Zynthian Open Synth Platform

    Autor Mensagem
    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Jonathas Lacerda


    Aproveitando o embalo do excelente tópico do Casper e seu Fentuino, queria falar pra vocês do projeto Zynthian.

    Trata-se de uma plataforma de software e hardware ABERTAS (ou seja, envolvendo código livre) para sintetizadores com várias engines já embarcadas, como zynaddsubfx (síntese subtrativa), DEXED (síntese FM com compatibilidade com o DX7), setBFree (síntese aditiva - hammond clonewheel), linux sampler, e mais uma porrada de módulos INTEROPERÁVEIS. Fica a dica ai pra quem tiver interesse em synth DIY.

    https://i.ytimg.com/vi/b0H7Bz64rv0/maxresdefault.jpg



    silvG8
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Quer ser abduzido para o lado negro da força? Me chama lá no synthwayblog @ gmail. Com.

    Tem algumas discussões de assuntos como esse. Inclusive vou dar uma olhada nisso! Obrigado or compartilhar.

    Casper
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Caro Jonathas Lacerda:

    Opa! Vou conferir!.
    Obrigado!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    silvG8
    Quer ser abduzido para o lado negro da força? Me chama lá no synthwayblog @ gmail. Com.
    É uma lista de discussão?

    Eu comecei a construir o meu. Estou só esperando o DAC AudioInjector chegar pra continuar o build. Atualmente estou projetando o circuito de controle (esses quatro knobs da foto, que são encoders com botões e cuidam da interface de usuário. São todos ligados em um MCP23017. Semana passada comprei os componentes para fazer o MIDI IN/OUT do projeto. Eu criei um grupo no whatsapp para tentar "nacionalizar" alguns componentes (substituir parte do hardware oficial por componentes encontrados aqui no Brasil). Estou tendo dificuldades para colocar um DAC USB pra funcionar com ele. Meu conhecimento de linux é um tanto limitado hehehe... ALSA e JACKD costumam ser um parto pra iniciantes, então até agora, não consegui utilizar nenhuma interface de audio USB que tenho (uma baratinha, uma UCA222 e uma UMC204HD). Pra quem segue o build oficial do zynthian (que inclusive dá pra comprar o kit completo no site deles), não tem muito problema.

    Quem tiver interesse de montar o projeto, recomendo que já compre um dos DAC recomendados por eles, pois vem de fora do país e demoram pra chegar. Eu optei pelo AudioInjector ao invés do hifiberry pq este primeiro possui também input de audio. Mas existem várias alternativas já suportadas pelo configurador web do projeto.

    O que comprei até agora:
    - Raspberry Pi 3 B
    - 4 encoders KY-040
    - Módulo MCP23017
    - Jacks DIN 5 pinos
    - AudioInjector (esperando chegar)
    - LCD Waveshare 3.5A

    Assim que tiver um protótipo funcional rodando numa protoboard, vou projetar um case bacana. Tem um cara no ML que fabrica caixas em metal a partir de projeto 2D feito em Corel. Vou atualizando nesse tópico aqui à medida em que eu for avançando. Quem quiser construir também, vou deixar esse tópico aberto pra tirar dúvidas (e criar outras).

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Casper
    Estava pensando na possibilidade de utilizar o arduino nano no lugar do arduino UNO naquele projeto pra baratear o projeto do Fentuino. São baseados no mesmo microcontrolador. Também tem uma opção com maior poder de fogo e as vezes mais barato que o arduino nano e de repente, conseguimos diminuir a quantidade de arduinos no projeto.

    Casper
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Caro Jonathas Lacerda:

    Dá para usar nano em tudo, sem
    nenhum problema. Eu só usei o
    uno porque eu tenho um MIDI shield
    que encaixa direitinho nele...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Atualização:

    A DAC AudioInjector chegou aqui. Consegui fazer o primeiro protótipo funcional, utilizando o último nightly build do zynthianOS. Montei o hardware da forma mais fácil possível: empilhando ela na raspberry, e em seguida, ligando o LCD em cima da DAC. Porém, para simplificar o projeto, decidi adquirir um novo LCD HDMI de 5", pois dessa forma, terei toda a GPIO disponível para conexão, pois o LCD não ocupará mais os pinos em cima da DAC.

    Então, para quem tiver interesse em adquirir os componentes para montar o seu, fica a dica: Dac Audio Injector Zero (mais modular que o modelo grande Audio Injector Stereo, porém com todas as funções desta) e um LCD HDMI de 3,5 ou 5". O de 5" custa um pouco caro, portanto recomendo que compre em sites chineses como gearbest.

    Casper
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Caro Jonathas Lacerda:

    Impressionante esse Dac Audio Injector Zero.
    Estou curioso para ouvir o som

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Vou ver se encontro tempo nesse fim de semana pra montar os encoders do zynthian e testar via monitor HDMI mesmo... também tô ansioso pra ouvir o zynthian soar pela primeira vez hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zynthian Open Synth Platform