Quero ser pianista concertista. Quais os passos seguir?

    Autor Mensagem
    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18


    Estudo em conservatório, mas calculo que devo me formar só lá para os 24 anos. Então pretendo ingressar na faculdade (Usp ou UFMG) de piano até os 27. Meu sonho é ir aos festivais e quem sabe estudar na Europa, de preferência em Porto, Amasterdã ou Paris.

    Sou bastante estudiosa e esforçada. Não me considero a nova Valentina Lisitsa, mas, apesar disso, o meu sonho é ser pianista concertista, trabalhar com ballet, óperas, solar e, teatros, etc. Será que alcanço isso até os meus 30 anos? Meu sonho é morrer nos palcos.

    jorget
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Sonhar, todo mundo pode, mas realizar é pra pouquíssimos. Não basta nem se formar nos melhores conservatórios do mundo, precisa se ter APTIDÃO, fortíssima técnica e facilidade pra ser aceita nas modalidades que quer. Pianistas, há milhões, mas concertistas, realmente trabalhando, muitíssimo poucos. E universidade não garante nada, geralmente pra docência, se não quer isso, caia fora. Não espere terminar o curso aqui, pois se tiver grana, parta já pra Europa ou USA pra um renomado conservatório. De qualquer forma, boa sorte.

    TrebleH
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: TrebleH
    · votar


    Numa terra em que Anitta e Wesley Safadão reinam, crescer aqui é possível, mas muito difícil, especialmente se você não tiver condições e tiver que viver de música.

    É como o amigo acima disse, lá fora o espaço é maior pra você crescer... mas algumas coisas tem que ser pensadas.
    Nessa área, pelo menos uma faculdade de música é básica. De preferência, faça algumas especializações!
    Pelo fato de, em geral, ter apenas um piano em uma orquestra, há uma concorrência alta e muita gente boa de serviço querendo espaço. Então, você terá que se esforçar pra ser a melhor.

    Infelizmente, não existe mecanismo conhecido pro sucesso, caso contrário, todos nós seguiríamos. O que nos resta te dizer é isso, estude tudo, respire música, SEJA HUMILDE (nunca ache que já sabe o suficiente ou que sabe tudo de música) e, como disse o amigo acima, boa sorte!

    MatheusSosk
    Membro Novato
    # 01/mai/23 14:41
    · votar


    anonimamente2018 Olá, ainda está seguindo este sonho?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero ser pianista concertista. Quais os passos seguir?