É possível ligar piano à TV Smart?

    Autor Mensagem
    vla8music
    Membro Novato
    # nov/18


    Olá pessoal, sou iniciante nesse mundo dos instrumentos. Acabei de comprar um Casio Privia PX160, objetivo apenas para estudo. Vou fazer aula online e gostaria de tocar o piano enquanto assisto a aula e escutar ambos os sons, do piano e da aula, pelo fone de ouvido.

    O que tenho aqui: um notebook, tela de 11" com saída/entrada de audio compartilhada para microfone/fone e um headset USB.

    O piano tem saída L/R e duas de fone.

    Pensei duas possibilidades:
    1. Comprar um monitor tv smart de 22 a 24 polegadas e um outro fone p2 (ou existe adaptador para o meu USB ligar na entrada p2 da TV?), ligar o piano e fone à TV e acessar o as videoaulas pelo navegador da smart.
    2. Comprar uma mesa de som barata, ligar o notebook, o fone e o piano à mesa. Mas teria a desvantagem da tela do meu note ser apenas de 11", não sei se daria para acompanhar partitura numa tela tão pequena.

    Não sei o que sairia mais barato e obteria uma boa qualidade de som.

    Também tenho dúvidas em relação aos cabos/conexões, li várias coisas no fórum, mas ainda tenho dúvidas sobre como obter som estéreo nessas conexões, bem como sobre impedância (que ainda não ficou claro o que significa), pois nas explicações há termos técnicos que ainda não domino.

    Alguma sugestão? Agradeço quem puder ajudar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Se o teclado tiver uma entrada auxiliar e o computador/smart TV tiver uma saída de áudio, você pode plugar o fone no teclado.

    Você também pode ligar o teclado no computador via USB e plugar o fone no computador (não sei se dá para fazer isso com Smart TV). Nesse caso, não sei se o teclado funcionará apenas como controlador.

    Vamos ver se alguém que tem teclado te dá uma ideia.

    MatheusMX
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    Seu notebook tem saída HDMI?

    Caso positivo, basta você conectar o line out do piano no line in do notebook, e conectar o notebook com um HDMI na TV.
    Aí você pode escutar os sons tanto pelo alto falante da TV quanto pelo fone de ouvido conectado via USB do notebook.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    0muita gambiarra pra pouca coisa

    o básico seria
    ter um mixer com saida de fone, geralmente esses behriger tem

    -pegar a saida de fone da Tv (geralmente plug p2 stereo) e plugar em um canal stereo do mixer (geralmente plug RCA) então um cabo com p2 stereo do de um lado e 2 rca do outro
    o fato de pegar a saida de fone, faz com que ela corte o som nos falantes dela

    - de outro lado plugar o teclado no mixer pode ser só um cabo p10, ligadando a saida L/mono do teclado em um canal mono da mesa

    geramente teclados tem como cortar o som do falante dele, senão você pode usar o mesmo conceito da saida de fone da TV

    no mixer você pluga um fone na saida de fone

    uma dessa já resolve
    https://media.sweetwater.com/api/i/q-82__ha-3e0e7a7fc5897d21__hmac-8c3 7438c0ecd9ae4f630a899a832836ca2d3a84a/images/items/750/802-large.jpg

    como tem canal sobrando, você pode por exemplo ligar o PC ou o celular... nos canais em stereo
    e ouvir tudo no fone

    vla8music
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Se o teclado tiver uma entrada auxiliar e o computador/smart TV tiver uma saída de áudio, você pode plugar o fone no teclado.

    Você também pode ligar o teclado no computador via USB e plugar o fone no computador (não sei se dá para fazer isso com Smart TV). Nesse caso, não sei se o teclado funcionará apenas como controlador.


    entamoeba, o piano não tem entrada auxiliar. Ele tem L/R e dois fones. A USB do piano é só para troca de dados, enviar músicas gravadas e baixar midi, não serve para áudio.

    vla8music
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Seu notebook tem saída HDMI?

    Caso positivo, basta você conectar o line out do piano no line in do notebook, e conectar o notebook com um HDMI na TV.
    Aí você pode escutar os sons tanto pelo alto falante da TV quanto pelo fone de ouvido conectado via USB do notebook.


    MatheusMX, meu note tem saída HDMI, mas não tem line in, só microfone compartilhado com fone. Li em algum lugar do fórum que ligar o teclado no microfone do computador pode danificar o microfone, por conta da impedância (não entendi muito bem essa parte), acho que não vale a pena arriscar dessa forma. Mas valeu pela sugestão.

    vla8music
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    -pegar a saida de fone da Tv (geralmente plug p2 stereo) e plugar em um canal stereo do mixer (geralmente plug RCA) então um cabo com p2 stereo do de um lado e 2 rca do outro
    o fato de pegar a saida de fone, faz com que ela corte o som nos falantes dela

    - de outro lado plugar o teclado no mixer pode ser só um cabo p10, ligadando a saida L/mono do teclado em um canal mono da mesa

    geramente teclados tem como cortar o som do falante dele, senão você pode usar o mesmo conceito da saida de fone da TV

    no mixer você pluga um fone na saida de fone


    fernando tecladista, certamente sua solução é a ideal. O problema é só o investimento, ou compro a TV smart ou a mesa de som. Os dois juntos não é possível no momento. Se privilegiar a mesa vou ficar com uma tela de 11" do notebook, por isso estava atrás de uma alternativa, mesmo que provisória, mas com um custo baixo.

    Tô com um tecladinho aqui em casa, emprestado. O que estava fazendo é uma gambiarra: usando um fone desses intra-auricular conectado ao teclado e o outro de game por cima, conectado ao computador de mesa, porque o tecladinho dá pra ficar junto com o PC, que tem uma tela de 22", agora o piano não dará, pelo tamanho dele, fico dependendo do notebook.

    Vou rever as contas aqui, planejar melhor, para não me endividar.

    Obrigada pela sua atenção.

    vla8music
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    O que eu queria saber era se dava certo, por exemplo: ligar o piano na TV smart e o fone também na TV e escutar tanto o piano como a videoaula no navegador. Ou se uma vez ligando o piano só escutaria o piano na TV, sem a possibilidade de ouvir o piano e a aula juntos.

    E se fosse possível escutar a aula e o piano juntos, qual cabo e conexão usar entre o piano e a TV, se um P2 P2 do fone do piano para a entrada de audio da TV ou se um cabo em Y de 2 P10 mono (nas saídas L/R) para 1 p2 estéreo, pois queria, se possível, o som em estéreo.

    Mas a primeira dúvida é se seria possível escutar os dois áudios ao mesmo tempo na TV: o do piano e o da videoaula pelo navegador da própria TV. O resto só faz sentido pensar se isso fosse possível.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    O problema é só o investimento, ou compro a TV smart ou a mesa de som

    compra a mesa e assiste o video no celular / pc

    vla8music
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    compra a mesa e assiste o video no celular / pc


    Fernando, realmente decidi que preciso da mesa e vou deixar a smart para depois. Você está certo. Falei com meu professor e ele indicou comprar uma mesa que também fosse interface já que desejo gravar os exercícios. Sugeriu a Yamaha Ag06, só que o valor tá alto, de 900 a mil reais.

    Então procurei versões de mesa/interface mais baratas e encontrei uma da Arcano que parece muito com a Yamaha Ag03, porém com menos funções. Você já viu algo sobre a mesa Arcano Mini-M? Procurei manual, críticas, escrevi um post aqui no fórum, mas não encontrei nada. A única crítica que li foi de alguém que comprou no ML e achou os botões frágeis e ruim o fato de ser 16 bits. Não sei se de fato os botões são muito frágeis ou ele esperava um aparelho mais robusto com um preço barato. Também não sei se o fato de ser 16bits fará muita diferença apenas para gravar exercícios de piano.

    Será que você pode olhar o link dela aqui e me dizer se acha que vale o custo/benefício ou se encontraria algo melhor na faixa. Ainda vou ter que comprar fone de ouvido, porque na mesa o meu não serve, o plugue dele é usb. E pelo que vi não tem mesa com saída usb de áudio.

    Também vi a Behringer Xenyx Q802usb, mas não sei se é possível considerá-la uma interface, ela é o dobro do valor e não sei até que ponto a maioria das suas funções são necessárias para mim.

    Seguem aqui os links:

    Arcano Mini-M
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1124108025-interface-mesa-de-s om-arcano-mini-m-4-canais-usb-e-efeitos-_JM?quantity=1

    Behringer Xenyx Q802usb
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838022412-mesa-de-som-behringe r-xenyx-q802usb-mixer-q802-usb-original-_JM?quantity=1

    Se puder me ajudar, agradeço.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Você já viu algo sobre a mesa Arcano Mini-M
    essa não conheço, não posso falar nada

    mas pesquisando me parece que essa marca é nacional e faz o que muita outra marca faz, importa algo e poe sua marca no produto
    http://www.arcanomusic.com.br/
    boa parte ali tem cara de behringer, não sei se com uma qualidade inferior
    a yamaha tem de fazer um pouco disso e a behringer muito
    marcas como "alto" "phonic" e outras nada são do que clones de behringer

    a behringer já vi, pelo preço acho que tá bom
    eu uso alguns produtos da behringer e não posso falar mal deles por nada
    varias bandas que toco tem behringer e todos não reclamam dela

    pra gravar uso uma interface UCA 222 que comprei por 100,00 usada a algum tempo (antes dessa alta do dolar) agora tem umas de 150 no ML




    ela é o dobro do valor e não sei até que ponto a maioria das suas funções são necessárias para mim.
    ainda tá mais barata que a yamaha, mesa é ssempre assim:
    você compra uma precisando de X passa um tempo já está precisando de XX e precisa de outra mesa, sempre é bom comprar com uma sobra de recursos, você vai usar

    nessas tres opções eu ficaria com a behringer, se tivesse grana sobrando partiria para outra marca, mas nessa limite de valor seria a behringer que eu compraria

    vla8music
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    você compra uma precisando de X passa um tempo já está precisando de XX e precisa de outra mesa, sempre é bom comprar com uma sobra de recursos, você vai usar

    nessas tres opções eu ficaria com a behringer, se tivesse grana sobrando partiria para outra marca, mas nessa limite de valor seria a behringer que eu compraria


    Fernando, pensei nisso também, que seria bom uma sobra, vou avaliar isso. A behringer só tem o inconveniente que é precisar sempre de fonte e não ser bivolt.. Agora, por outro lado, como não conheço muito de mesa de som e o objetivo principal é estudo, talvez fosse bom eu comprar uma barata e ir descobrindo quais as minhas necessidades para o futuro. Se será mais importante ter uma mesa com capacidade para vários efeitos ou se outros pontos serão mais importantes e aí planejar uma compra mais consciente.

    Queria tirar a dúvida com você: se comprar essa mais barata da Arcano, como faria as conexões nela? No dia a dia o que vou precisar é ligar o piano, o notebook para assistir aula e o fone. Como eu ligaria o notebook nela, em qual entrada e com qual cabo? E quais cabos devo usar para o piano e obter o melhor resultado? O vendedor me disse que bastava 2 p10 mono, mas fiquei na dúvida se não teria um resultado melhor usando no R um p10 stereo e no L um p10 mono. O que você acha? Para o fone basta um adaptador p2/p10, correto? E quando for gravar, a mesa vai ficar um pouco longe do PC, bastaria uma extensão usb para conectar no cabo usb que vem com a mesa ou terei que comprar um cabo longo tipo A/B?

    Desculpe-me tantas perguntas. É que leio aqui no fórum, mas cada um fala uma coisa que fico mais em dúvida ainda.

    Obrigada pela paciência.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Queria tirar a dúvida com você: se comprar essa mais barata da Arcano, como faria as conexões nela?
    como eu comentei eu não conheço ela, tentei encontrar o manual pra baixar mas não achei
    não entendi o que faz aquela chave usb/ bluetooth, se é de entrada ou saida

    mas vou comentar do que entendi da mesa

    caso a mesa funciona como interface de audio, então entendo que ela manda e recebe audio do computador
    então

    o teclado ficaria no cano 3/4 ligando as saidas L e R nas entadas 3 e 4

    o volume do audio do PC fica naquele botão abaixo do volume do canal 3/4
    ai pluga um fone na saida de fone e está pronto

    caso queira também estudar normal com amplificador você aproveita a mesma ligação e liga o ampli nas saidas "monitor"

    talvez se o PC não adotar a interface de cara talvez tenha que clicar com o direito do mouse no auto falante que aparece no canto da tela e lá tem
    dispositivo de reprodução
    ---------------------------------------------------
    na hora de gravar é para a mesa aparecer como interface de audio na lista de dispositivos de reprodução de audio
    ai é só selecionar que ele vai gravar o audio que vem dali ignorando o audio de mic interno do pc (caso tenha)
    talvez a mesma logica do botão direito na falantinho e escolher dispositivo de gravação
    ------------------------------------------------------------


    a mesa vai ficar um pouco longe do PC, bastaria uma extensão usb para conectar no cabo usb que vem com a mesa ou terei que comprar um cabo longo tipo A/B?


    talvez só um cabo de extensão resolva
    aqui eu tempos atras precisei colocar uma interface midi que ficaria longe do PC comprei "dois cabos de extensão" e não deu certo, a energia não chegava na interface

    aqui em casa eu usa a minha behringer uca222 com uma extensão
    ---------------------------------------------------------------------- ---

    talvez se o piano tem falante interno e seja complicado mutar o falante interno, n]ao tenha chavinha, não tenha opção...compra um desses plugs de adaptador de fone só pra colocar na saida de fone (sem ligar o fone) assim corta o som do falante interno

    ----------------------------------------------------------------------------------
    E quais cabos devo usar para o piano e obter o melhor resultado?
    eu uso da santo angelo, é mais carinho mas dura muito
    evita os ching ling

    O vendedor me disse que bastava 2 p10 mono, mas fiquei na dúvida se não teria um resultado melhor usando no R um p10 stereo e no L um p10 mono
    um daria ai você até poderia usar o canal 2 da mesa e deixar o canal 3/4 pra ligar outra coisa como exemplo um player de mp3, celular, outro teclado...

    Para o fone basta um adaptador p2/p10, correto?

    geralmente os fones tem o p2

    esse pititico

    ai você compra outro adaptador desse de p10 para p2
    (um para o fone outro para mutar o teclado)
    tipo esse

    vla8music
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    um daria ai você até poderia usar o canal 2 da mesa e deixar o canal 3/4 pra ligar outra coisa como exemplo um player de mp3, celular, outro teclado...

    Fernando, não entendi bem essa parte. Eu quero ligar mesmo em stereo, no canal 3/4. Minha dúvida é se a qualidade de som é melhor comprando um cabo p10 mono para ligar no L e outro p10 stereo para ligar no R que dois p10 mono. Compreende?

    No caso, o piano tem duas saídas p2 de fone. E eu tenho vários fones p2 velhos, de empresa aérea e celular. Se eu cortar só o plugue para usar nessas entradas dá certo? Eu li no manual que é preciso conectar o fone para usar o L/R na qualidade adequada.

    Obrigada.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    vla8music
    não vai sentir nenhuma diferença ligar este teclado na mesa em mono, mesmo porque ele não tem recursos para você explorar isso, vai sair no seu fone de ouvido dos dois lados, você vai perceber como estereo, seria muito mais interessante deixar um mp3 em estereo, porque ai sim, existem gravações que usam os dois lados do panorama de maneiras disitintas

    você bate muito na tecla qualidade, mas fica tranquilo, pode ligar com cabos mono simples p10

    vla8music
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    não vai sentir nenhuma diferença ligar este teclado na mesa em mono, mesmo porque ele não tem recursos para você explorar isso, vai sair no seu fone de ouvido dos dois lados, você vai perceber como estereo

    Edson, acabei de ouvir um teste de um professor no Youtube que demonstra o oposto. Ele colocou só um midi do próprio teclado para tocar e o som com a conexão stereo fica muito mais nítido, muito mais rico que apenas com um cabo P10 o mono.

    Não sei se ficou claro o que falei antes, mas meu objetivo com essa mesa é apenas estudar piano e gravar exercícios. Não tenho pretensões de usar outros equipamentos como um mp3. Não tenho motivo para poupar canal e deixar de ouvir o som em stereo do piano.

    Pelo que li aqui no Fórum, não lembro agora qual post, o motivo do piano ter saídas L e R é justamente porque os timbres produzem o som em stereo, então usando ambas as saídas você tem muito mais nitidez do som. E pelo teste que vi no Youtube, o mono perde todas as nuances, fica bem embolado.

    Minha questão não é decidir entre escutar mono ou stereo. Minha dúvida é apenas quais cabos comprar para ter o melhor resultado stereo no fone de ouvido. Compreende? Li alguns posts para comprar 2 p10 mono, há outros que indicam comprar o cabo stereo, só estou confusa em relação a isso. Se puder me ajudar nesse sentido, agradeço.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    a melhor opção é comprar os dois cabos p10/p10 usando as duas conexões L e R do teclado, conectados a um sistema de som estereo, mas vou insistir vai ser completamente irrelevante neste tipo de equipamento que estará usando, o cabo que for, o jeito que for, vai ser tudo igual, ou seja apenas um cabo p10 ligado no mono já resolve

    Efeitos estereo precisam de amostras de som feitos para tal, precisam de equipamentos que façam isso, de resto é apenas o mesmo som saindo nos dois lados do fone, mesmo som, completamente indiferente, mas se está em dúvida quanto a isso, como sempre digo, FAÇA os testes e comprove

    quanto a usar a saída fone, lembre que ela é uma saída pré amplificada, talvez o que sinta como mais nítido é apenas a sensação de potencia extra enviada

    mas tudo minha opiniào apenas ok, só toco a 35 anos kkk já fiz gravações de studio profissional tudo em mono, ai o produtor simplesmente dobra e deixa stereo, IGUAL, a mesa de som vai pegar seu som mono e jogar para duas caixas de som fazendo o efeito stereo, é o que estou tanto batendo na tecla, usando a mesinha , é completamente irrelevante

    vla8music
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    vai ser completamente irrelevante neste tipo de equipamento que estará usando, o cabo que for, o jeito que for, vai ser tudo igual, ou seja apenas um cabo p10 ligado no mono já resolve

    Efeitos estereo precisam de amostras de som feitos para tal, precisam de equipamentos que façam isso, de resto é apenas o mesmo som saindo nos dois lados do fone, mesmo som, completamente indiferente, mas se está em dúvida quanto a isso, como sempre digo, FAÇA os testes e comprove


    Edson, entendo o que você colocou, mas depois fala com o Rodhes aqui do grupo. A explicação dele é que só se tem um som próximo do real do piano ligando em estéreo, porque ao contrário de outros instrumentos, o timbre do piano é estéreo, ele é produzido a partir de dois sinais, inclusive ele afirma que se você escutar só um lado do fone e depois só o outro, percebe a diferença, e por isso o piano tem as duas saídas L e R e não uma só como a guitarra.

    Mas, enfim, já que as opiniões entre músicos que trabalham há tanto tempo divergem, só testando mesmo. O máximo que pode ocorrer é ficar com um cabo de reserva guardado aqui. Obrigada, e desculpe qualquer coisa.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    estou pensando na hipotese dessa Arcano Mini-M para mim

    mas com a possibilidade de usar ao vivo, o que me atrai é o fato da alimentação que pode ser usando uma fonte de 5v com isso como todas são bivolt se torna interessante
    região que toco tem cidade com voltagem de todo tipo, preciso de algo bivolt automatico

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível ligar piano à TV Smart?