Teclado não transmite dados midi no canal correto

    Autor Mensagem
    Danindanis
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: Danindanis


    E ai galera beleza? Estou com um problema. Tenho um PSR-620 e recentemente comprei um cabo midi-usb para usa-lo no computador com sonar,kontakt, entre outros. Mas por algum motivo quando ligo o split voice que de acordo com o manual e transmitido pelo canal midi 2 ele nao funciona recebendo os dados de quando aperto as teclas uma vez ou outra.
    Edit: quando ligado o split voice quando aperto alguma tecla do split voice, ele continua transmitindo mas pelo canal midi 1 e com o instrumento da voz principal. Baixei também um programa para testar os canais e o canal 2 passa no máximo uma tecla, quando eu dou alguma instruçao junto como mexer no pitch ou quando clico em outra tecla que nao esteja no ponto de divisão.

    jorget
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Como não diz qual marca é o cabo, fica dificil. Se comprou esses cabos "quase de graça" chines que tem uma nota musical de emblema, esqueça: nem vem CD de instalação e praticamente 99% dos computadores e sistemas nunca o detectam (um bom cabo custa acima dos R$ 200, ate R$ 500 e vem com tudo e ate apoio/site de ajuda. E o psr-620 tem quase 30 anos, muito antigo e fica muito dificil fazer algo nele. Ou seja, é muita reza no teu caso, se for o dito acima. boa sorte.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Eita laskera-sô! A ultima vez que toquei num PSR 620 foi em 1996.

    Eu suspeito também que é o cabo, mas vamos lá, já que transmitiu tudo no canal um as informações, então algo está funcionando.

    Você abriu duas trilhas ou patchs com dois canais diferentes, tipo

    Trilha 1, canal 1, Piano
    Trilha 2, canal 2, Strings

    E não funcionou? Já tentou verificar se o canal 2 está no status Omni Off ou Omni On Mono? Se sim passe para Omni On Poly.

    Testa ai e nos fale.

    Outro teste é o seguinte

    Baixe um arquivo .mid qualquer da internet, ou que esteja no seu set, abra ele no seu programa MIDI no computador e veja se o teclado irá tocar todos os instrumentos que estão nas trilhas. Não precisa ser a musica toda.

    Depois clique em cada trilha do arquivo no piano roll e pressione qualquer tecla e veja se o arquivo irá modificar-se, ou nota será inserida.

    Caso tudo dê errado: http://www.americanas.com.br/produto/9321569/interface-roland-um-one-m k2-mid?opn=YSMESP&WT.srch=1&loja=10755289000102&epar=&epar=bp_pl_00_go _pla_br_geral_gmv&gclid=EAIaIQobChMIzK79p5PF1AIVwgeRCh0GiwIQEAQYASABEg JMGPD_BwE

    Danindanis
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    E não funcionou? Já tentou verificar se o canal 2 está no status Omni Off ou Omni On Mono? Se sim passe para Omni On Poly.
    Esta é uma configuração do programa ou do teclado?
    Todos os instrumentos tocam. Alguns momentos ele transmite.
    Uma coisa que eu percebi e que quando seleciono o canal 1 no sonar e ligo o split ele continua passando os dados pelas teclas que estão com o split. E quando no canal 2 que seria o do split eu aperto a tecla e ela segura sem parar, e so recebe outra tecla apos algum tempo, ou se eu mexo no pitch, no sustein ou toco uma tecla que nao esteja no split.

    Casper
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Caro Danindanis:

    Instale o canivete suíço do MIDI: MIDI-OX.

    http://www.midiox.com/

    Com ele é fácil saber o que está acontecendo.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Tava editando aqui. No celular é complicado.


    "...E não funcionou? Já tentou verificar se o canal 2 está no status Omni Off ou Omni On Mono? Se sim passe para Omni On Poly.

    Esta é uma configuração do programa ou do teclado?

    Todos os instrumentos tocam. Alguns momentos ele transmite.
    Uma coisa que eu percebi e que quando seleciono o canal 1 no sonar e ligo o split ele continua passando os dados pelas teclas que estão com o split.

    E quando no canal 2 que seria o do split eu aperto a tecla e ela segura sem parar, e so recebe outra tecla apos algum tempo, ou se eu mexo no pitch, no sustein ou toco uma tecla que nao esteja no split..."




    Esta é uma configuração do programa ou do teclado?

    Omni On Poly é uma configuração feita no teclado. Cada canal tem varias configurações de controle padrão. Acho que tem no manual.

    Outro ponto é que pelo que você descreve acima, você só está com um canal aberto no programa. Desta forma o canal 2 nunca irá controlar o canal 1. Não haverá envio e recebimento de dados. Somente do canal 1



    Uma coisa que eu percebi e que quando seleciono o canal 1 no sonar e ligo o split ele continua passando os dados pelas teclas que estão com o split.


    Se está segurando a nota, provavelmente o split está no modo "Omni On Mono" e o programa no modo "All Chanel" (modo de recebimento de informações de todos os canais do teclado, apenas no canal 1 do programa).

    Ou seja, os dois canais estão enviando as informações para um só local. Um de forma monofônica e outro de forma polifônica.

    Você já abriu o canal 2 no programa?


    Baixe o programa que o amigo Casper falou. Faça o teste com o teclado dividido e as divisões em canais direcionados pelo manual. Provavelmente demonstrará o modo que estará o canal 1 e o canal 2

    Parece que o cabo estã funcionando normalmente.

    Danindanis
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: Danindanis
    · votar


    Omni On Poly é uma configuração feita no teclado. Cada canal tem varias configurações de controle padrão. Acho que tem no manual.
    Seria um gráfico chamado MIDI implementaion Chart? porque no overal do meu teclado não aparenta ter nada semelhante a Omni On poly Omni Off.
    Edit: Encontrei algo parecido no programa mas parece que não houve mudança em nenhum dos canis não sei se e porque fiz alguma coisa errada, mas consegui por exemplo alterar o tempo de atack das voices(Estou surpreso não imaginava que podia fazer isso no meu teclado).

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Infelizmente depois de tanto tempo, não lembro mais os termos linguísticos do menu do PSR620/520.

    Mas o seu menu é identico ao do vídeo do link abaixo. O que fizer para o canal 1, tem que fazer par o canal 2.

    Inclusive você pode perguntar ao Rufino, como fazer nos comentários do vídeo ou pedindo p e-mail dele.

    https://youtu.be/VIhxTSZGLl8

    Danindanis
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Vou ver se arranjo algum teclado para testar o cabo. Testei a transmissão dos dados de acompanhamento e de musica. Todos funcionaram bem(13 a 16 song e 3 a 10 acompanhamento). Apenas o canal dos split que eu não consigo fazer funcionar. o de dual( canal 11) funciona também. Estou esperando resposta do cara la do vídeo. Se so o canal 2 tiver dando problema vou ficar muito ...... por enquanto obrigado a todos pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado não transmite dados midi no canal correto