Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Um grande pianista brasileiro que ganha filme

      Autor Mensagem
      jorget
      Membro Novato
      # 17/ago/17 13:19


      O grande Joao carlos Martins, pianista e maestro reconhecido mundialmente, tem estreia de filme, contando sua história e como ficou debilitado numa mão após acidente num jogo de futebol, além do assalto.

      http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/08/1910366-filme-mostra-ta lento-do-maestro-joao-carlos-martins-e-ignora-as-polemicas.shtml


      Para a cultura músical brasileira de piano, imperdível.

      jorget
      Membro Novato
      # 17/ago/17 13:21
      · votar




      Lelo Mig
      Membro
      # 17/ago/17 13:40
      · votar


      jorget

      Espero que o filme faça sucesso, esse cara é literalmente um guerreiro!

      Considerado um dos maiores interpretes de Bach do mundo.... isso não é pouca coisa não!

      Tive o prazer de trabalhar em uma sonorização para uma palestra/apresentação dele, o conheci pessoalmente (claro, superficialmente, apenas no evento, não sou "colega" dele)... mas ele foi super agradável.

      Exigente, porém simpático, alegre, educado... um verdadeiro gentleman.

      HotLicks
      Membro Novato
      # 17/ago/17 23:19
      · votar


      Excelente. Pra quem tem curiosidade sobre a vida do maestro, recomendo o livro A Saga das Mãos, sua autobiografia.

      HL

      mauropsouza
      Veterano
      # 23/ago/17 16:31 · Editado por: mauropsouza
      · votar


      Por falar nisso já viram esse documentário sobre Nelson Freire, que é considerado um dos maiores pianistas brasileiros também, por alguns o melhor....
      É um documentário que assisti... fiquei boqueaberto com tanto talento e dedicação...

      https://www.youtube.com/watch?v=rpdoE7iWbJk

      soruji
      Veterano
      # 23/ago/17 17:54
      · votar


      Assisti ao filme do João Carlos Martins no sábado, e sinceramente, acredito que o maestro merecia um filme melhor, viu? Não é inspirador, tocante, emocionante. A edição é muito mal feita e a transição das cenas e dos acontecimentos são repentinos demais, por isso fica difícil construir um raciocínio e criar empatia pelo personagem. Resumindo, o filme alterna enfadonhamente entre viagens, e trechos de concertos, chega determinado momento que você não sabe mais se ele tá no Brasil, Estados Unidos ou Alemanha. Se eu fosse recomendar, seria apenas pela trilha sonora, e pelos 5 minutos finais. Sei que o maestro tem uma história de superação e amor pela música incríveis, mas no filme é mais tratado como uma obsessão e fuga da realidade.

      jorget
      Membro Novato
      # 24/ago/17 02:05
      · votar


      soruji
      o maestro merecia um filme melhor

      Não queira comparar uma "produção" brasileira com uma hiper-produção americana como Amadeus (Mozart), ganhador de 8 Oscar e mais 50 prémios. Estamos a anos-luz disso. A única "semelhança" é que são filmes de dois músicos clássicos e nada mais.

      soruji
      Veterano
      # 24/ago/17 13:28
      · votar


      jorget

      Em nenhum momento citei, ou comparei as duas obras. O que estou pautando aqui é a história em si, independente de figurino, maquiagem, ambientação de época, ou qualquer coisa do gênero. Fato é que estamos falando de um dos grandes representantes do erudito aqui do Brasil, que como se não bastasse ser um músico incrível, foi também um exemplo de superação e paixão pela música. Acho que já passou da hora das pessoas verem o cinema nacional com tanto preconceito. Tem filmes nacionais ruins? Sim, mas o cinema americano tem tantos quanto também. Steve Jobs teve a vida retratada de maneira bem inconsistente (Ashton Kutcher), e é uma produção americana.
      Repito: merecia sim, um filme melhor, até porque os diretores tiveram uma oportunidade riquíssima, que foi contar com a consultoria do próprio João Carlos pra poder aprofundar roteiro e personagem. Fora que montagem e coesão narrativa nada tem a ver com orçamento pra se fazer um filme.

      Lelo Mig
      Membro
      # 24/ago/17 14:06 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      soruji

      "Sim, mas o cinema americano tem tantos quanto também. Steve Jobs teve a vida retratada de maneira bem inconsistente..."

      O próprio Amadeus, citado por nosso amigo, não é real! Ainda que um filme brilhante, o roteiro escrito por Peter Shaffer (fanático por Mozart), é uma alegoria, uma "brincadeira" com os pecados capitais, em particular a inveja, e, sabiamente ele e o diretor Milos Forman não fizeram o filme girar em torno da grandiosidade do talento de Mozart... é em verdade um filme sobre Salieri. O Mozart do filme, nem se dá conta da genialidade que possui.

      - Na vida real Salieri foi um ótimo compositor e não presenciou a morte de Mozart. Foi um compositor de muito sucesso. Teve alunos ilustres como Beethoven, Schubert e Liszt.

      - Na estréia de A Flauta Mágica, Salieri não foi escondido, como no filme. Foi a convite do próprio Mozart, que ao que a história indica, devem ter sido amigos e não rivais.

      Obs: Repito, o filme é uma alegoria, não a biografia de Mozart. Mas, nada disso, tira a qualidade da obra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um grande pianista brasileiro que ganha filme

      303.304 tópicos 7.849.411 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital