Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Transformar um piano acustico em digital

Autor Mensagem
      Edgar Velloso
      Membro Novato
      # 20/fev/18 21:00

Meu nobres amigos.
      Eu tenho um piano de parede Playal de 1894, com cepo de madeira. Bem já pedi para vários examinarem e todos dizem: Não aceita mais afinação!
      Eu tenho 2 escolhas. Vender por um valor de doação ou tentar transforma-lo em um piano híbrido!
      Mais para converte-lo em digital, eu teria que conseguir um piano digital com tecla de madeira e com mecanismo de mola!
      Os poucos que conheço são caríssimo.
      Outra alternativa seria eu tentar colocar um sensor no impacto do martelo!

Não sei nem por onde começar!

LeandroP
      Moderador
      # 20/fev/18 21:08
      · votar

Edgar Velloso

Peço desculpas por não pode ajudá-lo em sua dúvida. Mas lendo o seu tópico, fiquei curioso. Por que um piano não aceita mais afinação?

silvG8
      Veterano
      # 20/fev/18 21:14
      · votar

Rapaz, coincidência eu ter aparecido aqui... estou há quase um ano sem visitar esse fórum e me deparei com este tópico.

Vamos lá.

Um piano Pleyel é uma joia rara, principalmente no Brasil. Entendo que alguns técnicos apareceram aí é julgaram que o piano não aceita mais afinação, o que é cabível dada a idade do instrumento. O problema é que não te explicaram o motivo de não ser "afinavel".

Vejo duas possibilidades. A primeira é mais provável é de que todas as cordas estão muito velhas e deveriam ser trocadas para permitir uma afinação. A segunda, muito menos possível, é que a estrutura que segura as cordas no lugar não suportaria a tensão de cordas novas.

Eu honestamente, do fundo do coração, não recomendaria que tentasse digitalizar o seu piano. Vai perder a alma do piano magnífico que deve ter.

Recentemente tive que investir uma grana no meu piano para retorna-lol a glória original, e é um simples Fritz-Dobbert. Não estou aqui pagando pau de marca de piano, o lance é que os Pleyel são reconhecidamente bonitos em tonalidade, bem suaves. Gastei 1600 apenas com limpeza completa interna, afinação, ajustes em todos os martelos e teclas e umas coisinhas a mais (troca de feltros, ajuste de pedais, etc.).

Imagino que para transformar o seu piano em algo digital, gastará tanto quanto para reforma-lo, trocando todas as cordas e fazendo todos os ajustes. Se não estiver infestado com cupim/traça, eu certamente teria preferência pela restauração.

Procure um bom profissional, veja nos maiores teatros quem é o prestador de serviços, e avalie a possibilidade de poder manter o instrumento.

Um detalhe: cordas pra piano são bem caras. Algumas notas graves chegam a 220 reais por corda (os mais graves). As mais agudas ficam em torno de 30 reais cada. Avalie os custos de tudo e pense bem.

Uma outra sugestão: tente afinar fora do diapasão (A440). Às vezes ele permite manter uma afinação uniforme, mesmo que um tom abaixo ou até mais se necessário. Não sei a sua aceitação em termos do que vai ouvir.

Boa sorte na empreitada.

LeandroP
      Moderador
      # 20/fev/18 21:17
      · votar

Valeu, silvG8!

Dental Floss Tycoon
      Veterano
      # 21/fev/18 12:07
      · votar

Tenho um Zeitter e Winkelmann antigaço na mesma situação. Legal a explicação do silvG8.

fernando tecladista
      Veterano
      # 21/fev/18 22:30
      · votar

com cepo de madeira
      não tem como ler e não lembrar do gugu gaiteiro falando do cepo de madeira, bem forte...

mas pra não desfocar o assunto

a frtiz dobbert vende o piano disc que tem o quiettime
      http://www.fritzdobbert.com.br/acessorios-piano/pianodisc/quiettime/

não sei se isso é outro modelo ou se é tudo em uma peça só
      o quiettime é algo que muta o piano acústico e você passa o sistema digital

a yamaha tem um sistema igual, mas não sei é vendido separado ou se só vem nos pianos dela
      https://br.yamaha.com/pt/products/musical_instruments/pianos/silent_pi ano/index.html

fora isso a outra forma é mais invasiva de arrancar todo o sistema acústico, ficaria só com o casco
      e instalar nele um piano digital, mas teria que deixar o painel do teclado a vista e isso inclui refazer a tampa da frente

mas pra fazer algo assim teria que estourar o orçamento e por um digital dos
      melhores, porque fazer isso e por um de tecla de plastico tipo P-95 da yamaha eu não faria
      eu colocaria algum da seria MP da kawai ou RD da roland

Ismah
      Veterano
      # 21/fev/18 22:49
      · votar

Eu acho que ainda vale a reforma do piano... Precisaríamos de fato chegar ao porque ele não aceita mais afinação.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Transformar um piano acustico em digital

305.412 tópicos 7.889.794 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital