Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Sensação de choque

Autor Mensagem
      soruji
      Veterano
      # 30/mar/17 10:31

Pessoal, é o seguinte:
      Venho tendo essas sensação de choques leves quando toco meu piano digital (Yamaha P105 e P155). De vez em quando sinto leves formigamentos nos dedos, principalmente quando toco com as mão muito próximas, ou faço um ataque mais forte nas teclas.
      Será que é algo com a tomada? Porque em outros pianos digitais, eu não sinto isso.

jorget
      Membro Novato
      # 30/mar/17 14:29 · Editado por: jorget
      · votar

Primeiro que tecla nenhuma dá choque ou forma estática por serem de madeira esmaltada. Segundo que não custa dar uma "descarregada" da estática dos teus dedos ao encostar eles num metal aterrado, podendo ser uma torneira ou janela/esquadria metálica, ou mesmo andar um pouco descalço em piso de cerâmica/cimentado.

Por último, isso também (pode ou não ser) tendinite, o mesmo problema ocorrido com muita gente que tecla computador ou fica no mouse. Faça os testes acima, se não der resultado, procure um ortopedista.

obs: caso queira "poupar"um médico, exercite tuas mãos sempre

soruji
      Veterano
      # 30/mar/17 16:44
      · votar

jorget

O mais curioso é que eu só tenho essa sensação quando estou tocando no meu teclado. Em instrumentos acústicos, ou até em outros pianos digitais, não acontece isso.

Synth-Men
      Veterano
      # 30/mar/17 17:23
      · votar

soruji

Choque nas teclas de plastico?

Tipo aqueles arrepio dos cabelos do braço no velho tubo da televisão? Deve ser eletricidade estática. Nunca aconteceu comigo não, mas parece que é o que descreve.

Desplugue a fonte da tomada e em seguida do piano. Deixe uns 5min. Cê pode também tocar descalço, que a energia estática teoricamente iria para o chão através dos seus pés.

Mas isto apenas se você for o Super Shock. kkkkkkkk! Brincadeira mano.

Outra sugestão medica, alem das que foram citadas, formigamento é sinal de má circulação sanguínea.

Ismah
      Veterano
      # 30/mar/17 17:27
      · votar

soruji

Por acaso tu cobre o instrumento com um pano?

soruji
      Veterano
      # 30/mar/17 17:57
      · votar

Synth-Men

Sabe por que desconfio que é a tomada? Uma vez eu tava tocando, e a luz ia piscando a cada pressão na tecla. Talvez esteja puxando energia, não entendo muito bem. A sensação de choque é bem pequena.
      Vou seguir essas dicas também.

Ismah

Eu cubro com o forro que veio na caixa e também com uma flanela por cima.

Ismah
      Veterano
      # 30/mar/17 18:12
      · votar

Não, da tomada não é. Porque as teclas são atuadores na melhor hipótese terciários para o acionamento do toque. A energia que passa ali é menos do que tu se secando após o banho.

A queda de energia pode ser por causa do piano, mas aí eu recomendo rever essa fiação, porque não faz sentido isso acontecer...! Se fosse um amplificador de mil watts ou mais, tudo bem.

Eu aposto que é essa forro criando estática. Experimente usar outro pano.
      Todavia, não se arrisque

Lelo Mig
      Membro
      # 30/mar/17 22:28
      · votar

soruji

"Eu aposto que é essa forro criando estática. Experimente usar outro pano."

Vou na linha do Ismah

fernando tecladista
      Veterano
      # 31/mar/17 06:19
      · votar

Choque mesmo ou d9r de tendimete?

Adler3x3
      Veterano
      # 31/mar/17 06:36 · Editado por: Adler3x3
      · votar

Mas fica um ponto sem explicação.
      Porque em outros pianos digitais ele afirma que não acontece isto.

Então pode ser a fonte, ou sei lá qualquer outro problema ou defeito de fabricação, ou disfunção, que acabe passando uma certa energia para os dedos?
      Este é um ponto importante.

Qual a explicação?

A mãos por natureza própria são sensitivas, qualquer formigamento e outras anormalidades podem ser sentidas.
      A mão muito quente ou a mão muito fria.
      É difícil de explicar, por exemplo eu sei quando estou com a glicemia alta só pelas mãos, se a pressão sanguínea esta alta ou esta baixa.
      Depois é só confirmar com aparelhos de medição.

E pode estar relacionada a circulação sanguínea, mas continua a pergunta?
      Porque só acontece neste teclado?
      E em outros teclados não aparece o mesmo problema, as mãos são as mesmas, e continuam cumprindo a sua função, seja de tocar, mas acima de tudo sentir, pois as mãos são receptivas e muito sensíveis, e o ponto do corpo onde o sentido do tato funciona melhor.
      Mas também não é só o tato, a mão consegue perceber outras energias.

Então em teoria por eliminação, o problema esta no teclado, tem algo que conforme uma combinação de eventos (pé no chão, estática e outros, aliados a um defeito interno) pode estar gerando esta sensação de choque.
      Ou na extensão de coisas ligadas no teclado (tomada, fio etc)
      A fonte pode estar desregulada fornecendo uma energia a mais.
      Ou algum componente interno pode estar conectando alguma coisa que não deveria, ou até algum defeito de componente, mas qual?

E as mãos estão detectando que algo tá errado, de uma forma ou outra, fisiologicamente mesmo não estando em teoria com a saúde 100%, ou um defeito material, a mão continua a prestar o seu serviço.

E a sensação de choque é um alerta dado pelas mãos, isto é fato.

Revise tudo, toque outros teclados na mesma tomada.

Ismah
      Veterano
      # 31/mar/17 08:21
      · votar

Adler3x3

Da fonte não vem. Todos instrumentos de teclas usam switches de borracha, e teclas de material não condutor. Se fosse um órgão eletro-mecânico, ou ligado a algum amp valvulado (possível fonte de alta tensão) até consideraria, mas assim não faz sentido...

Estática seria a única origem plausível de eletricidade - quando vê algo ressona e fica atritando com o pano. Uma pequena hipótese de que seja o caminho inverso, a cadeira, pedal ou mesmo chão se carrega de estática por algum motivo, e descarrega para o teclado... Mas choca-se novamente com a questão do isolamento das peças.

O mais lógico parece ser tendinite, do que alguma corrente de fuga...

Adler3x3
      Veterano
      # 31/mar/17 08:27 · Editado por: Adler3x3
      · votar

Ismah

Sim não faz sentido, realmente estas partes em teoria não deveriam dar choques.

Mas porque não acontece o mesmo problema em outros teclados?

Qual é a diferença?

E a frequência de uso deste teclado por mais tempo que os outros?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sensação de choque

302.331 tópicos 7.829.050 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital