´Pequena duvida sobre notas de tensão (Teoria)

    Autor Mensagem
    Sannin79
    Membro Novato
    # jan/17


    Olá galera, tenho uma pequena dúvida que está martelando minha cabeça...

    Nas notas de tensão, por exemplo, vamos dizer que eu tenha que tocar um Cadd9. Ou seja, um Dó maior com Nona.

    A nona de C seria D, correto?

    Então.... Qual "D" eu devo tocar? No teclado, eu teria o D logo ao lado da tônica, e teria outro D depois da oitava (Nona, a própria). Qual deles devo tocar? Eu sempre pensei que intervalos depois da oitava, se toca também depois da oitava, mas vi umas coisas que me deixaram na dúvida se eu estava pensando certo.

    Espero que eu tenha sido claro! Em Cadd9, toco o Ré ao lado da tônica ou o Ré mais agudo?

    OBRIGADO!! (Eu juro que procurei em vários lugares sobre tensões, mas sem sucesso)

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Sannin79

    Se for add9 toque a 9a
    Se for add2 toque a 2a

    Mas preste sempre bem atenção quando aparecer este tipo de acorde, porque geralmente onde se tem a 9a fica subentendido que também tem a 7a.

    Sannin79
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Se for add9 toque a 9a
    Se for add2 toque a 2a

    Mas preste sempre bem atenção quando aparecer este tipo de acorde, porque geralmente onde se tem a 9a fica subentendido que também tem a 7a.


    Olá, obrigado, mas... Então no caso fica especificado? Eu usei o 'add' só como um exemplo (No caso de add, não é subentendido sétima). E se for: C7(#9)

    Sendo que está "#9" é esperado que eu toque o Mi Bemol acima da oitava assim:

    https://www.learnjazzstandards.com/wp-content/uploads/2015/10/C79.jpg

    Mas se estivesse "#2" eu tocaria o Mi Bemol dentro da primeira oitava? (Ali nas primeiras teclas em vez de naquelas lá na frente)

    É isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Sannin79

    A 7a pode estar implícita ou não, daí o perigo. Eu costumo colocar a 7a no acorde pra evitar confusão. Na escrita de um C9 fica subentendido a 7a, no entanto muita gente considera este acorde como um Cadd9 sem a 7a.

    Quando se usa o termo "add" significa que a 2a/9a entra na formação sem ter que substituir a 3a. Quando este intervalo substitui a 3a a nomenclatura muda pra "sus". Isso não tem nenhuma relação com a 7a.

    Se está com #9 você deve primeiro respeitar o nome do grau. Então não é a nota Eb e sim a nota D#. Na prática dá na mesma, mas estamos nos referindo ao IIº grau e não ao IIIº. Isso também evita confusões.

    Fique tranquilo porque você não vai encontrar C7(#2) porque ele simplesmente não existe, já que temos a 7a implícita no acorde. Então o certo é C7(#9).

    Sannin79
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    A 7a pode estar implícita ou não, daí o perigo. Eu costumo colocar a 7a no acorde pra evitar confusão. Na escrita de um C9 fica subentendido a 7a, no entanto muita gente considera este acorde como um Cadd9 sem a 7a.

    Quando se usa o termo "add" significa que a 2a/9a entra na formação sem ter que substituir a 3a. Quando este intervalo substitui a 3a a nomenclatura muda pra "sus". Isso não tem nenhuma relação com a 7a.


    Ah sim. Eu aprendi a forma de leitura do acorde tanto do Brasil e também a forma clássica ou americana. O C9 pode ou não ter 7a subentendida, depende da referência. Nos acordes americanos, é quase sempre subentendido sétima, enquanto aqui no Brasil já parece ser diferente. E eu achava que 'add' era sempre pra adicionar notas, mas aparentemente é mais usado pra 2 e 4, em contrapartida ao sus, certo? Vou ficar de olho nisso!

    Se está com #9 você deve primeiro respeitar o nome do grau. Então não é a nota Eb e sim a nota D#. Na prática dá na mesma, mas estamos nos referindo ao IIº grau e não ao IIIº. Isso também evita confusões.

    Fique tranquilo porque você não vai encontrar C7(#2) porque ele simplesmente não existe, já que temos a 7a implícita no acorde. Então o certo é C7(#9).


    É, eu ainda preciso ficar de olho na nomeação.

    Então, é C7(#9) e eu toco a nona literalmente, não a #2. Isso é o que eu precisava esclarecer, eu estava fazendo o correto e vi talvez informações erradas e confundiu a cabeça.

    Se eu puder só mais uma: Você disse que C7(#2) não existe uma vez que a sétima está implícita no acorde. O que significa? Tem algo haver com tensões ou dissonâncias? Se for muito complicado eu posso deixar pra pesquisar mais tarde no estudos.

    Muito obrigado pelo seu tempo! Já me ajudou bastante.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Sannin79

    Se você chama o intervalo de Eb em relação a Dó, o intervalo é visto como uma 3a menor. Como o acorde tem também a 3a maior então é conveniente que seja segunda aumentada (#2) ou nona aumentada (#9).

    Se eu puder só mais uma: Você disse que C7(#2) não existe uma vez que a sétima está implícita no acorde. O que significa?

    Significa que primeiro você tem a formação da tétrade genérica, disposta através da superposição de terças (terças sobrepostas / terças empilhadas): T, 3, 5 e 7.

    Se você empilhar mais uma terça sobre a tétrade básica obterá a 9a: T, 3, 5, 7 e 9

    E se você empilhar mais uma terça obterá uma 11a. Empilhando mais uma terça e obterá a 13a. Sendo que nesses dois casos não fica subtendida a terça anterior (9a, 11a) do empilhamento, aplicando-se somente à sétima.

    Em resumo um acorde X9 teria a 7a.

    O acorde X11 teria a 7a mas não teria a 9a.

    E o acorde X13 teria a 7a mas não teria a 9a e nem a 11a.

    Aliás, 11a só se utiliza em acordes menores. Acordes que têm a tríade maior na raiz possuem 4a (não é um inervalo composto, não ultrapassa a oitava). A não ser um acorde com origem na escala nordestina ou mixolídio#11 (que de forma equivocada é chamado de lídiob7).

    Acordes menores também não possuem a 13a. Podem possuir a 6a, (não é composta).

    Sannin79
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    LeandroP

    Mais uma vez, muito obrigado. Respondeu minha dúvida principal e ainda mais algumas outras!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ´Pequena duvida sobre notas de tensão (Teoria)