O teclado nos anos 80

    Autor Mensagem
    Siul
    Veterano
    # jan/04


    Já escutaram, já viram algum vídeo, ou presenciaram os shows dos anos 80.
    Apareceram várias bandas no Brasil com teclados.
    O Roupa Nova, tinha dois tecladistas. O hits "Loira Gelada e Rádio Pirata" fizeram muito sucesso no teclado de Luiz Schiavon do RPM. Sem falar das bandas internacionais dos Anos 60 e 70, onde transbordava criatividade.

    E hoje, não se veem tecladistas estrelas, usando um set up como o de Rick WaKeman, que ocupa um espaço maior do que aquelas baterias gigantes, repleta de pratos.

    Então agora pergunto à vocês. Qual é o som de 2004?
    Onde está os teclados nas bandas modernas?

    Qual o grande sucesso que vai marcar os teclados nessa nova fase?

    ScaTMaN
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Vai acontecer um retorno triunfal do mestre Wakeman ao brasil e vai ser realmente a coisa mais animal do mundo.
    Ele vai trazer os seus 10 teclados e tocar 50 músicas num super medley e vai duelar com o fábio laguna.
    AHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUAHU

    Por isso que eu escuto rock antigo Siul. Os novos sucessos com teclado são as bandas de rock melódico, mas eu já me cansei delas ;]

    dan_nsh
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    ScaTMaN

    Melódico? Eu tb acho que já deu o que tinha que dar...

    Fábio Salgado
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Olá Siul, bem abordada sua questão. Só que os tempo mudaram. Por exemplo, o setup do Rick Wakeman hoje é muito maior do que antigamente, só que ao invés de 30 teclados, ele usa apenas 7 ou 8 teclados e uns 40 módulos de timbres, ou seja, no total é o equivalente a uns 47 ou 48 teclados.
    Muito mais fácil para carregar e muito mais recursos sonoros disponíveis. Hoje em dia, no Brasil existem muitos músicos competentes como o Eloy Fritsch e o Corcioli com setups magníficos. O Jota Quest e o Skank trabalham bem os teclados nas suas bandas, mas não como o Roupa Nova ou o Flávio Venturini, por exemplo. Mas que hoje em dia o som dos teclados ficou "escondido" por culpa dos arranjos, dos músicos, das gravadoras ou das produtoras, isso é uma realidade.

    Não venham me dizer que BR´oz e Rouge ou Sandy e Jr. tem lances de teclados que é apelar demais. Nem falem de Frank Aguiar ou "anybody" dos Teclados, por favor.

    Um grande abraço para todos.

    Fábio Luiz Salgado
    Consultor MusicALL
    Colaborador Playmusic
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil
    WORKSHOP : Música no Computador
    http://fotos.terra.com.br/album.cgi/427477

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Realmente as décadas de 60/70/80 tiveram grandes tecladistas que marcaram época com seus teclados...

    Europe, com os teclados de Final Countdown, Cherokke, Carrie... Deep Purple nem se fala, nao é preciso falar nada de Jon Lord... Yes? Heheheh, já falaram do mestre aí em cima... Ahn, vejamos... The Doors tb tinha teclados legais e originais... Whitesnake, Survivor e até Bon Jovi já foram na linha dos "strings" hehe, mas muito bem usados e legais tb... Nos anos 90 isso foi sumindo mesmo... Mas é época, os tempos mudam com o disse o Fábio... Hj as guitarras mandam muito no palco... Mas a gente que é tecladista se esforça pra não deixar a peteca cair... Sempre peço pra nossa banda tocar música que tem teclados e se não tiver, me esforço pra encaixar algo legal... Tipo, e como nós tocamos mais coisas antigas, o teclado está presente em 90% das nossas músicas... Mas eu to vendo, vou ter que acabar comprando uma meia lua, pq tem música que nao da pra por teclado mesmo, e aí eu fico que nem bobo no palco, isso é chato, e eu não gosto muito de meia-lua mas é a vida heheh!

    ScaTMaN
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    SaintFerio
    AGYGYAGADYGIASDASDASHDOAUSHDOAUSD

    E não podemos esquecer do A-ha :]

    Sharlander
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Quanto ao set up: Um bom tecladista não precisa de um set up monstro para se aparecer. Só pelo simples fato do cara ser bom naquilo que ele faz ele é reconhecido a milhas de distância, e isso não é só para tecladistas não, isso é para tudo oq vc for fazer na sua vida.

    Ae galera, vamos para com essa de que os teclados e tecladistas estão sendo jogados para escanteio...É claro que não...Um bom músico sempre será um bom músico se ele quiser. Depende muito do cara que toca o treco, da responsa dele, pois, se o cara é bom ele arranja jeito de estar em todas as paradas, e muito bem localizado no contexto geral...é claro, respeitando todo o sistema de um grupo musical. Quem é tecladista está na puríssima obrigação de educar o ouvido a vários timbres, ou melhor, a todos que ele tiver acesso, pois, caso contrário vá tocar piano, cravo, órgão, sanfona...etc...
    O tecladista têm que manjar MUITO de harmonia para poder assim improvisar, inovar, impressionar e revolucionar...

    Quando comecei a tocar teclado, ficava muito ligado na aplicação técnica/teórica erudita intrumental, na qual não exige muito da improvisação, isso se vc for querer tocar peças dos outros o resto da sua vida e se submeter a uma estagnação criativa musical.
    Bach por exemplo, era um belíssimo improvisador. A sua música simplesmente era uma pura concatenação de improvisações.
    Sempre precocupou em fazer uma boa música para os demais. Sempre preocupava na maneira em que iria fazer o esquema e satisfazer assim o ouvido/destino, mas nem porisso se submeteu a uma renuncia do seu sentimento.

    Enfim...o tecladista que é jogado para escateio é pq naum tem atitude musical MESMO.
    Naum estuda, e se submete a uma porcariada de informações que é jogada na mídia.

    Galera, a resposta está em ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR... sei lá...ESTUDAR

    "O Universo conspira a favor daquele que acredita nele."

    VALEU...

    Sharlander
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    NO ASPECTO TECNOLÓGICO:
    SE EM UM ANO AS COISAS MUDAM PACAS, IMAGINEM VINTE QUATRO ANOS !!!

    EU SOU TECLADISTA...

    VALEU...

    yanni540
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    É, realmente o RPM usava muito os teclados em 1986. Todas as
    musicas do disco desse ano têm solos de teclado. O Roupa No-
    va tem um grande tecladista/pianista chamado Cleberson e tb
    o Ricardo Feghali.
    Agora, já observaram o tecladista da Tribo de Jah? que "po-
    der" que o cara tem? Domingo passado, assisti o show no bem brasil,na tv cultura. Parece que os caras são cegos! Alguem
    os conhece?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O teclado nos anos 80