Partituras de Synthpop, Technopop, Industrial, EBM etc.

    Autor Mensagem
    djscooby
    Membro Novato
    # jul/18


    Boa tarde pessoal!

    Meu nome é André, esta é a minha primeira entrada no fórum e estou aprendendo a tocar teclado pelo curso online do Felipe Scagliusi.

    Eu gostaria de saber se existe algum site onde eu possa encontrar partituras com músicas do synthpop como Human League, EBM como Front 242, Industrial como Vomito Negro etc e, até coisas mais voltadas para dance music como Information Society. Basicamente músicas com sintetizadores.

    Outra coisa que eu gostaria de saber se alguém teria o songbook do New Order (título: New Order Music 1981-89) para vender? Mesmo que seja de segunda mão.

    Desde já, muito obrigado pela atenção! Um abraço!

    Casper
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Caro djscooby:

    Não vai ser fácil encontrar tudo mastigado.
    Mas pode ir garimpando em vários lugares, por
    informações específicas, por exemplo, técnicas:

    https://www.attackmagazine.com/technique/

    Ou consultar equipamento especializado
    (e encontrar muita informação):

    https://www.gearslutz.com/

    https://www.youtube.com/gearslutz

    Ou em outros fóruns em que música eletrônica
    não é heresia, pode ser até em fórum de vst:

    https://www.kvraudio.com/forum/index.php

    http://www.futureproducers.com/forums/

    http://www.djforums.com/forums/forum.php

    https://www.reddit.com/r/EDM/

    Tem informação infinita disponível.
    Boa sorte no garimpo.

    Casper
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Uma aula sensacional de como algumas coisas são feitas:



    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    no google procura por "songbook pdf nome do fulano download" que talvez aparece algo, vê em imagens
    talvez tenha que pagar caso encontre


    mas se encontrar partitura para essas bandas, será partitura de piano geralmente, pra fazer versão instrumental
    e te garanto que essas musicas instrumentais, não soam legais, fica estranho
    e talvez funcione pega a cifra e cantar junto

    talvez soe melhor como as antigas como falou Information Society e partindo para pet shop boys, e talvez encontre alguma coisa de vangelis, jarre

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha encontrar o material que você quer não vai ser fácil não, principalmente partituras.
    E se faz necessário distinguir partitura de midi.
    A partitura deveria ser mais completa, indicando a dinâmica das notas, com todas as informações (uso pleno da teoria musical) para uma boa execução.
    E isto não acontece, a maioria das partituras é bem simples.
    Quando se converte a partitura para midi, é necessário fazer muitos ajustes, o midi seria uma forma de interpretação da música.
    E para isto funcionar bem tem que saber sequenciar.

    Vai depender também da DAW que você usa ou vai usar.
    Tem algumas que são mais dedicadas a música eletrônica como:
    Reason, Ableton, Bitwig, Fl Studio ou outras.
    E também vai ter que ter uma ampla biblioteca de instrumentos virtuais e loops.
    Encontrar partituras mais difícil ainda, o que mais se encontra são arquivos midi que depois podem ser transformados na pauta da partitura.
    Mas ao fazer esta transformação de midi para notação musical muito se pode perder.
    O mesmo é válido para o inverso, partitura -> midi.

    Mas a realidade é que a maioria destes midis são muito mal feitos,tem poucas instruções, raramente são caprichados, tem somente o básico, que são as notas,mas muito mal arranjados.
    Cada estilo tem as suas características próprias, o ritmo a pulsação, cada compasso é um compasso.
    Muitos midis que tem por aí destroem o ritmo do estilo e são destituídos de dinâmica.
    O reflexo é notório principalmente na música atual EDM, a maioria das edições não tem dinâmica, a pulsação esta gravada errada, pois o sequenciamento foi mal feito, não respeitando a boa teoria musical.
    Exemplo: podem escutar as músicas linkadas do EDM posto pelo Casper com boa intenção e ajuda.
    Mesmo nos estilos mais modernos, que muitos deploram, o estilo original tinha um ritmo, que é desconhecido pela maioria dos ditos produtores profissionais.
    Em qualquer estilo pode-se aplicar a boa técnica musical, cada estilo tem as suas notas fortes e fracas, o que esta destruído na maioria destas gravações, som alto é uma coisa, som bem gravado é outra.
    Faltam bons designers de áudio para produzir instrumentos apropriados ao estilo.

    Tempos atrás me aventurei nesta linha, que é muito ampla e até adquiri muitos samplers (loops) e arquivos midi ditos profissionais, mas foi uma ilusão e desperdício, tudo muito superficial e cru.
    Isto mesmo em sites de vendas que se dizem profissionais e tem altos volumes de vendas, mas são fracos.

    Eu queria saber como se fazia, e foi uma decepção só, percebi que o material era muito pobre, e que o meu conhecimento era superior ao deles, e joguei um bom dinheiro fora, e bem dizer não aprendi nada, ou o que aprendi é de como não fazer.
    Não que eu seja superior, tenho muito a aprender, mas por favor,os midis e loops que eles produzem são muito fracos e pecam nas técnicas básicas, além da ausência de outras informações como o tom, instrumento utilizado e falta de organização básica mesmo só para citar alguns problemas destes arquivos ditos profissionais (sic).

    Muitos que vendem produtos de música eletrônica são muito fracos em teoria musical, e cometem muitos erros, dá até para dizer que os arquivos, projetos, loops, midi e outros recursos e técnicas de mixagem e masterização são horríveis.
    Muitos kits de vários estilos, mas que não se consegue compor uma música razoável, pois falta coerência musical nos clips de áudio e midi, entram em cena muitos conflitos de difícil solução, tem muitas poucas opções de variações nas batidas, e não se pode ser criativo na geração de progressões.
    Uma boa produção exige muita edição, mas exige também conhecimento musical, e acima de tudo conhecimento de técnicas de uso dos softwares.
    Tem muitos conflitos, muitas vezes o nível de volume esta lá no extremo no midi, e no software virtual esta no mínimo e depois aplicam efeitos maximizadores na master track.

    Muitos colocam a culpa no midi, mas não é verdade.
    A verdade é que estes midis são muito ruins, faltam instruções, cometem erros na velocidades das notas, no volume,na expressão, e muitas outras imperfeições e erros grosseiros extremos.
    A culpa não é do midi e sim de quem sequenciou.
    É um reflexo do nível musical muito baixo que ocorre mundo afora, não é um problema somente do Brasil, o nível em geral esta muito baixo, toda uma geração de cretinos.

    Cada caso é um caso, cada música é uma música, depende do instrumento virtual, o mesmo arquivo midi mesmo que bem feito, pode não soar bem conforme a biblioteca de instrumentos virtuais de uma marca para a outra, sempre vai exigir uma edição especial dedicada ao que cada instrumento virtual pode oferecer.
    Num determinado instrumento virtual o pianíssimo pode soar como forte e outras variações, o que exige cuidados na edição.
    O processo de humanização pode as vezes em parte ser feito não tudo em midi, mas sim conforme os recursos que o software em uso pode oferecer, principalmente o uso de articulações e níveis de volume e expressão e uso conforme a DAW de linhas de automação.

    Então cuidado nas compras, tem um gurizada que se aventura na produção deste material que você quer, mas o resultado é terrível, um tutorial pior que o outro, arquivos de projetos incompletos e mal feitos.
    Midis profissionais de verdade são muito difíceis de encontrar, 99% ou mais são lixo.

    Então procurei outras ferramentas auxiliares, e uso várias daws diferentes, para aproveitar o que cada uma tem de melhor na produção.
    Assim como softwares específicos para a produção de midi, e uma infinidade de plugins (efeitos e auxiliares) e bibliotecas de instrumentos virtuais.
    E para montar um bom setup é necessário ir aos poucos na linha do tempo avançando, e vai exigir um bom investimento financeiro, muitos softwares podem custar até mais que um bom teclado, e instrumentos virtuais podem também custar mais do que uma boa DAW e até mais que um teclado razoável.
    Os softwares de última geração deixam gravado dentro do áudio marcas de registro legal.
    Assim deve-se utilizar somente softwares legalizados, que se pode adquirir de acordo com a situação financeira particular de cada um.

    Exemplos:
    DAWS dedicadas a pura música eletrônica:
    - Fl Studio, Ableton Live e Reason, que podem ser integradas através de processos com o recurso rewire, fica um trio ultra poderoso.
    - Editores de partitura:
    MuseScore (editor gratuito) e Notion (pago, mas tem o recurso rewire)

    Outras DAWs:
    Cubase a mais poderosa de todas na minha opinião, e dá para começar com a versão básica 9.5 elements;
    Sonar Cakewalk by bandlab, que agora é free;
    LMMS também free
    Mixcraft pro Studio, DAW intermediária muito poderosa que vem com um extensa biblioteca de loops com um bom custo benefício.

    E muito muito mais, principalmente instrumentos virtuais, só citei algumas, existe muitas outras DAWs.
    E as técnicas?
    Vai aprender tentando e experimentando, mãos a obra, principalmente cuidadosa leitura dos manuais, sejam virtuais ou reais.
    A maioria dos tutoriais que tem na internet não presta, os caras querem mais se exibir do que ensinar de verdade, mas tem alguns poucos que se salvam, e tem que separar o joio do trigo.

    djscooby
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Boa tarde caros Casper, Fernando e Adler!

    Muito obrigado por todas as dicas e orientações! Fico muito feliz por todas as respostas pois, infelizmente, após conversar pessoalmente com outros músicos, normalmente as pessoas torcem o nariz para os artistas que citei.

    Sinto-me confortável com a atenção de vocês.

    Obrigado!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tem muita gente aqui no fórum que gosta de música eletrônica, existem muitos estilos e sub-estilos.
    Para mim é estimulante.

    A questão é que o modelo do fórum esta em decadência temos na verdade pouco membros realmente ativos.

    E sobre a música eletrônica existem muitos preconceitos e falta de informação.
    A princípio tudo que passa pelo computador e sintetizadores é eletrônico.

    djscooby
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Reparei isso Adler.

    Eu já havia vasculhado um pouco o site. Pesquisando sobre aulas, informações sobre midi, workstations, DAW's etc.

    Só não entrei antes (mais ou menos em 2007) porque tive problemas com o login e acabei desistindo.

    Nos últimos anos, percebi que a frequência dos membros, vem caindo. Infelizmente, creio que seja um reflexo da cultura pobre que está sendo propagada em todo o mundo.

    Casper
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Caro djscooby:

    Como foi muito bem explicado pelo
    colega Adler3x3, uma parte integrante
    do gênero (música eletrônica) é o saber
    manipular a tecnologia para chegar no
    resultado. Não desmerecendo esse forum,
    aqui sempre foi um ambiente conservador e
    refratário para com a música eletrônica.
    Não sei se tem mais de 10 usuários (ativos)
    que apreciam e/ou fazem algo no estilo.

    Dito isso, fico feliz de aparecer um usuário
    interessado em música eletrônica. Tenho
    certeza que esses poucos usuários ativos
    daqui vão se esforçar para ajudar qualquer
    pessoa que tenha qualquer tipo de dúvida.
    Desde já fico disponível para ajudar com
    o meu (limitadíssimo) conhecimento.

    Bem vindo!

    djscooby
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Bom dia Casper!

    Obrigado por sua recepção e dos demais!

    Pois é, conversar sobre electrônica nunca foi muito fácil.

    Me lembro da minha primeira discussão sobre o assunto com um cara que era fã de Led Zeppelin, Black Sabbath e Iron Maiden e eu, defendendo com unhas e dentes Kraftwerk... Lembrando hoje, literalmente foi patético! O cara esbravejando que uma bateria eletrônica nunca iria substituir um baterista e um synth nunca iria substituir um guitarrista de verdade e que, não existia essa de "música de vanguarda" ou "o futuro da música seriam as máquinas". Eu argumentei que era apenas uma forma de expressão e que a difusão da eletrônica não era para tomar o lugar de outros músicos, apenas conquistar o seu espaço etc. Mas, foi fogo!

    Conversando com vocês agora, me arrependo de não ter tentado entrar no fórum bem antes mas, nunca é tarde. Quem sabe...

    Eu também não tenho muito conhecimento mas, o pouco que eu puder ajudar e contribuir estou a disposição!

    A propósito Casper, você é de São Paulo?

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Eu gosto muito das músicas da Banda 009 Sound System.
    Tem muita música eletrônica das boas.

    E tem muitas remix para escutar no you tube:

    https://www.youtube.com/watch?v=kkZyOPr87g0

    A versão original:
    https://www.youtube.com/watch?v=tn5YZ2umScM

    Casper
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Caro djscooby:

    Sou de SP. Falando em New Order...




    silvG8
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Olha... FCC está mudando. Finalmente alguém interessado na área.

    Seja bem vindo amigo. Aqui as coisas andam devagar, mas acabam andando.

    djscooby
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: djscooby
    · votar


    Bom dia pessoal!

    Obrigado pela dica Casper! Muito bom o documentário!

    djscooby
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Olá silvG8! Bom dia!

    Obrigado pela recepção e desculpe pela demora em responder.

    Fico feliz em poder trocar informações com vcs e principalmente sobre um assunto específico.

    Sou novato, ainda estou aprendendo a tocar teclado. Minha maior dificuldade em aprender tem sido a frustração em não ter a agilidade necessária para tocar as teclas corretemente. Não ter os "dedos soltos".

    E por causa disso, aliado com um pouco de preguiça, não saio do lugar.

    Vcs também tiveram esse tipo de dificuldade no começo?

    Quanto tempo em média, vcs acham que leva para tocar a primeira música bem, tentando tocar pelo menos uma hora por dia?

    Um abraço e ótima quarta-feira a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras de Synthpop, Technopop, Industrial, EBM etc.