Equalização em mesa de som

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah
Não entendi sua réplica ao meu comentário.

acontece muito em igreja onde tem uns par de tecladista que usa o mesmo canal da mesa, então já tem lá entiquetado "teclado" o ultimo a usar com um PSR deixou lá +8 no grave, -3 no médio, + 7 no agudo...
ai chega o próximo tecladista pega essa regulagem e liga seu casio e começa a timbrar por esses parametros
como o grave já tava no talo ele vai lá e baixa o geral porque tava alto ai nota que "não tem agudo" ( e o agudo vai parar no +15) e ele acha que não tá vindo agudo... quando as vezes a questão não é colocar mais frequencias e sim cortar outras frequencias

o bom é deixar o canal todo em flat e por ai sim começar a timbrar

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Synth-Men

Isso tem cara de problema de fase! Algum cabo montado invertido, DI montado errado... Nada anormal de acontecer...

fernando tecladista

Ainda não sei se entendi :/
Basicamente disse que flat é tudo no meio, mas isso raramente funciona porque o PA não é flat, logo tem buracos no espectro sonoro, e tudo que soar ali, vai desaparecer ou soar muito baixo...

fernando tecladista
Veterano
# jul/17
· votar



Ainda não sei se entendi :/

Só destaquei que é importante deixar o canal na posição flat, mesmo que o p.a. não seja flat, e nunca começar a timbrar com os potenciômetros tudo zuado

betoborca
Membro Novato
# jul/17
· votar


Um técnico de som me indicou um Pedal Boss Ge-7 Equalizer Equalizador P/ Guitarra. Custa em média 150,00. Não custa nada tentar.

betoborca
Membro Novato
# jul/17
· votar


Vou usar um Pedal Boss Ge-7 (equalizador) de guitarra indicado por um técnico de som para ver se melhora os timbres

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


betoborca
Eu tenho um pedal desse, funciona muito bem na minha guitarra rsrsrs desde que entrou no meu set, nunca mais saiu, e isso já faz uns 5 anos ou mais, e comprei ele usado (bem usado e judiado). O pedal é bom e durável, se vai ficar bacana no teclado é outra história. Se vc usar e ficar bom, recomendo um upgrade futuro: Boss EQ20 (link pra página do produto no site da Boss).

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


betoborca

Eu optaria pelo Boss GEB7 ou GE7B, se acha com as duas nomenclaturas. Pois o GE7 tem enfoque na região de atuação da guitarra, pecando no grave que também sai do teclado.

betoborca
Membro Novato
# jul/17
· votar


Galera resolvi meu problema, um amigo levou no ensaio um equalizador que ele comprou nos EUA, (tube MP Studio valvulado), coloquei a mesa em Flat e meu teclado ficou com o som perfeito. Já vi no mercado livre, o equalizador custa em torno de 500,00. Para quem estiver com problema igual ao eu esta ai a solução.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Só não sei se precisa de um equalizador valvulado. Talvez um SS gráfico de 31 bandas fizesse o serviço também.

Poderia postar uma foto do dito? Não achei.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Deve ser isso aqui.

Na verdade é um preamp, mas já equaliza o sinal com presets para instrumentos.
EQ de 31 bandas? Rapaz, a solução dele é do tamanho da sua mão bem aberta, vc quer empurrar um aparelho de rack pra ele? kkkkkkk
Praticidade é a palavra! O dispositivo parece ser bom. Aposto que muita gente vai meter o pau pq é EQ preset mesmo sem nunca ter usado o equipo.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Com 500 pila já se compra um Eq usado que atende bem em todas as situações. O ruim do preset, é que sempre se chegará a um resultado, em cima do meio termo: tá bom, mas falta o... do outro nesse aqui...

E não é questão de ouvir se o equipamento é bom ou não, é questão de praticidade, pois cada caso é um caso...

Mas vamos esperar o dito pra ver o que rola.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
Pra chegar em um nível de detalhamento minucioso assim: " tá bom, mas falta o... do outro nesse aqui...", a responsabilidade deixa de ser do músico que tá mandando o som pro PA e passa a ser do "rapaz do som". Esse sim, deve ter um eq de 31 bandas. Não faz sentido vc recomendar isso pro tecladista! A menos que o cara seja profissional (acho que não é o caso), e mesmo se for profissional, é responsabilidade do rapaz do som.

Ismah
Veterano
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar


Vai nessa... Se não é minha responsabilidade, eu não faço... Quem sai perdendo é o músico. Se partir dessa ideia até o que ele já tem é desnecessário.

Não é anormal um tecladista com rack, dependendo o que ele faça na banda, e o teclado que ele tenha.
Se tu tem um Korg Trinity ou um Juno da vida, dá para ser feliz facilmente. Mas se tu tem um teclado muito básico, o papo é outro...

Não sei tua visão da causa, mas eu sou tecladista de raíz, e levava meu CTK800 de casa, que meu rack complementava, as vezes levava meu CCE Ek55 só para dar um " plim ".
Não porque o XP80 da igreja não me atenderia, mas porque eu tocava todo santo dia no meu, e 4 vezes por mês no XP80...

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
ACho que entendi. Levando pro meu mundo (guitarra), seria a mesma lógica de eu fazer questão de levar aquela "merda" daquele trambolho de head 100w + caixa nos ensaios/apresentações ao invés de usar o amp que a casa oferece.
Aproveitando o tópico, surgiu a curiosidade. Que elementos/componentes poderiam constar no rack de um tecladista, e o porque de cada um deles? Pulando o EQ que é óbvio.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Os mesmos que numa pedaleira de guitarra, salvo a distorção que não é muito usual, as vezes vira um overdrive leve... Basicamente, um Yamaha SPX900, um eq de 32 bandas, e um exciter, um pedal de by pass caso desse pau em alguma coisa. Usei umas duas vezes um oscilador, mas ele desligava sozinho, e devolvi na loja...

Eu vendi o SPX pra completar o preço de alguma coisa, mas não consigo lembrar o que era... Acho que foi na época que queimou meu primeiro desktop.

O CTK fica devendo em quase todos os timbres. Usei bastante pianos (elétricos e acústicos) e órgão (draw bar) pra segurar a harmonia. As vezes alguma coisa de violino, ou um naipe de violinos, usei bastante vocalizações de coros. Strings e synths nunca foram muito do meu gosto, mas usava mais para passagens orquestrais, e quando caí pra dentro da eletrônica que fui usando alguma coisa, mas já usava VSTi's.

Rotary, tremolo (não lembro se tem phaser) e chorus pro órgão, alguma coisa de flanger e delay (echo na verdade), e muito pouco de reverb porque a igreja era viva demais. Alguma coisa de shifter para fazer dobras, e vibrato pra dar realismo em coros principalmente...

Eu não lembro se cheguei a usar MIDI com ele, controlava pelos 3 foots que ele tem atrás, bypass, tap, e não tenho certeza, mas acho que era um recall, meio que um preset coringa.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
E eu, que achava que certos guitarristas usavam pedaleiras desnecessariamente grandes e complexas! Quanta ingenuidade rsrs Só de ver a variedade de efeitos do SPX900, que não conhecia, já fiquei perdido! kkkkk

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


E nem falamos de síntese sonora ainda...

betoborca
Membro Novato
# ago/17
· votar


NÃO CONSIGO POSTAR FOTO POR AQUI, MAS DIGITE NO MERCADO LIVRE (TUBE MP STUDIO VALVULADO ART) QUE VC ACHARÁ ELE ISMAH. É UM EQUALIZADOR TODO PRETO.

betoborca
Membro Novato
# ago/17
· votar


ESSE É O LINK DO MERCADO LIVRE -
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866906348-art-tube-mp-studio-pr e-amplificador-valvulado-importado-eua-_JM

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Estou inclinado a achar que teu problema era falta de um direct box (DI).
Este aparato é um pré-amp, que basicamente faz não é equalizar, e sim adequar a saída do teclado a nível de linha...
Se não o comprou, tente arranjar um DI e ver o que acontece, pode sair BEM mais barato.

mquintino
Membro Novato
# ago/17
· votar


Boa noite!

Aproveitando o tópico, duas questões bem primárias:

1) Sobre ligar o teclado na mesa com dois cabos P10 mono em 2 canais: Se eu regular na mesa o Hi, Mid, Low eu tenho que regular os dos dois canais? ou somente o do L?

2) Eu tenho 2 teclados, um PSR E333 com somente uma saída Phone/Output e um XPS-10 que já tem as saídas L/R. Usar o Direct Box ajudaria em alguma coisa ligando eles na mesa? Não entendo nada sobre Direct e gostaria de saber mais...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Dos dois, ou se não vai equalizar um lado só...

O direct ajuda, mas depende de muita coisa, principalmente a distância que esse sinal vai viajar.

betoborca
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismash, realmente ele é uma pré amp, mas será mesmo que um DI resolveria meu problema, pois com certeza é mais barato.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


betoborca
Pela descrição dos sintomas, o sinal está chegando fraco na mesa, por isso fica ruim. O preamp deixa o sinal forte. O DI vai ajustar a impedância, assim o sinal com a mesma força vai chegar do jeito certo na mesa. Como o Ismah disse, se vc usar 50 metros de cabo, não tem DI que resolva, mas é testar e ver no que dá, se o sinal que teu teclado for naturalmente fraco (não amplificado) como é o caso, vc precisa de um preamp. Tem algumas mesas e sistemas de som que já tem preamp naturalmente, daí dispensa o uso de um externo, outros (como parece ser o teu caso), não tem preamp, então mesmo se o DI resolver, é bom ter um preamp. Mas dá uma pesquisada, acho que dá pra encontrar um mais barato que faça o serviço!
Se vc tiver disposição pra buscar e depois trazer de volta pra jundiaí, te empresto meu DI, mas a viajem vai ficar tipo o preço do DI kkkkk o meu é um waldman DuoPass ($120), ele é dois DI em um dispositivo.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Realmente eu não fui claro, me referia a um DI ativo, que nada mais é que um pré-amp... Um passivo talvez resolva também, mas é melhor garantir.

se vc usar 50 metros de cabo, não tem DI que resolva

Pessoal do RiR, Barretos, Planeta Atlântida, Lollapalooza ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equalização em mesa de som