Caixa de som para Piano Digital / Controlador em apartamento

    Autor Mensagem
    jackscfloripa
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: jackscfloripa


    Caros, tive a oportunidade de adquirir o primeiro piano digital da casa, um Casio- PX860.
    Ocorre que vou precisar de caixas de som para usa-lo como controlador com meu note.
    Meu foco é prioritariamente o piano, minha preocupação é usar o teclado como controlador para ter melhores timbres de piano no Kontakt e não quero estragar os timbres com um caixa que não sirva ao propósito.
    Para o meu apartamento vai ficar muito feio aquelas caixas amplificadas para teclado, sem contar o tamanho.

    Eu pensei em caixas monitores/ ou as ditas de referência, que dá para por em cima do piano, mas não tenho ideia se há opção melhor para meu uso.
    Minhas pesquisas / orçamento me levou a caixa na faixa de preço e especificações como a da Edifier R1600T3, mas não tenho ideia se esta ou similares se aplicam para meu uso.

    Se puderem opinar, sugerir que caminho seguir, eu agradeço.

    jorget
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: jorget
    · votar


    jackscfloripa
    para ter melhores timbres de piano

    Esse Privia já vem com belos samples de pianos, simuladores, ação de martelo, morphing/modelador dos samples e seu som amplificado já é bom. O Kontakt não faz mágica se voce não ter super-samples de pianos, onde os bons são acima de 500mb o kit e exige super placa de som no note, tipo m-audio pro e super note. Sem isso, esqueça e fique só com esse belo Privia, no teu "Se puderem opinar, agradeço."

    obs: se a intenção era só controlador, poderia ter comprado um de teclas pesadas 5X mais barato e menos espaçoso.

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    O Kontakt não faz mágica se voce não ter super-samples de pianos

    Concordo! Conheço um pouco os sons do Privia e concordo que não é aquele som perfeito de um piano acústico, mas pra ficar melhor que isso tive que investir um grana nos pianos acústicos e EPs da XLN Áudio (que por sinal, recomendo!). Pra usar VSTi pirata baixado por aí, fique com os timbres do teu Privia.

    Sobre as caixas, entendo o seu dilema. Morei um bom tempo em um apartamento pequeno e também precisava de caixas/monitores/cubo pois meu piano na época não tinha auto-falantes... Acabei optando pelos monitores de áudio, que são bonitos, ocupam menos espaço e tem uma qualidade de som excelente. Os meus são da Presonus, modelo Eris 4.5. Auto-falantes de 4.5 polegadas não dão muito volume, mas pro que eu preciso atende muito bem.

    Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    para ter melhores timbres de piano no Kontakt
    considere de usar os timbres do proprio piano

    tem que ver se vale a pena o inverstimento
    porque.. você precisa de um computador bom
    interface de audio
    um par de monitor de referencia, considerando a estética delas e o uso em apartamento

    fora a dor de cabeça de ligar tudo quando você vai estudar as vezes 1/2 hora até subir tudo já perdeu 15 min

    kontakt não faz milagre como disseram acima e reforço
    outro fato, é que nada é de graça, você pode topar com um timbre de piano free que foi sampleado de um teclado, então ai você tá trocando 6 por meia duzia
    ou vai entupir seu pc com coisa pirata...

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    E eu trocaria um par de monitores por um par de fones que dá para estudar a qualquer hora, e depois talvez os monitores...

    jackscfloripa
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: jackscfloripa
    · votar


    Valeu pelas opiniões. Eu realmente tenho problema de espaço, mas por incrível que pareça, a minha logística dentro do apê favorece mais ter um piano digital (PD) montado o tempo todo, também servindo como peça de decoração na sala, do que ter um PD e um suporte em X e ter que ficar montando, desmontando e guardando (escondendo) o setup nos armários já cheios toda vez que for usar.
    Eu iria me cansar de repetir o processo e iria perder motivação de estudar.
    Até pensei em um PX160 permanentemente montado com suporte em X na minha sala, mas a minha esposa iria me despejar...rs
    Além de que, a diferença de preço do PX160+suporteX para o PX860, que tem mais potência de som, mais pedais, mais polifonia, móvel, etc.,foi de R$750,00, valor que eu pude encarar.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Boa noite prezados!

    O som do PX860 está no páreo entre os melhores pianos das melhores marcas. Pode ficar tranquilo.

    Seu projeto vai dar certo, mas segue algumas pequenas sugestões se permitires:

    Se for usar o Kontakt, só para ter noção, o Alicia Keys que é já batidão tem uns 17 gigas e não é um dos melhores. O PC vai ter que ser poderoso.

    Para você ouvir parte da qualidade deste sample, é recomendável no mínimo uma placa de som de resolução 24 bits. E mesmo assim, demora meses para você perceber a diferença do som 16 e 24 bits, caso grave em ambos.

    Corra deste negócio de sample de Motif, Nord, S90, DX7, Rodhes, pois são muito inferiores que o som do PX860. É a mesma coisa que comprar um iate para andar na terra.

    Mas pode colocar os seus projetos à frente que vai dar certo.

    Se liga nas dicas do fernandotecladista e do Ismah. Ambas farão valer o seu investimento.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    jackscfloripa

    Caros, tive a oportunidade de adquirir o primeiro piano digital da casa, um Casio- PX860. Ocorre que vou precisar de caixas de som para usa-lo como controlador com meu note.
    Peraí, comprou um PX-860, um pianaço desses, para usar como controlador? Qual a razão para isso? Se o objetivo era usar como controlador, então seria o caso de comprar um controlador propriamente dito, que seria muito mais prático e compacto e custaria no mínimo uns R$6.000,00 a menos. Porque, sinceramente, ter um senhor piano desses só para conectar a um laptop não só é perda de dinheiro, como também é perda de espaço, de praticidade e de propósito. O PX-860 não foi feito para isso. Ele é um instrumento por si só, por conta própria, autônomo, e outros adjetivos similares.

    Meu foco é prioritariamente o piano, minha preocupação é usar o teclado como controlador para ter melhores timbres de piano no Kontakt
    Kontakt não é necessariamente sinônimo de qualidade. Isso é mais "moda" do que qualquer outra coisa. Se o foco é piano, você já tem não só o timbre em mãos, mas as teclas, a sensação do piano acústico (ou ao menos aproximada, já que pianos digitais e acústicos nunca serão totalmente iguais - um piano acústico é, sempre foi e sempre será um piano acústico, ponto), as diferentes nuances etc.. Fora que uma máquina para usar o Kontakt não é barata, tem que ser PC e placa de som tops de linha, se quiser o mínimo de folga para usá-lo. Aí pergunto: vale a pena?

    Eu pensei em caixas monitores/ ou as ditas de referência, que dá para por em cima do piano, mas não tenho ideia se há opção melhor para meu uso.
    Caixas de som nesse caso são inúteis, pois o PX-860 já é amplificado por natureza. Elas só ocupariam um espaço desnecessário e valioso, já que você mencionou que mora num apartamento pequeno. O máximo que eu recomendaria aí é um par de fones. Philips ou Sony, de preferência.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    peguei um modelo parecido com esse, o edifier r1800bt
    uso com meus synths e pra ouvir musica. estao dando conta do recado ate agora.
    quando estava procurando sobre amplificação pros synths,achei que monitores seriam melhor opção em questao de preço e qualidade...esse modelo eh bem honesto

    jackscfloripa
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: jackscfloripa
    · votar


    Synth-Men
    O som do PX860 está no páreo entre os melhores pianos das melhores marcas. Pode ficar tranquilo.
    Seu projeto vai dar certo, mas segue algumas pequenas sugestões se permitires:


    Caro valeu pelas colocações. Com certeza, eu penso que fiz um bom investimento. O Kontakt seria um plus, não é pecado pensar em algo a mais. Você entendeu bem o que eu estava querendo dizer.

    mano_a_mano
    Peraí, comprou um PX-860, um pianaço desses, para usar como controlador? Qual a razão para isso? Se o objetivo era usar como controlador, então seria o caso de comprar um controlador propriamente dito, que seria muito mais prático e compacto e custaria no mínimo uns R$6.000,00 a menos

    Calma amigo,,...rsss.. fiz um compra bem consciente, buscando aquilo que atendesse a minha necessidade. Creio que não fui bem compreendido.
    Eu vou te dar uma resposta mais completa, pois pode ajudar quem ainda quer está escolhendo seu piano, e vai passar por aqui no fórum...
    Ponto 1; Queria estudar piano em um produto decente, compatível com meu orçamento: Escolhi o PX860. Necessidade principal atendida.
    Ponto 2: Não me interessava estudar piano digital (PD) sem hammer action. Isso excluía a maioria dos controladores na minha faixa de orçamento.
    Ponto 3: Mesmo achando um controlador com hammer action no meu orçamento (se existir, só achei tecla pesada) , não me disporia a montar e desmontar o setup sempre que fosse usa-lo.
    Ponto 4: Já que o meu recém adquirido PX860 (que já me atende a necessidade principal) vem com uma porta usb to host, porque não estudar a possibilidade de usa-la e obter sons ainda melhores?

    Note que eu só fui pesquisar essa possibilidade do uso do Kontakt após adquirir o piano, justamente por que não era a prioridade. Tenho o produto que preciso, mas vislumbrei a possibilidade de dar um up. Da maneira como você coloca a questão, eu discordo, não foi um investimento mal planejado.

    Quanto a um controlador custar R$6000 a menos, acho que esta por fora do preço do PX860. Compro quase dois PX860 com o valor de economia que você mencionou, e só pesquisar.

    Mesmo assim grato, por opinar.

    jonathaslacerda
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    peguei um modelo parecido com esse, o edifier r1800bt
    uso com meus synths e pra ouvir musica. estao dando conta do recado ate agora.
    quando estava procurando sobre amplificação pros synths,achei que monitores seriam melhor opção em questao de preço e qualidade...esse modelo eh bem honesto


    Achou por quanto a Edifier R1800BT?

    Wertys
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Hum.
    Legal isso. Tem um belo piano quando não puder ligar a "tralha" completa.
    Pode ir de 1600T sem medo. Uso um modelo desse e me é satisfátório, além dos fones.
    Com relação a timbres de pianos, cada um tem seu gosto particular. Eu particularmente prefiro samples de Steinway&Sons, mas alguns Kawais e C7s também me agrada.

    Gosto do Galaxy Vintage D, há anos é meu preset "#01".
    Recentemente conheci o Keyscape e, posso afirmar com o conhecimento de mais de uma década, que não fizeram nada em pianos melhor que o Keyscape. Realmente muito bom. É pesado, exige uma máquina dedicada de qualidade (SSD, 8Gb de Ram e i7). Mas vale a pena.

    Wertys
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Interessante seu ponto de vista sobre não "obsoletar" o equipamento.
    Quando comprei meu SP88x na época o estudei de ponta-a-ponta. Ninguém, dentro do meu contexto musical, usava samples e o que era moda era os módulos de som (não tinha essa modinha de hoje).

    Dentro do meu orçamento e necessidade, o SP era o que mais interessava.
    O comprei, usei muito seus sons, e hoje o uso como peça principal dentro de meus controladores. Já faz quase dez anos que o uso apenas como controlador (fora o tempo que usei como teclado único), e penso em aposentá-lo apenas por causa de um PC88x ou PC2x (!!!) por causa de um Slide a mais.

    Wertys
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Se, futuramente quiser usá-lo como controlador de bons sons, deverá ter em mente que isso só será prazeroso e válido se o resultado for perfeito.

    Para isso é necessário uma máquina decente. Um notezinho que tenha um Core i7 deve ser observado mas um Core i5 ainda dá conta do recado. Um SSD no lugar do HD tartaruga é essencial e de suma importância, além dos 8Gb de Ram. Uma interface de áudio com drive ASIO também é necessário.

    Como um amigo disse anteriormente 99,999999999999998% dos samples de Motif e Nord que tem por aí são lixos inaudíveis. Eu uso alguns samples de grandes empresas respeitadas no ramo e alguns samples (inclusive do Nord) feito sob supervisão e encomenda.
    Observando esses conceitos básicos, dá pra ter resultados maravilhosos a ponto de não se sentir diminuido ao lado de grandes equipamentos (já liguei meu equipo ao lado de todos os teclados Tops do mercadado e não me deixa desejar).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa de som para Piano Digital / Controlador em apartamento