Valhallalogue - Improviso com o Minilogue e shimmer

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # abr/17


    Usando um incrível efeito (Valhalla Shimmer - um software) com o Minilogue. É um teste pra ver se o Big Sky realmente vale a pena... acredito que sim! :)



    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Opa!

    Passei uma semana fora mas, voltei.

    Tinha visto lá no Youtube. Achei o efeito shimmer bem cristalino, tanto nos graves quanto nos agudos. Não embolou nos acordes.

    Parece mais um bom pedal de grife. Muito bom, muito bom mesmo. Me lembrou também muito o Lexicon 224 e os reverbs que estavam no topo na década de 80.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Synth-Men
    Fico feliz que gostou!

    Esse shimmer realmente parece um pedal de grife. Na verdade, fico em dúvida sobre adquirir novos pedais justamente por perceber que grande parte deles pode ser reproduzida em DSP, o que significa serem transferíveis ao mundo dos softwares... ainda assim, acho que nada substitui o contato físico com os instrumentos.

    Aliás, obrigado pela inscrição e por acompanhar o canal! ;)

    Casper
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Caro silvG8:

    O uso do shimmer (externo) em sintetizadores deve
    ser pouco usual, penso eu. Sempre associei esse
    efeito com guitarrista que quer preencher espaço
    com efeito. Ficou interessante.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Casper
    Sim, é pouco usual, mas acho espetacular quando é apenas pra fazer algo improvisado assim, uma ambiência assim. Eu gostei bastante do resultado de misturar esses instrumentos.

    O shimmer por si só valoriza praticamente qualquer som. É um efeito realmente singular. O problema é colocar isso em algo gravado - pelo menos pra mim, parece ocupar o espaço de todo o resto.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Realmente é espetacular, tem muitas passagens de trilhas sonoras de grandes ambiências com apenas um synth e o uso do efeito shimmer. Antigamente era chamado de reverbão mesmo.

    Foi muito utilizado nos anos 70 e 80.

    Parece ter um montão de coisas. Mas é só um synth e pouquíssimas notas. Eu acho lindo de morrer, mas realmente não é usual quando é ´para valerl. É algo tipo clima.

    Caso seja usual, tem ter o clima para usar, mas esporadicamente dá para brincar, pois é muito bonito e não é muito comum.

    Alguns exemplos de uso do reverbão/shimmer.






    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Achei que é muito louco para construir essas ambiências psicodélicas, flertar com Floyd e essas bandas que fazem música com paciência.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Eu acho interessante que popularmente falando, associa-se o efeito shimmer ao The Edge da banda U2 e a guitarra, mas na verdade já é utilizado há muito tempo por músicos tecladista, pianistas e bandas do estilo romântico e reflexivo-psicodélicas

    Não querendo criar polêmicas, mas acho que o The Edge apenas aperfeiçoou e popularizou no meio guitarristico pop/rock ou apenas criou um timbre marcante. Lógico que foi um sucesso.

    Hoje existem pedais e softwares que simulam o efeito, mas na verdade era uma combinação de racks e várias regulagens. Não eram pedais.

    Lembrando que racks de efeitos há 35 ou 40 anos eram boxes, alguns a base de unidades de fitas, sensíveis, pesados, gigantescos, análogo/digitais.

    Entre os racks estão os efeitos de pitch, chorus, delay, reverb e pedal de expressão na saída dos rack que geravam a cauda, ou em uma das saídas de som dom sintetizador.

    Por este motivo pedais e softwares que simulam este efeito são tão caros, pois são vários efeitos em conjunto. É um efeito extremamente criterioso, quando feito em várias partes (cadeia de pedais ou racks), pois não é fácil regula-lo.

    Hoje é fácil entendê-lo através de sua simulação em pedais, porem está facilidade da uma certa mascarada nas histórias de suas origens e aperfeiçoamento.

    Pelo fato de juntar muitos efeitos e regulagens trabalhosas para criar apenas uma ambiencia, faz do shimmer algo não muito usual e consequentemente não sendo usual, ao ser ouvido ainda parece coisa de outro planeta, ímpar, sem paralelos.

    É um lindo efeito.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: silvG8
    · votar


    homemsemsobrenome
    Flertar com Floyd de certa forma........ ainda assim, diria que Pink Floyd USA mais delays exagerados como o Space Echo, e não o shimmer, que é algo mais ambiente mesmo.

    Synth-Men
    Descobri o shimmer há não muito tempo, mas é um som que me conquistou imediatamente. Realmente um efeito muito bonito.

    Acho que acabam atribuindo o shimmer ao Edge do U2 justamente por ser ele o primeiro a usá-lo realmente num contexto musical que não somente ambiencia. Usar solo como fiz é simples e dá uma sonzeira do caral**, mas em uma banda, roubaria espaço de todo mundo.

    Nos teclados e sintetizadores, acho que realmente já se usa há tempos, mas fica mais dentro do contexto musical por geralmente ser ligado a pads, e são usados para valorizar o som em si. É o reverbão que você comentou.

    Aliás, obrigado pelo comentário e por enriquecer o tópico. Gostei das colocações!

    Já procurou sobre o Big Sky da Strymon? Espetacular!!

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    silvG8

    Já procurou sobre o Big Sky da Strymon? Espetacular!!

    Sim já vi alguns videos, dos tipos de reverberação que ele possui. Acho que ele é o Salomão ou o Nabucodonosor dos pedais. Talvez seja até o Papa.




    Edit: Nas demonstrações eu curti mais o BigSky que o Eventide.

    Casper
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Caro Synth-Men:

    Impressionante esse BigSky.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Pô.... bati de carro hoje de manhã e machuquei o punho esquerdo. Triste... ficar um tempo sem tocar... :/

    Totalmente offtopic, mas quis compartilhar.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    silvG8

    Boa recuperação ai meu caro!

    O fato de vir aqui falar conosco é considerável e pode-se agradecer a Deus que foi um grande susto.

    Logo estará manipulando os brinquedinhos novamente.

    Abraços!

    Casper
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Caro silvG8:

    Foi grave o acidente?

    silvG8
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: silvG8
    · votar


    Synth-Men
    Obrigado pelo apoio meu amigo. Espero melhorar logo.
    Vou ficar com saudades dos brinquedos! Pelo menos ainda tenho a mão direita!

    Casper
    Não muito, ninguém se machucou mais sério.
    O punho foi uma contusão/luxação + corte e deve melhorar com uns 15 dias...
    O carro acabou quebrando um bocado, abriu airbags e tudo mais. Foi o que evitou que eu me machucasse mais.

    Valeu pelo apoio galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valhallalogue - Improviso com o Minilogue e shimmer