timbres (soh depois descobri que era placa mae, mas daih comprei meu alesis qs6.2).
-o gigastudio as vezes travava
-dificuldade pra mudar os timbres (resolvi isso fazendo uma gambiarra, em que pus outra placa de som no pc, liguei um joystick de pedal de videogueime, e fiz um programinha que quando clicava nos pedals, dava duplo clique no som, e mudava o timbre)
-timbres sao muito caros (logico que eu nao comprei nenhum, baixei todos pelo edonkey, sao faceis de achar, mas demorados pra abaixar, tinha timbres que demorei um mes pra abaixar)
-nunca achei um string tezao, pesado.
-o pc tem que ser dedicado ao gigastudio (nao instalar mais nada alem dos drivers e o gigastudio)

Bom acho que eh soh.

LuizPauloGS
Veterano
# set/04
· votar


korg1000
Uauuu em cara... nunca ouvi fala nesse GigaStudio... bem Giga mesmo, deve ser louco D+... meu PC vai explodir se eu instala ele aqui hehehe... bem, o FL Studio ainda continua sendo leve, apesar de ter uns 500 plugins junto com ele... ten um chamado Slayer de guitarra q é massinha até.

Falow

Danielc
Veterano
# set/04
· votar


Gente vc´s acham que com o uso do teclado + Notebook isso pode amanha ou depois eliminar alguns musicos da banda?

luizsales
Veterano
# set/04
· votar


nao se preocupe daniel isso ja acontece hoje em dia! aqui em curitiba o que tem de bandas so usando Djs ou Mds no lugar do tecladista! so que esteticamente no palco fica estranho sem um tecladista! a galera ouve aquela sonzera de metais e tudo mais saindo e nao ve o tecladista! em determinadas cidades do brasil a galera nao tolera muito essa de só usar sequencers mds djs.....

jpsamara
Veterano
# set/04
· votar


Rosalvo,
Onde tem essa interface da yamaha pra vender?
Apesar de cara, é ideal pra notebook, já que eles não possuem porta de joystick...

jpsamara
Veterano
# set/04 · Editado por: jpsamara
· votar


Fora o gigastudio, o que vocês usam?

Allyson Rodrigo
Veterano
# out/04
· votar


korg1000
Gostaria de ter o giga studio, pode me ajudar a conseguir um?
gostaria de trabalhar com ele, pois me interessei pelo som que ouvi outro dia (um metal pesado...) tenho um pc com 40Gb uma boa placa de audio e um TS-12 da Ensoniq. poderia me ajudar? meu e-mail é yeshua_ha_mashia_7@yahoo.com.br. abraços

korg1000
Veterano
# out/04
· votar


Allyson, procura no edonkey por gigastudio, a versao 2.54.
Depois, pra procurar os timbres, procura por gig.
Valeu

Allyson Rodrigo
Veterano
# out/04
· votar


korg1000
Oi, obrigado pela dica! mas, não consigo operar o edonkey... ta todo em inglês... pode me ensinar a trab com ele? e se possível me dá mais dicas sobre o gigastudio e sua utilização, abraços

korg1000
Veterano
# out/04
· votar


Clica no link abaixo.
Vai abrir um endereco, e nele tem a opcao para clicar num link que abre o ed2k automaticamente e faz o download.
Mas ja aviso: prepare pra quebrar a cabeca que o gigastudio eh chatinho.
Eu sempre mexi com windows98, nunca com xp.

http://www.filedonkey.com/url.html?md4=392a0de8c0bf83fe4cdfe2cbf89809e d

Gleyson
Veterano
# out/04
· votar


Eu particularmente não gosto de notebooks por sua limitação em termos de expansão, trocas, etc..
Então o que fiz... (jeitinho brasileiro)
Como também sou técnico em informática montei um case (tipo maleta) com todas as placas e componentes e monitor LCD de 15" e ficou um show...
Fora que a performance é superior a de um notebook.
Estou extremamente satisfeito.

Gleyson.

LuizPauloGS
Veterano
# out/04
· votar


Gleyson
Tava pensando em monta um PC dentro de uma mochila pra facilita a locomoção e eu pode leva nos lugares onde eu quiser pra usa de modulo pro teclado e pedal pra guitarra/violão... só sei q vai ter q faze altos buracos pra coloca cooler, ou joga uma resfriação por água... ai vai grana... bem, se foi possível monta um pc numa mochila, se vc tiver alguma idéia, manda um e-mail pra luizpaulosz@hotmail.com

R3N4N
Veterano
# out/04
· votar


Gleyson

Aê cara... faz tempo que procuro uma solução para
usar um PC no palco ao invés de notebook, justamente por
causa dessas limitações que você citou. Manda uma foto
dessa sua "maleta" para eu ver, se vc não se importar, lógico :)
Meu email renanng@bol.com.br
MSN renangiacomin@hotmail.com

Um abraço,

Renan

Pianist
Veterano
# out/04
· votar


Rosalvo
Cara eu tinha falado sobre isso com o sarpa o tecladista do JQ usa um lap top... Bem eu acho q isso so vai continuar crescendo essa é a tendencia...

Falow.
Caio César.
Banda OPOST

LuizPauloGS
Veterano
# out/04
· votar


Gleyson
Se possível, manda uma foto do seu case maleta pra mim ver... eu curto mecher com hardware

MSN/E-mail: luizpaulosz@hotmail.com

Guto Andrade
Veterano
# jan/05
· votar


GIGA STUDIO COLETÂNEA!!! OS MELHORES SAMPLERS PELO MELHOR PREÇO. Estamos vendendo uma coletânea de samplers para Giga Studio e loops para ACID. São 100 CD´s com o que há de melhor em semplers e loops. Cada CD custa R$ 20,00, e pedido mínimo de 5 CD´s. Conheça também nossos cursos on-line de Home Studio e programas de áudio. NOSSO EMAIL: scga@terra.com.br, para Samuel ou Augusto.

Lista dos samplers da coletânea abaixo:

01 Acoustic Master
02 Alesis Q56
03 American Ross Doctor Drums Volume 1
04 American Ross Garfield Doctor Drums Volume 2
05 Atema´s Harpsichord
06 Baixos
07 Bass Legends Volume 1
08 Bass Legends Volume 2
09 Batera
10 Belad Diva Classical Female Soloists (Disco 1)
11 Belad Diva Classical Female Soloists (Disco 2)
12 Bolder Pianos
13 Brazilian Ritmics Volume 1
14 Brazilian Ritmics Volume 2
15 Coletânea de Samplers
16 Conexant 500 Files Giga Roland
17 Dan Dean Alto Flute
18 Dan Dean Bass Clarinet
19 Dan Dean Bass Flute
20 Dan Dean Brass Emsenbles (Volume 6) / Trumpets Ambient
21 Dan Dean English Horn
22 Dan Dean Oboé
23 Dan Dean Piccolo
24 Dan Dean Solo Brass (Volume 6)/ Piccolo Trumpet
25 Dan Dean Solo Brass Cimbasso
26 Dan Dean Solo Cello
27 DD Giga Brass (Final Disc)
28 Double Platinum Drums Vol 1
29 Double Platinum Drums Vol 2
30 Double Platinum Drums Vol 3
31 Drum Componentes Volume 1
32 Drum Loop (Dance Loops)
33 DTM / Giga Studio Purrefect Drums (CD 8)
34 Etno World Library
35 Garritan Orchestral Strings (CD 5)
36 Garritan Orchestral Strings (CD 8)
37 Garritan Orchestral Strings (CD 13)
38 Garritan Orchestral Strings (CD 16)
39 Garritan Orchestral Strings (CD 17)
40 Garritan Orchestral Strings (Harpa)
41 Giga Bosendorfer West East Piano
42 Giga Drum´s (CD 1)
43 Giga Drums
44 Giga Guitars Disco 1
45 Groove Agent
46 Groove Elements
47 Hammond B4
48 Hans Zimmer Guitars (Volume 2)
49 Hollywood Edge Historical Séries (Volume 3)
50 Hollywood Edge Historical Séries (Volume 4)
51 Hollywood FX Volume 1
52 Hollywood FX Volume 2
53 Jingles Inesquecíveis 2
54 Large FX
55 London Orchestral Percussion (CD 2)
56 London Orchestral Percussion (CD 4)
57 Medieval Instrumentos (AKAI)
58 Miroslav Virtuose Orquestra Percussion
59 Miroslav Vitous Woodwind&Brass
60 Nemesys Giga Piano
61 Nice Beat Synt k 2500
62 Nice Beat Synt E-ME-PRO-2000
63 Nice Beat Synt JV 2080
64 Nice Beat Synt Korg Trinity
65 Percussão Brasil
66 Peter Erskine Living Drums
67 Piano Steinway B (CD 1)
68 Piano Steinway B (CD 2)
69 Piano Steinway D
70 Pianos Giga
71 Platinum 24 Acoustic
72 Pop And Funk Brass
73 Psico Hornes
74 Quantun Leep Brass CD 1
75 Quantun Leep Brass CD 5
76 Rare Ethnic Instruments (AKAI)
77 Real Guitar
78 Roland Diversos (Coletânea)
79 Roland Strings
80 Roland Super Sax
81 Sinfony of Voices
82 Sonic Implants (Afro Cuban Percussion)
83 Strings/ Brass/ Fantasia/ Harmônica/ Órgão
84 Sune´s 100 Hammond Organ
85 Supreme Beats AKAI
86 The Piano
87 The Ultimate Orchestral Percussion Library (CD 2) (Triângulo/ Caixa/ Pandeiro)
88 The Virtuoso Series CD 1
89 The Virtuose Series CD 2
90 The Virtuose Series CD 3
91 Tonny Lee Drums (AKAY)
92 Ultimate Gran Piano
93 Ultimate Piano Selection West East (AKAI)
94 Vilinistcs AKAI
95 Violins Pizzicato (AKAI)
96 VR Sounds 3D Drums
97 W.E.P.
98 Wav Acid Samplers em Geral
99 Xphrase
100 Zero G Ethnic Volume 1 (AKAI)

Rafael Ferreira
Veterano
# jan/05
· votar


Eu mesmo utilizo um computador razoavel com diversos samples do kontakt( formato nki , kit, etc) . É bastante viável ter um computador em paralelo a um computador, visto que por ex: teclados , como a linha kurzweil k2600 que tem 256 de samplers são estupidamentes caros. Enquanto um piano como o THE GRAND tem mais de 1 giga. Ou seja o computador superou qualquer tipo de teclado( com execção das valvulações, etc...)

LUIS_EDUARDO
Veterano
# jan/05
· votar


korg vc tem msn ? pode me passar? valeu! flw

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/05
· votar


o DGX-305 nao da pra ligar em MIDI in e MIDI out ??? via USB??

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/05
· votar


Rosalvo
tua interface midi serve pra ligar em MIDI in e MIDI out pra um teclado USB... tipo: um 550 pra um DGX-305 vice-versa... ???

luuca
Veterano
# jan/05
· votar


O cabo midi/serial nao representa uma limitação considerável de velocidade ao midi. Os sinais midi são apenas comandos para disparar os sons gravados no banco, e por isso são bastante pequenos. Eles passam informações como instante de disparo, intensidade, volume, modulção, e várias outras. Os sons na verdade são arquivos wav gravados no banco de sons. Portanto, essa história de dizer que sons midi são artificiais nao é totalmente verdade, principalmente se forem baseados e samplers. Já se forem timbres sintetizados, e não amostrados (sampleados), a história é outra. O problema é que no começo, como nao se dispunha de muita memória, ficava impraticável gravar o som de uma nota, de um piano por exemplo, até que ela parasse de vibrar completamente, pois a arquivo seria grande. Eu mesmo baixei certa vez um timbre de trumpete cujo tamanho de arquivo de uma única nota era de 1,8 M. Imagine o tamanho total dos arquivos de todos os instrumentos gravados com amostras integrais, nao haveria memória suficiente. O GigaStudio é exatamente isso, suas amostras são integrais, e por isso ocupa tanto espaço no disco (como o prprio nome ja diz: Giga). Se vc pegar os arquivos de banco de som que vem com a sounblaster antiga (wave 64) verá que são extremamente pequenos, algo em torno de 40, 60 kb. estas amostras são tocadas em loop para dar a impressão de uma nota mais extendida. Além disso não tem um arquivo de som para cada nota do instrumento. Alguns arquivos são repetidos e mapeados com pitch diferente, para soar como outra nota (por ex. a nota original é um sol, mas usa-se o pitch para que soe também com um la). Se a distância tonal entre a nota original e a "pitchada" for muito grande (3 tons por exemplo) o som não fica natural. Por causa desses e outros tratamentos eletrônicos no som as notas soam artificiais. Por esse mesmo motivo era bem mais fácil encontrar sons de bateria convincentes do que outros instrumentos, pq os sons de bateria são curtos, de pequena duração e portanto seus arquivos wave são menores, nao necessitando tanto tratamento. Não sei se ja não existe hoje samplers baseados em mp3. Se sim, um set completo de instrumentos teria altíssima qualidade ocupando um espaço 10 vezes menor...seria realmente show de bola

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


onde encontro este FL Estudio?? mais ou menos como ele funciona??

t+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notebook + Teclados