Mão esquerda(padrões)

Autor Mensagem
Rodrigo Maia
Veterano
# mai/04


Quas são os padrões mais usados para mão esquerda, atualmente faço: Tônica + Quinta + Oitava,existe outros padrões mais simples ou complexos e quando a seria a hora certa de usálos ou à qual estilo musical se adequariam melhor?

desde já a gradeço pela ajuda e compreensão, um abraço a todos!!!

Ultimate
Veterano
# mai/04
· votar


Não existe um padrão, depende do que voçê toca. O mais certo é voçê usar 3ª e 7ª na mão esquerda + 1ª e 5ª mão direita, claro que sempre que possível colocar 9ª e outras na mão direita sempre variando o posicionamento. É bom treinar isso em sequencia de acordes como no jazz ou até bossa.

Há outros meio também, o maior costume dos tecladistas é oitavar tônicas, isso é um grande vício.

Rodrigo Maia
Veterano
# mai/04
· votar


No caso então eu faria um acorde com 2 notas apenas na mão direita(tônica + quinta)?

Rodrigo Maia
Veterano
# mai/04
· votar


Eu sei que é difícil saber, mas quais seriam os "padrões" utilizados por caras como Rick Wakeman,Tony Banks, Jordan Rudees, enfim esta galera do progressivo( seria no caso este mesmo que foi citado)?

Ultimate
Veterano
# mai/04 · Editado por: Ultimate
· votar


Isso é mais aplicado em músicas com muita dissonância, para haver uma melhor sonoridade pra que ''ouve''. Voçê já deve ter notado alguém tocar e notar: esse som é legal! não é nada mais do que a certa distribuição de notas. Tente tocar por exemplo C7(9) e depois Am7(9). Dpois faça o mesmo colocando 3e7 na esquerda e Am com 1e5 mão esquerda, colocando o resto das notas na mão direita, note que dá um harmonia diferente, muito mais limpa e não fica aquele grave que a maioria dos tecladista causam tocando piano.

O caso não é colocar um números de notas, mas dispor as notas da melhor forma possível, para que o som saia harmonioso e limpo.

Rodrigo Maia
Rick Wakeman tem um modo muito peculiar de tocar, já o Rudess trabalha mais na base da improvisacao. O que vale nesses casos e passear no teclado usando sempre diferentes tipos de escalas. Recentemente vi um show antigo que reuniu os melhores das américas, daí o tecladista ( não sei que era ) começou a solar. A principio pareceu normal, ele usou acordes cheios na mão esquerda + mao direita. Daí ele comecou a tocar tudo muito junto, como imendando acordes. Daí eu notei que dava um som legal, pois ele fazia os jingles em sequencia nas mãos parecendo um jingle só. Qual o padrão desse cara? Ele fez seu próprio padrão. O melhor é voçê procurar tecladistas diferentes e procurar alguma coisa interessante no modo de tocar. Daí você monta seu próprio padrão.

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


Rodrigo Maia
Boa pergunta!
Ultimate
Bela resposta!
Benvindos ao forum.
Mais uma dúvida: se vc esta acompanhando alguem cantando e vc usa timbre de piano, como vc faz na mão esquerda?
E se estiver usando uns strings e tbm orgão?
Vc usa 5-2-1 algumas vezes na mão esquerda?
Abração!

DmS
Veterano
# mai/04
· votar


Quando tem alguém cantando junto, depende muito do estilo d música, velocidade, timbre usado no momento, rítmo, etc.
Nas mais rápidas geralmente não uso piano, sou mais um strings bem por baixo ou então ficar acenando pro público, mandar beijinho pras menina, etc. mas aí já é outra história. Fazendo só uma nota e segurando, às vezes respondendo na mão esquerda com a tônica 3ª ou 5ª, mas geralmente a tônica mesmo.
Nas mais lentas(minhas preferidas, no teclado) para acompanhar alguém faço arpeggios, principalmente nas preparações para refrão, ponte, etc. dando ênfase à dissonância. Se o compasso for 4/4, geralmente faço 1,5, 8 ou então 1 e 8 só. Quando é 6/8 faço 1, 3, 5 8(ou 7ª, se tiver) ou o clássico 1, 5 8 completando com a 3ª uma oitava acima pela mão direita.
Strings nas lentas: Quando a música tem mais destaque pro violão, ou outro instrumento, faço o strings com uma nota só acompanhando a base ou a melodia que está sendo cantada, quando não há nenhum instrumento q deva sobressair, faço strings com a tríade completa.

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


DmS
Valeu, amigo! Este topico é muito interessante!

Ultimate
Veterano
# mai/04
· votar


yanni540

Obrigado :) Quando é uma música sem muito gingada ( aquela que fica tudo com voçê ), costumo trabalhar escalas notas sucessivas, sempre colocando 9ª, depois fazendo acordes com as notas sempre próximas, com máximo de duas notas iguais. Lógico que o que mais vale é o seu conhecimento em pegar uma série de acordes e fazer as mais diversas coisas com as notas na mão direita. Eu gosto de usar 5-2-1 em strings, porque te dá uma base boa deixando a mão direita livre pra trabalhar solos. Em piano também gosto pra destacar certas partes, daí eu encho os 5 dedos da mão direita. Também dá de fazer isso invertendo os acordes

Felipe Davi
Veterano
# mai/04
· votar


O q o Ultimate disse sobre como dispor as notas no teclado está certíssimo.. Por exemplo as vezes na esquerda eu faço 1 5 9 .. q dá um som lindíssimo com uma inversão na direita!
Pra improvisar no piano.. e´legal q o baixo aparece... inda mais c for piano solo! Além disso, q tenha movimento sonoro e não simplesmente 1 5 8 5 1 ou 1 3 5 8 5 3 1!
Além disso vai de cada um modo como tocar!!!

Rodrigo Maia
Veterano
# mai/04 · Editado por: Rodrigo Maia
· votar


O timbre utilizado influência(muito) na construção dos acordes, tanto na mão esquerda, quanto na direita? Faço esta pergunta pois tenho um DVD do YES(House of Yes) com o Igor Khoroshev nos teclados e enquanto na música Awaken(no início), ele,ao piano, faz acordes complexos na direita + T, 5,8 na esquerda, no começo da música Your is no Disgrace, já com um timbre mais Synth FM ele faz apenas acordes simples na direita, nem mão esquerda tem...

sagat
Veterano
# mai/04
· votar


Ultimate

3 e 7, 1 e 5 fica bom ,mas voce só deve fazer se tiver um contra baixo, caso contrario vira uma inversão, no caso do acorde C7, ficaria C7/E.

Ultimate
Veterano
# mai/04
· votar


Rodrigo Maia
Não quer dizer que o timbre influa, mas um piano não reverba como um pad, por exemplo. No pad fica feio voçê toca constantemente notas graves, daí é melhor voçê fazer menos notas e evitando notas muito graves.

sagat
Foi só um exemplo de como dispor notas. Claro que se voçê estiver tocando solo tem que ter a base, acho melhor usar quando há uma sequencia de acordes, toca-los sempre próximo dá um efeito legal.

Rodrigo Maia
Veterano
# mai/04
· votar


Noosa que aula!!! valeu galera!!!!!!!!

smartool
Veterano
# mai/04
· votar


to mais perdido q cego em tiroteio.
vcs conhecem algum site que possa me introduzir nesse nivel de conhecimento?

LeandroDoria
Veterano
# mai/04
· votar


Eu curto fazer o acorde c/ a esquerda e a tônica c/ inversão na terça na mão direita. Costuma ficar legal (em músicas mais simples)

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


Blz! Só feras!

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


E estas aberturas 1-5-3-7 // 1-5-7-3 // 1-7-3-5
Alguem manja?

LeandroDoria
Veterano
# mai/04
· votar


Tem uma q eu manjo bem
1-3-5-7
hehehehe!

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!

Leandro Barbosa
Veterano
# mai/04
· votar


aprendi muito aqui!!!

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


Eu tbm! O pior é q a galera sumiu!

Leandro Barbosa
Veterano
# mai/04
· votar


alou!!! t alg aê???

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


Vamos, colegas! Não deixemos este top pra trás!

sagat
Veterano
# mai/04
· votar


1-5-3-7 // 1-5-7-3 // 1-7-3-5

yanni540

arpejo para a mão esquerda ou acorde batido com as duas mãos?

yanni540
Veterano
# mai/04
· votar


sagat
Batido com as duas mäos, ao mesmo tempo! Aprendi que se vc
näo quiser deixar o acorde muito basico e so acrescentar uma
nona neste acorde. Tipo 1-7 na mao esquerda e 2-3-5 na mao
direita!
Abracao!

leandro rodrigues
Veterano
# abr/05
· votar


caros amigos internautas,qual seria os exercicios para as duas mãos no teclado,sõ aprendi acordes fixos na mão esquerda,com acompanhamento automático,alem disso na mão direita, as musicas eram tocadas notas por notas,não aprendi acordes com a mão direita,estudei 3 anos ,existe um exercicio para as 2 mãos,quem poderia me ajudar,obrigado,meu email é: leandropissaia@hotmail.com.br

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# ago/05
· votar


Este sim,é um tópico nota 10 para os tecladistas de plantão,é um dos tópicos mais interessante que eu já vi,para os novatos esse tópico,é uma verdadeira enciclopédia,Abraços.

eeevee
Veterano
# ago/05
· votar


esse tópico me ajudou um bocado

liliane.coimbra
Veterano
# jun/08
· votar


Desenterrando o tópico por um bom motivo:

Sabemos quais teclas tocar, mas...
Vejo alguns tecladistas batendo na primeira e oitava com a mão esquerda, as vezes usanto junto a quinta, tudo de uma vez.
Outras vezes, arpegios na ordem crescente das notas e retornando descendentemente para a tônica.

Não existe regras estipuladas, eu sei, mas se tocamos sempre 1-5-8 - 5- 1 fica enjoativo. Parece que é sempre a mesma musica.
O que fazer?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mão esquerda(padrões)