Roland JX-03 - Mini review

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: silvG8


    Fazendo um review também do JX-03, meio que numa adaptação do review do JU-06. Ia usar CTRL+C / CTRL+V, mas acho que vou colocar apenas no que ele difere do outro. Quem sabe, depois um review comparativo direto, com sons e tudo mais...

    O que é?
    O JX-03 é uma emulação digital do JX-3P com 4 vozes de polifonia.


    Construção
    A interface aqui é mais cheia de controles. Novamente, pra quem tem a mão grande ou dedos "gordos", pode ser um problema. É menos iluminado que seu irmão JU-06, pois possui knobs e não sliders. Os knobs são ligeiramente pequenos, mas bem responsivos e permitem um controle fino dos parâmetros.

    Mantém o mesmo padrão de construção e de conexões com o mundo externo (inclusive aquele P2 lixo).


    Som
    Novamente, é subjetivo. Nunca toquei em um JX antes, então, assim como pro Juno, não posso dizer nada com 100% de certeza. O que posso afirmar é que a alma do instrumento realmente está ali.

    Uma coisa diferente de ter dois osciladores é que no JX é possível perceber algum drift simulado entre os osciladores, mesmo quando supostamente perfeitamente afinados. Os graves do JX são mais fortes, assim como as formas de onda e o filtro são mais sujos.

    É um instrumento com muito mais possibilidades, inclusive com sync, metal (uma espécie de crossmod) e ringmod, envelope e LFO que podem ser direcionados para cada oscilador independentemente, tracking de filtro maior que 100%, mais formas de onda pro LFO.

    Gostei bastante do som dele. É ligeiramente menos limpo, existe uma indefinição nos osciladores, muito interessante. É diferente dos meus outros instrumentos.


    Qualidade da emulação
    Não sou nenhuma autoridade, mas percebe-se que tudo foi feito com esmero. (assim como no JU)

    Fazer um sweep com o filtro manualmente soa analógico, sem stepping, sem aliasing. (assim como no JU)


    Embora mantenha o aliasing nas frequências mais altas, pela própria limitação do filtro, é bem mais difícil ter algum tipo de feedback/aliasing com uso do Chorus que no JU. O filtro ao meu ver é perfeito para polifonia - não tem selfoscillation e tem uma espécie de drive bem incomum.

    Não é como usar um JX... é melhor. Explico: o JX não possui knobs nem nada para edição de parâmetros. Embora num formato mini, é como se tivéssemos um PG-200 pra programar sintetizadores que não possuíam este recurso.

    Dizer que é melhor é meio forte. O JX é bem pior que o JU no quesito feedback do que está fazendo. Como é menos iluminado e os controles são mais amplos (mais formas de onda, mais knobs, etc.), a imersão de usa-lo é infinitamente inferior ao JU. Me sinto usando um instrumento mini.

    O Chorus também é um ponto a ser citado... além de ter apenas uma configuração (como no original), mantém o feedback estranho do JU quando usa ressonâncias mais altas.


    Em uso
    Os controles pequenos podem ser um problema. Imagino que alguém com uma mão gordinha vai ter sérios problemas para fazer aquele ajuste fino de alguns parâmetros. (aqui é mais grave que no JU)

    A adaptação não é complicada, e por ser mais versátil, é bem frequente criar sons mais complexos. No geral, mesmo sendo uma emulação não tão perfeita quanto o JU-06, o JX é um instrumento mais completo pelo mesmo preço.

    As combinações de botões permanecem e são no mínimo incômodas. O que mais sinto falta é editar o portamento direto com um knob.

    Correção quanto ao feedback do Chorus - nas duas unidades, JU e JX, ocorre no fone e via USB. Pode ser do meu headphone (18-30000 Hz). Um outro problema, com ambos também, são alguns estalos quando usados como USB-audio, o que parece estar relacionado com a necessidade de um HUB-USB alimentado ou cabo.

    Um coisa ruim... apenas 16 presets do usuário, os demais são presets e não podem ser salvos outros sons. Num sintetizador mini, faz falta.


    Prós
    - Soa como um JX-3P
    - Portátil + pilhas
    - Controles para todas as funções no painel
    - Áudio e MIDI por USB
    - Bem construído*

    Contras
    - Controles pequenos/poucos presets
    - Aliasing/feedback do chorus
    - Entradas e saídas P2
    - Sequencer limitado - preferia um arpejador
    - Base de plástico*


    Demonstrações
    https://drive.google.com/drive/folders/0B2OqukjzMyhLMkxsUGxYRVIzNUE?us p=sharing

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Caro SilvG8

    Hoje mesmo vi uma comparação entre os JX3P e o JX, soaram muitas vezes iguais. Uns 3 patchs ficaram menos encorpados (não muito mais magros que o original), mas não precisou de DNA para apontar quem era o pai.

    Estes pequeninos vieram com imponência. Acho que que os obtem pode sim ter o privilégio de dizer que tem o som do original em casa.

    Como a linha tem o mesmo padrão de qualidade, digo o mesmo para os outros modelos.

    Parabens por mais está escolha. A história por tras deste modelo, alimenta ideias, inspirações e prazer em utilizá-lo, colorindo toda a mística que envolve o dia do lançamento do original, das bandas e músicos que o utilizou, até revive-lo em pequeno módulo.

    É uma verdadeira viagem.

    Curtindo aqui as demonstrações. Logo posto o que achei.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Eu vou dar uma ouvida aqui nos sons dos 2. Aliás, conheço bem o som dos Juno. Como você descreveria a diferença entre os sons dos JX e do JU?

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Ouvi os sons!

    Eu tive a sensação de que o som do JX é mais encorpado que o do J-106.

    Nos originais o JX3P foi lançado 1 ano antes do Juno 106 e o primeiro continha 2 DCO por voz e o Juno 1 DCO por voz. O JX3P falava mais grosso, porém o filtro do JUNO 106 era de 24db por oitava contra 6db ou 12db(não confirmados) do JX3P

    As propostas eram diferentes, apesar de parcialmente interno as estruturas tem bastante semelhança.

    JX3P - Envelope filtros e LFO digital, osciladores direcionáveis ao ADSR e com afinações diferentes.
    Juno 106 - Envelope filtros e LFO analógicos. Sub oscilador

    silvG8
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    waltercruz
    Sempre acho que comparar os sons de dois instrumentos apenas com palavras é um tanto quanto complicado... mesmo assim, vou tentar.

    Uma coisa que logo se nota é o que o Synth-Men falou: o JX parece ter sido feito pra falar mais grosso. Ele tem mais graves que o JU, o filtro é mais sujo, e mesmo não sendo capaz de self oscillation, tem uma espécie de "rugido" bacana.

    O JU me pareceu mais aveludado, os envelopes me parecem mais velozes, o filtro é mais musical e "canta" muito bonito com ressonâncias mais altas. Um sweep feito lentamente mostra várias dessas frequências, em harmônicos afinados de forma bem musical mesmo.

    Uma outra diferença é a definição do som: no JU, as formas de onda são muito bem definidas e limpas, enquanto o JX é menos definido, principalmente na onda quadrada. O JX também não faz PWM, pelo menos até onde vi.

    De mais diferença, o Chorus no JX não é tão especial quanto no JU. No JU você tem um Chorus que torna um único "DCO" em "quase dois", com uma ambientação no campo estéreo realmente especial. O JX está quase lá, mas não é tão espetacular. O Chorus na verdade é o segredo por trás de toda a linha Juno analógica.

    Em termos sonoros, é bom lembrar que o JX vai a lugares que o JU nem sonha alcançar. Isso não é demérito algum pro JU, que tem áreas que só ele consegue ir.



    Synth-Men
    Sucintamente, eu não saberia explicar melhor do que o sr fez. ;)

    Engraçado o lance do filtro..... a impressão que eu tenho é que é um filtro 12dB com um escalonamento diferenciado na ressonância. É um som muito diferente do habitual e eu não estava acostumado. Lembrando que tenho quase uma coletânea (sem contar o que já toquei e tive).

    Se souber mais informações, compartilhe! Fiquei curioso!! Nunca tinha pesquisado muito sobre o JX-3P, mas quando comecei a olhar os Boutique, fiquei fascinado pelo som dele.


    Um lembrete: ao que tudo indica, a primeira leva da linha Boutique já parou de ser fabricada. Serão vendidos enquanto durarem os estoques. É o que está rolando nos fóruns internacionais...

    Casper
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro silvG8:

    Parabéns pela aquisição e pela análise
    (como sempre) coerente e concisa.

    Agora só faltam o VP-03, o A-01 e o JP-08 para fechar!

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Casper
    Obrigado pelo comentário! Chegou a ouvir os sons... o que achou?

    Calma! Heheheheh!

    O VP-03 embora muito legal, não me é necessário nem um pouco, e o som não me traz nenhuma GAS. A-01, pra mim, seria inutil - 25 teclas não dá pra nada além de baixos. Visualmente, gosto muito dos novos TB-03 e TR-09. Achei muito funcionais (até mais do que os dois que comprei) - são realmente mini-grooveboxes, não precisando de teclas nem nada.

    Alias, gostaria de uma opinião... todos os meus instrumentos com teclas, tem no máximo 37 teclas. Pra tocar um Moog, ou até mesmo brincar com outros como o A4, é suficiente. O problema é que não quero usar as teclas do Moog para tocar outros instrumentos. Tenho olhado o Roland A-49, pensando seriamente em adquiri-lo para tocar meus sintetizadores. Parece uma boa?

    Voltando ao tópico, o JP-08 me parece bem legal, mesmo com os mini sliders. Ainda assim, de todos os que saíram até agora, o JU-06 provavelmente será meu preferido. Quanto aos Boutique como um todo, acho que a Roland lançou algo que realmente detona os Volca (claro, custam o dobro). Toda a linha me parece muito legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland JX-03 - Mini review