Amplificador de teclado ou monitor/caixa de referência?

    Autor Mensagem
    Rafael_dSouza
    Membro Novato
    # 14/mai/22 14:29


    Toco em uma igreja pequena aos fins de semana. O som da igreja é ruim( péssimo na verdade), e uso uma caixa de guitarra de 60w improvisada. Queria investir em um amplificador meteoro nk30, posso gastar pouco, até 1000 reais no momento. Depois de pesquisar vi alguns monitores de audio ativos de 60w por esse valor, será que da conta e tem um som mais fiel ao teclado do que uma caixa nk30 da meteoro?

    warto
    Membro Novato
    # 14/mai/22 20:13 · Editado por: warto
    · votar


    Rafael_dSouza

    Eu tenho esse modelo de amplificador, e uso ele em casa.
    Não tem condições para usá-lo em lugares grandes, ou com audiência maior. Ele fica bom, digo aceitável, em pequenos volumes e os controles dele são para ajustes simples.
    Será que sua igreja não teria mesa de som?
    Creio que teclado ficaria melhor em mesa do que em amplificador isolado, considerando o cenário que você apresentou, caso a igreja disponha desse equipamento, e daí você atuaria junto com o sonoplasta para ajustar melhor o teclado.

    Rafael_dSouza
    Membro Novato
    # 15/mai/22 12:08
    · votar


    Já tentei colocar na mesa da igreja, som da igreja é muito fraco, tenho q tirar o grave na mesa porque se não fica raxando o som na caixa.

    sereanes
    Membro Novato
    # 15/mai/22 16:31
    · votar


    Rafael_dSouza

    Som rachando é problema de Estrutura de Ganho.

    Primeiro timbre o seu teclado. Depois, acerte a estrutura de ganho, na mesa de som (mixer).

    Se você equalizar o som, deve refazer a estrutura de ganho.

    Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 15/mai/22 16:48
    · votar


    Rafael_dSouza

    Se você não dominar os conceitos de som, tem um vídeo da Shure que é bem básico e serve para te apresentar alguns conceitos iniciais.

    É 'Curso Online Shure - Estrutura de Ganho". Depois, vai estudando mais.

    Abraços.

    warto
    Membro Novato
    # 15/mai/22 18:41
    · votar


    Rafael_dSouza

    Se sua igreja possui mesa de som, independente de ser um equipamento analógico e simples, ela possui mais possibilidades do que uma caixa simples.
    Sobre tirar todo grave, som rachando, deve estar faltando uma sincronia entre você e/ou sonoplasta.

    sereanes, deu uma dica muito boa. Tenha paciência, pegue uma tarde ou uma manhã inteira na sua igreja, plugue o teclado e vai passo a passo ajeitando o teclado e depois a mesa.

    Comece com o conceito de som flat, e aos poucos equalizando. Isso é paciência e paciência.

    Não acho que uma caixa (ampli) isolada pro teclado, ainda mais em igreja pequena vai te ajudar, grandes chances do teclado ficar fora de sintonia (possivelmente mais alto) com outros instrumentos ou vocais.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 22/mai/22 15:56
    · votar


    minha apenas opinião que eu sigo
    - monitor de referencia foi projetado para estúdio, nasceram para ser usados ali, ali eles soam bem, e devem ser usados somente lá

    - amplificadores
    sempre procuro pensar um pouco além da realidade que uso
    quando a gente compra geralmente se pesa: para o que eu uso está bom esse, mas... algum dia pode aparecer outra coisa, tocar em algum evento fora da igreja e lá ser um salão maior ou aberto e o evento nem tem sonorização, vai ser só de amplificador, um ampli desse some no meio de amplificador de guitarra e baixo

    em questão de sonoridade, gosto de falante de 15" (polegadas) ou até de 12"
    (minhas costas sofrem por isso)
    esses entregam um timbre aceitável, teclado tem uma faixa grande de frequência e nota grave não soa boa em falante pequeno

    também tenho um pequeno de falante de 8" (que uso para estudar baixolão), já liguei teclado nesse e o timbre fica sem "aquele" peso, soa radio a pilha

    tem que levar em consideração o ambiente
    uma coisa é testar ele em uma loja que tem uma acústica razoável e o único barulho pode ser alguém testando outro instrumento, lá soa bem
    outra coisa e usar pra valer, com outros músicos ao seu lado, com pessoas cantando alto junto e uma acústica que geralmente não ajuda

    marcas não faço ideia do que indicar, eu tenho uma antiga da antera e ela me atende, curto essas full com desenho tipo as da JBL
    não faço ideia de preços

    passe longe das que tem falante que acende com neon...

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 24/mai/22 15:14
    · votar


    fernando tecladista Na minha igreja tem uma caixa ativa da Antera que basicamente todo mundo usa (para retorno, violão, etc.) e no caso a tecladista costuma usar ela pra tocar e pro teclado atende bem. Acredito ser uma caixa com uns 100w e falante de 15'. Da pra ouvir bem e o som sai com qualidade mesmo frente a guitarra, baixo, bateria e etc. Cheguei já a ouvir em outras caixas, mas não ficou tão bom. Se tocar em linha (que é o ideal) não rola, uma caixa ativa é o melhor que não "colore" o teclado e deixa o timbre bem fiel e é mais em conta

    Wertys
    Membro Novato
    # 25/mai/22 10:09
    · votar


    Olá

    Sei bem do que está passando....
    Já passei por isso também em uma ocasião e eu só queria, na época, poder adquirir uma caixinha simples de uns R$500,00 pra poder ligar o velho PSR-520...

    Com este valor fica bem restrito sua pesquisa de produtos. Eu o aconselho fortemente a procurar uma caixinha Ativa de PA ou retorno. Acho que uma caixinha simples (até mesmo uma de falante de 10") resolveria em muito seu problema a curto prazo.

    Procure caixas nacionais Ativas, mesmo que usadas, para lhe atender.

    Há marcas nacionais como WLS, Oneal, Leac's e Antera que podem ser encontradas por aí.

    mauropsouza
    Veterano
    # 04/jul/22 00:53
    · votar


    Vai de amp mesmo ou caixa multiuso. Ciclotron, Stanner, meteoro.... Tem que ter uma qualidade aceitável. Monitor de referência já usei dois pancadões Hs 80 e o pessoal não ouvia o teclado no ensaio. O amp vai te servir pra estudo e alguma tocada fora da igreja. Leacs multiuso o Renato da Sommexe indicava. As melhores são Peavey e Roland Kc mas são mais caras. Tem que testar antes. Tem umas fraquinhas que não aguentam.

    Synth-Men
    Veterano
    # 07/jul/22 13:19
    · votar


    O ideal mesmo do teclado é liga-lo em L e R.

    Os cubos de teclados quando usado em apresentações é praticamente um retorno e não um emissor. Mas o teu caso é o quem não tem gato, caça com o que tem.

    Eu iria de cubo mesmo, monitores são para outros objetivos. O principal deles é sentar de frente para/entre eles, com eles no ângulo entre 30º e 70º graus virados a sua direção.

    warto
    Membro Novato
    # 08/jul/22 23:27 · Editado por: warto
    · votar


    Rafael_dSouza,

    Eu acho que vale gastar uma tarde ou uma manhã toda na sua igreja com o sonoplasta ou técnico do som, e trabalhar na regulagem de som do seu teclado.
    Começar do básico, som "flat", passo a passo regulando a equalização na mesa, testando o som no PA, testando o som nos retornos, um teste por vez.
    Como o sereanes comentou som rachado, grave rachando nem sempre é problema do equipamento, muitas vezes é regulagem.
    Outra coisa importante, testar os cabos não apenas dos instrumentos, mas cabeamento que sai da mesa, conexões como medusas.
    E também uma sugestão incrivel do Synth-Men, se possível ligar em estéreo, se seu teclado não tem saída L/Mono e R, apenas saída única, usar um cabo em Y para o estéreo do seu equipamento ser ligado de fato em estéreo na mesa, não estéreo para mono.
    fernando tecladista deu umas dicas muito boas sobre Monitores de Referência e amplificadores.
    Foi mencionado aqui também nos posts sobre o uso de caixas multiuso, mas creio não vai agregar em qualidade, nem acrescentar na sua configuração.
    Se a regulagem e verificação de cabeamento não der um resultado satisfatório, talvez verificar qualidade dos falantes das caixas.
    Por que eu insisto em regulagem? Frequentei uma igreja em que mesa e equipamentos foram trocados 3 vezes em um período de 10 / 12 anos (inclusive mais de 1 mesa), e o problema de regulagem não resolvia nunca, as pessoas que estavam trabalhando na mesa não estudavam, e as vezes nós instrumentistas "conseguíamos resolver os problemas" de forma temporária.
    Mas tomara que consiga resolver seu problema, conheço ambiente de igreja, sei que o serviço é voluntário, mas é nessas oportunidades e desafios que aprendemos muito.

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador de teclado ou monitor/caixa de referência?