Começar a tocar com controlador? Besteira ou nem tanto?

    Autor Mensagem
    ReegiJR
    Membro Novato
    # ago/17


    Boa tarde galera!

    Antes de tudo, tentei usar a busca do fórum mas estava dando erro 404, então o jeito foi vir perguntar aqui mesmo.

    Sou guitarrista e baixista a alguns anos, mas sempre fui fascinado pelo mundo das teclas, depois de conversar com um amigo meu que é tecladista eu decidi dar o primeiro passo, porém logo quando comecei a pesquisar sobre já tive alguns problemas. Assisti vários videos e li diversos tópicos a respeito do primeiro teclado, sei que com menos de 1000 reais não da pra tirar leite de pedra, e ainda mais pra quem está começando é importante pensar bem no primeiro instrumento para evitar decepções e prováveis desistências, então segue a duvida:

    Tenho 850 reais para investir no meu primeiro teclado, estava pensando em pegar um Yamaha YPT-340 devido a qualidade dos timbres, porém como já tenho uma certa familiaridade com DAWs vi também que há a opção de pegar um controlador com 61 teclas que no meu raciocínio é melhor construído, já que o mesmo não tem diversos "acessórios" que o arranjador tem, então sobra mais pra marca investir em qualidade.

    Gostaria de saber o que acham sobre começar com um controlador, se o fato de precisar lidar com VSTs pode acabar prejudicando no aprendizado já que o tempo que eu gastaria estudando eu vou dividir com baixar os VSTs, coisa que no arranjador eu não precisaria. Detalhe que eu não planejo tocar teclado fora de casa nem usar ritmos, meu interesse é fazer uns covers pra mim mesmo e levar o teclado como um hobby, também tenho notebook, vi que no Android é possível conectar um controlador midi, então acho que se houvesse a necessidade de sair e tocar eu não ficaria tão na mão. Também gostaria de saber se há algum controlador até 850 reais que seja recomendado por vocês e se o YPT-340 é uma boa escolha para iniciar, diante dos CTK da Casio e demais linhas da Yamaha.

    Obrigado pela atenção.

    Att,

    Reegi.

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    ReegiJR
    Nao sou homens das teclas mas quero dar uma opinião a respeito, ao a se pensar:

    Vejo inumeras vantagens num controlador, do que num tecladinho.
    Pra tocar em casa, sempre no mesmo lugar, com um note (que poderia até ser dedicado a isso, la no cantinho dele) e tudo, excelente. É botar uma placa midi (acho que é né) e sentar bala. Uma infinidade de timbres e opcoes a sua mao.

    O tecladinho é bom quando voce gosta de sair de casa, ensaiar, e tal. Fora de casa da trabalho levar controlador + placa + note + caixa, e tal.

    Porem, tem uma coisa que acontece comigo e deve acontecer com muitos:
    O tempo é escasso pra muitos, trabalha o dia todo, as vezes até trabalha e estuda a noite.
    Quando tem tempo de pegar no instrumento pra treinar, é curto tempo, e ja meio cansado.
    Se tiver que pegar o controlador, ligar na placa, ligar no note, iniciar o SO, abrir o kontact (acho que é kontact ne) e tal....ja desanimou.

    O tecladinho é bom nessas horas. Voce aperta o power e toca. Mais nada.

    Ai vai de voce. Pesar os pros e contras.
    Eu toco guitarra. Quando chego em casa, a massa maioria das vezes toco ela desplugada mesmo. Até plugar ela a pedaleira, ligar os cabos, amp, timbrar, ahhh...no cansaço de meia noite, ja desanimei.

    Eu pego ela desplugada mesmo e começo a treinar meu chicken pickin.
    Se a guitarra fosse uma controladora midi, talvez so treinasse de vez em quando.

    ReegiJR
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: ReegiJR
    · votar


    Buja
    Gostei do seu ponto de vista e entendo bem esse drama que você citou, em casa eu só uso a guitarra plugada no PC, é muito trabalho ter que ligar coisa por coisa pra tocar por 30min~1hr...

    Tava pensando em pegar um controlador justamente por já ter esse costume de sempre tocar ao lado do PC e ter um espaço que permita deixar o teclado a mão, então eu já posso deixar tudo ligado na placa de áudio e quando quiser tocar é só abrir o Kontact e pronto!!

    Só que outro problema que notei é que controlador com 61 teclas começa a passar (e bem) dos 800 reais e isso me deixa um pouco frustrado com a ideia, vi que vários arranjadores pra iniciante tem USB Host o que permite usa-los como controlador midi, ai eu fico meio em cima do muro no que fazer, comprar um YPT-340 ou um CTK3200/4400 ou comprar um controlador... É mais difícil começar no mundo das teclas do que no mundo das cordas... kkk

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    ReegiJR
    comprar um YPT-340 ou um CTK3200/4400 ou comprar um controlador...

    Ai ja nao manjo mesmo. Se tem keyboards nessa faixa de preco, com usb e toques polifonicos imbutidos, porque nao!?

    Agora esse usb host que me deixa na duvida. Nao era pro teclado ser um usb slave, e o host ser o pc??? Esquisito.

    É mais difícil começar no mundo das teclas do que no mundo das cordas... kkk

    Oh se é...se fosse facil eu nao teria comprado um teclado e vendido 1 ano depois.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    vi que no Android
    Esquece android, nunca vi um que não tenho latência

    Gabezorx
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    ReegiJR

    Nao sou homens das teclas, mas, quero dar uma opinião a respeito, ao a se pensar:

    Tenho um controlador da Samson com 49 teclas, uso ele com iPad, dá pra se divertir bastante pensando nessa opção, tem vários videos mostrando apps gratuitos e pagos para essa finalidade.

    Uma outra sugestão, um controlador com um celular e cabo otg.

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Gabezorx
    um controlador com um celular e cabo otg.

    É ruim a latencia. Ja testei. Melhor mesmo no iPad, ou entao, controlador + placa no pc, ou o teclado mesmo.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    ReegiJR

    Se vc tiver coragem de arriscar...
    https://pt.aliexpress.com/item/PANDA61-61-Key-USB-MIDI-Keyboard-Contro ller-8-Drum-Pads-with-USB-Cable-High-Quality-USB/32687082729.html?spm= a2g03.search0104.3.203.olRUGc&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_ 2_10152_10065_10151_10068_5400011_5430020_5410020_10307_10137_10060_10 155_10154_10333_5370011_10334_10056_10335_10055_10054_10059_10332_1000 31_10099_10103_10102_10052_10053_10107_10050_10142_10051_10173_10326_5 390020_10084_10083_10080_10082_10081_10110_10111_5420020_10112_10113_1 0114_10312_10313_10314_10315_10078_10079_10073,searchweb201603_20,ppcS witch_2&btsid=ae4d33a5-d99c-4104-8eac-0c7d60367076&algo_expid=081c8b6e -eb38-4d1d-92f2-0558e06355f7-24&algo_pvid=081c8b6e-eb38-4d1d-92f2-0558 e06355f7

    Grande probabilidade de ser taxado, mas, se passar sai mais barato do que no Br.

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    ReegiJR


    Irei resumir algumas vantagens e desvantagens da sua faixa de preço e finalidade de uso:

    Vantagens do Controlador: Controles e mais domínio da Daw sem precisar utilizar o mouse e teclas do computador (caso tenha controles). 90% deles. É plug and play. Plugins pagos de alta qualidade e plugins gratuitos de qualidades aceitáveis

    Desvantagens do controlador: Não tem timbres próprios, depende do computador, cabos e softwares para funcionar. Para que sua performance não seja prejudicada, você deve otimizar a capacidade do computador, com o tamanho da DAW e o tamanho do/VSTIs VSTs. É necessário garimpar VSTs gratuitos de qualidade, otimizando qualidade e tamanho, devido a capacidade do computador(espaço e processamento))

    Vantagens de um teclado rompler: Timbres próprios, alguns com qualidades melhores que VSTs gratuitos, não depende de nada para funcionar, caso tenha saidas MIDI, também funciona como controlador, com funções básicas. 90% deles é plug and play, alguns tem interatividade com programas e funções exclusivas da marca. É capaz de reproduzir uma trilha da DAW, caso todas as trilhas sejam MIDI. Algumas marcas te da possibilidades de acessar outros bancos de vozes, com mais qualidades e variedades, do tipo XG, XGLite, GS2, nas reproduções MIDI via teclado, através de softwares exclusivos

    Desvantagens de um teclado rompler: Falta de controles avançados e funções MIDI, avançadas, timbres medianos a pouco acima da média, melhores apenas que VSTs gratuitos (há muitos VSTis gratuitos, com timbres melhores que teclados nesta faixa de preço, porém necessita garimpagem excessiva).

    ReegiJR
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Agradeço os comentários e as opiniões de todos :)

    Com base nas opiniões expressadas, acho que no meu caso se encaixa um arranjador voltado para o publico iniciante mesmo... Para mim que estaria começando no mundo das teclas e não utilizarei o teclado para produzir, os recursos adicionais de um controlador que são uteis para controle da DAW acabam se tornando desnecessários. No caso do arranjador, apesar de considerar varias funções como irrelevantes é interessante poder usa-lo mesmo sem um computador, e além do mais, também poderei usa-lo como um controlador básico, o que eu sinto que irá me suprir por um tempo.

    Diante da minha atual condição financeira limitada eu gostaria de saber se um arranjador simples (Como um CTK-3200 ou um Yamaha YPT-340) funciona de forma satisfatória como um controlador, visando que 90% do tempo eu apenas estaria interessado em usar as teclas do instrumento e não os demais recursos.

    Obrigado pela atenção de todos.

    Gus79
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Também acho que um arranjador mais simples é melhor do que um controlador nesse caso.

    Só veja se o teclado possui teclas com sensibilidade à velocidade de toque. Senão já desanima, porque você não consegue colocar muita expressão nele.

    Veja também o mercado de teclados usados (mercado livre, olx), tem coisa boa e barata que às vezes aparece. Às vezes aparece um bom teclado antigo por esse preço aí.

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começar a tocar com controlador? Besteira ou nem tanto?