Novo Piano de Palco Roland RD-2000

Autor Mensagem
André Luiz Keys
Veterano
# mai/17
· votar


gegorges1

Parabéns pela excelente aquisição.

Posso falar com muita propriedade pois já toquei nas 3 ultimas gerações.

Sem sombra de dúvidas o RD-2000 é o melhor de todos, seja pela timbragem excelente, pelas teclas e principalmente pela facilidade de operação.

Ficou tudo muito prático.

Em poucos dias a Roland vai postar o vídeo que gravei para a Roland Brasil e expliquei as principais funções do bicho.

Grande abraço

André Luiz

homemsemsobrenome
Membro Novato
# mai/17
· votar


Aqui tem um bom vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=XXFg0l_NtoU

André Luiz Keys
Veterano
# mai/17
· votar


Vídeo que gravei em português para a Roland:

https://www.youtube.com/watch?v=76ROMxwu62c

gegorges1
Membro Novato
# mai/17
· votar


André Luiz Keys
Parabéns pelo Vídeo, ficou muito bom... Primeiro em Português!!

mano_a_mano
Veterano
# mai/17
· votar


gegorges1
E aí, já chegou o RD-2000?

André Luiz Keys
Veterano
# mai/17
· votar


gegorges1
Valeu!

Aproveite do RD-2000

Uma máquina com timbragem sem igual do tipo que não tocava há muito tempo.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mai/17
· votar


Assisti o video, realmente muito bom. Mas pq sera que a roland não melhora a simulação de rotary e leslie??

mano_a_mano
Veterano
# mai/17
· votar


NINO_D.BOB
Mas pq sera que a roland não melhora a simulação de rotary e leslie??
Porque o RD-2000 é um piano, não um órgão.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mai/17
· votar


mano_a_mano Muito sábia sua resposta.

mano_a_mano
Veterano
# mai/17
· votar


NINO_D.BOB
O que acontece é que a gente quer um "teclado Bombril" (1001 utilidades, todo mundo sabe), com tudo na maior perfeição, e isso não existe em lugar nenhum, nem nunca existirá. O RD-2000 não foi pensado para ser um clonewheel, e sim um piano de palco, portanto, exigir alta qualidade de Rotary e Leslie não cabe.
Se você quer esse tipo de coisa e faz questão de um Roland, dê uma olhada no VR-09, ou no VR-760. Esses tem drawbars, Leslie e tudo o mais o que um clonewheel pode oferecer.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: NINO_D.BOB
· votar


mano_a_mano Vc ja usou o VR-09 e o VR760?? ja testou a simulação de Rotary e leslie dos teclados?? São tão ruins quanto a do RD. Quando disse pq não melhoram foi no geral com produtos da Roland, pq com o valor que sera vendido esse RD2000 deveria ter uma Leslie decente. Vendi essa semana um FA06 que tem otimos sons de hammond, mas o rotary é uma vergonha.

Synth-Men
Veterano
# mai/17
· votar


Entendo ambos amigos e parceiros de fórum.

Mas eu não gosto da ideia de ter um piano com outros timbres, justamente por saber que os outros timbres virão "marromeno". No maximo strings, electric piano, cravo e basswood.

O primeiro RD, não tinha nada mais que apenas pianos. É horrível você montar um set com dois instrumentos que tem 85% a 90% dos timbres semelhantes. Tipo Korg Krome e Yamaha MOX juntos. Ou um ou outro. Sei que dureza acertar um set.

Mas como já citou o amigo também, queremos bombril. Bombril tem 1001 utilidades, mas tem seus limites.

mano_a_mano
Veterano
# mai/17 · Editado por: mano_a_mano
· votar


NINO_D.BOB
Nunca cheguei a tocar num VR-760, nem num VR-09, só sei que são clonewheels, mas então seu caso nem é de Roland, e sim de Nord Electro 4, Tokai TX-5, Korg CX-3, Hammond SK-1 ou partir para os Native Instruments da vida (B4, B4II etc.).

----------------------------------------

Synth-Men

não gosto da ideia de ter um piano com outros timbres, justamente por saber que os outros timbres virão "marromeno". No maximo strings, electric piano, cravo e basswood.
É aquilo: piano é piano, synth é synth, órgão é órgão. Nenhum instrumento de uma categoria será perfeito em outra, isso não existe em lugar nenhum.
É como aquele ditado de Einstein, que diz, não necessariamente com essas palavras, que "se julgarmos um peixe pela sua capacidade de escalar árvores, ele se sentirá um inútil". Isso também funciona com instrumentos musicais: se eu quero um clonewheel, por que vou comprar um synth, sabendo que emular um Hammond B3 não é sua especialidade?

Mas como já citou o amigo também, queremos bombril. Bombril tem 1001 utilidades, mas tem seus limites.
Workstation é um pouco de tudo. Os timbres podem ser muito bons, mas nunca serão perfeitos. Prefiro ter vários instrumentos dedicados, sempre. E isso leva ao próximo ponto...

Sei que dureza acertar um set.
... o de eu há anos e anos tentar acertar meu set, ter avanços, mas sempre esbarrar em algum item que não combina. Não sossegarei enquanto eu não chegar ao meu set ideal.

Synth-Men
Veterano
# mai/17 · Editado por: Synth-Men
· votar


mano_a_mano


Com vantagens e desvantagens, pelas descrições, o RD 2000 não é um tanque de guerra. É um porta-aviões. Chumbo grosso!

Se eu tivesse um estúdio profissional, eu teria um V-Piano por muitos e muitos anos. Dificilmente ele sairia de lá, só para revisões. Ai entraria o Casio GP500. O resto, também teria, mas seria suvenir.

Sei que os Nords é sinônimo de qualidade e status, simulações de pianos acústicos, eletromecânico e órgãos, ainda são com eles. Mas eu acho que já está meio batidão, no sentido repetitivo. Os presets que vem de fabrica são top,s ai a galera não fuça, não mexe, não muda, não edita.

Se você olhar bandas na Europa, famosas ou alternativas, tem uma boa gama com o RD800 e o PX5 no set. Esses dai o pessoal futuca tudo. Muda, faz diferente.

Essa para mim é uma questão e tanto.

jorget
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: jorget
· votar


Synth-Men
Ai entraria o Casio GP500

Fantástico esse simulador de piano acústico da Casio (simulador mesmo, com mecanismo de teclas de um piano real com acionamento do martelo e mais da acústica do móvel/tampa e 3D). A Casio "passou da medida", ainda inclusos muitos samples do Bechstein e outras marcas (vai saber, Berlin- Bechstein, Hamburg- Steinway, Vienna- Bosendorfer?) e modelagem dos timbres sampleados (sampling modeling/Morphing ). Merece um tópico próprio. Pena que custa caro e no preço de um piano vertical (como ele é): R$ 13mil.

http://www.casio-intl.com/br/pt/emi/products/gp500bp/

http://music.casio.com/en/products/digital_pianos/ghs/technology/

youtube
https://www.youtube.com/watch?v=I1-TKxQa67c&ytbChannel=muzykujkropkaco m

e aqui exageraram
https://www.youtube.com/watch?v=c7AINZwY-iw&ytbChannel=CASIO%20Music

homemsemsobrenome
Membro Novato
# mai/17
· votar


Ótimo vídeo, André, parabéns.

Espero que esse piano esteja na Expomusic esse ano, pois fiquei com muita vontade de toca nele.

André Luiz Keys
Veterano
# mai/17
· votar


homemsemsobrenome
mano_a_mano

O RD-2000 estara na Expomusic sim.

Quanto a simulação de leslie, concordo com os amigos. Há inúmeros ajustes (que não fiz no vídeo, para mostrar o timbre original) na parte de edição da Leslie, que inclui velocidade das altas e baixas, tempo de aceleração, etc, que melhoraram bastante o efeito.

Um dos amigos comentou do FA-06. Foi um teclado que usei por bastante tempo e consegui chegar numa timbragem de órgão bem legal.

Por fim, bom saber que há coisas a melhorar....

Vamos pra cima amigos

Grande abraço

André Luiz

André Luiz Keys
Veterano
# jun/17
· votar


Voltando ao assunto do Rotary, já testei e há um simulador fantástico da BOSS que é o RT-20:
https://www.boss.info/us/products/rt-20/

Ele é incrível pra simular o efeito Rotary / Leslie.

Anselmo Keyboards
Membro Novato
# jan/18
· votar


Achei bacana, mas vão matar o recente RD 800?

André Luiz Keys
Veterano
# jan/18
· votar


Anselmo Keyboards

Achei bacana, mas vão matar o recente RD 800?

Já foi substituido sim.

jorget
Membro Novato
# jan/18
· votar


A Roland é doida, sem pé e nem cabeça: vive criando e matando instrumentos, as vezes com menos de 1 ano no mercado, diferente da Korg ou Yamaha que duram mais de 3 anos cada lançamento. É nisso que dá desgosto na Roland, desvalorizando o instrumento (daqui a pouco o RD2000 nada vai valer pois já s estará no RD3000 ou RD10000

khalifa
Membro Novato
# jan/18
· votar


Outro exemplo é o XPS-30 x DS-61. Um modelo canibaliza o outro.

André Luiz Keys
Veterano
# jan/18
· votar


jorget

A Roland é doida, sem pé e nem cabeça: vive criando e matando instrumentos, as vezes com menos de 1 ano no mercado, diferente da Korg ou Yamaha que duram mais de 3 anos cada lançamento

RD-800 foi lançado em 2014, então em tese durou a mesma coisa que os Korg/Yamaha.


khalifa
Outro exemplo é o XPS-30 x DS-61. Um modelo canibaliza o outro.

XPS é uma linha que inicialmente era apenas para vender em alguns países, inclusive com a participação dos países no desenvolvimento. O Brasil foi um deles, com o XPS-10.

Resultado? A linha fez um grande sucesso pelo custo benefício.

Para que a Roland Japão pudesse atender ao mundo todo com um teclado similar (custo benefício), foram "obrigados" a criar o JUNO-DS.

É fato que quando convertemos o valor em reais, há uma diferença de preço considerável no XPS x JUNO, fazendo com que o XPS venda mais por aqui.

Abraço

André Luiz

pinton
Veterano
# dez/18
· votar


Comparei exaustivamente as especificações, já tive o RD 300, 700, 700 GX expandido e RD 800 - que vendi há uma semana - pra pegar esse RD 2000. Em resumo: neste o que fica claro pra mim é que realmente houve uma considerável evolução. Saímos do acabamento em plástico do RD 800 para o metal escovado novamente. E timbres do V piano com um mecanismo de teclas aperfeiçoado - sendo que o RD 800 já era muito bom. Parecia que não tinha nem como melhorar. No aguardo da criança...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Piano de Palco Roland RD-2000