Introdução do Jazz

    Autor Mensagem
    dan_nsh
    Veterano
    # ago/04


    Bem, vamos lá...

    Eu toco teclado a 1 ano e meio e aprecio muito esse estilo que chamamos de Jazz. Mas atualmente não tenho condições de entrar pra um conservatório e pra fazer aula particular, por isso peço a ajuda de quem possa ajudar...

    Qual o caminho que eu posso seguir para tocar? Pq eu já vi que Jazz não é um estilo, e sim uma maneira de tocar...

    Inclusive toco em uma banda onde os integrantes tb gostam de Jazz e estão trilhando para esse caminho... não gostaria de ficar fora, já que tb gosto do Jazz..

    Se alguém puder me indicar o caminho eu fico mto grato!
    Abraço!

    Raphael Osório
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Daê cara, sou o Raphael e aí vai uma dica.
    Como você disse o jazz é uma maneira de se tocar, e se você tiver dificuldades para achar as partituras, peça para quem toca violão, guitarra ou baixo na sua banda que converta as tablaturas para partituras.
    Ou você pode usar o Guitar Pro que é um programa igual ao Encore, só que para guitarra, e nesse programa "Guitar Pro", sempre vem a partitura junto dele.
    Ou até você pode converter as tablaturas se souber tocar violão.

    Falô!!!!!!!!!!

    dan_nsh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Raphael Osório

    Entendi... mas tipo, num tem algo específico pra começar e talz? Tipo, eu tenho conhecimento de escalas maiores e menores e o básico de campo harmônico...

    Mas por mais que eu tente tocar Jazz, o que eu toco não fica nem um pouco parecido... hehehehe

    Raphael Osório
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Já tentou usar arquivos MIDI ou ritmos do seu teclado, isso é uma ótima forma de começar.

    dan_nsh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    hum... não tentei viu...
    onde eu encontro MID's de Jazz?

    Tipo, eu queria antes começar a entender como se faz um acompanhamento em piano para a banda, entendeu?
    Os acordes, aquela coisa toda...

    Raphael Osório
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Se deve conferir se todos os instrumentos estão em compassos iguais, e as tonalidades devem ser "TODAS SEM EXCESSÃO" iguais.
    Começe a acompanhar a banda tocando só os accordes, e depois adcione aos poucos introduções.

    Qualquer coisa eu e a minha banda te ajudaremos "BANDA NEVASCA" Campos Novos - SC.

    Falô cara agora eu vou dormir mas amanhã te respondo outras dúvidas.
    Falô.!!!!!!!!!!!!!!

    dan_nsh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Raphael Osório

    Mas a gente ia compor tb... aí eu precisava ter a noção de como se toca...

    StanleyJordan_MichelLeme
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    hum ... pega musicas d gd jazzistas veio ... puts mew.. um show q eu assisti veio .. do stanley jordan ... aff maria... o kra topca pra kraio .. e tinha um teclado .. tenta coloca o campo harmonico na musica d acordo com os otros integrantes da banda.. e depois vc coloca frases suas... + pra serem frases d jazz eh bom vc começa a escuta jazzistas...
    hehe eu axo q eh isso .. :)

    Tiago Correia
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    dica para tocar jazz:

    1º Você tem que iniciar por Harmonização e improvisação

    2º Dominar completamente Harmonia sabendo construir qualquer tipo de acordes das tríades, tétrades a aplicações das tensões propositais.

    3º Dominando a harmonia você deve começar a se empenhar na improvisação, ter domínio de todas as escalas maiores e menores, e também dominar os modos, e lembre-se a harmonia é o fundamento para improvisar.

    4º Ouça muito este estilo. O jazz é um estilo musical muito rico e desenvolveu apartir de si vários outros estilos com características próprias de ser um bom exemplo é a Bossa Nova, O Jazz fusion que é ótimo. ouça tudo quanto é estilo que se enquadre no jazz como funk, soul, blues(raiz do jazz), isso trará um amadurecimento musical aos seus ouvidos acostumando-os aos sons dissonantes do jazz.

    5º Piano erudito e Piano Popular, muitos grandes jazzistas desenvolveram-se pelos dois caminhos.

    6º Existem muitas víveos aulas que você pode estar estudando além de livros www.aprendamusica.com.br

    7º Pratique muito, pois o estilo é muito exigente[u][/u]

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    dan_nsh

    Eu nao toco teclado mas...

    Pra mim o importante e escutar e gostar... pq a partir dai tocar e consequencia invevitavel...

    E escutar os grandes... de pianista eu nao conheco muita coisa... mas da pra citar... thelonious monk, oscar peterson... fora do piano tem charlie parker, coltrane, miles davis, dizzie gillespie... e por ai vai...

    Mas o principal e escutar bastante... dai aprende por osmoze hehe...

    Raphael Osório
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Para fazer composição própria é preciso ver todas as regras de tonalidade das notas que são sustenidos e bemois.
    Primeiramente vc deve mais ou menos imaginar como que pode ser sua introdução ou parte cantada, daí voce pratica com todas as regras em atuação, e não se esquecendo que deve ter calma e pasciência, pois esse processo é demorado e enche o saco.

    Falô cara.

    Raphael Osório (Dumbo)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Introdução do Jazz