Como configurar o Teclado XPS-10 com o Kontakt

    Autor Mensagem
    RickGama
    Membro Novato
    # fev/17 · Editado por: RickGama


    Bom dia amigos.
    Estou com um probleminha e acho que vcs podem me ajudar. Tenho um Teclado Roland XPS-10 e também uso o kontakt pra tocar meus samples.
    Toco ao vivo e sempre mudo os timbres no kontakt através do notebook. Porém essa semana descobrí que tem um jeito de mudar os timbre do kontakt pelos botões do XPS-10, sem ser preciso ficar mudando sempre no notebook.
    Mas não conseguí achar uma maneira de configurar os timbres no teclado pra fazer as mudanças pelos botões. Alguém aí sabe como posso fazer isso?
    Um abraço à todos

    André Luiz Keys
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    RickGama

    O XPS-10 apesar de poder ser usado como teclado controlador MIDI, não possui um modo específico para tal, assim, você não pode programar os botões ou sliders com funções específicas.

    O mais legal, seria usar a função MIDI LEARN do Kontakt (botão direito em cima da função desejada) para que o Kontakt assinale a funçao preestabelecida no XPS-10 para a função que você deseja controlar.

    Estou copiando abaixo o conteúdo do membro PETU_CE em outro tópico:

    Constatei que o XPS-10 envia as seguintes mensagens midis:

    * Pelos sliders são Control Change
    1) Slider do Cutoff - Midi Ch 1 CC74
    2) Slider do Resonance - Midi Ch 1 CC71
    3) Slider do Attack - Midi Ch 1 CC73
    4) Slider do Release - Midi Ch 1 CC72
    5) Slider do Chorus - NÃO ENVIA
    6) Slider do Reverb - NÃO ENVIA
    7) Slider do Lower/2 - Midi Ch 2 CC7
    8) Slider do Upper/1 - Midi Ch 1 CC7
    9) Slider do Audio Pad - NÃO ENVIA

    No Reaper, facilmente você pode, por exemplo, controlar o canal da Track 1 com slide 1 do XPS, controlar o canal da Track 2 com slide 2 do XPS e assim por diante. Basta ir no MENU -> AÇÕES -> MOSTRAR LISTA DE AÇÕES -> Escolher uma das ações do Reaper -> Add -> Mexer no controle do Roland XPS-10 e pronto! O Ableton funciona de maneira similar para criar os seus comandos.

    * Pelos botões das categorias de timbres são Program Change:
    Botão 1 - Midi Ch 1 PC 0
    Botão 2 - Midi Ch 1 PC 70
    Botão 3 - Midi Ch 1 PC 72
    Botão 4 - Midi Ch 1 PC 127
    Botão 5 - Midi Ch 1 PC 52
    Botão 6 - Midi Ch 1 PC 45
    Botão 7 - Midi Ch 1 PC 109
    Botão 8 - Midi Ch 16 PC 15
    Botão 9 - Midi Ch 1 PC 122

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Caro André Luiz Keys, vou explorar um pouco o seu know-how de Roland!!

    Que synth de entrada ou intermediário da Roland você recomendaria para alguém que quer usá-lo também como controlador (controlando um VST, mas em outras oportunidades controlando um outro synth também).

    Valeu!!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Daniel_tecladista15 Amigo, sei que foi direcionado ao Andre, mas....
    Ja utilizei o Juno Di, ele é de entrada, e tem uma função controlador, que deixa mudo os sons internos e vc pode usar ele como controlador. Hoje utilizo o FA06, da mesma forma, com a vantagem de que o FA ja tem interface de audio, podendo na mesma saida rolar os sons do teclado e dos seus VST's.

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    NINO_D.BOB

    Você conseguiria trocar os timbres do synth controlado pelo próprio FA06?

    Por exemplo, vamos supor que eu estou com um Korg e preciso usar alguns e timbres (e trocar de timbres) deste no FA06, ou seja, o Korg está sendo controlado pelo FA06. É tranquilo configurar desta forma?

    Nunca tive contato com um FA06, as teclas dele é aquela tipo de tecla padrão de outros teclados da Roland (pequena, estreita e mole?).

    Valeu pelas dicas!!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Daniel_tecladista15
    Sim, é possivel a troca dos canais. As teclas são as mesmas, uma mancada grave pelo valor do teclado.

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    NINO_D.BOB
    Valeu!!!

    André Luiz Keys
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Daniel_tecladista15

    O XPS-30 e o FA-06 podem ser utilizados para tal.

    Ambos possuem interface de áudio e MIDI que eliminará a necessidade de comprar uma interface de áudio externa.

    Eles também possuem o modo MIDI CONTROLLER, onde é possível atribuir mensagens MIDI para os botões e knobs dos teclados.

    A principal vantagem do FA-06 (além claro dos timbres internos SuperNatural) é a saída SUB OUT, para a qual você pode endereçar o áudio do computador separadamente.

    Qq dúvida estamos ai!

    Grande abraço

    André Luiz

    welves _keys
    Membro Novato
    # fev/17 · Editado por: welves _keys
    · votar


    Para você pode deixa os slides do xps10 funcionando no kontakt ou em qualquer DAW, é só deixa a perfomance numero 16 selecionadA. Os únicos slides que não funcionam são: os do áudio pad e reverb, os restante são todos configuráveis. Espero ter ajudado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como configurar o Teclado XPS-10 com o Kontakt