Dicas de de um tecladista iniciante

    Autor Mensagem
    charles chaplin
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: charles chaplin


    Ola a todos
    Ha de 3 a 4 meses resolvi aprender teclado.

    Vc deve estar perguntando que dicas eu poderia sendo aprendiz poderia passar nao é mesmo?
    Tenho muitas duvidas e dificuldades porem nao vou aqui ja de cara pedindo ajuda pois mesmo como quase nenhuma experiencia tenho umas dicas,. e depois devagar vou colocar minhas duvidas, buscando ajuda.
    ou seja primeiro quero oferecer ao menos um pouquinho.

    01- Meu primeiro problema foi na escolha do teclado, depois de pesquizar muito lendo material na internet inclusive aqui no fórum.

    conclui que para iniciar e nao gastar muito com teclado, este teria que ter no minimo 5 oitavas e ter saída midi e amplificação.
    Com isto consegui comprar um teclado usado na olx por R$ 400,00 e estou satisfeito. que é o kam 500.

    Tive um grande problema logo de inicio.
    que foi foi a inversão de acordes que eu desconhecia.

    E que comentei com um amigo violeiro que iria aprender a tocar teclado e este mim deu de presente umas apostilhas de 1994 que ele havia comprado mas desistira de aprender

    Por ética nao vou citar o nome do autor das apostilas que foi vendida em todo o brasil nas bancas de revistas.

    O problema é que no final de cada apostilha ha impresso com imagens vários acordes, menores, maiores, com setima etc, so que todos invertidos. Mas nao falava que eram invertidos nem nada.

    Ora assistindo videos no youtube etc, todos ensinavam acordes de modo normal, ou convencional.

    Cheguei a pensar que havia um problema qualquer de impressão das apostilas e as abandonei.

    Fiquei com estas impressão uns 15 dias ate que um dia vi alguem em Video explicar o que seria acordes invertidos. Entao entendi tudo. Ate gostei pois o carinha explicava que alem de poupar muito movimento com os dedos e a mao, ficava um som bonito. . Bem como o tempo vou descobri. Mas por hora e acho que vai ver um bom tempo vou ficar no modo convencional.

    Outro problema que tive foi dor no pulso e no dedo anelar, direito.

    É que nao fazia exercícios de aquecimento tão recomendado.
    Fiquei muito temeroso com esta dor. pensei que nao iria continuar.

    Porem pesquisei na internet e achei vários exercícios, Inclusive de relaxamento, tipo estes de briguinhas de gays, opss, com respeito em pessoal tipos tapinhas com as duas maos, ou ainda outro exercicio tipo aquela doenca que a pessoa fica com as maos tremendos que esqueci o nome. mas é deixar os braços estendidos naturalmente e ficar sacudindo a mao e os dedos é muito bom tambem.

    Com os exercícios a dor passou em 3 ou 4 dias, mas agora sempre faço aquecimento antes.

    Outra grande dificuldades que tive que atualmente ja estou superando é fazer exercícios com as duas mãos. onde uma faz uma coisa e outra faz outra as vezes bem diferente.

    Penso que esta seja a maior dificuldades de iniciantes como eu.. Onde então recomendo exercicios inicias mais simples, curtos e somente com os 5 dedos.

    Minha maior dificuldade foi com os exercícios da escala natural aquela onde se vai com os dedos 1,2,3, 1;2;3;4;5 com a mão direita. e depois com a esquerda. 1,2,3,4,5,1,2,3.

    So que dei uma bobeira enorme. que nao era usar o metrônomo logo de cara.
    Pensei comigo: vou aprender os exercícios e depois vou para o metronomo.
    Caraka: Há uns 15 dias fui usar o metronomo e a coisa desandou completamente. Ou perdia o tempo ou errava as notas

    Meu teclado tem metronomo mas o acho com o volume muito baixo e ainda pior conjugado com o volume do teclado em si.

    Parar nao gastar, procurei por metronomo na internet e logo de cara achei o do forum cifra club mesmo.

    Usei o programa audacit para gravar, em 90 toques por minuto.
    gravei 16 minutos e salvei em mp3. e uso em meu radinho ja que estou sem celular.
    Ai, com volume mais alto ja ha uns 15 dias treinando muito com ritmo de tempo consigo fazer alguns exercícios legais como por exemplo da escala natural com as duas mãos sai legal inclusive a escala de fá que é a mais dificil ., as vezes erro la pela 4 ou 5 sequencia, mas antes nem uma sequencia inteira conseguia. ( ir e voltar )

    Tenho notado que posso abaixar um pouco o volume do metronomo. Coisa que no inicio nao podia Se ele nao tivesse martelando em meus ouvidos nao saia nada. afff.

    Pretendo ficar de um a dois meses em exercicios com metronomo. é que como iniciei do nada, temo que nao tenho bom ouvido e preciso educa-lo. pois estou descobrindo se nao souber ouvir direito terei muita dificuldades. E depois nao tenho pressa. mas busco qualidade ate onde aprendo.

    Quando iniciei meus primeiros exercícios com menos de 5 minutos sentia frustrado, pois nao conseguia boa sequencia, sempre errando as notas.

    Então parava e ia fazer outra coisa, olhar email etc, dali um pouco quando resolvia encarar meu desafiante de novo rs. Descobri que estava um pouco melhor.

    Entao minha dica que funciona para mim é que se sentido cansaço, ou decepcionado, por nao conseguir, dá um time. faça outra coisa e depois volte. nao no outro dia mas em poucos minutos. Atualmente nao sinto mais cansaço assim nao, posso ficar ate meia hora. Mas sempre dou um tempo. A cabeça descansa, refresca, e a gente ganha nova energia.
    Infelizmente meu tempo dedicado, a estudo é peq. nao seja uma hora por dia, pretendo aumentar.

    Tocar teclado é gostoso demais. Para mim será um caminho sem fim.

    Muito obrigado a todos. E se sintam a vontade para comentar ou ate corrigir alguma coisa errada de minha parte.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Minha maior dificuldade foi com os exercícios da escala natural aquela onde se vai com os dedos 1,2,3, 1;2;3;4;5 com a mão direita. e depois com a esquerda. 1,2,3,4,5,1,2,3

    Os dedos, polegar é sempre 1 indicador sempre 2.... etc.. dedinho sempre 5.
    Entao se voce esta falando em tocar a escala subindo (grave para o agudo ) da esquerda para a direita
    Entao a mao esquerda é 5,4,3,2,1 3,2,1
    Começando do dedinho (5)

    Artref
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Você precisa de um bom professor. Tem muita coisa que você já está fazendo errado.

    charles chaplin
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Os dedos, polegar é sempre 1 indicador sempre 2.... etc.. dedinho sempre 5

    sim, faço correto, somente errei no digitar, p/ mão esq.. obrigado.

    Você precisa de um bom professor. Tem muita coisa que você já está fazendo errado

    sim pretendo fazer um curso via internet, tenho olhado alguns, Mas a grana ta curta e os cursos estao beirando 300,00, ( a vista ) nao quero parcelar.

    E depois, quando for fazer o curso espero ja estar um pouco melhor, com relaçao a exercícios comas duas mãos, uso do metronomo, e acordes que ainda nao estudei. Estou somente assistindo videos que acho na net. assim como apostilas. mais mesmos estou ainda somente na teoria . Mas estou dominando bem a escala natural.

    A cromatica, começei semana passada a fazer exercicios.

    talves em março ou abril. espero ter a grana toda para o curso de toda a forma muito obrigado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    eu toco guitarra e bateria, aprendi os dois sozinho

    ganhei meu primeiro teclado domingo, não faço idéia por onde começar, mas como meu ouvido é bem treinado, estou tirando o cravo bem temperado rsrs

    nem sei se minha digitação está certa, mas to tentando... e realmente, aquecimento é muito importante

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de de um tecladista iniciante