Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      como tocar uma musica sem saber os acordes dela?

      Autor Mensagem
      Rainando Fernandes
      Membro Novato
      # 27/fev/18 09:59


      eu gostaria de saber uma melhor forma de tocar os acordes de uma musica sem saber qual é o tom daquela musica, e os acordes. Tipo quando agente ta entre amigos e ele pede pra tocar uma musica, voce ja ouviu mas nao sabe nada dela, nem os acordes nem o tom, o que eu posso fazer?, ou seja é praticamente como improvisar?

      rodsom
      Veterano
      # 27/fev/18 10:03
      · votar


      ouvido

      Lelo Mig
      Membro
      # 27/fev/18 10:26 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      Rainando Fernandes

      O tom é o que se adapta ao cantor no momento. É ele que "define" o tom.

      A sequência harmônica/progressão de acordes, se são maiores ou menores e etc., é ouvido.

      Existe uma lógica, alguns truques e macetes que ajudam nisso, mas tem que treinar "de ouvido" e observar/decorar a ocorrência de algumas progressões mais comuns.

      LeandroP
      Moderador
      # 27/fev/18 12:02
      · votar


      Rainando Fernandes

      Educar o ouvido e exercitar a percepção. Existem algumas teorias que facilitam a compreensão da melodia/harmonia, como por exemplo, as cadências harmônicas. Neste estudo, a medida em que você vai fazendo suas experiências com as cadências, a sua percepção vai melhorando ao longo do tempo. Existem diversos clichês harmônicos, que se mostram em diversos gêneros. Com o tempo você pode identificar essas sonoridades até mesmo sem o auxílio de um instrumento, com a sua imaginação.

      freitas_silva
      Veterano
      # 27/fev/18 12:14
      · votar


      Rainando Fernandes

      Isso é o que chamamos de ouvido relativo. A capacidade de entender e executar harmonia, progressões e solfejos independente da tonalidade. Infelizmente não se ensina a ter ouvido relativo. É algo que se adquire com a experiência e maturidade musical. O amigo LeandroP ilustrou bem o que estou falando agora.

      Estude campos harmônicos, progressões, modalismo e o principal: escute e reproduza muita, muita, muita, mas muita música. Devore songbooks e escreva blocos de cifras. Toque com diversos cantores diferentes e uma mesma música em várias tonalidades.

      Tudo isso vai te permitir ter uma relação muito mais intimista com a música e quando menos esperar, vai conseguir cifrar uma música que nunca ouviu na vida sem auxílio de instrumentos, como disse o LeandroP: usando apenas a imaginação.

      JJJ
      Veterano
      # 27/fev/18 15:05
      · votar


      Rainando Fernandes
      voce ja ouviu mas nao sabe nada dela, nem os acordes nem o tom, o que eu posso fazer?, ou seja é praticamente como improvisar?

      Respondendo especificamente, quanto ao improviso (falando de solo aqui), há duas formas de fazer:

      1) você conhece a música, o tom, os acordes da base e conhece escalas que combinam com isso tudo. Daí você usa essas escalas, fazendo variações dentro das notas que as compõem. Se for fera, vai ficar tudo casadinho, sem erro. A crítica de algumas pessoas é que talvez corra o risco de ficar um pouco "robótico", se é que me entende...

      2) você não sabe uma ou mais das coisas listadas acima. Daí você tenta, intuitivamente, perceber a intenção da música e meio que chutar pra onde a harmonia vai. Dessa forma, tenta encaixar uma melodia no solo, que combine com a harmonia, em "tempo real". Se for bem escolado nisso, vai conseguir fazer direito, mas sempre existe a possibilidade de errar uma ou outra nota. Se for fera, vai estar sempre pronto pra puxar um bend ou legato rapidíssimo, de modo que ninguém (além de você e algum outro guitarrista por perto... rs) perceba o erro.

      Essa segunda possibilidade é parecida com o que você quer fazer com a música que não conhece. Mas com acordes é bem mais difícil... se você tocar uma nota diferente dentro de um solo improvisado, ainda tem uma chance grande dessa nota, mesmo não sendo a nota "certa", encaixar bem no ouvido. Já com acorde é mais complicado. Acorde errado é bem mais óbvio...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como tocar uma musica sem saber os acordes dela?

      305.943 tópicos 7.899.571 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital