Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Como tomar cuidado e economizar dinheiro ao comprar um piano.

Autor Mensagem
      DDODS91
      Veterano
      # 21/jul/17 10:23 · Editado por: DDODS91

Pessoal, bom dia!

Quero contar aqui algumas experiências que eu tive recentemente na aquisição de um piano para que vocês tomem cuidado e economizem na hora da compra de vocês.

Comprei um piano vertical há cerca de 2 meses pela internet, além do valor do piano, eu precisei gastar com transporte, locomoção e afinação.

Liguei em várias lojas de piano, e fechei acordo com a CASA LEVY DE PIANOS para estes serviços, pois eles me passaram confiança pelo telefone. O problema é que a transportadora NÃO É DELES, e o técnico em afinação de piano NÃO É DELES, ou seja, eles CONTATAM o transporte e o afinador e falam com você como se fosse eles mesmos que iriam fazer o serviço.

Moral da história: Se uma afinação custa em torno de 150 à 200 reais, a CASA LEVY DE PIANOS vai cobrar 350.. foi o valor que me cobraram, pois eles apenas ligam pra um afinador parceiro deles e manda o cara afinar o seu piano, e ambos dividem o dinheiro depois. Porque pagar 350 em uma afinação se você acha por 150 à 200? Pois bem, eu fiz isso pelo fato de até então estar confiante no serviço que por sinal nem é deles.

Mesma coisa é válida para o transporte, se o transporte custa 200 ou 250, eles te cobram 400, pois tiram a grana deles só por INDICAR, falando com você como se fosse eles que fizessem o serviço. Eu paguei por engano 180 reais a mais em um serviço que não foi feito no transporte, e quando eu liguei para a CASA LEVY DE PIANOS, eles ligaram para a transportadora de piano da qual recebeu o dinheiro das minhas mãos e os mentirosos da transportadora alegou que fizeram sim o tal serviço, desonestidade por causa de 180 reais!

A CASA LEVY DE PIANOS para não se prejudicar comigo, deu "desconto" no valor da afinação de 350, então paguei 170 na afinação. Ok, a CASA LEVY DE PIANOS não tem culpa quanto aos problemas da transportadora ou do técnico em afinação, então não são eles que vão assumir a "bucha" se alguma coisa mais grave acontecer.

Quando vocês forem comprar um piano, procurem diretamente por um técnico em afinação na internet, procurem diretamente por uma transportadora, não contatem LOJAS DE PIANOS para conseguir estes serviços, pois vocês pagarão a comissão da loja.

A CASA LEVY DE PIANOS E AS DEMAIS LOJAS DEVEM SE LIMITAR NA VENDA E COMPRA DE PIANOS, SE NÃO OFERECEREM O PRÓPRIO TRANSPORTE, MANUTENÇÃO OU A PRÓPRIA AFINAÇÃO, NÃO DEVERIAM INDICAR NINGUÉM, POIS GANHAM COMISSÃO POR ISSO, ENCARECENDO O SERVIÇO E NÃO SE RESPONSABILIZANDO POR POSSÍVEIS PROBLEMAS.

Não é a toa que o rapaz que transportou meu piano me disse que é comum LOJAS DE PIANOS e TRANSPORTADORAS terem problemas entre eles e desfazerem tais parcerias, ele me disse que havia caso de transportadoras "queimar a imagem" da própria loja das quais eram "parceiros" para os clientes.

Se uma afinação passar do valor de 250, não façam, pesquisem melhor! Da para achar até por 150, 200.. É só falar com um técnico afinador DIRETAMENTE. Mesma coisa é valida para o transporte, pesquise por uma transportadora sem contatar lojas.

Não quero prejudicar nenhuma loja de piano, só não acho justo uma pessoa pagar o dobro do valor do serviço sendo que nem são eles que vão fazer.

Quanto ao serviço de compra e venda da CASA LEVY DE PIANOS eu não tenho o que falar, nunca comprei piano deles, aparentemente são uma ótima loja. Eu compraria tranquilamente piano deles.

fernando tecladista
      Veterano
      # 22/jul/17 08:31
      · votar

Bem vindo ao mundo da terceirizacão!!!

Se eu tenho um teclado e esse dá pau eu levro em uma eletrônica autorizada e não na propria importadora
      Outro dia quebrou um cano aqui da pia, chamei uma empresa pra isso, mandaram um Zé que fez tudo certo, mas o tal Zé eu conhecia, até faz o serviço por fora nas horas vagas o problema e a facilidade

A tal empresa faz anúncio, imã de geladeira, site, aparece nas buscas do google e apareceu algurm aqui em casa em meia hora... o zé não faz nada disso, eu estaria até agora procurando o tel dele ligando pro amigo do amigo que conhece ele...

jorget
      Membro Novato
      # 22/jul/17 14:41
      · votar

DDODS91
      Desculpe amigo, mas com todo o respeito, discordo em tudo no que voce diz. Veja bem que ate agora voce só falou em DINHEIRO, preço, valor, sem citar mais nada, como se a qualidade, conhecimento, garantia, história não valessem nada, sem eu defender qualquer empresa, apesar dessa ter décadas de vida. Vejamos:

Porque pagar 350 em uma afinação se você acha por 150 à 200? Pois bem, eu fiz isso pelo fato de até então estar confiante no serviço que por sinal nem é deles.

Depende: se eu tiver um piano detonado, sem marca e no fim de vida sem querer reformar, pagando 150 ainda acho muito. Se tiver um Steinway ou Bosendorfer, 350 é pouco/nada, pois afinadores renomados em marcas, cobram muito mais de R$ 1000. Para ter uma ideia, as salas de orquestras mais renomadas do Br, como Sala SP e outras super-salas ou teatros no Br com um Steinway D de quase 1milhão no palco, tem serviço mensal por renomados afinadores a milhares de reais, talvez mais de 10mil/mes. O que isso quer dizer? tradução: DEPENDE do piano, depende da cultura do dono, do requinte da EXIGÊNCIA de qualidade, etc. Conheço um pianista que tem um "mero" piano Yamaha C1 que não chega a R$ 80mil (longe do 1 milhão ou 2 milhões de um Bosendorfer imperial) e paga com prazer 800 reais por cada afinação ao seu bom profissional. Obs: o cara tem ouvidos demais, extremamente exigente e faz belas composições. Então pela qualidade que exige, pra mim 800 é pouco, deveria contratar um afinador de orquestra muito mais caro. Já pra um "hobistas" de pianos, 80,00 seria muito.

se o transporte custa 200 ou 250, eles te cobram 400, pois tiram a grana deles só por INDICAR, falando com você como se fosse eles que fizessem o serviço. Eu paguei por engano 180 reais a mais em um serviço que não foi feito no transporte, e quando eu liguei para a CASA LEVY DE PIANOS, eles ligaram para a transportadora de piano da qual recebeu o dinheiro das minhas mãos e os mentirosos da transportadora alegou que fizeram sim o tal serviço, desonestidade por causa de 180 reais!

Nenhuma loja de piano tem transportador próprio, mas é obrigatório todo dono de piano os contratar. Porque? Por muitos motivos: a empresa sabe muito bem quem está contratando e sabe se são amadores, se arranham o piano, se deixam cair, se sabem desmontar um de cauda, se usam proteções, embalagens, se os carregadores são experientes, se conhecem CADA marca de piano, se não são carregadores de material de construção, etc. Isso diz absolutamente tudo. Se diz que carregar um piano é o mesmo que carregar vidros. Achei barato 400,00 demais pois um bom piano se cobra nele muito acima de R$1mil dependendo da distância, se com escadas, edifício, carrinhos, embalagens, desmontes, etc, Imagine investir/comprar 50mil num piano, se recusar a pagar 2% do valor (mas se pede sempre 10% de desconto) e querer arriscar se derrubar por R$ 200. Absurda aventura e risco, absoluta irresponsabilidade e falta de dar valor ao dinheiro/patrimônio. É querer perder 50mil num segundo.

Quando vocês forem comprar um piano, procurem diretamente por um técnico em afinação na internet, procurem diretamente por uma transportadora, não contatem LOJAS DE PIANOS

De forma alguma se faz o que disse por todos os motivos acima JUSTIFICADOS, fundamentados, pois é aí que entra o nome da empresa que te atende e contratou o transporte. O motivo principal, além de tudo acima, é a NOTA FISCAL que essa empresa te dá (no nome dela), como garantia, pois por trás disso, como no nome da Casa Levi, muito renomada, entre outras boas, se ocorrer algo no piano, ela te dá respaldo de tudo, diferente do que disse, de que a transportadora é responsável/culpada (isso não existe), pois aí se aciona a Casa Levi pra tudo: de responsabilidade civil, a reparos caso ocorra acidente, a conserto total do piano como eles tem oficina de reparos, a reposição de material importado, a ate tudo, afinação, pintura, e ate danos morais e civis num acidente e reposição com outro piano similar. Daí a extrema necessidade de se contratar uma expert em pianos, uma que entenda bem quem está contatando. Nenhum dono de piano de renome entra na aventura de contratar uma transportadora que nada entenda de pianos (só anuncia/mente) onde os únicos que podem garantir são justamente aqueles que trabalham com pianos pois diariamente fazem transportes dos próprios, de novos, de pianos caríssimos.

Se uma afinação passar do valor de 250, não façam, pesquisem melhor!

Como dito acima, cada um sabe do "penico" que tem (ou da joia que possui) e cada um trata seu objeto como quer: uns limpam a poeira do seu piano lixando com bombril e outros com flanelas importadas. NUNCA se pode aconselhar a outros serviços que se desconheça, ou para pianos que desconheça, como dizer a alguém "vá regular o motor da tua Ferrari no meu mecânico pois meu fusca sempre fica bom com ele". Olhe bem o que aconselhou lá acima.

abraços

DDODS91
      Veterano
      # 22/jul/17 16:34 · Editado por: DDODS91
      · votar

fernando tecladista

No seu caso da pia tudo bem, mas no contexto "piano" da para achar na internet sites de muitos técnicos em afinação e manutenção de piano, pagando pelo serviço diretamente e economizando sem perder a qualidade.

jorget

Como você pode alegar que a CASA LEVY DE PIANOS se responsabilizaria por possíveis problemas no transporte se nem ELES me disseram isso? Inclusive, a solicitação que eu fiz dos serviços foram feitas por telefone, ou seja, como eles iriam me dar garantia de algo se ao menos eu não assinei um documento se quer?

Como eu iria na justiça provar que eu contratei o serviço "deles" se algo de grave acontecesse se até então tudo foi feito por telefone? Até porque foi como eu disse, a transportadora deles mentiram pra loja alegando ter desmontado o teclado do piano sendo que não fizeram isso, tudo para não devolver 180 reais. Imagine então a dor de cabeça que seria se algo mais grave tivesse acontecido.

O próprio motorista do transporte me disse que eu não deveria contratar um serviço indo pela "tradição" da loja, a CASA LEVY DE PIANOS tem décadas de existência, mas isso não significa nada, palavras do próprio motorista que trouxe o piano.

E realmente não significa, de que adianta eles terem 100 anos de tradição e um serviço terceirizado sabe se lá de quanto tempo de parceria que por sinal é desonesto?

Me fala aonde está os termos "qualidade, conhecimento, garantia, história"... Eu quero acima de tudo isso a honestidade. A CASA LEVY DE PIANOS para ganhar comissão nos serviços que eles não prestam, indicam TERCEIROS. Se esses terceiros cometerem falha no serviço, a CASA LEVY DE PIANOS lava as mãos.

Então repito: LOJA É LOJA! Não deveriam terceirizar NADA. Se a CASA LEVY DE PIANOS fornece nota fiscal, então deve ser apenas na venda dos pianos.

Referente a afinação, não estou falando do PREÇO, estou falando de pagar O DOBRO do serviço simplesmente por ter sido INDICADO. Você pode contatar um afinador que cobre 10 MIL pra afinar um piano de 1 MILHÃO, a questão não é essa, a questão é: porque pagar O DOBRO do valor do serviço se você pode contatar diretamente o técnico em afinação? Entendeu? Ou por acaso os afinadores que prestam são apenas os indicados por lojas? Até porque, o técnico em afinação que a CASA LEVY DE PIANOS me indicou, ele tem o próprio site, falando diretamente com ele, você não paga o DOBRO, e você terá o mesmo serviço. Entendeu? O problema é que não pesquisamos.

Desculpa se o texto aparenta estar grosseiro, não é essa a minha intensão, é só indignação da minha parte com o "ganhar dinheiro fácil" sem fazer nada.

Abraço.

fernando tecladista
      Veterano
      # 23/jul/17 08:05
      · votar

DDODS91
      Quanto a afinação tem muita gente por ai que comprou uma chave de afinador e um aparelho e sai por ai afinando falando que é afinador...
      Não tem aquele pedrigee... que aprendeu com o pai, que faz a vida inteira

Existem afinadores e afinadiores cada um com seu preço, os que afinam por hobby e os que levam como profissão, igual tecladista que toca por 50 conto

agathasoc
      Membro Novato
      # 23/jul/17 15:18
      · votar

concordo com o jorget em parte. se for pra pensar como o autor de forma radical, eh melhor que ele pegue uma strada emprestada e com um grupo de amigos transporte ele mesmo.
      e que faça um curso de afinação tb. ae nao paga nada.

a terceirizaçao esta em toda parte. nos bancos, compra de imoveis, serviços.

concordo que pesquisar eh preciso. mas podia ter arriscado alguem dessa pesquisa que fizesse um serviço ruim pelos 150. cuidado.

daimon blackfire
      Membro Novato
      # 23/jul/17 21:48
      · votar

Esse tópico me deixou curioso sobre uma coisa. Como que se afina um piano?

makumbator
      Veterano
      # 23/jul/17 22:31 · Editado por: makumbator
      · votar

daimon blackfire
      Como que se afina um piano?

Movendo manualmente os reguladores de tensão de cada corda dentro do piano (e há centenas delas em um piano, pois a maioria das notas de sua extensão tem mais de uma corda).

jorget
      Membro Novato
      # 24/jul/17 03:19 · Editado por: jorget
      · votar

A arte de afinar não está somente em usar um aparelho (afinador digital) ou manter os 440hz de afinação, etc, tudo sem ter ouvidos. Se diz que um afinador bom tem como sua principal ferramenta, os ouvidos e chave, coisa muito rara no mundo da afinação (sem usar nenhum aparelho, timbre, metronomo/tuning, diapasão, etc). O maior problema de afinação é no estado do piano, marca, idade, qualidade dos acessórios, etc, pois cada piano exige uma forma diferente de afinação e principalmente (e o mais dificil, que é conseguir um bom conhecedor de pianos e seus estados): saber se o piano afina, segura afinação, afina bem ou se tem sérios problemas, pois um mau afinador, além de não conseguir as notas certas,nada te diz, te cobra e vai embora te deixando no caos e prejuizo,muitas vezes voce percebendo isso dias depois. Há gente muito humilde que ate mal sabe falar mas que tem ouvidos incríveis e conhecimento sobre pianos e timbres, e há gente ate formada um música e nada entende de afinação e se mete a afinar. O piano só exige uma aptidão: ouvidos e saber o estado do piano e nada de intelecto ou estudos. E quem tem excelentes ouvidos, nunca vai subestimar sua aptidão por "misérias": vai sim querer submeter seus ouvidos aos melhores pianos do país. E sabe que muitos pagam o que bem ele pedir. Mas esses são raros e procurados como joias. Nos videos citados, nenhum é bom, mas apenas pra se ter ideias de como se faz. Bom mesmo só conheci um único, aposentou e nunca mais conheci outro (a maioria "meia boca" e ainda cobrava meio caro). Um bom é aquele que te mostra o problema de cada corda, te diz os problemas do piano, de tudo, de Cepo, Cravelhas e Cordas, ate mesmo saber afinar no mais difícil, no inexistente no Br, como esse que se aposentou: afinar pelo martelo, regulando ele na cabeça, seu ruido, etc. É uma verdadeira arte, mas mal remunerada no Br. Uma vez conheci um pianista, na época com 17 anos e que afinava seu piano como ninguém e lhe perguntei do porque não trabalha nisso. Me respondeu que no preço que se paga, prefere muito mais ser um mestre universitário público de música pois se paga 20 vezes mais de salário. Ou seja, o mundo perdeu um excelente afinador, mas que fez universidade com doutorado e tudo mais, que pelo menos hoje deve ser um mestre (doutor) em música para muitos alunos

DDODS91
      Veterano
      # 25/jul/17 08:44 · Editado por: DDODS91
      · votar

agathasoc

Não sou radical, eu fui totalmente claro amigo:

"Quando vocês forem comprar um piano, procurem diretamente por um técnico em afinação na internet, procurem diretamente por uma transportadora"

Não venha dizer que eu vim incentivar o "faça você mesmo" porque nem foi isso que eu disse. Seja justo e não tire palavras por mim.

jorget

Legal essa história, agora imagine se essa pessoa cobrasse 500 para afinar e alguma loja por aí indicasse ela dizendo que "eles" iriam afinar seu piano e o valor era 1.000 reais... Aí esse "monstro da afinação" aposentado chega na sua casa e fala: "Eu cobro só 500 pra afinar amigo, você vai pagar 1.000 porque 500 reais vai ser da loja que só me indicou sem fazer nada".

Tanto é, que a primeira vez que o afinador for na sua casa, ele vai passar o contato direto dele para você não pagar mais a tal comissão da loja.. o que eu quero AJUDAR as pessoas que ler o tópico é ir atrás do afinador de primeira, já economizar na primeira afinação. É só isso.

Poxa, é tão claro entender isso... não sei porque tem gente aqui falando baboseira. Se para certas pessoas é mais conveniente ficar jogando dinheiro pela janela pagando comissão para lojas, então façam..

Levando em consideração que determinada loja de piano tenha todos os seus pianos afinados pelo afinador que eles indicam (foi o caso da CASA LEVY DE PIANOS), então é sim mais confiável, pois o trabalho que será feito no seu piano será o mesmo feito na loja, porém, porque eles indicam o afinador e DOBRAM o valor da afinação? Deveriam simplesmente indicar um afinador e não cobrar por isso, pois não são eles que farão o serviço e muito menos vão se responsabilizar por nada.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como tomar cuidado e economizar dinheiro ao comprar um piano.

303.521 tópicos 7.854.310 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital