Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      New Synth - "Deckard’s Dream" - Yamaha CS-80 DIY Clone

      Autor Mensagem
      Synth-Men
      Veterano
      # 02/mai/17 06:56 · Editado por: Synth-Men


      Bom dia prezados!

      Já venho acompanhado esta novidade há algum tempo (imagino que alguns daqui também), através dos maiores blogs e sites sobre sintetizadores e afins, e chegou a hora de compartilhar com vocês sobre o assunto.

      Trata-se da tentativa, de com componentes contemporâneos criar algo que o comportamento assemelha-se ao lendário Yamaha CS80,

      Por que falamos ou falo tanto neste sintetizador que no Brasil, se teve mais de cinco unidades foi muito? O motivo é o fato de existir um "antes" e um "depois" da criação deste produto. Tanto para polifônicos e monofônicos. Criou-se um marco no tempo e na história comercial e tecnológica.

      As séries de nomeclatura que marcaram as maiores evoluções sonoras e construtivas na historia dos sintetizadores são as seguintes: MiniMoog, CS e Jupiter, do Model A ao Model D, do CS01 ao CS80, do Júpiter 4 ao Júpiter 8.

      São muitos detalhes, particularidades e imparidades, que estes sintetizadores trouxeram para o mundo musical e comercial, reinventando e re-pesando a forma de fazer sintetizadores e o que estes poderiam oferecer aos usuários.

      Nada evoluiu tanto progressivamente do primeiro lançamento até o fim de linha, destes modelos citados acima. Lógico que temos medalhões de ouro de outras marcas, porém estes não causaram reação evolutiva e comercial iguais as três linhas citadas. Mas não vamos falar disto agora.



      O DeckardsDream é um DIY clone, baseado no Yamaha CS80, totalmente analógico, com 8 vozes de polifonia, que tenta imitar o comportamento do seu avô ou pai, ou seu irmão, algum membro da família de marca e modelo citado acima.

      O protótipo Deckard’s Dream foi projetado por Roman Filippov da Sputnik Modular

      A criação tem como nome de batismo o protagonista do filme "Blade Runner - O Caçador de Androides", onde o lendário CS-80, pode ser ouvido ao decorrer do filme em vários momentos, durante a trilha sonora.

      Infelizmente, os segredos desta novidade estão sendo guardadas "as sete chaves". Mas é possível acompanhar fotos e videos através do Instagram do projeto: @deckardsdream / https://www.instagram.com/deckardsdream/ ou ainda https://www.instagram.com/sputnikmodular/.

      Tem-se algumas citações com alguns poucos detalhes. Considerei esta a mais importante: https://www.sequencer.de/blog/deckards-dream-yamaha-cs80-clone/29680


      Em seguida tem-se este blog, do qual há comentários e opiniões publicas sobre a reportagem. Há três reportagens sobre o assunto: http://www.synthtopia.com/content/2017/03/01/new-diy-synth-deckards-dr eam-inspired-by-yamaha-cs-80-sneak-preview/


      Seguem alguns vídeos demonstrativos:















      Casper
      Veterano
      # 02/mai/17 07:27
      · votar


      Caro Synth-Men:

      Eu nunca chechei nem perto de um
      Yamaha CS80, o que eu sei é que
      era um polifônico de som único e
      que desafinava quando esquentava
      (erro grave de projeto). Acho maravilhoso
      que existam pessoas trazendo de volta
      equipamentos clássicos, com esse cuidado
      com os detalhes, capricho e qualidade.

      Diferente da m¨r#d% que a Behringer faz.

      Synth-Men
      Veterano
      # 02/mai/17 15:18
      · votar


      Caro Casper..

      Infelizmente eu também não cheguei perto. Mas como um bom sonhador, tenho uma cópia do manual de instruções original desta maravilha. Quem sabe, um dia eu esbarre em um.

      É um sintetizador difícil. Para ter noção, Jean M. Jarre obteve um dele mesmo só em 1997. Ele utilizava um CS60 anteriormente.

      A Rita Lee (usava pessoalmente um Minimoog em algumas de suas gravações) usou um em várias músicas no disco que contem a musica Baila comigo. Jorge Ben Jor, também utilizou. Na verdade, quem foi produzido por Guto Graça Mello entre 1980 e 1985, foi agraciado ou vitima do CS80 em muitas faixas de seus álbuns.

      Realmente este synth era um forno, este problema era resolvido com um cooler gigante instalado internamente ou toca-lo meio aberto.

      Evitei de falar de valores aqui, mas somente de material e testes o criador desta engenhoca DIY, já gastou acima dos 5.000 trumps. Além disto, o capricho empenhado no trabalho é fenomenal.

      Talvez por isto, não vemos tantos clones desta maquina. Ainda é um projeto caro para os dias de hoje.

      Mas como eu citei acima, este synth trouxe muita tecnologia para sua época, além de ser um considerado artigo de luxo, pelo que oferecia, com seus prós e seus contras.

      Este modelo, contribuiu muito a entender, como um sintetizador dever ser construído. A evitar os erros, excessos e a replicar os acertos.


      A Behringer deveria seguir o mesmo caminho pratico e evitar o papo de empresa Robin Hood, que só quer fazer o bem.

      Synth-Men
      Veterano
      # 04/mai/17 12:14 · Editado por: Synth-Men
      · votar


      Bom dia prezados!

      Nasceu! O lançamento oficial está sendo no Japão.

      No link poderão ter as informações gerais do equipament0 e ouvir sons: http://www.synthtopia.com/content/2017/05/03/deckards-dream-synthesize r-available-to-preorder/

      Canal oficial no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC1s9Cf1Q-Za40hSYLCCEh_w

      Site oficial do produto: http://www.deckardsdream.com



      fernando tecladista
      Veterano
      # 04/mai/17 12:46
      · votar


      Eita!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a New Synth - "Deckard’s Dream" - Yamaha CS-80 DIY Clone

      303.005 tópicos 7.842.033 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital